Chat with us, powered by LiveChat

GPD Pocket 4 Análise – O mini portátil de que tens estado à espera!

GPD Pocket 4 Review
GPD Pocket 4 Review
Avaliação do GPD Pocket 4
  • Design
    (5)
  • Build Quality
    (5)
  • Display
    (5)
  • Performance
    (5)
  • Features
    (5)
  • Software
    (4.5)

Resumo

O GPD Pocket 4 é um portátil 2-em-1 compacto com um ecrã tátil de 8,8 polegadas 144Hz 2560×1600, portas modulares e opções de configuração potentes, incluindo o AMD Ryzen 9 AI HX 370 com GPU 890M, até 64GB de RAM LPDDR5x e armazenamento SSD NVMe de 2TB, o que o torna a escolha ideal para profissionais que procuram portabilidade e desempenho.

Overall
4.9
Sending
User Review
0 (0 votes)

Pros

  • Ecrã melhorado de 8,8″ com resolução de 1600P e taxa de atualização de 144Hz
  • Escolhe entre o AMD Ryzen 7 8840U de elevado desempenho ou o Ryzen 9 AI HX 370 mais rápido
  • Porta modular com opções de módulos RS-232, 4G LTE e KVM
  • Conectividade melhorada com HDMI 2.1, USB4, ethernet de 2,5 Gbps, WiFi 6E, Bluetooth 5.3

Cons

  • A caneta ativa não é suportada, apenas a caneta capacitiva é suportada.

A série GPD Pocket talvez não tenha recebido tanta atenção como os seus homólogos de jogos, mas sempre fomos fãs deste mini portátil e tablet 2 em 1 para produtividade e utilização industrial. Este GPD Pocket 4 é uma amostra de pré-produção com o processador HX 370, pelo que alguns aspectos podem mudar no modelo final. Vamos descobrir mais sobre ele na nossa análise do GPD Pocket 4 e, depois, comparar as alterações com o GPD Pocket 3.

Vídeo de avaliação do GPD Pocket 4

Visão geral do GPD Pocket 4

Vamos dar início à nossa análise do GPD Pocket 4 com uma visão geral e comparação. O portátil ultra-portátil GPD Pocket 4 mede 8,14 x 5,6 x 0,87 polegadas (20,68 × 14,45 × 2,22 cm) e pesa 785g (1,7 lbs). Em comparação com o GPD Pocket 3, é ligeiramente maior e mais pesado.

Com as dimensões e o peso ligeiramente maiores, obtemos um ecrã tátil de 8,8″, 144Hz, resolução de 2560×1600. Um bom aumento em relação ao ecrã tátil de 8″ e 60Hz com uma resolução de 1920×1200 encontrado na série GPD Pocket 3. Nota: um stylus ativo não é compatível e requer um stylus capacitivo.

Visor e câmara GPD Pocket 4
Visor e câmara GPD Pocket 4

Na área superior esquerda encontra-se uma câmara nova e melhorada com uma resolução de 2592×1944 com enquadramento automático e brilho de vídeo. Mais uma boa atualização em relação à câmara de 1600×1200 existente no Pocket 3.

Filmagens da câmara GPD Pocket 4
Uma imagem do vídeo do GPD Pocket 4

Passando para a metade inferior do Pocket 4, vemos a disposição familiar de três botões do rato à esquerda e um touchpad à direita. Tal como no Pocket 3, o touchpad não é clicável, pelo que terás de utilizar os botões do rato à esquerda para arrastar e largar, por exemplo. O botão de ligar/desligar com impressão digital integrada foi deslocado da zona central para a parte frontal do dispositivo.

GPD Pocket 4 Botões do touchpad e do rato
GPD Pocket 4 Botões do touchpad e do rato

O teclado é praticamente o mesmo que o Pocket 3, com o seu premiado teclado chiclet “chocolate”. É retroiluminado e pode ser ligado e desligado através da combinação do teclado, desligando-se automaticamente quando não há atividade e acendendo-se quando se prime uma tecla.

