Avaliação do Retroid Pocket 5
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
O Retroid Pocket 5 é um dispositivo portátil para jogos Android com um CPU Snapdragon 865, GPU Adreno 650, 8GB de RAM LPDDR4x e 128GB de armazenamento UFS 3.1, oferecendo um desempenho suave num vibrante ecrã AMOLED 1080p de 5,5″.
Overall
4.8User Review
( votes)Pros
- Ecrã AMOLED maior
- Design Premium
- Forte desempenho de emulação
- Equilíbrio competitivo entre preço e desempenho
Cons
- Não há um grande aumento de desempenho em relação ao modelo Retroid Pocket 4 PRO
Passou pouco menos de um ano desde que o Retroid Pocket 4 PRO foi lançado com grande aclamação (lê a nossa análise aqui). Como é que o computador de mão para jogos Android Retroid Pocket 5 se compara? Vamos descobrir com algumas comparações, testes de benchmark e emuladores para ver se vale a pena comprar ou atualizar o Pocket 4 na nossa análise do Retroid Pocket 5.
Vídeo de avaliação do Retroid Pocket 5
Visão geral do Retroid Pocket 5
Começamos a nossa análise do Retroid Pocket 5 com uma visão geral e uma comparação com a consola de jogos Android anterior. O Retroid Pocket 5 mede cerca de 7,8 x 3,0 x 0,6 polegadas (19,9 x 7,85 x 1,56 cm) e pesa cerca de 280g (0,6 lbs).
Em comparação com o Retroid Pocket 4 PRO, que mede 7,2 x 3,2 x 1,5 polegadas (18,4 x 8,2 x 1,58 cm) e 261g (0,57 lbs), o novo modelo é um pouco maior e mais pesado.
Mas com esse pequeno aumento de tamanho e peso, obtemos um ecrã AMOLED de 5,5″ maior com uma resolução de 1080P, em comparação com o ecrã de 4,7″ de resolução inferior do Pocket 4.
Tens o layout típico com o D-Pad, dois manípulos analógicos de efeito hall 3D e botões de jogo que são bastante confortáveis de utilizar, tudo ao alcance da mão.
Ao longo da parte superior estão os botões de ombro e de gatilho analógico, e no lado direito estão os botões de volume e de alimentação. Na parte inferior, encontra uma ranhura para cartões Micro SD coberta para mais armazenamento. E no meio está a porta USB-C para carregar e ligar um monitor externo ou uma TV. A parte de trás tem uma área de grelha de ventoinha maior para um fluxo de ar adicional e algumas saliências para ajudar a proporcionar mais aderência às tuas mãos, o que ajuda definitivamente!
As diferenças visuais entre os dois modelos são bastante contrastantes. O Pocket 5 tem uma frente totalmente em vidro que parece muito mais premium do que o Retroid Pocket 4 PRO. As extremidades mais curvas tornam-no visualmente mais apelativo. Em termos de conforto, ambos são bons, mas o Pocket 5 fica à frente graças aos punhos na parte de trás.
Especificações técnicas do Retroid Pocket 5
A seguir, na nossa análise do Retroid Pocket 5, damos uma vista de olhos às especificações técnicas e comparamo-las com as do Retroid Pocket 4 Pro.
Retroid Pocket 4/PRO | Retroid Pocket 5 | |
CPU | Dimensity 1100 – [email protected] núcleos & [email protected] GHz núcleos | Qualcomm Snapdragon 865 – 1*A77 @2.8G, 3*A77 @2.4G, 4*A55 @1.8G |
GPU | Mali G77 MC9 @836MHz | Adreno 650 |
RAM | 8GB LPDDR4x | 8GB LPDDR4x @2133MHz |
ARMAZENAMENTO | 128GB UFS 3.1 Ranhura para cartão Micro SD | 128GB UFS 3.1 Ranhura para cartão micro |
VISUALIZAR | 4,7 polegadas, ecrã tátil, 750×1334 @60Hz, 500nits | 5,5″ polegadas, AMOLED, 1080p @60Hz, 500nits |
SO | Android 11 | Android 13 |
COMUNICAÇÕES | Wi-Fi 6 BT 5.1 | Wi-Fi 6 BT 5.1 |
BATERIA | 5000mAh | 5000mAh |
Nos nossos testes de duração da bateria de alto desempenho, enquanto executávamos o Antutu num ciclo na definição de Alto Desempenho do processador, obtivemos uma duração da bateria de cerca de 4 horas e 15 minutos. É claro que a utilização média durará mais tempo, na ordem das várias horas, sem problemas.
