Chat with us, powered by LiveChat

Arquivos

Avaliação do GPD MicroPC 2 - N250 vs N300 - Este é o melhor UMPC para trabalho de campo?

GPD MicroPC 2 review
GPD MicroPC 2 review
Avaliação do GPD MicroPC 2
  • Design
    (4.5)
  • Build Quality
    (5)
  • Display
    (5)
  • Performance
    (4.5)
  • Features
    (4.5)

Resumo

O GPD MicroPC 2, alimentado por uma eficiente CPU Intel N250 ou N300 à tua escolha, destaca-se como o derradeiro cavalo de batalha portátil graças ao seu versátil design de tablet 2 em 1 e à conetividade, incluindo uma porta Ethernet de 2,5 Gbps nativa.

Em geral
4.7
Envio
Comentário do utilizador
0 (0 votes)

Prós

  • Grande eficiência energética e térmica
  • Boa quantidade de E/S
  • Orientações para ultrabook e tablet 2 em 1
  • Design autónomo

Contras

  • Não tem porta RS232, embora possas utilizar um dongle.

Perdoo-te se nunca ouviste falar do portátil compacto GPD MicroPC, já existe desde 2019 e talvez não seja tão popular por não ser um portátil para jogos. Mas posso garantir-te que o MicroPC continua a ser muito popular, ainda hoje, pela sua utilização na indústria. O GPD MicroPC 2 traz algumas mudanças muito bem-vindas, mas que podem desapontar os utilizadores do ultrabook original. Continua a ler a nossa análise do GPD MicroPC 2 para saberes mais.

Vídeo de avaliação do GPD MicroPC 2

Visão geral do GPD MicroPC 2

Começamos a nossa análise do GPD MicroPC 2 com uma visão geral. O portátil para negócios GPD MicroPC 2 mede cerca de 6,7 x 4,3 x 0,92 polegadas (17,12 × 11,08 × 2,35 cm) e pesa cerca de 500g (1,10 lbs). É ligeiramente mais largo do que o primeiro modelo devido ao tamanho maior do ecrã.

Recensão do GPD MicroPC 2
O GPD MicroPC 2

O tamanho do ecrã aumenta de 6 polegadas no original para um ecrã tátil de 7 polegadas no MicroPC 2. Tem uma resolução de 1920×1080 e funciona a 60Hz. O ecrã pode ser rodado e dobrado para trás, transformando-se num tablet muito confortável de segurar. Todas estas três alterações e adições são muito bem-vindas, tornando o MicroPC 2 num portátil ultra-portátil muito mais moderno e completo.

O ecrã pode ser utilizado com uma caneta, mas é compatível com uma caneta capacitiva e não com uma caneta ativa.

Na parte inferior, temos um layout semelhante ao do GPD Pocket 4. Há botões de rato esquerdo, médio e direito na área superior esquerda, com um touchpad na parte superior direita. Embora não sejam tão grandes como as do Pocket 4, as teclas retroiluminadas têm aproximadamente a mesma disposição, apenas um pouco mais reduzidas.

São um pouco pequenos demais para escreveres como num teclado normal de tamanho normal. Pessoalmente, achei-o mais fácil para escrever com o polegar ou com um ou dois dedos e obtive velocidades e precisão bastante boas. Se necessário, podes escrever documentos mais longos, mas aconselho-te a usar um teclado maior.

No lado esquerdo, encontra uma porta de áudio de 3,5 mm. No lado direito, encontra uma porta USB 3.2 Gen2 Tipo A e um botão de alimentação com sensor de impressões digitais integrado para um início de sessão rápido.

Na parte de trás, encontra duas portas USB 3.2 Gen2 Tipo C que suportam carregamento e saída de vídeo. Existe um leitor de cartões micro SD, uma segunda porta USB 3.2 Tipo-A, uma porta HDMI 2.1 com suporte para até 4K 60Hz e uma porta ethernet de 2,5 Gbs.