O teclado GPD Pocket 4 de perto
O teclado GPD Pocket 4 de perto

O teclado tem um bom tamanho, suficientemente grande para escrever facilmente durante longos períodos de tempo. As teclas são de baixo perfil e requerem um esforço mínimo para serem premidas. Utilizo o teclado Pocket 3 há alguns anos e nunca tive quaisquer problemas ao escrever documentos, tomar notas, etc.

No lado esquerdo, tens uma porta HDMI 2.1 seguida de uma porta USB-A 3.2 Gen 2. E no lado direito tens uma tomada de áudio de 3,5 mm e uma porta USB-A.

Na parte de trás do GPD Pocket 4 há uma porta ethernet de 2,5 Gbps, uma porta USB-C para carregamento, seguida de uma porta USB4 para periféricos de alta velocidade, como uma eGPU. E à direita está a porta modular, que será fornecida com o módulo de leitura de cartões Micro SD por defeito. Mais informações sobre a porta modular em breve.

A porta HDMI e as duas portas USB-C podem ser utilizadas para ligar a um monitor ou a uma TV, suportando até três monitores externos, o que é muito útil se gostas de fazer várias tarefas ao mesmo tempo!

Configuração do monitor externo triplo GPD Pocket 4
Configuração do monitor externo triplo GPD Pocket 4

E os dois altifalantes que se encontram na parte da frente são de grande qualidade. É sempre difícil reproduzir em vídeo os sons de áudio gravados externamente, mas vê no nosso vídeo acima um clássico para ouvires.

Design 2 em 1 para computador portátil e tablet

A seguir, na nossa análise do GPD Pocket 4, damos uma vista de olhos a um dos destaques dos portáteis compactos, o design 2 em 1 de portátil e tablet.

GPD Pocket 4 Modo de apresentação
GPD Pocket 4 Modo de apresentação

A metade superior do GPD Pocket 4 pode ser rodada sozinho 180 graus para mostrar o ecrã a alguém à tua frente, e depois dobrada para o transformar num tablet.

Já dei por mim a alternar entre o computador portátil e o tablet, quando necessário, muitas vezes. É uma funcionalidade fantástica e abre sempre os olhos quando mudas de modo à frente de alguém 🙂

GPD Pocket 4 em modo tablet vertical
GPD Pocket 4 em modo tablet vertical

Porta modular

Outra caraterística que não podíamos perder na nossa análise do GPD Pocket 4 é a porta modular deste portátil para a indústria. Como mencionámos, o GPD Pocket 4 virá com o módulo de leitura de cartões Micro SD como padrão. No lançamento, haverá também um módulo RS-232, um módulo 4G LTE e um módulo KVM de porta única. Os módulos do GPD Pocket 3 não são compatíveis com o Pocket 4.

GPD Pocket 4 Desaparafusar a porta modular
GPD Pocket 4 Desaparafusar a porta modular

A troca de módulos é feita em poucos instantes. Basta remover os dois parafusos de fixação, retirar o módulo, substituí-lo pelo novo e voltar a colocar os parafusos. Ainda não temos os outros módulos, mas vamos vê-los num outro vídeo.

A porta modular em si é uma óptima caraterística. Sabemos, pelo Pocket 3, quantos clientes queriam uma só para os módulos RS-232 e KVM. Não há qualquer confusão com addons, cabos ou dongles de terceiros, literalmente plug and play. Este é um dos grandes pontos de venda do GPD Pocket 4 e por uma boa razão.

Especificações técnicas do GPD Pocket 4

Como parte da nossa análise do GPD Pocket 4, damos uma vista de olhos às Especificações Técnicas e realizamos alguns testes de duração da bateria, ruído da ventoinha e temperatura neste portátil compacto. O GPD Pocket 4 estará disponível em duas configurações de processador.

