Olá! Nós da DroiX estamos de volta com nosso último post de benchmark, permitindo que você tenha uma idéia aproximada do desempenho de vários mini PCs que oferecemos em várias áreas – permitindo que você decida melhor qual dos muitos mini PCs lá fora é o certo para você.
Os testes de referência
Todos os testes foram efectuados com o PassMark Performance Test 10.1. Com uma duração de teste “média”, e realizado num formato melhor de 5.
Todos os modelos foram testados com uma configuração de 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento, tal como quando são vendidos por nós (o que significa que as velocidades da RAM podem ser diferentes).
A linha de referência de mini PCs
Os mini PCs que testámos incluem a seleção abaixo. Clique na respectiva ligação para obter mais informações sobre o PC:
Referência de CPU
O parâmetro de referência da CPU diz respeito ao rendimento bruto da CPU, fazendo-a executar várias equações matemáticas complexas, simulações de física e muito mais. As pontuações elevadas aqui indicam um mini PC que será bom para edição de vídeo, renderização 3D e outras aplicações com uso intensivo de CPU.
A liderar o pacote nos benchmarks de CPU por saltos e limites está o nosso PC mais avançado atualmente em oferta – o MinisForum X400 Ryzen 5 Pro. Isto deve-se à potência da APU Ryzen 5 4560G para computadores de secretária (para quem não está familiarizado – uma APU é essencialmente um termo sofisticado para a arquitetura combinada CPU/GPU da AMD).
De seguida, temos o X400 Ryzen 3 Pro. Funciona com um CPU mais fraco do que o seu irmão mais velho, o que significa que o desempenho é inferior, mas ainda assim está muito acima do resto das nossas ofertas, graças ao facto de ser também uma APU para computadores de secretária.
Depois, preenchendo o meio da gama, estão a UM700, a DMAF5 e a UM250, respetivamente.
Gráficos 2D
Os testes de gráficos 2D dizem respeito a tarefas quotidianas, como a navegação na Web e o processamento de texto. As pontuações elevadas aqui equivalem a um PC que é uma escolha forte para as tarefas do dia a dia.
Sem surpresa, o X400 Ryzen 5 lidera o grupo aqui. No entanto, ao contrário das pontuações da CPU, os resultados são em geral mais próximos, com a variante Ryzen 3 ficando muito atrás.
O DMAF5, o X35G, o UM700 e o UM250 também estão muito próximos neste aspeto.
Gráficos 3D
O conjunto de gráficos 3D testa o desempenho do dispositivo em várias APIs DirectX, desde o DX9 até ao DX12. As pontuações elevadas aqui indicam um mini PC que seria bom para jogos.
Há aqui uma tendência clara. A AMD arrasa graças às propriedades das suas APUs. Entretanto, a Intel fica significativamente atrás.
O mais forte aqui é, como seria de esperar, o X400 Ryzen 5, no entanto os outros modelos AMD estão mais próximos do que seria de esperar.
Disco
Os testes de disco dizem respeito principalmente às velocidades de leitura e escrita do dispositivo. Quanto mais elevada for esta pontuação, melhor será o desempenho geral do PC ao carregar ficheiros e programas aleatórios.
A tendência aqui parece ser vagamente baseada na marca do processador, com os dispositivos Intel a puxarem para a frente em média. O MinisForum X35G e o Beelink SEi 10 lideram o grupo com pontuações impressionantes.
Curiosamente, o MinisForum X400 Ryzen 3 supera o seu irmão maior. Mas, como a diferença é inferior a 1/100, podemos atribuir este facto mais às diferenças entre lotes de SSD utilizados do que a qualquer outra coisa.
Na parte inferior da pilha está o UM250, o que é de esperar, uma vez que é o único PC neste teste que utiliza um SSD M.2 SATA, em vez de um SSD M.2 NVMe . No entanto, isto não significa que seja lento, uma vez que continua a ser um SSD, o que o torna muito mais rápido do que um disco rígido.
Memória
Os testes de memória dizem respeito à estabilidade e ao desempenho da RAM, realizando tarefas como operações de bases de dados e testes de latência. Um bom desempenho aqui indicaria um PC que é bom para multitarefas.
Os resultados aqui são os mais próximos em toda a linha, com o X400 Ryzen 5 previsivelmente a ficar à frente, mas depois deixando três modelos diferentes lado a lado – o X400 Ryzen 3, o GTI 10 e o SEi 10.
Na retaguarda estão o UM250, o DMAF5 e o UM700 – três dispositivos muito semelhantes (todos com APUs Ryzen móveis e com caixas semelhantes)
Em geral
A pontuação global é uma amálgama aproximada de todas as pontuações das categorias. As pontuações mais altas aqui são indicativas de um melhor pacote geral, mas note que alguns PCs podem ser mais fortes em algumas áreas do que noutras.
Em primeiro lugar vem o X400 Ryzen 5, como seria de esperar nesta altura. A seguir vem o X400 Ryzen 3. Ambas são boas opções se estiver à procura de um mini PC versátil e de elevado desempenho.
Depois disso, o preço dos dispositivos e o desempenho que proporcionam são aproximadamente equivalentes, sendo os casos anómalos o UM700 – que tem um desempenho geral ligeiramente pior do que o DMAF5 – e o X35G, que tem um desempenho geral muito ligeiramente melhor do que o UM250.
O trio de dispositivos da Intel – GTi 10, SEi 10 e X35G – está na parte inferior das pontuações, o que é compreensível dado o seu preço mais baixo.
Conclusão
Obrigado por continuarem a acompanhar o benchmark até agora! Achou algum resultado surpreendente? Alguma sugestão para futuros testes de referência? Não hesite em deixar-nos um comentário ou enviar-nos um e-mail para [email protected]
Até à próxima!