A última caixa de TV da DroiX® vem com uma versão personalizada do XBMC pré-carregada. Não só suporta a reprodução de vídeo acelerada por hardware para uma vasta gama de formatos de vídeo, como também está configurado para facilitar ao máximo a instalação de suplementos para o Hulu, Amazon e outros sites multimédia da Internet.

O DroiX® iMX6 também tem mais portas do que a maioria dos descodificadores de TV baseados em Android, vem com um controlo remoto sem fios, tem acesso à Google Play Store e vem pré-enraizado, o que lhe permite instalar aplicações que requerem acesso root.

A media box ainda tem algumas peculiaridades que levam algum tempo para se acostumar, mas se você está procurando um dispositivo barato que permite executar o XBMC na sua TV, o DroiX® iMX6 é uma das melhores opções disponíveis.

Visão geral

O DroiX®iMX6 é um pouco maior do que uma Apple TV, mas com cerca de 5 “x 5” x 2 “ainda é uma caixa relativamente pequena que ocupa menos espaço na sua TV do que, digamos, um DVD player.

Possui 4 portas USB que podem ser utilizadas para ligar um teclado, rato, controlador de jogos, unidade flash USB ou outros dispositivos. Pode ligar o dispositivo ao seu televisor utilizando um cabo HDMI ou cabos compostos. Também suporta saída de áudio digital SPDIF.

Nota: Embora o DroiX iMX6 venha com cabos A/V e possua uma saída A/V, quando o liguei à minha TV usando os cabos vermelho, branco e amarelo, nada aconteceu. O HDMI funcionou muito bem.

A caixa liga-se à Internet através de WiFi ou pode ligar um cabo Ethernet à tomada Ethernet 10/100.

Sob o capô, o DroiX®iMX6 é alimentado por um processador dual core Amlogic AM8726 ARM Cortex-A9 com gráficos ARM Mali 400. Tem 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento, e funciona com o software Android 4.2 Jelly Bean.

Além disso, o dispositivo vem pré-carregado com o XBMC, uma aplicação de centro multimédia concebida para facilitar o acesso à sua música, filmes, vídeos e outros conteúdos num televisor. Mas também inclui um lançador de aplicações personalizado para Android, que é um pouco mais fácil de controlar à distância do que a interface de utilizador padrão do Android (que foi concebida para telemóveis e tablets).

Controlo remoto, teclado, outras formas de entrada

O Matricom inclui um controlo remoto por infravermelhos que pode utilizar para navegar. Possui botões de direção, um modo de cursor do rato (que é um pouco frustrante de utilizar, mas que o ajuda a mover um ponteiro no ecrã se não tiver um rato à mão) e botões dedicados para funções Android, incluindo Início, voltar e menu.

Note-se que o botão marcado com “return” no telecomando funciona como o botão “back” do Android, por alguma razão.

O controle remoto funciona muito bem com o XBMC e o lançador de aplicativos personalizado do DroiX®iMX6. Ele também funciona surpreendentemente bem para navegar na Google Play Store – fiquei um pouco surpreso ao descobrir que a Play Store é realmente mais fácil de navegar no DroiX®iMX6 do que no Asus CUBE. Isto é surpreendente porque o CUBE está a executar o Google TV, um sistema operativo concebido para ecrãs de televisão, enquanto o MX2 está a executar o Android, que foi concebido para ecrãs tácteis.

Mas isso provavelmente diz mais sobre o mau aspeto da Play Store na plataforma Google TV do que sobre o seu bom funcionamento nas caixas de TV com Android.

Infelizmente, embora o telecomando sem fios funcione muito bem para navegar no ecrã inicial e controlar a reprodução de multimédia, fica aquém noutras áreas. Não é possível utilizar este telecomando para jogar jogos e até navegar na Internet é um pouco complicado. Isto deve-se ao facto de não ter sido concebido para lidar com acções comuns do Android, como deslizar ou arrastar. E como não tem um teclado QWERTY, a introdução de texto é um pouco difícil.

