Chuwi LarkBox X Análise
-
Design
-
Build Quality
-
Performance
Resumo
O Chuwi LarkBox X é um mini PC elegante e compacto, com um design bicolor em preto e branco, equipado com um processador Intel N100, 12 GB de RAM LPDDR5 e 512 GB de armazenamento SSD, oferecendo um equilíbrio entre apelo estético, desempenho e acessibilidade para as tarefas informáticas diárias.
Overall
4.5User Review
( votes)Pros
- Design bicolor em preto e branco
- Suporte para monitor triplo
- Baixo consumo de energia
- Bom desempenho para o preço
Cons
- Sem espaço interno para HDD/SSD de 2,5
Chuwi pode não ser um nome com o qual esteja familiarizado. Não o fazíamos até nos oferecerem o mini PC LarkBox X para analisar. Vamos dar uma vista de olhos na nossa análise do Chuwi LarkBox X e ver como se compara com outros mini PCs semelhantes, incluindo o Minisforum e o ACEPC.
Vídeo de análise do Chuwi LarkBox X
Desembalar a Chuwi LarkBox X
Como sempre, começamos com o unboxing da nossa análise do Chuwi LarkBox X. No interior do envelope encontra-se um guia do utilizador desdobrável em várias línguas, incluindo inglês, chinês, italiano e alemão. De seguida, temos a Chuwi LarkBox X, que iremos analisar mais detalhadamente em breve.
No interior da embalagem encontra-se uma fonte de alimentação. É fornecido com a ficha correcta para o seu país. Além disso, inclui um suporte VESA e parafusos para o fixar na parte de trás do seu monitor ou televisor.
Visão geral do Chuwi LarkBox X
A seguir, na nossa análise do Chuwi LarkBox X, analisamos mais de perto o mini PC Intel. O Chuwi LarkBox X mede cerca de 5 x 5 x 1,9 polegadas (12,7 x 127 x 4,9 cm) e pesa cerca de 379g. Tem um design agradável em dois tons, preto e branco, que o distingue das habituais cores escuras simples.
Na parte frontal encontram-se duas portas USB3.2 Gen2, uma porta USB-C, uma porta de 3,5 mm para auscultadores e o botão de alimentação.
A parte de trás tem duas portas ethernet, HDMI 2.0 e DisplayPort para saída de vídeo para suporte de até três monitores com USB-C, seguidas de duas portas USB3.0 Gen1.
Especificações técnicas
Como parte da nossa análise do Chuwi LarkBox X, analisamos as especificações técnicas e verificamos o consumo de energia, o ruído da ventoinha e as temperaturas.
CPU | Intel Alder Lake-N 12ª geração N100, 4 núcleos e 4 threads, até 3,4GHz, 6W TDP |
GPU | Gráficos Intel UHD, 750MHz, 23 unidades de execução |
RAM | 12 GB LPDDR5 |
ARMAZENAMENTO | SSD de 512GB expansível até 1TB |
E/S | 2x USB 3.2 Gen2 2x USB3.0 Gen1 Tomada de áudio de 3,5 mm HDMI 2.0 USB tipo C DisplayPort |
COMUNICAÇÕES | WiFi 6 Bluetooth 5.2 2x portas Ethernet |
SO | Windows 11 Home |
O N100 é um CPU de baixo consumo de energia e, enquanto estava a funcionar sem carga no ambiente de trabalho, obtivemos uma utilização média de 6,2 W. O ruído da ventoinha não era audível num ambiente de escritório normal.
Ao executar o benchmark Cinebench, obtivemos um pico de utilização de energia de 21,1 W. O ruído da ventoinha atingiu 50 dB de pico, mas, em média, rondou os 45 db, o que é bastante tranquilo. E obtivemos uma temperatura máxima de 57 graus Celsius, um pouco mais elevada do que outros modelos, mas bem dentro dos limites da temperatura média.
Referências de sistema
Vamos agora executar alguns benchmarks de sistema para a análise do Chuwi LarkBox X para verificar o desempenho e também comparar com outros mini PCs semelhantes, incluindo o ACEPC Picobox Mini e o Minisforum UN100 que têm o mesmo processador Intel N100.
PassMark
O PassMark efectua uma série de testes à CPU, GPU, RAM e armazenamento para obter uma pontuação global de referência.
Obtivemos uma pontuação de 1,255, que está em linha com o outro mini PC para empresas que utiliza o N100.
