Anbernic RG Slide Revisão
-
Design
(4.8)
-
Build Quality
(4.8)
-
Display
(4.5)
-
Performance
(4.5)
-
Features
(4.5)
-
Software
(4.5)
Resumo
O Anbernic RG Slide oferece uma nova visão dos dispositivos portáteis Android com o seu mecanismo de deslizamento robusto e satisfatório, um ecrã de formato 4:3 perfeito para emulação retro e uma funcionalidade de tradução AI surpreendentemente útil.
Em geral
4.6Comentário do utilizador
( votes)Prós
- Mecanismo de deslizamento único e robusto
- Excelente valor para o desempenho
- Design que cabe no bolso
- Ótimo para emulação retro
- Funcionalidade útil de tradução com IA
Contras
- Não há saída de vídeo e função de carregamento em simultâneo
Os jogadores têm estado à espera de uma consola de jogos Android com um ecrã deslizante há já algum tempo. Bem, finalmente temos um com o apropriadamente chamado Anbernic RG Slide. Vamos ver como o mecanismo funciona, como é manuseado e, mais importante, como funciona bem na nossa análise do Anbernic RG Slide.
Vídeo de avaliação do Anbernic RG Slide
Anbernic RG Apresentação de slides
Começamos a nossa análise do Anbernic RG Slide com uma visão geral. O Anbernic RG Slide está disponível em duas cores, preto e branco. Quando fechado, mede cerca de 6,06 x 3,54 x 1,02 polegadas (15,4 x 9 x 2,6 cm) e pesa cerca de 379g (0,836 lbs). É bastante grosso, mas não cabe no teu bolso.
O mecanismo de deslizamento é suave e parece bastante forte, o que é tranquilizador. Consegues deslizá-lo com um dedo e o polegar e faz um barulho satisfatório quando abre e fecha. Já passei algum tempo a abrir e a fechar e, até agora, não tive problemas com qualquer falha.
Na parte da frente temos um ecrã tátil LTPS de 4,7 polegadas com uma resolução de 1280×960 e uma taxa de atualização de até 120Hz. Em ambos os lados estão os altifalantes e um par de botões para Função e Início.
Na parte inferior temos um D-Pad, manípulos analógicos e todos os botões de jogo habituais. O lado esquerdo tem um leitor de cartões micro SD para expandires o teu armazenamento. A parte inferior tem uma porta para auscultadores de 3,5 mm e uma porta USB Type-C. Podes utilizá-la para carregar o dispositivo, bem como para saída de vídeo. Podes usar esta porta para carregar o dispositivo, bem como para saída de vídeo, mas não podes fazer as duas coisas ao mesmo tempo.



No lado direito, tens o botão de alimentação e os botões de volume. E na parte superior tens os botões de ombro e de gatilho esquerdo e direito.