Comparação entre o GPD MicroPC 1 e 2
Comparação entre o GPD MicroPC 1 e 2

Infelizmente, este modelo não tem uma porta RS232 integrada. Não fazemos ideia porque não, mas podes optar pelo Pocket 4 com o módulo RS232 ou este e um dongle USB.

Especificações técnicas do GPD MicroPC 2

A seguir, na nossa análise do GPD MicroPC 2, vamos analisar os dois computadores portáteis de pequenas dimensões GPD MicroPC 2 que estarão disponíveis, bem como a nossa própria duração da bateria, o ruído da ventoinha e o teste térmico.

VISUALIZA7″ LTPS 1080P (1920×1080), 60Hz, 16:9, 314 PPI, 500 nits
CPUProcessador Intel N250, 4 núcleos / 4 threads, 3,8 GHz, 6W - 15W
Processador Intel N300, 8 núcleos / 8 threads, 3,8 GHz, 7W
GPUGráficos Intel UHD integrados, 1,25 GHz, 32 unidades de execução
RAM16GB LPDDR5
ARMAZENAMENTO512GB/1TB/2TB/4TB M.2 2280 SSD
COMUNICAÇÕES1x Porta Ethernet RJ45 (2,5 Gbps)
Wi-Fi 6 (até 2402 Mbps)
Bluetooth 5.2 (suporta até 7 dispositivos activos)
E/S2x USB Type-C 3.2 Gen2 (Full-Function)
2x USB-A 3.2 Gen2
1x HDMI 2.1 (Protocolo TMDS, suporta 4K@60Hz)
2x DisplayPort 1.4 (via USB-C, suporta 4K@60Hz)
BATERIA27.5Wh
Suporta a derivação da bateria
DIMENSÕES6,73 x 4,33 x 0,91 polegadas (17,1 x 11,0 x 2,3 cm)
PESO500 gramas (1.10 lbs)

Alimentando ambos os modelos está a bateria recarregável de 27,5Wh. Nos nossos testes, ao executar o Cinebench com brilho total no TDP predefinido, obtivemos 1 hora e 42 minutos no modelo N250 e 1 hora e 47 minutos no modelo N300. A utilização média será, naturalmente, mais elevada, com cerca de 4 a 6 horas.

GPD MicroPC 2 térmico
GPD MicroPC 2 térmico

Nos nossos testes de ruído e temperatura da ventoinha obtivemos 55dB em carga máxima e 53 °C de temperatura máxima. Ambos silenciosos e frescos!

GPD MicroPC 2 N250 vs N300 Benchmarks

Para os nossos testes de referência, vamos comparar os modelos GPD MicroPC 2 N250 vs N300 com um TDP de 10W, bem como o modelo MicroPC original com o seu processador Intel Celeron N4120.

PassMark

Comparação de benchmark GPD MicroPC 2 PassMark
Comparação de benchmark GPD MicroPC 2 PassMark

PassMark realiza um benchmark geral do CPU, GPU, RAM e armazenamento através de uma série de testes diferentes. Imediatamente vemos um enorme salto na pontuação em comparação com o modelo original, o que é ótimo de ver. Há uma diferença entre os modelos GPD MicroPC 2 N250 e N300, mas não por uma margem enorme.

PCMark

Comparação de Benchmark PCMark do GPD MicroPC 2
Comparação de Benchmark PCMark do GPD MicroPC 2

O PCMark efectua uma série de testes em tarefas diárias com navegação na Web, videoconferência, trabalho com documentos grandes e edição de imagem e vídeo. Mais uma vez, vemos um grande aumento no desempenho em comparação com o modelo original, e uma diferença mais notável no desempenho entre os modelos N250 e N300.

Cinebench

Comparação de benchmarks do GPD MicroPC 2 Cinebench R23
Comparação de benchmarks do GPD MicroPC 2 Cinebench R23

Olhando brevemente para o Cinebench R23, vemos melhorias muito impressionantes em relação ao modelo original. Há uma pequena diferença no desempenho de um único núcleo, mas uma diferença maior no desempenho de vários núcleos.

