Revisão
-
Build Quality
-
Performance
-
Comfortability
Resumo
Um GBA Micro para os jogos retro dos tempos modernos. Uma divertida consola portátil inspirada no design retro que reproduz consolas clássicas
Overall
4.2User Review
( vote)Pros
- Design fiel inspirado no GBA Micro
- Muito portátil e leve
- O ecrã IPS de 3″ 640×480 tem um aspeto fantástico
- OpenDingux OS
Cons
- O processador já é bastante antigo e não funciona com as consolas mais recentes
- Não foram adicionados emuladores mais recentes desde a série RG350
Acabámos de receber uma amostra da nova RG300X da Anbernic, aqui está a nossa análise da RG300X!
As especificações do RG300X incluem o processador JZ4770 encontrado na antiga série RG350 de computadores de mão, em vez do mais recente RK3326 da série RG351. O retrocesso pode ser estranho, mas veja o nosso vídeo ou a nossa análise abaixo para saber o que pensamos sobre o motivo da escolha.
Pode ver a nossa análise em vídeo abaixo, que inclui o unboxing, a descrição geral e as especificações do RG300X, bem como algumas imagens de jogo no emulador. Desloque-se um pouco mais para baixo para ver uma análise baseada em texto.
Análise do RG300X
RG300X Unboxing
Dentro da caixa, temos a unidade portátil RG300X, que iremos analisar mais detalhadamente em breve. Por baixo da embalagem encontra-se um cabo de carregamento USB tipo C que pode ser ligado a qualquer carregador USB. Ao comprar na DroiX recebe gratuitamente um cartão Micro SD de 64GB pronto a usar! E, por último, mas não menos importante, existe um manual do utilizador, totalmente em inglês, com tudo o que é necessário para começar!
Visão geral do RG300X
O ecrã IPS tem 3 polegadas e uma resolução de 640×480, o que é ótimo para jogos retro. É totalmente laminado com OCA, pelo que não existem lacunas que mostrem a retroiluminação.
Existe um D-Pad e quatro botões de jogo que são muito confortáveis de utilizar enquanto o segura. Existem botões Selecionar e Iniciar que se iluminam quando o dispositivo é ligado.
Na parte inferior do RG300X existe um botão de reinicialização, caso seja necessário sair de um jogo que tenha congelado. A primeira ranhura para cartão Micro SD contém o sistema operativo e a segunda ranhura para cartão Micro SD é utilizada para armazenar os seus jogos. Pode inserir o cartão Micro SD de 64 GB aqui. E por último, mas não menos importante, existe uma porta para auscultadores de 3,5 mm.
Nas laterais, encontram-se o botão de volume e o botão de alimentação. O RG300X mede 5,3 x 2,7 x 0,78 polegadas (13,7 x 6,9 x 2 cm) e pesa cerca de 160 gramas. É muito portátil e leve para jogar e transportar!
Na parte superior da consola de jogos retro, temos os botões de ombro esquerdo e direito que, mais uma vez, são muito confortáveis de utilizar. Existe uma porta USB Type-C OTG que pode ser utilizada para ligar periféricos, como um rato. No centro, encontra-se uma porta HDMI para ligação ao televisor ou monitor. E, à direita, encontra-se outra porta USB tipo C, que é utilizada para carregar o dispositivo.
Comparação do GBA Micro original
O RG300X é claramente inspirado no Gameboy Advance Micro e, no geral, faz um ótimo trabalho. Tem as mesmas curvas na parte superior e inferior, o que lhe confere um aspeto elegante. Os botões de ombro também parecem bastante autênticos em relação ao design original.
Tal como o Micro, tem botões de seleção e arranque iluminados, uma caraterística interessante que não vimos em modelos Anbernic anteriores!
O tamanho também é ótimo, é naturalmente maior do que o micro, mas não tão grande que não o possa colocar no bolso do casaco, por exemplo.
O RG300X também está disponível nas cores dourada e vermelha, com o tema Famicom. Infelizmente não tínhamos uma disponível durante a realização da análise, mas também iremos vender a RG300X nesta cor.
Especificações técnicas do RG300X
Ecrã | Ecrã IPS de 3,0 polegadas, laminação completa OCA. Resolução 640*480 |
CPU | 4770 dual 1.0 GHz |
RAM | DDR2 512M |
Cartão SD | 16 GB |
Sistema operativo | Opendingux / (música/vídeo) |
Orador | Altifalante estéreo de buzina dupla de alta qualidade |
Bateria | Polímero de lítio 2500 mAh, com uma duração de 6 horas. |
Cartão Micro SD | Até 256 GB |
Outras características | Saída HDMI, com motor de vibração, suporte para auscultadores estéreo de 3,5 mm. Suporte para definição de poupança de energia, brilho do ecrã, fundo da interface e outras funções do ecrã. |
Acessórios | Cabo de carregamento USB, caixa de oferta, manual do utilizador |
Tamanho da consola | 5,3 x 2,7 x 0,78 polegadas (13,7 x 6,9 x 2 cm) |
O CPU utilizado é o JZ4770 dual core de 1,0 GHz, o mesmo que foi utilizado nos modelos anteriores da série RG30x da Anbernic, como o RG350M. Isto parece ser um passo atrás, uma vez que os seus modelos mais recentes, como o bem cotado RG351M, utilizam o mais recente CPU RockChip RK3326 Quad Core 1.5Ghz. No entanto, estivemos a pensar no porquê e temos algumas teorias sobre as especificações da RG300X.