MODELO AMD RYZEN 7 8840UAMD RYZEN 9 AI HX 370 MODELO
CPUAMD Ryzen 7 8840UAMD Ryzen AI 9 HX 370
CORES/TRAÇOS8C / 16T12C / 24T
RELÓGIO DE BASE3,3 GHz2,0 GHz
RELÓGIO DE IMPULSO MÁXIMO5,1 GHz5,1 GHz
DESEMPENHO DA IA16 TOPS50 TOPS
DESEMPENHO TOTAL DO PROCESSADOR38 TOPS80 TOPS
TDP28W a 35W35W a 60W
GPUAMD Radeon 780MAMD Radeon 890M
ARQUITECTURAZen 4 (Hawk Point)Zen 5 (Ponto Strix)

As outras especificações são partilhadas entre as duas configurações de CPU.

VISUALIZAR8,8″, 144 Hz, 2560 × 1600, multi-toque de 10 pontos
RAM16GB, 32GB, 64GB LPDDR5x dependendo da configuração da CPU
ARMAZENAMENTOSSD NVMe PCI-E Gen 4.0 de 1TB, 2TB, 4TB, dependendo da configuração da CPU
CÂMARACâmara de enquadramento automático 2592 × 1944
COMUNICAÇÕES2.5Gbps ethernet
Wi-Fi 6E
Bluetooth 5.3
E/S1x USB4
1x USB-C
2x USB A (2.0 e 3.2 Gen 2)
1x HDMI 2.1
1x RJ45 2.5Gbps
1x Tomada de áudio de 3,5 mm
1x Porta Modular (com módulo leitor de cartões microSD)
BATERIABateria recarregável de 45Wh

A alimentar tudo isto está uma bateria de 45Wh que suporta um carregamento rápido PD de 100W. Relembra-te que isto é para o modelo com processador HX 370. Nos nossos testes de duração da bateria, com 28W TDP e luminosidade total a 144Hz, obtivemos 1 hora e 1 minuto em carga total, executando o benchmark Cinebench em loop. Para uma utilização diária média, por exemplo, navegar na Internet, ver vídeos ou trabalhar em documentos de escritório, tens cerca de 5 horas ou mais. É claro que podes aumentar a duração média da bateria baixando a taxa de atualização para 60Hz e activando o TDP automático a pedido, por exemplo.

Enquanto realizávamos os testes de bateria, também medimos o ruído da ventoinha e as temperaturas. Quando em repouso, obtivemos 43dB pouco audíveis, e com carga total – uns 67 dB bastante altos. Pensamos que a curva da ventoinha é um pouco alta demais e desnecessária, imaginamos que isto será alterado antes do lançamento.

GPD Pocket 4 Carga total térmica
GPD Pocket 4 Carga total térmica

Quanto às temperaturas, obtivemos 30°C ao ralenti e 49°C com carga total. Mais frio do que o teu portátil habitual, mas isto deve-se ao facto de as ventoinhas funcionarem a toda a velocidade.

Referências de sistema

Como o GPD Pocket 4 é um modelo de pré-produção, não iremos efetuar uma vasta gama de benchmarks na nossa análise do GPD Pocket 4 até termos o modelo final para o consumidor. Também vale a pena notar que o GPD Duo também era um modelo de pré-produção. Quando os modelos finais forem lançados, teremos os benchmarks completos para ambos.

Cinebench R24

O Cinebench testa o desempenho do processador de núcleo único e multi-core.

GPD Pocket 4 CINEBENCH 2024 Comparação de referências
GPD Pocket 4 CINEBENCH 2024 Comparação de referências

Obtemos pontuações quase idênticas para o desempenho de núcleo único, o que é bom de ver. No entanto, o desempenho multi-core é um pouco inferior.

GeekBench 6

GeekBench também testa o desempenho dos processadores single e multi-core. Vemos pontuações bastante semelhantes para o Pocket 4 e o Duo, ambos superando os dispositivos da geração 8840U anterior.