Depois de passar algum tempo com jogos Android e emuladores, o A Anbernic RG Slide é agradável de tocar. Sinto que a parte de cima é um pouco pesada e quer cair para trás, precisa de um pouco mais de peso na parte de baixo para a equilibrar.
Especificações técnicas do Anbernic RG Slide
Como parte da nossa análise do Anbernic RG Slide, damos uma vista de olhos às especificações técnicas e efectuamos os nossos próprios testes de duração da bateria, ruído da ventoinha e temperatura.
| VISUALIZA | LTPS In-Cell de 4,7 polegadas, laminação total OCA, multi-toque Resolução: 1280×960 Taxa de atualização: Suporta até 120Hz |
| CPU | Unisoc T820 (6nm EUV 5G SOC Octa-Core: [email protected] + [email protected] + 4*[email protected]) |
| GPU | Mali-G57 quad-core, 850MHz |
| RAM | 8GB LPDDR4X |
| ARMAZENAMENTO | Suporte para cartão Micro SD UFS2.2 de 128 GB: Até 2TB |
| CONECTIVIDADE | Wi-Fi: 2.4/5G WIFI 802.11a/b/g/n/ac Bluetooth: 5.0 |
| BATERIA | Bateria de lítio de polímero de 5000mAh Duração da bateria: ~6 horas Carregamento: 5V/2A (aprox. 3 horas para um carregamento completo) |
| SO | Android 13 |
| CARACTERÍSTICAS | Sensor de giroscópio de seis eixos Ventoinha de alta velocidade + dissipação de calor ativa do tubo de calor Suporte de atualização sem fiosFOTA Multijogador online Streaming Ecrã de projeção sem fios USB Tipo C (suporta saída ou carregamento da porta de visualização de 1080p, não em simultâneo) Motor de vibração Definições de poupança de energia Ajuste do brilho do ecrã Software AI: Recupera o guia de jogo com um clique, tradução em tempo real, diálogo inteligente, geração de texto para imagem, processamento de imagem e outras funcionalidades. |
| CORES | Preto, Branco |
| TAMANHO | 6,06 x 3,54 x 1,02 polegadas / 15,4 x 9 x 2,6 cm |
| PESO | 379g / 0.836 lbs |
A bateria recarregável de 5000mAh permite-te uma utilização média de cerca de 6 horas. Executámos o teste de referência Antutu em repetição, com as definições de desempenho mais elevadas e com brilho total, e obtivemos cerca de 3 horas e 50 minutos de duração da bateria.
Ao executar os benchmarks, também testámos o ruído da ventoinha e as temperaturas. Na configuração mais alta da ventoinha obtivemos 53 dB, e cerca de 46 dB em média. E para as temperaturas obtivemos um máximo de cerca de 44 °C. Portanto, funciona de forma silenciosa e bastante fresca.
Referências
Como parte da nossa análise do Anbernic RG Slide, fizemos alguns testes de referência para ter uma ideia do desempenho e também para o comparar com outros dispositivos. Estes incluem o AYANEO Pocket Micro, de gama baixa, e os Pocket ACE e Odin 2 Portal, de preço e desempenho superiores.
3DMARK
Para o benchmark Wildlife Extreme vemos pontuações mais baixas que o RG Cube que tem o mesmo processador. No Slingshot as pontuações estão dentro da margem de erro. Tem uma boa vantagem sobre o Pocket Micro, e os dispositivos de gama alta superam todas as pontuações aqui.
Geekbench 5 e 6
Com as pontuações do Geekbench 5 e 6, vemos bons resultados tanto para o núcleo único como para o núcleo múltiplo quando comparado com o RG Cube. Mais uma vez, vemos pontuações mais elevadas para o Pocket Micro, e mais do dobro das pontuações para o Odin 2 e o AYANEO Pocket ACE.


Antutu
Com o teste de referência Antutu, que testa muitos factores de um dispositivo Android, vemos o Anbernic RG Slide mesmo à frente do Cube. No entanto, o Pocket Micro não fica muito atrás e, claro, os modelos topo de gama, como o AYANEO Pocket S, têm pontuações superiores às destes três dispositivos juntos.
Resumo da referência
De um modo geral, vemos os resultados esperados para o Anbernic RG Slide, próximos dos do RG Cube. Em termos de preço versus desempenho, o RG Slide custa aproximadamente o mesmo que o AYANEO Pocket Micro, pelo que vemos um excelente valor. O AYN Odin 2 Portal é cerca de 30% mais caro, mas nota-se um aumento notável no desempenho. O Pocket ACE e o S são mais de 100% mais caros, mas, como é óbvio, apresentam os resultados de referência mais elevados atualmente nos dispositivos portáteis Android.
Visão geral do SO
A seguir, na nossa análise do Anbernic RG Slide, analisamos mais de perto o sistema operativo e as suas funcionalidades. O Anbernic RG Slide tem um ecrã inicial padrão que é perfeitamente adequado para organizar e localizar todas as tuas aplicações. Se gostas de jogos retro, o RG Launcher é uma forma rápida e fácil de organizar e apresentar a tua coleção de jogos clássicos em categorias de consolas fáceis de localizar. Aqui tens nota máxima!


Nos menus de definições, podes aceder às opções de desempenho do dispositivo e de controlo da ventoinha. E nas definições do sistema podes controlar a taxa de atualização com Auto, 60, 90 e 120Hz, conforme necessário. Nas definições principais, tens funções para testar os controlos, a configuração personalizada da ventoinha e a forma como o deslizamento controla a energia. Podes fazer com que deslize para despertar e hibernar, ou permanecer ligado, ou uma mistura destas opções.
Uma adição recente aos dispositivos Anbernic é a sua aplicação de IA, que quase parece ter sido introduzida para tirar partido da tendência da IA, mas tem uma funcionalidade útil. Podes traduzir o texto no ecrã para outra língua. Isto é muito bom, por exemplo, para jogos japoneses que não têm tradução em inglês. A tradução demora alguns segundos e tens de escolher manualmente quando traduzir. Mas é um ótimo conceito e espero que seja melhorado.
Jogos para Android
Neste dispositivo portátil Android, vamos dar uma breve vista de olhos aos jogos Android nativos como parte da nossa análise do Anbernic RG Slide. Apesar do ecrã de formato 4:3, o Anbernic RG Slide continua a ser muito jogável, com uma série de jogos a ajustarem-se automaticamente para refletir este aspeto. Mesmo os jogos com formato 16:9 não são tão maus. Não tivemos problemas com os jogos que suportam gamepads, todos funcionaram e correram bem.