Comparação de benchmarks do GPD MicroPC 2 Cinebench 2024
Comparação de benchmarks do GPD MicroPC 2 Cinebench 2024

No Cinebench 2024, o modelo original não tem o suporte de CPU para este benchmark. Vemos pontuações próximas em single-core e uma diferença ligeiramente maior em multi-core nos dois novos modelos.

Geekbench 6

Comparação de benchmarks do GPD MicroPC 2 Geekbench 6
Comparação de benchmarks do GPD MicroPC 2 Geekbench 6

Com o Geekbench 6, vemos uma diferença muito notável no desempenho em comparação com o modelo original. E quando comparamos os modelos GPD MicroPC 2 N250 e N300, vemos uma grande diferença nas pontuações multi-core.

Análise de referência

Benchmarks do GPD MicroPC 2 N250 vs N300
Benchmarks do GPD MicroPC 2 N250 vs N300

Um breve resumo dos resultados de benchmark para a análise do GPD MicroPC 2. O GPD MicroPC 2, quando comparado com o modelo original, é noite e dia em termos de desempenho. É uma melhoria enorme, até quando usas o ambiente de trabalho do Windows podes sentir a diferença no desempenho. Vemos algumas diferenças visíveis entre os dois modelos do GPD MicroPC 2. Tão baixo como uns poucos por cento no PassMark, e mais de 28% no Geekbench 6.

Considerações finais

Chegou o momento de resumir as nossas ideias na nossa análise do GPD MicroPC 2. O GPD MicroPC 2 está a chegar há muito tempo, desde o lançamento dos portáteis originais para estudantes em 2019. A espera valeu definitivamente a pena, com um ecrã tátil ligeiramente maior, um design 2 em 1 para portátil e tablet e, claro, um processador de desempenho muito superior.

O GPD MicroPC 2 é ideal para a edição rápida de documentos
O GPD MicroPC 2 é ideal para a edição rápida de documentos

O design do tablet é especialmente bem-vindo, uma vez que proporciona uma nova forma de interagir com o dispositivo. Pode ser utilizado para preencher formulários, por exemplo, e até como leitor de livros electrónicos. Embora não seja de tamanho normal, o teclado é bastante útil para escrever com o polegar ou com os dedos, o que o torna ideal para tomar notas breves ou atualizar relatórios quando estás fora do escritório.

Transforma o GPD MicroPC 2 numa configuração de secretária que suporta até 4 monitores externos
Transforma o GPD MicroPC 2 numa configuração de secretária que suporta até 4 monitores externos

Com as portas HDMI e USB-C, podes ligar até quatro monitores externos, adicionar um teclado e um rato de tamanho normal e transformá-lo numa configuração de estilo de secretária muito respeitável. Tudo isto a partir de um dispositivo não muito maior do que a tua mão!

O meu único ponto negativo é a falta da porta RS232, que fez com que o MicroPC original se destacasse em 2019. Sabemos, através de muitos clientes, o quão útil era esta porta e não teres de te preocupar com dongles extra, drivers, etc. É uma pena que tenha sido deixada de fora neste novo modelo, mas tens o excelente GPD Pocket 4 se este for um requisito essencial.

No geral, o GPD MicroPC 2 é uma atualização fantástica do modelo clássico com um desempenho decente para as tuas tarefas diárias, tanto dentro como fora do escritório. É altamente portátil e cabe no bolso de um casaco ou numa mala pequena, e também pode ser aumentado para uma experiência semelhante a um computador de secretária em apenas alguns momentos.

Esperamos que tenhas achado útil a nossa análise do GPD MicroPC 2. Se tiveres alguma dúvida, não hesites em perguntar nos comentários abaixo, ou junta-te ao servidor de discórdia da DROIX aqui.

author avatar
DaveC
Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DROIX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern. Contact me at [email protected]

Correio eletrónico

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DROIX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern. Contact me at [email protected]