GPD Pocket 4 GEEKBENCH 6 Comparação de Benchmark
GPD Pocket 4 GEEKBENCH 6 Comparação de Benchmark

GeekBench AI

E para os testes GeekBench AI, que como o nome sugere, testa o desempenho AI do processador. O Pocket 4 obteve resultados visivelmente mais elevados do que o Duo. Voltámos a fazer estes testes e obtivemos novamente pontuações semelhantes, tendo em conta que estes são modelos de pré-produção.

Comparação de Benchmark GPD Pocket 4 GEEKBENCH AI
Comparação de Benchmark GPD Pocket 4 GEEKBENCH AI

3DMark

O 3DMark testa o desempenho da CPU e da GPU a trabalhar em conjunto. É uma excelente forma de ver o desempenho geral não só para jogos, mas também para edição de vídeo, por exemplo.

Comparação de Benchmark 3DMARK do GPD Pocket 4
Comparação de Benchmark 3DMARK do GPD Pocket 4

Nos três testes de benchmark obtivemos bons resultados para o Pocket 4, comparáveis aos do Duo. Ambos os modelos aumentaram o desempenho em relação à geração anterior 8840U.

Referências de jogos

Embora não seja um dispositivo de jogos, é mais do que capaz de executar jogos AAA, basta ligar um comando e estás pronto para jogar. Como se trata de um modelo de pré-produção, só estamos a testar a 1080P e 720P a 28W na nossa análise do GPD Pocket 4 para podermos fazer uma comparação aproximada. Nota que os benchmarks Duo foram realizados com as versões anteriores do controlador e com o 8840U do início deste ano, pelo que podem existir algumas diferenças entre o desempenho das versões do controlador.

Forza Horizon 5

Para o Forza Horizon 5, estamos a utilizar as definições gráficas Muito baixas. A 1080P podemos ver que o Pocket 4 tem um desempenho inferior ao Duo, mas um bom aumento nos modelos 8840U. No entanto, a 720P podemos ver as posições trocadas com um desempenho superior ao do Duo.

Comparação de Benchmark do GPD Pocket 4 FORZA HORIZON 5
Comparação de Benchmark do GPD Pocket 4 FORZA HORIZON 5

Shadow of the Tomb Raider

Shadow of the Tomb Raider apresenta sempre resultados diferentes com base nos controladores gráficos. Mas podemos ver que o GPD Pocket 4 leva a melhor nos resultados de benchmark de 1080P e 720P.

Comparação de Benchmark do GPD Pocket 4 SHADOW OF THE TOMB RAIDER
Comparação de Benchmark do GPD Pocket 4 SHADOW OF THE TOMB RAIDER

Resumo da referência

Levando em conta que tanto o Duo como o GPD Pocket 4 são modelos de pré-produção, os resultados dos benchmarks são bastante variados com vitórias e derrotas em ambos. No geral, os resultados são muito bons para este portátil para empresas, especialmente quando comparados com os resultados de benchmark da geração anterior do 8840U. Quando virmos os modelos finais e os controladores tiverem melhorado, deveremos ver resultados ainda mais elevados e estáveis.

Suporte da estação de ancoragem GPD G1 eGPU

Embora o GPD Pocket 4 não tenha uma porta OCuLink, podes usá-lo com a estação de ancoragem GPD G1 eGPU através da porta USB 4.

GPD Pocket 4 com estação de ancoragem GPD G1 eGPU
GPD Pocket 4 com estação de ancoragem GPD G1 eGPU

A AMD Radeon RX 7600M XT proporciona um grande impulso no processamento gráfico, ideal não só para jogos, mas também para tarefas multimédia mais exigentes, como software 3D, edição e renderização de vídeo.

GPD Pocket 4 – Considerações finais

Chegou a altura de resumir as nossas ideias sobre esta análise do GPD Pocket 4. O tempo que passámos até agora com o GPD Pocket 4 foi ótimo. A série Pocket de computadores portáteis leves tem sido uma das minhas preferidas para utilização no trabalho diário desde há vários anos. Cabe num pequeno saco e pode ser facilmente transportado sem ser demasiado pesado ou atrapalhar. Para mim, este é o principal argumento de venda.