É possível utilizar o telecomando para introduzir texto através de um teclado no ecrã, mas é um processo lento e moroso. Se planeia navegar muito na Web, conversar ou enviar mensagens instantâneas, é melhor ligar um teclado USB ou sem fios. E se quiser jogar, vai querer um gamepad ou, pelo menos, um rato, um touchpad ou uma aplicação de controlo remoto que lhe permita utilizar o seu telemóvel ou tablet como touchpad sem fios.

A Matricom também configura o Android de modo a que o teclado predefinido seja um teclado que funcione com o controlo remoto. Não só demora muito tempo a selecionar a letra como, se tentar utilizar um teclado externo enquanto este teclado no ecrã estiver ativo, pode dar por si a introduzir um “2″ quando tentar escrever “@”. Assim, se ligar um teclado USB, terá de aceder às definições do Android e alterar o teclado predefinido para AOSP ou outro.

Na verdade, acabei por instalar a aplicação Null Keyboard da Play Store, para que não apareça nenhum teclado no ecrã quando estou a escrever num teclado USB.

Desempenho e reprodução de multimédia

Enquanto o DroiX®iMX6 é rápido o suficiente para lidar com a maioria dos jogos Android, ele realmente se destaca como um media player. Consegui ligar a caixa à minha rede doméstica e transmitir vídeos HD a partir de uma unidade de rede partilhada através de WiFi.

A caixa não teve problemas em reproduzir vídeos de 720p nos formatos DiVX ou H.264. Liga-se rapidamente à minha vasta biblioteca multimédia. E os botões de avanço, retrocesso, reprodução e pausa do telecomando funcionam na perfeição.

Também não tive quaisquer problemas com a dessincronização do áudio e do vídeo – algo que acontece quando se executa software de leitor multimédia em alguns outros dispositivos.

O XBMC também pode transmitir vídeo a partir de centenas de sites de multimédia online, incluindo o YouTube e o Hulu – mas normalmente é necessário localizar o repositório adequado e activá-lo antes de poder instalar alguns dos plugins mais populares. A equipe DroiX® fez um pouco disso para você, e o DroiX®iMX6 vem com repositórios populares.

O complemento não oficial do Hulu funciona bastante bem, mas pode ser um pouco estranho. Isso acontece mesmo se você estiver usando o XBMC em um computador com Windows ou Linux, então não é um problema específico do Android ou do DroiX®iMX6.

Mas o plug-in Hulu carrega segmentos de programas de TV ou filmes um de cada vez. Isto significa que se estiver a ver um programa de televisão de 42 minutos e estiver a meio do programa, mas quiser voltar ao início, não há uma forma fácil de o fazer se já tiver visto um ou dois intervalos comerciais.

Existe também um plugin não oficial de vídeo da Amazon – mas desde o início de maio que não é possível utilizá-lo para transmitir conteúdos da Amazon porque a empresa protegeu os seus fluxos de vídeo com DRM.

O Netflix é provavelmente uma das fontes mais populares de vídeo online, mas não existe um plugin XBMC para o Netflix. A boa notícia é que o MX2 vem com a aplicação oficial Netflix para Android pré-instalada. A má notícia é que a aplicação para Android foi concebida para ecrãs tácteis e não para controlos remotos.

A navegação com o controlo remoto sem fios é quase impossível, a menos que se queira ver um dos vídeos que aparecem na página principal.

mx2_netflix

Por isso, se tenciona utilizar o Netflix, é provável que queira ligar um rato, teclado ou outro controlador sem fios. Depois de o fazer, a reprodução de vídeo Netflix fica óptima.

Ao contrário de muitas caixas de TV alimentadas por Android, também é muito fácil desligar o DroiX®iMX6. Basta premir o botão de alimentação no telecomando e o dispositivo desliga-se quase imediatamente. Prima-o novamente e o sistema arranca em menos de 30 segundos.