Assistir a streams de vídeo online no seu DroiX® TV box não é ilegal. Muitos produtores de media oferecem opções de streaming, como o iPlayer da BBC, o Instant Video (Prime) da Amazon e o NetFlix. Nos últimos anos, esta área de fornecimento de conteúdos directos over-the-top (conteúdos OTT) tem crescido de forma maciça, em parte em resposta ao aumento da popularidade do fornecedor de vídeo em fluxo contínuo Youtube.
Os consumidores podem agora aceder a conteúdos OTT através de uma variedade de dispositivos ligados à Internet, como PCs, mini PCs, consolas de jogos, boxes com Android, smartphones, tablets e smart TVs. Um inquérito realizado em 2015 estimou que 15 milhões de residentes no Reino Unido vêem televisão em fluxo contínuo e 10 milhões utilizam serviços como o NetFlix para ver filmes.
A diferença entre descarregar e transmitir media em linha é que, quando descarrega, armazena os dados para utilização futura num dispositivo físico, como o disco rígido de um PC. Com o streaming em linha, descarrega-se dados, mas não se tenta armazená-los permanentemente num dispositivo.
Em 5 de junho de 2014, o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) decidiu que o streaming de conteúdos ilegais em linha é legal na Europa. O blogue Boy Genius Report observou que “desde que um utilizador da Internet esteja a transmitir em linha conteúdos protegidos por direitos de autor … é legal para o utilizador, que não está intencionalmente [sic] a fazer uma cópia desses conteúdos. Se o utilizador apenas o visualizar diretamente através de um navegador Web, transmitindo-o a partir de um sítio Web que o aloja, aparentemente não está a fazer nada de errado. Fonte: Wikipédia
Em 2013, o serviço de streaming FilmOn foi obrigado a suspender o seu serviço de gravação/DVR por estas razões. No mesmo ano, a FilmOn foi citada duas vezes pela FCC em duas das suas recomendações (NPRM) ao Congresso e ao Senado para aprovar o conteúdo OTT ou a entrega pela Internet como plataforma legal para entregar televisão, ratificando a FilmOn como um MVPD (multichannel video programming distributor).
Os fluxos em linha que contornam a subscrição ou o bloqueio geográfico caem numa zona cinzenta. Do ponto de vista moral, pode ser considerado ambíguo, mas do ponto de vista jurídico é perfeitamente aceitável porque os consumidores não estão a armazenar uma cópia. Num artigo de 2015, o Instituto da Propriedade Intelectual (IPO) do Reino Unido afirma que os consumidores britânicos estão agora a passar a ver conteúdos legais em vez de material pirateado. O inquérito revelou que 62% dos utilizadores da Internet no Reino Unido utilizam atualmente um serviço de streaming ou de descarregamento, sendo que 1 em cada 5 utiliza serviços como o IPVanish para assistir a transmissões bloqueadas geograficamente.
Até à data da redação deste relatório, nenhum residente no Reino Unido foi processado por ter assistido a um streaming na Internet. Em 2015, o governo do Reino Unido disponibilizou 3,1 milhões de libras para educar os residentes sobre a forma de aceder aos conteúdos. O IPO também trabalha com a Comissão Europeia para encontrar melhores formas de disponibilizar conteúdos para compra e visualização além fronteiras, o que pode ajudar a reduzir os conteúdos “piratas” e o bloqueio geográfico.
Em resumo, assistir a transmissões em linha é, no momento em que escrevemos, legal aos olhos da lei. Desde que você não armazene nenhuma mídia no seu PC, por exemplo, não há problema em assistir transmissões online. As TV Boxes DroiX® são meros instrumentos que podem ser usados para fazer o certo ou o errado. Nós da DroiX® estamos tentando facilitar a vida daqueles que gostariam de cortar a TV a cabo e se acostumar a assistir conteúdo legal com a ajuda de uma nova DroiX® TV BOX.