A seguir vem o desempenho, o GPD Pocket 3 estava a ficar um pouco velho e precisava desesperadamente de um novo modelo para o atualizar. Há alguns meses atrás, tinham modelos com processadores de desempenho inferior. São óptimos para a tua utilização média diária, mas se quisesses algo com mais potência, não tinhas sorte.

Editar um vídeo com o GPD Pocket 4
Editar um vídeo com o GPD Pocket 4

O GPD Pocket 4 com os processadores 8840U e HX 370 são excelentes opções de atualização. Conhecemos o bom desempenho do 8840U dos outros modelos GPD WIN 4, MAX 2 e Mini e é um ótimo portátil para estudantes. E se quiseres aquele impulso extra para software mais exigente, temos o HX 370 que vimos neste artigo.

O GPD Pocket 4, com qualquer um dos CPUs, é um mini portátil fantástico, com um ecrã maior, taxas de atualização mais elevadas e mais portas modulares. O GPD Pocket 4 é definitivamente um a considerar como o teu próximo mini portátil!

Jogar um jogo com um comando no GPD Pocket 4
Jogar um jogo com um comando no GPD Pocket 4

Mal podemos esperar pelo modelo final do GPD Pocket 4 para o testarmos com a nossa gama habitual de benchmarks, bem como para verificarmos os novos módulos. Diz-nos se há algo em particular que gostarias de ver. Antes de fazermos a análise final no início do próximo ano, teremos alguns vídeos separados para jogos, IA, etc., por isso fica atento a eles.

Com isto concluímos a nossa análise principal do GPD Pocket 4. A seguir, queremos comparar a GPD Pocket 4 com a GPD Pocket 3, se estiveres a pensar em fazer uma atualização ou não tiveres a certeza de qual o modelo a comprar.

GPD Pocket 4 vs GPD Pocket 3 Tamanho físico e peso

Uma das caraterísticas de destaque da série GPD Pocket é o seu design compacto e leve. O GPD Pocket 3 mede 7,5 x 5,3 x 0,7 polegadas (19,2 × 13,7 × 2 cm) e pesa apenas 720 g (1,6 lbs). O seu tamanho e peso fazem dele um portátil leve ideal para quem precisa de viajar frequentemente ou trabalhar em movimento. Este computador portátil compacto é suficientemente pequeno para caber na maioria das malas sem adicionar um volume significativo, o que o torna um dos computadores portáteis mais convenientes tanto para estudantes como para profissionais do sector.

GPD Pocket 4 vs GPD Pocket 3
GPD Pocket 4 vs GPD Pocket 3

O GPD Pocket 4, por outro lado, é ligeiramente maior e mais pesado, medindo 8,14 x 5,6 x 0,87 polegadas (20,68 × 14,45 × 2,22 cm) e pesando 785g (1,7 lbs). O tamanho e o peso adicionais são acompanhados de vantagens significativas, como hardware melhorado e um ecrã maior. Apesar disso, ambos os dispositivos continuam a ser excelentes exemplos de computadores portáteis ultra-portáteis, com o Pocket 3 a oferecer uma melhor portabilidade e o Pocket 4 a proporcionar um equilíbrio entre portabilidade e potência.

Comparação entre os ecrãs do GPD Pocket 4 e do GPD Pocket 3

O ecrã é uma área em que a comparação entre o GPD Pocket 4 e o GPD Pocket 3 destaca uma atualização significativa. O GPD Pocket 3 possui um ecrã tátil de 8 polegadas com uma resolução de 1920×1200 e uma taxa de atualização de 60Hz. Este ecrã é adequado para tarefas diárias como edição de documentos, navegação na Web e consumo de multimédia. Embora seja suficiente para a maioria dos utilizadores, falta-lhe a vibração e a nitidez que os utilizadores modernos podem esperar de computadores portáteis de pequenas dimensões de qualidade superior.

