A versão 1 do controlo remoto VIP tem um arco-íris de cores na parte inferior, enquanto a versão mais recente 2 apresenta a paleta de cores da marca DroiX®.
Normalmente, o dispositivo está pronto a emparelhar-se automaticamente. Se isso não acontecer, terá de emparelhar o telecomando com o respetivo dongle USB.
Verifique se o telecomando tem um par de pilhas (que se sabe estarem a funcionar!). Experimente um par de pilhas de alta potência, como as Duracell Ultra, uma vez que temos tido relatos de que mesmo as pilhas novas com menor capacidade não são capazes de fazer funcionar o controlo remoto VIP. Por outro lado, as pilhas que já não funcionam no telecomando VIP ainda podem ser utilizadas em dispositivos de baixa potência, como os telecomandos de infravermelhos básicos.
Se já tiver ligado o dongle USB, retire-o antes de emparelhar o controlo remoto VIP com o seu dispositivo. Agora, prima o botão TV (quase no canto inferior esquerdo) e o botão azul OK ao mesmo tempo, até que o LED intermitente mude de rápido para lento. Agora conecte rapidamente o dongle no seu dispositivo DroiX® (não na sua TV!), e os dois itens devem ser emparelhados. Caso contrário, repita o procedimento, mas ligue o dongle USB a uma tomada diferente no seu dispositivo.
O controlo remoto VIP pode ser programado para imitar as funções do controlo remoto por infravermelhos. Pode treinar o telecomando VIP para o utilizar como botão de espera do seu televisor, por exemplo.
Para ensinar um comando ao telecomando VIP, alinhe a parte superior dos dois telecomandos numa superfície estável. Mantenha premido o botão “TV” no telecomando VIP durante alguns segundos, até o LED que pisca rapidamente abrandar um pouco. Agora prima (uma vez) o botão do outro telecomando que pretende ensinar o telecomando VIP a imitar. Em seguida, prima o botão de atalho colorido na parte inferior do seu telecomando VIP ao qual pretende atribuir a função ensinada. Algumas pessoas gostam de ajustar independentemente o volume do seu televisor, ou de mudar a seleção da fonte de vídeo, etc., sem ter de pegar num segundo telecomando.