Chat with us, powered by LiveChat

Guia essencial de compra de Mini PCs e NUCs – Principais coisas que você deve saber antes de comprar

Olá! É possível que tenha lido recentemente sobre um tipo de computador chamado “Mini PC”. O que é exatamente um mini PC, perguntam vocês? Nós da DroiX elaboramos este guia manual para ajudá-lo a entender e, possivelmente, economizar dinheiro durante o processo também! Continue a ler!

O que é um mini PC?

Um Mini PC – fiel ao seu nome, é exatamente isso. Um PC de dimensões reduzidas em comparação com um computador de secretária mais tradicional que já se encontra em casa ou no escritório.

Embora seja difícil dizer qual foi o primeiro “mini PC”, o conceito geral foi adquirido pela necessidade e desejo de ter aparelhos electrónicos cada vez mais pequenos em casa e no escritório

Os mini PCs são criados utilizando placas de circuito personalizadas concebidas para se adaptarem a caixas únicas e especialmente concebidas, de modo a minimizar a quantidade de espaço ocupado e maximizar o fluxo de ar e a dissipação de calor.

Quão pequeno é um mini PC?

Quais são os prós e os contras de um mini PC?

Vantagens de um Mini PC

Fácil de configurar

De longe, a maior vantagem de um Mini PC é a simplicidade da sua configuração. Em comparação com o peso e o esforço envolvidos na montagem de um PC em torre, um mini PC pode ser resumido essencialmente como:

  • Ligar a fonte de alimentação
  • Ligar o monitor
  • Ligue o teclado, o rato e quaisquer outros acessórios que possa ter.

E está pronto para ir. É como um PC pré-construído, mas muito mais leve!

Tamanho pequeno

Outra vantagem de um Mini PC é, fiel ao seu nome, o seu tamanho miniatura. A maioria pode ser segurada confortavelmente com uma só mão.

Isto torna-os muito fáceis de colocar numa variedade de locais, como numa secretária ou numa prateleira. No entanto, não se esqueça de ter em conta o fluxo de ar (se as aberturas de ventilação estiverem bloqueadas, pode causar problemas de sobreaquecimento).

comparação de tamanhos de mini pc

Eficiência energética

Os mini PCs contêm frequentemente processadores que são ajustados para um TDP (Thermal Design Power) mais baixo, o que os torna muito mais eficientes em termos de consumo de energia do que um sistema de desktop completo, que pode funcionar com um TDP superior a 300+ watts.

Desvantagens de um Mini PC

Falta de potência bruta

Embora os mini PCs possam ser potentes, nunca serão tão potentes como um computador de secretária topo de gama. Isto deve-se a uma série de factores que desencadeiam uma forma de efeito de arrastamento.

O tamanho reduzido de um mini PC significa que não é possível instalar uma solução de arrefecimento tão potente no interior do chassis.
Isto significa que o mini PC não pode funcionar com uma carga tão elevada devido à falta de arrefecimento.
Isto significa que será utilizada uma CPU menos potente em geral (porque não faz sentido utilizar uma CPU que não pode ser utilizada no seu potencial máximo de forma segura).

Muitos mini PCs utilizam CPUs de computadores portáteis, que são naturalmente concebidos para consumir menos energia e gerar menos calor (uma vez que se destinam a ser portáteis e a funcionar com bateria). No entanto, existem alguns raros que utilizam CPUs de secretária. São um pouco maiores e mais ruidosos devido ao arrefecimento mais robusto necessário, mas são também muito mais potentes. O melhor exemplo disto é o MinisForum X400.

Falta de capacidade de expansão

Para manter o tamanho reduzido, as placas de circuito impresso especializadas usadas nos mini PCs geralmente não são muito expansíveis para além do que são quando os adquirimos. No máximo, poderá ser possível atualizar a RAM, o SSD ou adicionar uma unidade de 2,5 polegadas para maior capacidade de armazenamento. Não existem ranhuras PCI ou PCI-e que possam ser utilizadas para acrescentar funções adicionais.

Para além da expansão de RAM/Armazenamento, a maior parte das soluções externas são hubs USB, discos rígidos externos e acessórios semelhantes.

Os nossos mini PCs mais expansíveis têm de ser os modelos Beelink GTi e GT-R. Ao contrário da maioria, têm capacidade para conter dois módulos M.2 22*80 SSDs (um NVMe, um SATA) e uma unidade SATA de 2,5 polegadas no topo. Também têm seis portas USB + uma porta USB-C para facilitar as ligações periféricas.


