Chat with us, powered by LiveChat

Análise do RG300X – É como um GBA Micro melhorado!

Revisão
  • Build Quality
    (4.5)
  • Performance
    (4)
  • Comfortability
    (4)

Resumo

Um GBA Micro para os jogos retro dos tempos modernos. Uma divertida consola portátil inspirada no design retro que reproduz consolas clássicas

Overall
4.2
Sending
User Review
5 (1 vote)

Pros

  • Design fiel inspirado no GBA Micro
  • Muito portátil e leve
  • O ecrã IPS de 3″ 640×480 tem um aspeto fantástico
  • OpenDingux OS

Cons

  • O processador já é bastante antigo e não funciona com as consolas mais recentes
  • Não foram adicionados emuladores mais recentes desde a série RG350

Acabámos de receber uma amostra da nova RG300X da Anbernic, aqui está a nossa análise da RG300X!

As especificações do RG300X incluem o processador JZ4770 encontrado na antiga série RG350 de computadores de mão, em vez do mais recente RK3326 da série RG351. O retrocesso pode ser estranho, mas veja o nosso vídeo ou a nossa análise abaixo para saber o que pensamos sobre o motivo da escolha.

Pode ver a nossa análise em vídeo abaixo, que inclui o unboxing, a descrição geral e as especificações do RG300X, bem como algumas imagens de jogo no emulador. Desloque-se um pouco mais para baixo para ver uma análise baseada em texto.

Análise do RG300X

RG300X Unboxing

Caixa RG300X
Caixa RG300X

Dentro da caixa, temos a unidade portátil RG300X, que iremos analisar mais detalhadamente em breve. Por baixo da embalagem encontra-se um cabo de carregamento USB tipo C que pode ser ligado a qualquer carregador USB. Ao comprar na DroiX recebe gratuitamente um cartão Micro SD de 64GB pronto a usar! E, por último, mas não menos importante, existe um manual do utilizador, totalmente em inglês, com tudo o que é necessário para começar!

Visão geral do RG300X

Vista do RG300X
Vista do RG300X

O ecrã IPS tem 3 polegadas e uma resolução de 640×480, o que é ótimo para jogos retro. É totalmente laminado com OCA, pelo que não existem lacunas que mostrem a retroiluminação.

Existe um D-Pad e quatro botões de jogo que são muito confortáveis de utilizar enquanto o segura. Existem botões Selecionar e Iniciar que se iluminam quando o dispositivo é ligado.

Na parte inferior do RG300X existe um botão de reinicialização, caso seja necessário sair de um jogo que tenha congelado. A primeira ranhura para cartão Micro SD contém o sistema operativo e a segunda ranhura para cartão Micro SD é utilizada para armazenar os seus jogos. Pode inserir o cartão Micro SD de 64 GB aqui. E por último, mas não menos importante, existe uma porta para auscultadores de 3,5 mm.

Nas laterais, encontram-se o botão de volume e o botão de alimentação. O RG300X mede 5,3 x 2,7 x 0,78 polegadas (13,7 x 6,9 x 2 cm) e pesa cerca de 160 gramas. É muito portátil e leve para jogar e transportar!

A saída HDMI está de volta!
A saída HDMI está de volta!

Na parte superior da consola de jogos retro, temos os botões de ombro esquerdo e direito que, mais uma vez, são muito confortáveis de utilizar. Existe uma porta USB Type-C OTG que pode ser utilizada para ligar periféricos, como um rato. No centro, encontra-se uma porta HDMI para ligação ao televisor ou monitor. E, à direita, encontra-se outra porta USB tipo C, que é utilizada para carregar o dispositivo.

RG300X Parte traseira
RG300X Parte traseira

Comparação do GBA Micro original

O RG300X é claramente inspirado no Gameboy Advance Micro e, no geral, faz um ótimo trabalho. Tem as mesmas curvas na parte superior e inferior, o que lhe confere um aspeto elegante. Os botões de ombro também parecem bastante autênticos em relação ao design original.

RG300X e GBA Micro
RG300X e GBA Micro

Tal como o Micro, tem botões de seleção e arranque iluminados, uma caraterística interessante que não vimos em modelos Anbernic anteriores!

O tamanho também é ótimo, é naturalmente maior do que o micro, mas não tão grande que não o possa colocar no bolso do casaco, por exemplo.

RG300X Cor dourada e vermelha
RG300X Cor dourada e vermelha

O RG300X também está disponível nas cores dourada e vermelha, com o tema Famicom. Infelizmente não tínhamos uma disponível durante a realização da análise, mas também iremos vender a RG300X nesta cor.

Especificações técnicas do RG300X

EcrãEcrã IPS de 3,0 polegadas, laminação completa OCA. Resolução 640*480
CPU4770 dual 1.0 GHz
RAMDDR2 512M
Cartão SD16 GB
Sistema operativoOpendingux / (música/vídeo)
OradorAltifalante estéreo de buzina dupla de alta qualidade
BateriaPolímero de lítio 2500 mAh, com uma duração de 6 horas.
Cartão Micro SDAté 256 GB
Outras característicasSaída HDMI, com motor de vibração, suporte para auscultadores estéreo de 3,5 mm. Suporte para definição de poupança de energia, brilho do ecrã, fundo da interface e outras funções do ecrã.
AcessóriosCabo de carregamento USB, caixa de oferta, manual do utilizador
Tamanho da consola5,3 x 2,7 x 0,78 polegadas (13,7 x 6,9 x 2 cm)
Especificações técnicas do RG300X

O CPU utilizado é o JZ4770 dual core de 1,0 GHz, o mesmo que foi utilizado nos modelos anteriores da série RG30x da Anbernic, como o RG350M. Isto parece ser um passo atrás, uma vez que os seus modelos mais recentes, como o bem cotado RG351M, utilizam o mais recente CPU RockChip RK3326 Quad Core 1.5Ghz. No entanto, estivemos a pensar no porquê e temos algumas teorias sobre as especificações da RG300X.