Ao testar a duração da bateria, também verificámos o ruído da ventoinha e as temperaturas. Obtivemos um ruído médio da ventoinha de 58 dB no modo Sport, e o mais alto de 62 dB com definições personalizadas da ventoinha. Podes deixá-lo no modo Smart, que acelera a ventoinha a pedido e, em geral, é muito mais silencioso. Para a temperatura mais elevada, obtivemos cerca de 42°C no modo de ventoinha Sport.
Comparações com o Retroid Pocket 5
Como sempre, executamos alguns benchmarks como parte da nossa análise do Retroid Pocket 5 para saberes o desempenho do dispositivo de jogos Android e poderes comparar os resultados com outros modelos.
Geekbench 5
Começando com o Geekbench 5, vemos um aumento no desempenho de núcleo único em relação aos modelos Retroid Pocket 4, mas uma queda no desempenho multi-core em comparação com o modelo Pro. Existe uma grande diferença entre os modelos AYANEO Pocket S e AYN Odin 2 Mini Pro, mas estes são muito mais caros.
Geekbench 6
Com o Geekbench 6 vemos novamente um pequeno aumento no desempenho de núcleo único e novamente uma pequena queda no multi-core em comparação com o modelo 4 Pro. Estes são apenas testes de CPU, por isso talvez vejamos uma diferença quando combinados com testes de GPU.
Antutu
No Antutu, que testa o desempenho do CPU e GPU, entre outros, vemos um aumento decente de cerca de 12% nas pontuações em comparação com o Pocket 4 Pro, e um aumento ainda maior de 63% em relação ao modelo 4 original.
3DMARK
No 3DMARK executamos o teste Slingshot por motivos de benchmarking herdados e não nos surpreendeu atingir a pontuação máxima. No teste de referência Wildlife Extreme, mais desafiante, obtivemos 1.283, um bom aumento em relação ao Pocket 4, mas quase idêntico à pontuação do 4 PRO.
Tens aqui alguns resultados de benchmark interessantes. Vemos aumentos no desempenho geral, mas talvez não tão elevados como esperado em alguns resultados, especialmente no desempenho multi-core do CPU.
Visão geral do SO
Continuamos a nossa análise do Retroid Pocket 5 com uma breve descrição do sistema operativo e do software. A série Retroid Pocket continuou com uma interface bastante sólida com o seu próprio software. Podes escolher entre o front-end normal do Android ou o launcher próprio do Retroid, que requer uma pequena configuração para adicionar aplicações e roms de jogos.
Se tiveres ROMs de jogos, vale mesmo a pena configurá-lo. Dá-lhe um caminho para digitalizar, ele identifica os jogos e descarrega automaticamente as respectivas caixas. Pode falhar alguns jogos, mas podes adicionar os teus manualmente, se quiseres. Uma vez configurado, podes navegar pelos jogos e ele será lançado no núcleo RetroArch apropriado.
Também tens a sobreposição Retroid, que tem atalhos para tarefas úteis, como o mapeamento do ecrã do controlador, capturas de ecrã e transmissão em direto. Funciona muito bem e não tens de te queixar.
Jogos para Android
A seguir, na nossa análise do Retroid Pocket 5, passamos algum tempo com alguns jogos Android nativos. Embora a maioria das pessoas utilize estas consolas para jogos retro, há muitos jogos Android de que podes desfrutar. O melhor de tudo é o mapeamento do ecrã para os controlos, que é muito fácil de fazer e funciona muito bem. Aqui tens o Call of Duty, que torna o jogo muito mais fácil de jogar. Podes utilizar isto em praticamente qualquer jogo com controlos no ecrã.
E para os jogos com suporte de comando integrado, funciona ainda melhor. Embora não sejamos grandes fãs de jogos para dispositivos portáteis Android, experimentámos uma série de jogos e não tivemos quaisquer problemas, quer com o mapeamento do ecrã, quer com o suporte nativo para comandos.