E para os jogos que não suportam gamepads, podes utilizar o software de mapeamento de ecrã incorporado, que funciona perfeitamente. É muito fácil de configurar por jogo e podes até descarregar perfis pré-fabricados para jogos populares.
Emulação
Como se trata de uma unidade portátil de gama média, sabemos mais ou menos onde pode chegar em termos de emuladores amplamente jogáveis. Todas as tuas consolas clássicas até à era PS1 vão correr lindamente.
Podes desfrutar dos jogos da PlayStation com ajustes gráficos, incluindo a definição de resoluções de processamento para 4x para corresponder à resolução do Anbernic RG Slide.


E o mesmo para a Dreamcast, podes aumentar a resolução de renderização para obteres imagens de maior qualidade.
No caso do emulador Citra, terás um bom desempenho geral. Nos jogos mais exigentes, poderás ter algum atraso ocasional na cache de sombreamento, mas nada que estrague o jogo.


À medida que avançamos para a PlayStation 2, mais exigente, vemos alguns jogos com quebras de desempenho. O nosso jogo de eleição, OutRun, teve dificuldades em correr mesmo com resoluções de renderização mais baixas. Outros jogos saem-se melhor, depende do grau de exigência do jogo.
O emulador Vita tem um pouco mais de sucesso. Os jogos compatíveis podem ser jogáveis, dependendo do seu grau de exigência. O TxK, menos exigente, corre lindamente, ao passo que o Street Fighter X Tekken obtém entre 30 e 50 fotogramas por segundo. Nada mau para um dispositivo de gama média.


E agora, passa ao Ryujinx e às suas bifurcações. Mais uma vez, isto vai depender muito do grau de exigência do jogo. Para ser justo, jogos pouco exigentes podem ser bastante jogáveis. Mas, como podes ver, com Cruisn’ Blast estamos a obter cerca de 40 fotogramas por segundo.
Utilizar os controladores Turnip e/ou baixar a resolução de renderização com todos os emuladores suportados pode melhorar um pouco o desempenho, mas não esperes milagres e ter jogos altamente exigentes jogáveis!
Considerações finais
Chegou a altura de resumir as nossas ideias para a nossa análise do Anbernic RG Slide. Como é que o Anbernic RG Slide se comporta em relação aos seus concorrentes? Em termos de design, o ecrã deslizante é uma novidade para os dispositivos portáteis Android. Para a primeira tentativa, devo dizer que a Anbernic parece ter feito um ótimo trabalho. Até agora não tenho queixas sobre o mecanismo ou preocupações sobre se se vai partir, parece bem feito e resistente. Gostaria de a ver um pouco mais fina, mas continua a caber no bolso.


Em termos de desempenho, vimos bons resultados em comparação com o RG Cube e um desempenho muito superior ao do AYANEO Pocket Micro, de preço semelhante. Se quiseres gastar mais para obteres dispositivos com melhor desempenho, tens a opção do Odin 2 e do Pocket ACE. Mas não te esqueças de que só vais ver melhor desempenho nos emuladores topo de gama com uma diferença de preço potencialmente de 100%.
O Anbernic RG Slide é uma excelente opção se estiveres sempre em movimento. Podes guardá-lo nos bolsos, por exemplo, sem teres de te preocupar com o facto de os manípulos analógicos ficarem presos ou partidos. O ecrã de formato 4:3 pode não ser para todos, mas tens algo como o AYN Odin 2 Portal, que te cobre os fãs do ecrã panorâmico.
Podes saber mais e comprar o Anbernic RG Slide aqui. Esperamos que esta análise do Anbernic RG Slide te tenha sido útil. Se tiveres alguma dúvida, não hesites em perguntar nos comentários abaixo.