Uma das ideias foi o facto de, devido ao tamanho, não existirem joysticks analógicos. Assim, não é prático jogar em consolas de topo de gama como a Dreamcast e a PSP, nas quais muitos jogos requerem análogos. Então, se não são totalmente jogáveis, porquê a necessidade de um processador mais potente? Funciona muito bem com todas as consolas da geração anterior com o eficiente CPU JZ4770.

Continuando a nossa análise do RG300X, existem 512 MB de RAM DDR2, o que é suficiente para os sistemas de jogo que o RG300X pode executar.

Funciona com o sistema operativo Opendingux, que é um sistema de emulação bem estabelecido. Espero ver disponível no futuro um firmware personalizado com mais emuladores.

Tem uma bateria de 2500 miliamperes/hora com uma duração de até seis horas, dependendo da utilização.

Estamos satisfeitos por ver o regresso do suporte HDMI nos dispositivos portáteis Anbernic. Iremos verificar isso mais tarde na análise.

Visão geral do Opendingux

Vamos dar uma vista de olhos rápida ao sistema operativo e ao software disponível.

O menu Aplicações tem uma variedade de aplicações, tais como gestores de ficheiros, relógios e leitores multimédia. Existem também algumas aplicações para verificar os botões e as funções do dispositivo.

Opendingux
Opendingux

A seguir, temos o menu dos emuladores que, como é óbvio, contém todos os emuladores disponíveis. Há um bom número de jogos disponíveis, incluindo MAME para jogos Arcade, DOSBox, Master System e Mega Drive, WonderSwan, PlayStation 1, Neo Geo Pocket, PC Engine e Neo Geo.

No menu Jogos há um grande número de jogos portados, com favoritos como Cave Story, Doom e Open Tyrian.

E, por fim, temos o menu Definições, onde pode configurar os menus com diferentes temas e papéis de parede, alterar as definições de som e reiniciar e desligar o dispositivo.

Visão geral dos emuladores RG300X

Vamos agora analisar brevemente apenas alguns dos emuladores incluídos no RG300X.

Emulador MAME RG300X
Emulador MAME RG300X

Começando com MAME e Hook. O MAME suporta muitos jogos clássicos ao longo dos anos e, para a grande maioria deles, não deverá ter problemas de abrandamento.

O FinalBurn joga numa mistura de sistemas de arcada e de consola. Estamos a jogar Metal Slug 5, que é um jogo bastante grande, mas o RG300X lida perfeitamente com ele. Também tem um aspeto fantástico no ecrã de 3 polegadas!

A seguir, um breve olhar sobre o Neo Geo Pocket. Tudo funciona muito bem e não terá qualquer problema em executar estes jogos.

Saída HDMI
Saída HDMI RG300X

Sem esquecer que o RG300X tem saída HDMI para um televisor ou monitor. Funciona muito bem e só precisa de ligar o cabo HDMI ao RG300X e ao ecrã. Passará automaticamente para a saída HDMI e desactivará o ecrã para conservar a bateria.

A seguir, temos o PC Engine e o Raiden. Mais uma vez, não terá problemas com a velocidade de emulação neste sistema. Todos os jogos que experimentei correram lindamente!

Para a Mega Drive, não resisti a ver as cores gloriosas de Sonic The Hedgehog neste ecrã para esta análise da RG300X da Anbernic. Todos os jogos que experimentei correram muito bem e não deverá ter quaisquer problemas.

RG300X Emulação para PlayStation
RG300X Emulação para PlayStation

Os jogos da PlayStation One são, em geral, bons em termos de jogos que podem ser executados e jogados. Experimentei uma variedade de jogos e achei alguns muito fáceis de jogar, como o Crash Bandicoot, mas outros jogos de grande ação têm algum abrandamento. Se quiser uma consola portátil principalmente para a PlayStation, recomendo a série RG351, que tem um processador mais rápido e uma melhor compatibilidade com os jogos.

Resumo

Em termos de especificações técnicas, a RG300X da Anbernic está longe de ser uma novidade. Mas, tendo em conta o que penso sobre o facto de não ter analógicos e não precisar de correr sistemas mais avançados como a Dreamcast, faz sentido. Para os sistemas que suporta, fá-lo muito bem até à PlayStation, onde alguns jogos não funcionam ou correm sem problemas.

Se estás à procura de uma consola de jogos retro baseada no clássico Gameboy Advance Micro, não procures mais, eu pessoalmente adoro o design! Se estiver à procura de algo com um pouco mais de potência e suporte para sistemas de topo de gama, recomendo a série RG351 ou a Gameforce Chi. Esperamos que a nossa análise da RG300X lhe tenha sido útil para decidir.

Onde comprar a RG300X

Pode saber mais e comprar o RG300X aqui. Ou, se isto não satisfizer as suas necessidades, consulte a nossa gama de dispositivos portáteis para jogos retro.

Email

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.