Para que serve um mini PC?

Devido a todas as vantagens enumeradas anteriormente, os mini PCs são muito adequados para inúmeras aplicações.

Utilização quotidiana

compras online mini PC

Precisa de um PC para navegar na Internet? Um PC para compras em linha? Um PC para as redes sociais? E que tal um PC para videochamadas com a família/amigos? Um Mini PC é a opção perfeita para quem precisa de um dispositivo simples para se manter ligado na era digital, mas não se sente à vontade para utilizar um telemóvel para o fazer.

Neste sentido, não é necessário um modelo potente. Algo como o Beelink GTi 10 ou o Minisforum X35G seria uma excelente escolha. Também sugerimos o DroiX Proteus 10 se quiser algo com um pouco mais de “potência”.

O mini PC para escritório em casa

Configuração do PC do escritório em casa

Com a mudança para o trabalho remoto nos últimos tempos, os Mini PCs tornaram-se uma opção cada vez mais popular para quem procura um PC para trabalhar a partir de casa.

Para isso, aconselhamos que vá até ao limite do seu orçamento para garantir que pode trabalhar com o mínimo de problemas. Um modelo como o DroiX Proteus 10S ou o MinisForum X400(Ryzen 3 ou Ryzen 5) seria uma boa escolha, uma vez que proporcionam um elevado desempenho e versatilidade em qualquer ambiente de escritório.

Solução empresarial PC

Solução para PCs empresariais

Graças à sua facilidade de configuração e dimensões reduzidas, os mini PCs são uma solução de TI altamente desejável para ambientes empresariais.

Como administrador/CIO, a perspetiva de ter de gerir vários sistemas únicos pode ser uma tarefa assustadora. No entanto, ao implementar um modelo consistente de mini PC numa escola, escritório ou outro ambiente empresarial, reduz o número de variáveis em jogo, o que ajuda o pessoal de suporte técnico a manter-se mais eficiente no que diz respeito à manutenção e resolução de problemas.

É difícil recomendar um PC em particular para este fim devido à grande variedade de variáveis. O melhor é escrever uma lista dos seus critérios (portas USB, características específicas, etc.) e, em seguida, navegar pela nossa seleção aqui para encontrar o modelo que mais os satisfaz. Se tiver mais perguntas, pode contactar-nos em [email protected] e teremos todo o gosto em ajudar.

PC dedicado para transmissão em direto

Mini PC para transmissão em direto

Os mini PCs são uma óptima solução para um PC dedicado ao streaming. O seu tamanho reduzido e a facilidade de configuração tornam-nos muito fáceis de utilizar em locais, eventos e noutros locais onde possa não ter tempo ou espaço para preparar um PC de torre completo.

Note-se que por PC dedicado ao streaming entendemos exatamente isso – um PC cujo único objetivo é executar o software de streaming (OBS, etc.). Se estiver a utilizar o dispositivo para jogar e transmitir jogos, o desempenho poderá ser afetado, dependendo de vários factores (qualidade da transmissão, intensidade do jogo, etc.).

Para tal, é necessário um mini PC potente. Algo como o Minisforum DMAF5 ou o Minisforum X400 Ryzen 3 PRO. O DroiX Proteus 10S também pode ser uma boa escolha para configurações de streaming mais portáteis, graças à sua antena que aumenta a estabilidade do Wi-Fi.

Para mais informações sobre PCs para streaming, consulte o nosso guia sobre como escolher um PC dedicado para streaming.

PC de sinalização digital

Mini PC de sinalização digital

Um PC de sinalização digital é um PC que é deixado a circular através de vídeo, páginas Web e outros meios de comunicação num ciclo contínuo durante um período de tempo arbitrário. Os mini PCs são óptimos para este fim devido ao seu baixo perfil e TDP mais baixo (o que significa contas de energia mais baixas em geral).

Modelos económicos como o Beelink T34 e o DroiX T12 são perfeitos para esta aplicação.

Centro multimédia PC

Mini PC de centro multimédia

Um mini PC é perfeitamente adequado para funcionar como o núcleo do seu centro multimédia doméstico. A maioria utiliza o Windows 10, que lhe permite utilizar uma variedade de serviços e aplicações de streaming, quer através do seu navegador Web, quer através de plataformas mais dedicadas, como o Kodi.

Para os mais técnicos, também é possível utilizar um mini PC como controlador para uma solução NAS improvisada, se ligada a discos rígidos externos.

