Ao escolher um PC de streaming, há muitas coisas a ter em conta. Fonte de alimentação, GPU, CPU, etc. Sabia que há uma forma de ter um PC de streaming barato sem ter de recorrer à compra de um pré-construído a preço elevado e ainda poupar imenso espaço?
Como já devem ter adivinhado. A resposta é um mini PC! Não sabe que mini PC escolher? Continue a ler para conhecer a nossa perspetiva sobre esta potencial parte da sua configuração de streaming.
O que é um Mini PC?
Não vamos voltar a falar muito sobre o assunto, uma vez que a maior parte do que é um mini PC e do que um mini PC pode fazer é abordada no nosso Guia de compra de mini PCs e NUCs essenciais. Para recapitular para quem não está a par, no entanto…
Um mini PC é, como o nome indica, um PC de tamanho miniatura. Estes PCs quebram as convenções ITX padrão e apresentam placas-mãe personalizadas em que todos os componentes essenciais estão incorporados na placa.
O facto de estes componentes estarem incorporados e não serem personalizáveis permite aos fabricantes maximizar a utilização de todo o espaço disponível e fornecer um dispositivo que, embora não seja muito maior do que a sua mão, contém todas as características e funções essenciais de um computador de secretária.
Precisa de um PC potente para fazer streaming?
Em suma, depende.
O streaming, ao contrário do que se pensa, não é tão oneroso como se poderia supor. Não é necessário um PC topo de gama para transmitir confortavelmente vídeos no Twitch, no Youtube ou em qualquer outro sítio onde decida transmitir.
O núcleo de qualquer PC de streaming é a CPU. Como cérebro do PC, a CPU lida com todos os processos que lhe permitem fazer streaming. Desde a codificação do vídeo até ao tratamento de qualquer software adicional que possa estar a ser executado ao mesmo tempo, como os chatbots.
Quanto mais coisas estiver a tentar fazer ao mesmo tempo, como acontece no fluxo, mais compromissos terá de fazer em mais frentes. Se pretender transmitir e jogar jogos a partir do mesmo PC em simultâneo, poderá ter de baixar as definições.
No mínimo, recomendamos um processador AMD Ryzen 5 da série “Zen 2” ou um processador Intel i5 de 8ª geração para qualquer PC que utilize para streaming, se estiver a utilizar uma GPU discreta. Isto deve permitir-lhe transmitir confortavelmente a maior parte das coisas a 720p.
O que é um PC dedicado ao streaming?
Um PC dedicado ao streaming é como o nome indica. É um PC que é utilizado exclusivamente para a transmissão de conteúdos. Isto inclui o tratamento da codificação das imagens/áudio em fluxo contínuo e o seu carregamento em linha.
Não é gasto qualquer poder de processamento na apresentação do conteúdo que está a ser transmitido. Em vez disso, este conteúdo é encaminhado para o PC de transmissão através de uma placa de captura externa. Isto permite-lhe codificar o fluxo com taxas de fotogramas e resoluções mais elevadas.
Isto significa, geralmente, que um PC dedicado ao streaming não precisa de uma GPU discreta, porque não está a jogar jogos com o PC.
Tendo isto em mente, os mini PCs são uma EXCELENTE solução para um PC dedicado ao streaming. Ocupam muito pouco espaço, o que significa que a sua pegada na sua configuração de streaming é mínima. O desempenho dos seus processadores (especialmente os modelos de topo de gama) também é muito notável.
Mini PCs de streaming recomendados
Em setembro de 2021, estes são os que consideramos serem os melhores PCs para streaming disponíveis no mercado neste momento.
MinsForum X400 – Um PC de Streaming com potência de secretária
Porque é que deve comprar este produto: É o melhor Mini PC Ryzen disponível neste momento.
A quem se destina: Pessoas que procuram um PC dedicado a streaming sem complicações.
O nosso raciocínio: O X400 situa-se no topo das ofertas actuais do MinisForum para computadores de secretária. É um dos raros modelos que inclui um processador de secretária. O AMD Ryzen 5 4650G.
Uma vez que se trata de um processador de secretária, o sistema é, de um modo geral, muito superior ao dos mini PCs actuais, que normalmente utilizam processadores de computador portátil para manter o calor e o consumo de energia razoáveis. Isto permite que o X400 Ryzen 5 PRO transmita a taxas de fotogramas e resoluções mais elevadas do que os seus irmãos.
Isto significa que é um pouco mais ruidoso do que alguns outros modelos, devido ao design de ventilação aberta e à ventoinha maior. Mas não é significativamente assim. Além disso, se estiver disposto a investir num PC dedicado ao streaming, seria sensato investir também num microfone com cancelamento de ruído decente.
Interessado? Para mais informações, consulte a nossa análise do MinisForum X400.
Beelink GT-R – Um PC de streaming barato centrado no armazenamento
Porque é que deve comprar este produto: É o melhor mini PC barato para armazenar dados, vídeos, etc.
A quem se destina: Pessoas que planeiam armazenar gravações de streaming durante períodos de tempo mais longos
Nosso raciocínio: O Beelink GT-R possui uma respeitável APU Ryzen 5 3550H, permitindo-lhe lidar com uma variedade de tarefas sem grandes problemas. Incluindo o streaming.
O ponto de venda do GT-R é o gigantesco conjunto de portas que possui. Com seis portas USB 3.0 MAIS uma porta USB-C para ligações periféricas de alta velocidade (microfones de transmissão, decks de transmissão, etc.). Inclui também duas portas ethernet gigabit para os especialistas em redes.
O GT-R também dispõe de um espaço único para duas unidades M.2 de 22*80mm SSDs (um SATA, um NVMe) no topo do compartimento de unidade habitual de 2,5 polegadas. Isto significa que pode armazenar horas de filmagens de alta qualidade sem aumentar o espaço ocupado pelo sistema.
DroiX Stheno F5 – Um PC para jogos potente para streaming
Porque é que deve comprar este produto: É o melhor mini PC para jogos atualmente disponível.
A quem se destina: Pessoas à procura de um mini PC que possa jogar e transmitir ao mesmo tempo.
Nosso raciocínio: O DroiX Stheno F5 é uma raridade na nossa linha de mini PCs. No bom sentido, note-se. É o único modelo, até à data, que inclui uma placa gráfica dedicada. UMA NVIDIA GTX 1650.
Apesar de o processador ser mediano (um Intel i5-9300F), a presença de uma GPU dedicada torna o Stheno F5 num PC para jogos extremamente competente, muito à frente de qualquer outro com um tamanho semelhante.
Mesmo que não esteja a jogar no Stheno F5, a presença de uma GPU discreta significa que também pode tirar maior partido da codificação por hardware, maximizando a sua funcionalidade como PC de transmissão.
Confira nossa análise do DroiX Stheno F5 para obter mais informações sobre este potente PC.