O GPD Pocket 4 eleva a experiência de visualização a um novo nível com o seu ecrã tátil de 8,8 polegadas. Apresenta uma resolução de 2560×1600, uma taxa de atualização de 144Hz e um brilho de 500 nits. O ecrã maior proporciona mais espaço para multitarefas e imagens mais nítidas para consumo de multimédia ou apresentações. No entanto, requer uma caneta capacitiva em vez de uma caneta ativa, o que pode ser um problema para os utilizadores que pretendem utilizá-lo para desenhar ou tomar notas.

No geral, o ecrã do Pocket 4 é um claro vencedor nesta categoria, tornando-o uma excelente escolha para quem procura computadores portáteis para apresentações de negócios ou para estudantes que necessitam de clareza para os seus projectos.

Toma decisões rápidas: A qualidade da câmara do GPD Pocket 4 e do GPD Pocket 3

A câmara do GPD Pocket 4 sofreu uma atualização significativa em relação ao GPD Pocket 3, tornando-o mais adequado às necessidades modernas de videoconferência e criação de conteúdos. O Pocket 3 possui uma câmara com resolução de 1600×1200 e 2 milhões de pixéis, oferecendo uma funcionalidade básica para tarefas como chamadas de vídeo ou fotografias rápidas. Embora útil, carece de funcionalidades avançadas que se estão a tornar padrão nos dispositivos actuais.

As fotografias acima foram tiradas com a aplicação Câmara do Windows nas definições predefinidas. As imagens estão tal como foram guardadas e não foram modificadas.

Em comparação, o Pocket 4 está equipado com uma câmara com uma resolução de 2592×1944, oferecendo imagens mais nítidas e mais detalhes com a sua contagem de píxeis melhorada. Além disso, introduz o enquadramento automático e o controlo do brilho do vídeo do sistema, melhorando o seu desempenho em condições de iluminação dinâmicas ou quando se move durante uma chamada. Estes avanços tornam o Pocket 4 uma opção mais versátil para profissionais e estudantes que dependem de vídeo de alta qualidade para reuniões virtuais, apresentações ou aulas online.

O design 2 em 1: Adaptabilidade no seu melhor

Ambos os modelos apresentam um design 2 em 1 versátil que permite que os dispositivos transitem sem problemas entre os modos portátil e tablet. Ambos os ecrãs podem rodar 180 graus, permitindo aos utilizadores apresentar conteúdos a outras pessoas ou dobrá-los para os utilizar como um tablet. Esta adaptabilidade faz com que seja uma excelente escolha para computadores portáteis para estudantes que precisam de alternar entre tomar notas e fazer investigação ou computadores portáteis para profissionais de negócios que fazem apresentações frequentemente.

O GPD Pocket 4 mantém esta caraterística adorada, melhorando a experiência geral. O seu ecrã maior melhora o modo tablet, oferecendo mais espaço para interações, quer estejas a esboçar ideias ou a colaborar em projectos. O mecanismo de articulação é também mais robusto, garantindo transições suaves entre modos. Esta funcionalidade 2 em 1 é uma caraterística da série GPD Pocket, tornando estes dispositivos opções de destaque entre os computadores portáteis leves.

Comparação de desempenho entre o GPD Pocket 4 e o GPD Pocket 3

Quando comparas o GPD Pocket 4 com o GPD Pocket 3, o desempenho é um fator chave de diferenciação. O modelo mais recente do GPD Pocket 3 inclui um processador Intel Pentium 7505, que é adequado para tarefas básicas do dia a dia, como o processamento de texto e a navegação na Web. Embora seja suficiente para utilizadores casuais, pode ter dificuldades com aplicações exigentes, o que o torna menos ideal para utilizadores avançados que procuram computadores portáteis ultra-portáteis.