Para isso, o PC que vai querer varia consoante o seu caso de utilização. Se for utilizado estritamente como dispositivo de transmissão para netflix/prime video/etc., vai querer, no mínimo, algo como o MinisForum UM250 ou o Beelink SEi 10. Para aplicações mais pesadas (tais como atuar como um anfitrião de streaming) poderá querer um modelo ligeiramente mais potente. Como o DroiX Proteus 10.


Posso utilizar um mini PC para jogos?

Posso utilizar um mini PC para jogos?

Muitos perguntam-se se os Mini PCs são uma opção adequada para jogos… São mesmo! No entanto, poderá ter de fazer alguns compromissos…

GPUs discretas (ou a falta delas)

A grande maioria dos mini PCs não terá uma GPU discreta. Isto significa que, em vez de ter uma placa gráfica dedicada, o PC utiliza uma GPU integrada no processador.

Apesar disso, dependendo do modelo, são capazes de suportar mais jogos do que seria de esperar. Em particular, o modelo Minisforum X400 Ryzen 5 PRO apresenta um desempenho surpreendentemente respeitável, capaz de lidar com títulos populares como Skyrim, Rocket League e GTA a 1080P em definições médias. Se baixar a resolução para 720p, o sistema também os executará ainda melhor.

Para a emulação, estes PCs também são excelentes escolhas, uma vez que a emulação geralmente não requer uma GPU potente.

Para ter uma ideia melhor do desempenho de um mini PC em jogos no mundo real, veja este excerto rápido da nossa análise do Minisforum X400.

RAM de canal duplo vs RAM de canal único

Sem entrar em demasiados pormenores, se tenciona utilizar o seu mini PC para jogar, é altamente recomendável que opte por um modelo que utilize uma memória RAM de canal duplo.

Um sistema que não utilize RAM de canal duplo pode não ter problemas quando se trata da utilização quotidiana, mas para qualquer coisa intensiva como os jogos, terá grandes dificuldades sem a maior largura de banda de memória que a RAM de canal duplo oferece (por outras palavras, pode carregar e descartar os dados solicitados pelos jogos com maior facilidade).


As melhores marcas e opções de mini PCs

DroiX

Logótipo DroiX

Nós, na DroiX, estamos presentes desde 2013 como comerciantes de uma variedade de dispositivos electrónicos. A nossa experiência neste sector e o nosso histórico comprovado de serviço ao cliente permitem-nos oferecer a melhor combinação de dispositivos ao mercado

Embora não fabriquemos diretamente nenhum dispositivo, estamos envolvidos na conceção, desenvolvimento e distribuição de dispositivos que ostentam o nosso nome em todas as partes do espetro de desempenho, desde o modelo económico DroiX T12, até ao altamente popular e flexível DroiX CK1. Nos próximos meses, também planeamos lançar o sucessor do CK1, o DroiX Proteus 10 e o DroiX Proteus 10S.

MinisFórum

Logótipo do FÓRUM MINIS

A MinisForum é um fabricante fundado em 2012 que, desde o momento da sua conceção, se especializou na conceção e desenvolvimento de computadores de pequeno formato.

A empresa acaba por se inclinar para a gama média e alta do espetro quando se trata de mini-PCs, como evidenciado pelo seu DMAF5 – que é uma opção de gama média firme, e o X400, que pode ser considerado um modelo de gama média-alta a alta, dependendo se optar pela versão Ryzen 3 Pro ou Ryzen 5 Pro.

A variedade de dispositivos MinsForum que vendemos pode ser consultada aqui: https://go.droix.co.uk/MINISFORUM

Logótipo Beelink

A Beelink é um fabricante fundado em 2011 que se especializou numa variedade de equipamentos de entretenimento doméstico. Não se limitando apenas a mini PCs, também se dedicaram a caixas Android.

Quando se trata de mini PCs, a beelink tende a ocupar a gama baixa e média do espetro de desempenho dos mini PCs. O Beelink GT-R é um dispositivo sólido de gama média que é expansível de forma única com duas unidades M.2 SSDs. Entretanto, têm à sua disposição vários mini PCs económicos de alta qualidade, como o Beelink T34. Também preenchem muito bem o espetro entre a gama baixa e a gama média com modelos como o Beelink U55 e o Beelink SEi 10 (existe também o modelo SEi 8 se tiver um orçamento mais reduzido).

Veja a nossa gama completa de dispositivos Beelink aqui: https://go.droix.co.uk/BEELINK

Encontrar o seu Mini PC

Email

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.