PCMark
O PCMark efectua uma série de testes em tarefas de utilização no mundo real, como navegação na Web, videoconferência, trabalho com documentos de escritório de grandes dimensões, edição ligeira de imagens e muito mais.
Obtivemos uma pontuação de 3.058, que está no limite superior das pontuações bastante próximas para todos os mini PCs N100. Estas são pontuações respeitáveis e, como se pode ver nos resultados, boas pontuações em tarefas quotidianas como um mini PC para escritório em casa.
Cinebench
O Cinebench testa o desempenho do processador de núcleo único e multi-core.
Obtivemos uma pontuação de 866 para o desempenho individual e de 2.731 para o desempenho multi-core. No geral, as pontuações não são más, ligeiramente inferiores às do ACEPC Picobox Pro e do UN100, mas nada de especial.
3DMark
Embora este não seja um mini PC para jogos, executámos o benchmark 3DMark Time Spy, que testa o desempenho da CPU e da GPU para jogos.
No parâmetro de referência Time Spy, obtivemos uma pontuação de 372. É o mais alto em conjunto com o mini PC UN100.
Vídeo 4K
O Chuwi LarkBox X pode facilmente reproduzir vídeos em 4K. Por exemplo, estamos a executar um vídeo do YouTube em 4K e não há quedas de fotogramas durante a reprodução em ecrã inteiro. é ótimo para ser utilizado como um mini PC para streaming.
Desempenho de jogos e emulação
Para a nossa análise da Chuwi LarkBox X, gostaríamos de ver os nossos gadgets para jogos e emulação. Sabemos de mini PCs N100 anteriores que a CPU e a GPU podem lidar muito bem com jogos ligeiros e jogos mais antigos. Muitos destes jogos mais leves podem ser executados em 4K sem qualquer problema. Quando se entra nos jogos de ambiente 3D, é necessário baixar a resolução e as definições gráficas.
Para jogos muito exigentes, não terás muita sorte, mas não te esqueças que tens serviços de transmissão de jogos como o Xbox Game Pass, que funciona muito bem!
No caso da emulação, o desempenho é muito bom. Os sistemas de 8 e 16 bits funcionam muito bem e é possível melhorar os gráficos e fazer várias melhorias. Estamos a olhar para a era da PS1 e da Dreamcast, onde estão os limites. Com a PS1, é possível aumentar a resolução de processamento de muitos jogos para melhorar o aspeto visual.
Os jogos PS2 pouco exigentes funcionam, mas muitos são demasiado lentos para jogar. No caso da PSP, o desempenho é muito bom, sendo capaz de jogar God of War a 60FPS a 108P com 16x AA, por exemplo.
Considerações finais
Concluímos a nossa análise do Chuwi LarkBox X com as nossas considerações finais sobre este PC compacto. O LarkBox X é um PC Intel de pequeno formato muito bom para quem tem um orçamento limitado. Nos nossos resultados de benchmark, verificámos pontuações gerais muito competitivas quando comparadas com os modelos Minisforum e ACEPC com o mesmo processador N100.
Todos estes mini PCs têm um desempenho muito semelhante entre si, pelo que escolher um em detrimento de outro com base apenas no desempenho não é a melhor opção. O Minisforum é mais caro, mas tem espaço interior para uma unidade de 2,5″, algo que a LarkBox X não tem. Isto pode ser útil se pretender executar um NAS ou semelhante. Para além disso, não há nada que separe verdadeiramente os dois.
O design da Chuwi LarkBox X é uma boa mudança em relação às cores escuras simples, o contraste entre o preto e o branco na secretária faz com que se destaque. Vamos ver mais disto noutros mini PCs com processador Intel!
O Chuwi LarkBox X é uma excelente escolha para quem tem um orçamento apertado e precisa de um mini PC que não vá à falência, mas que ainda assim ofereça um desempenho suficiente para o seu trabalho diário, consumo de multimédia ou alguns jogos ligeiros. O meu único ponto negativo é a falta de suporte para unidades de 2,5″, mas isso pode ser resolvido com armazenamento externo, se necessário. Se gostar do aspeto da LarkBox X, considere-a seriamente.
Pode encomendar o seu agora em chuwi.com. Eles têm uma promoção especial de São Valentim que acaba de começar e pode obtê-la a um preço de pechincha.
Obrigado por ler a nossa análise do Chuwi LarkBox X, esperamos que tenha sido útil. Deixe-nos saber o que pensa sobre ela nos comentários abaixo!