GPD Pocket 4 vs. GPD Pocket 3 COMPARAÇÃO DE PONTOS DE REFERÊNCIA
GPD Pocket 4 vs. GPD Pocket 3 COMPARAÇÃO DE PONTOS DE REFERÊNCIA

Em contrapartida, o Pocket 4 apresenta os processadores AMD Ryzen, incluindo o Ryzen 7 8840U e o Ryzen 9 AI HX 370. Estes CPUs oferecem melhorias significativas de desempenho, com o Ryzen 9 a apresentar 12 núcleos e 24 threads, tornando-o numa potência para multitarefas e cargas de trabalho exigentes. Os testes de referência, como o Cinebench e o Geekbench, mostram que o GPD Pocket 4 ultrapassa largamente o Pocket 3 em testes de núcleo único e multi-núcleo. Para qualquer pessoa que necessite de um elevado desempenho num computador portátil de pequenas dimensões, o Pocket 4 é a escolha certa.

GPD Pocket 4 vs. GPD Pocket 3 COMPARAÇÃO DE CINEMA
GPD Pocket 4 vs. GPD Pocket 3 COMPARAÇÃO DE CINEMA

Capacidades de IA: Avança para o futuro

O processamento de IA é uma consideração crescente nos computadores portáteis modernos e a comparação entre o GPD Pocket 4 e o GPD Pocket 3 revela avanços significativos. O GPD Pocket 3 baseia-se no processamento integrado básico, que é suficiente para uma utilização geral, mas carece de capacidades de IA especializadas.

O GPD Pocket 4 redefine as capacidades de IA em dispositivos ultra-portáteis com os seus notáveis 80 TOPS (Triliões de Operações por Segundo) de poder de computação de IA, superando significativamente os concorrentes como o Qualcomm Snapdragon X Elite com 45 TOPS e o Apple M4 com 38 TOPS.

Edição de vídeo no GPD Pocket 4
Edição de vídeo no GPD Pocket 4

O portátil compacto Pocket 4 está equipado com um processador AMD Ryzen AI 9 HX 370 com tecnologia XDNA 2 integrada, que suporta aprendizagem automática avançada, análise de dados em tempo real e automatização inteligente. As principais funcionalidades incluem produtividade melhorada através de fluxos de trabalho acelerados por IA, suporte para grandes modelos de IA com até 16 GB de memória atribuída por GPU, compatibilidade com aplicações de IA de ponta e ferramentas de desenvolvimento e potencial para processamento de IA no dispositivo que reduz a dependência de serviços na nuvem.

Quando emparelhado com o acessório opcional GPD G1 eGPU docking station, o desempenho total de IA do Pocket 4 atinge uns impressionantes 108 TOPS, melhorando ainda mais as suas capacidades para tarefas de IA exigentes. Esta potência adicional do acessório GPD G1 representa um aumento substancial na capacidade de processamento, posicionando o Pocket 4 como líder na sua classe para aplicações orientadas para a IA.

GPD Pocket 4 vs GPD Pocket 3 Desempenho gráfico

O desempenho gráfico é outra área em que o Pocket 4 supera o GPD Pocket 3. Os gráficos Intel integrados do Pocket 3 são adequados para as tarefas diárias, mas não são suficientes para jogos ou edição de multimédia. Em contrapartida, o Pocket 4 oferece GPUs Radeon 780M ou 890M, proporcionando um aumento significativo das capacidades gráficas.

GPD Pocket 4 vs GPD Pocket 3 COMPARAÇÃO DO BENCHMARK TIME SPY
GPD Pocket 4 vs GPD Pocket 3 COMPARAÇÃO DO BENCHMARK TIME SPY

Para os utilizadores que necessitam de ainda mais potência, o GPD Pocket 4 é compatível com a estação de ancoragem GPD G1 eGPU através da porta USB 4. Este emparelhamento permite ao dispositivo lidar com jogos AAA e tarefas com muitos recursos, como renderização 3D ou edição de vídeo, tornando-o um verdadeiro concorrente entre os computadores portáteis ultra-portáteis para utilização profissional e pessoal.