Uma das ideias foi o facto de, devido ao tamanho, não existirem joysticks analógicos. Assim, não é prático jogar em consolas de topo de gama como a Dreamcast e a PSP, nas quais muitos jogos requerem análogos. Então, se não são totalmente jogáveis, porquê a necessidade de um processador mais potente? Funciona muito bem com todas as consolas da geração anterior com o eficiente CPU JZ4770.
Continuando a nossa análise do RG300X, existem 512 MB de RAM DDR2, o que é suficiente para os sistemas de jogo que o RG300X pode executar.
Funciona com o sistema operativo Opendingux, que é um sistema de emulação bem estabelecido. Espero ver disponível no futuro um firmware personalizado com mais emuladores.
Tem uma bateria de 2500 miliamperes/hora com uma duração de até seis horas, dependendo da utilização.
Estamos satisfeitos por ver o regresso do suporte HDMI nos dispositivos portáteis Anbernic. Iremos verificar isso mais tarde na análise.
Visão geral do Opendingux
Vamos dar uma vista de olhos rápida ao sistema operativo e ao software disponível.
O menu Aplicações tem uma variedade de aplicações, tais como gestores de ficheiros, relógios e leitores multimédia. Existem também algumas aplicações para verificar os botões e as funções do dispositivo.
A seguir, temos o menu dos emuladores que, como é óbvio, contém todos os emuladores disponíveis. Há um bom número de jogos disponíveis, incluindo MAME para jogos Arcade, DOSBox, Master System e Mega Drive, WonderSwan, PlayStation 1, Neo Geo Pocket, PC Engine e Neo Geo.
No menu Jogos há um grande número de jogos portados, com favoritos como Cave Story, Doom e Open Tyrian.
E, por fim, temos o menu Definições, onde pode configurar os menus com diferentes temas e papéis de parede, alterar as definições de som e reiniciar e desligar o dispositivo.
Visão geral dos emuladores RG300X
Vamos agora analisar brevemente apenas alguns dos emuladores incluídos no RG300X.
Começando com MAME e Hook. O MAME suporta muitos jogos clássicos ao longo dos anos e, para a grande maioria deles, não deverá ter problemas de abrandamento.
O FinalBurn joga numa mistura de sistemas de arcada e de consola. Estamos a jogar Metal Slug 5, que é um jogo bastante grande, mas o RG300X lida perfeitamente com ele. Também tem um aspeto fantástico no ecrã de 3 polegadas!
A seguir, um breve olhar sobre o Neo Geo Pocket. Tudo funciona muito bem e não terá qualquer problema em executar estes jogos.
Sem esquecer que o RG300X tem saída HDMI para um televisor ou monitor. Funciona muito bem e só precisa de ligar o cabo HDMI ao RG300X e ao ecrã. Passará automaticamente para a saída HDMI e desactivará o ecrã para conservar a bateria.
A seguir, temos o PC Engine e o Raiden. Mais uma vez, não terá problemas com a velocidade de emulação neste sistema. Todos os jogos que experimentei correram lindamente!
Para a Mega Drive, não resisti a ver as cores gloriosas de Sonic The Hedgehog neste ecrã para esta análise da RG300X da Anbernic. Todos os jogos que experimentei correram muito bem e não deverá ter quaisquer problemas.
Os jogos da PlayStation One são, em geral, bons em termos de jogos que podem ser executados e jogados. Experimentei uma variedade de jogos e achei alguns muito fáceis de jogar, como o Crash Bandicoot, mas outros jogos de grande ação têm algum abrandamento. Se quiser uma consola portátil principalmente para a PlayStation, recomendo a série RG351, que tem um processador mais rápido e uma melhor compatibilidade com os jogos.
Resumo
Em termos de especificações técnicas, a RG300X da Anbernic está longe de ser uma novidade. Mas, tendo em conta o que penso sobre o facto de não ter analógicos e não precisar de correr sistemas mais avançados como a Dreamcast, faz sentido. Para os sistemas que suporta, fá-lo muito bem até à PlayStation, onde alguns jogos não funcionam ou correm sem problemas.
Se estás à procura de uma consola de jogos retro baseada no clássico Gameboy Advance Micro, não procures mais, eu pessoalmente adoro o design! Se estiver à procura de algo com um pouco mais de potência e suporte para sistemas de topo de gama, recomendo a série RG351 ou a Gameforce Chi. Esperamos que a nossa análise da RG300X lhe tenha sido útil para decidir.
Onde comprar a RG300X
Pode saber mais e comprar o RG300X aqui. Ou, se isto não satisfizer as suas necessidades, consulte a nossa gama de dispositivos portáteis para jogos retro.