Desempenho da emulação
E não podíamos deixar de falar do desempenho da emulação na nossa análise do Retroid Pocket 5. A série de consolas de jogos Retroid Android sempre ofereceu um excelente suporte de emulação para a sua gama de preços e a Pocket 5 continua esta tendência. Para todos os teus sistemas de 8 e 16 bits, até à era PlayStation, recomendamos o RetroArch. Deve correr todos os teus jogos clássicos favoritos sem qualquer problema e podes fazer upscale, adicionar shaders, etc., para melhorar o aspeto visual.
Para os sistemas mais exigentes, recomendamos as aplicações de emuladores dedicados, uma vez que geralmente tendem a funcionar de forma mais optimizada do que o RetroArch. Tens a opção de pré-instalar alguns emuladores populares quando arrancas pela primeira vez, mas lembra-te de os atualizar a partir da Google Play Store ou das suas páginas iniciais, pois alguns emuladores estão um pouco desactualizados.
O emulador de PlayStation DuckStation é excelente e, com o Retroid Pocket 5, podes aumentar a resolução até 1080P, ou mesmo mais, com várias melhorias gráficas, sem problemas. Os jogos ficam muito bem no ecrã!
E com os emuladores de Dreamcast Flycast e Redream também não deves ter problemas de desempenho. Todos os jogos que experimentámos funcionaram muito bem.
Com o PPSSPP, podes definir tudo para a resolução máxima de 1080P e o resultado é fantástico. Podes optar por uma resolução superior, 4K, se quiseres.
O desempenho da PlayStation 2 é globalmente muito bom. Dependendo do jogo, podes aumentar a resolução de renderização e fazer alguns ajustes gráficos para melhorar o aspeto visual. Esperemos que seja criado um novo emulador de PS2, uma vez que podemos ver grandes coisas nos dispositivos de jogos Android.
O Citra funciona muito bem, como esperado. É provável que consigas algum cache de shader na primeira execução dos jogos, o que pode variar em termos de abrandamento por jogo. Mas, no geral, o desempenho é muito bom e podes até aumentar um pouco a resolução de renderização.
O emulador Vita Vita3K funciona bastante bem. Experimentámos uma série de jogos e todos foram muito fáceis de jogar. Dependendo do jogo, podes aumentar a resolução de renderização para melhorar o aspeto visual.
O emulador Yuzu é onde começamos a ver uma queda no desempenho, como esperado. Os jogos menos exigentes podem ser jogáveis, mas não esperes jogar nenhum título de primeira linha. Terás de procurar uma consola de mão de gama alta e com um preço mais elevado para obteres um desempenho mais rápido.
Considerações finais
O Retroid Pocket 5 é um lançamento interessante para um novo modelo da muito popular série. Visualmente, vemos uma boa atualização no design com os rebordos curvos e a frente de vidro de folha única, inspirando-se claramente no design premium do AYANEO Pocket S. E, para ser honesto, faz um excelente trabalho em termos de aparência, dando-lhe um aspeto mais sofisticado.
O desempenho é onde não parece haver um grande salto. Os testes de benchmark revelam bons aumentos de desempenho em relação ao Retroid Pocket 4 original, mas menos em relação ao modelo Pro. Mas temos de ter em conta o preço. Comparado com o AYN Odin 2 Mini Pro, que custa cerca de 50% mais caro, e com o AYANEO Pocket S, que é cerca de 130% mais caro, existe um ótimo equilíbrio entre preço e desempenho.
Precisas de gastar assim tanto mais para obteres um desempenho adicional? Em termos realistas, estamos a olhar para um melhor desempenho com o YuZu, que já não está em desenvolvimento. Verias algum aumento de desempenho com a PlayStation 2, mas também esta já não está em desenvolvimento. O nível de desempenho do Retroid Pocket 5 encaixa perfeitamente no que é realmente necessário se quiseres jogar a grande maioria dos emuladores.
Se estás à procura de um novo computador de mão, então o Retroid Pocket 5 é uma excelente opção para o preço. Se estás a atualizar a partir da Pocket 4, o aumento de desempenho é bastante bom e vale a pena considerar. A atualização a partir do modelo Retroid Pocket 4 Pro é mais difícil de decidir, não há um grande aumento do desempenho e diria que se deve mais ao design, tanto físico como visual, com o aspeto premium e o ecrã maior.
Com isso, encerra nossa análise do Retroid Pocket 5. Deixa-nos saber nos comentários o que achas do Retroid Pocket 5. Vale a pena atualizar ou comprar? Estamos sempre interessados em ouvir a tua opinião.