O GPD Pocket 4 pode correr os jogos mais recentes
O GPD Pocket 4 pode correr os jogos mais recentes

Especificações técnicas do GPD Pocket 4 vs GPD Pocket 3

BLOQUEIO GPD 3GPD POCKET 4
CPUPentium® Gold 7505
Core™ i7-1195G7
Pentium® Silver N6000
Ryzen 7 8840U
Ryzen AI 9 HX 365
Ryzen AI 9 HX 370
GPU(Pentium® Gold 7505) Gráficos UHD
(Core™ i7-1195G7) Gráficos Iris® Xe
(Pentium® Silver N6000) Gráficos UHD
(8840U) AMD Radeon 780M
(HX 365) AMD Radeon 880M
(HX 370) AMD Radeon 890M
RAM(Pentium® Silver N6000) 8GB
(Core™ i7-1195G7) 16GB
(Pentium® Gold 7505) 16GB
16GB, 32GB, 64GB LPDDR5X 7500 MT/s
ARMAZENAMENTO(Pentium® Gold 7505) 512GB
(Core™ i7-1195G7) 1TB
(Pentium® Silver N6000) 512GB
NVMePCI-E Gen 3.0
1TB, 2TB, 4TB NVMe PCI-E Gen 4.0
COMUNICAÇÕESWi-Fi 6
Bluetooth 5
Ethernet de 2,5 Gbps
Wi-Fi 6E
Bluetooth 5.3
Ethernet de 2,5 Gbps
VISUALIZAR8″, 1920×1200, 60Hz, 284 PPI8,8″, 2560×1600, 144 Hz, 343 PPI, 500 nits
E/S(Core™ i7-1195G7) 1x Thunderbolt 4 USB Tipo C
(Pentium® Gold 7505) 1x Thunderbolt 4 USB Type-C
(Pentium® Silver N6000) 1x USB Type-C 3.2 Gen 2
1x USB 4.0 Type-C,
1x USB Type-C
1x USB Type-A 2.0
1x USB Type-A 3.2 Gen 2
BATERIA38,5Wh Li-po44,8Wh Li-po
COMPRAELEREAQUI

Principais destaques do GPD Pocket 4 vs GPD Pocket 3

GPD Pocket 4 e e GPD Pocket 3
GPD Pocket 4 e e GPD Pocket 3

Podes ler a nossa análise do GPD Pocket 3 (7505) aqui,. O Pocket 3 destaca-se como um portátil leve e económico, com excelente portabilidade e potência suficiente para as tarefas básicas. No entanto, o Pocket 4 é um claro vencedor para os utilizadores que necessitam de um desempenho superior, melhores ecrãs e funcionalidades preparadas para o futuro. Os seus avanços no processamento de IA, portas modulares e capacidades gráficas fazem dele a melhor escolha para utilizadores avançados e profissionais que procuram o derradeiro portátil de pequenas dimensões.

Onde comprar o GPD Pocket 3 e o GPD Pocket 4?

Podes saber mais e comprar o GPD Pocket 3 aqui, e comprar o GPD Pocket 4 aqui. Todos os dispositivos GPD têm uma garantia de dois anos com a DROIX.

Conclusão: É a tua vez de decidir

O debate entre a GPD Pocket 4 e a GPD Pocket 3 depende, em última análise, das tuas necessidades. Se dás prioridade a uma portabilidade extrema e a um preço acessível, o GPD Pocket 3 continua a ser uma excelente escolha. No entanto, se precisares de mais potência, um ecrã mais nítido e funcionalidades melhoradas, o GPD Pocket 4 é um investimento que vale a pena. Diz-nos nos comentários qual o modelo que mais te convém e como tencionas utilizá-lo – quer seja como computador portátil para estudantes, para trabalho ou para outra coisa qualquer!

Email

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.