Chat with us, powered by LiveChat

Miyoo Mini v2 Análise com vídeo – Uma fantástica consola de jogos retro a baixo preço

Miyoo Mini
Amazing low price retro gaming handheld! Miyoo Mini v2 review with unboxing, overview & emulators test

Product Name: Miyoo Mini

Product Description: Low price portable retro gaming handheld

Brand: Miyoo

SKU: MIYOO-MINI-BLACK

MPN: MIYOO-MINI-BLACK

Offer price: 64.95

Currency: GBP

Offer URL: https://droix.net/pt/product/miyoo-mini/

  • Design
    (5)
  • Build Quality
    (5)
  • Display
    (5)
  • Performance
    (4.5)
  • Features
    (5)
  • Software
    (5)

Resumo

O Miyoo Mini é um emulador portátil de baixo custo que, apesar de pequeno, é capaz de emular as suas consolas retro de 8 e 16 bits favoritas.

Overall
4.9
Sending
User Review
4 (3 votes)

Pros

  • Muito portátil
  • Preço baixo
  • Cartão de 64 GB pronto a utilizar
  • Capacidade de emulação de 8 e 16 bits
  • Sistema operativo fácil de utilizar
  • O ecrã de 640×480 2,8″ tem bom aspeto
  • Fácil de substituir a pilha, se necessário
  • Excelente firmware personalizado disponível

Cons

  • Problemas de desempenho em alguns jogos da PlayStation

Na nossa análise do Miyoo Mini, vamos desembalá-lo, verificar as suas funcionalidades no sistema operativo e testar alguns emuladores, para ver se este portátil de jogos retro de baixo preço os executa bem.

Vídeo de avaliação do Miyoo Mini

Desembalagem do Miyoo Mini v2

Vamos começar a análise do Miyoo Mini com o unboxing. É fornecido no seu próprio estojo rígido personalizado que mantém tudo protegido.

Estojo rígido Miyoo Mini
Estojo rígido Miyoo Mini

O interior inclui um guia do utilizador em inglês e chinês, com instruções sobre como utilizar a unidade portátil.

De seguida, temos a unidade portátil Miyoo Mini. Apresentá-lo-emos mais detalhadamente em breve.

Miyoo Mini consola de jogos retro
Miyoo Mini consola de jogos retro

No bolso lateral da caixa encontra-se um leitor de cartões Micro SD USB para copiar jogos para o cartão Micro SD de 64 GB incluído. E por último, mas não menos importante, um cabo de carregamento USB tipo C. Recomendamos a utilização deste cabo para o carregamento.

O que vem com o Miyoo Mini
O que vem com o Miyoo Mini

Miyoo Mini v2 Descrição geral

A consola de jogos retro Miyoo Mini está disponível em duas cores: Branco Neve e Cinzento Retro. Diga-nos nos comentários qual é a sua cor preferida?

Miyoo Mini cores branco neve e cinzento retro
Miyoo Mini cores branco neve e cinzento retro

Mede 2,55 x 3,68 x 0,70 polegadas (6,5 x 9,35 x 1,8 cm) e pesa 110 gramas. É minúsculo, extremamente portátil e retro!

O ecrã é um ecrã IPS de 2,8 polegadas com uma resolução de 640×480. O seu aspeto é bastante agradável para jogos retro.

A vista frontal do Miyoo Mini
A vista frontal do Miyoo Mini

Por baixo do D-Pad clássico, os botões SELECT e START, existem quatro botões de jogo e um botão Menu no meio.

No lado esquerdo encontra-se um seletor de volume. Na parte superior encontram-se os LEDs de estado e o botão de alimentação. E, na parte inferior, há uma entrada para auscultadores de 3,5 mm, uma ranhura para cartão Micro SD e uma porta USB tipo C para carregamento.

A vista traseira do Miyoo Mini
A vista traseira do Miyoo Mini

Na parte de trás estão os botões esquerdo e direito, que são tradicionalmente os botões de ombro e de gatilho. Existe também uma tampa para a bateria, o que facilita muito a substituição da bateria, caso seja necessário.

Especificações técnicas do Miyoo Mini

CPUARM Cortex-A7 de núcleo duplo. Frequência até 1,2GHz
RAM128MB
ARMAZENAMENTOCartão Micro SD de 64 GB incluído. Pode utilizar um cartão Micro SD até 128 GB
BATERIABateria de 2000 mAh
Até 5 horas de bateria, dependendo da utilização
Recarregável através da porta USB tipo C
Especificações técnicas do Miyoo Mini

Visão geral do SO

Continuando a nossa análise do Miyoo Mini, vamos dar uma vista de olhos ao software do menu.

Quando arranca, aparece o menu principal. Recente mostra uma lista de jogos jogados recentemente e Favoritos mostra os seus jogos favoritos adicionados.

O menu principal do Miyoo Mini OS
O menu principal do Miyoo Mini OS

O menu Jogos apresenta uma lista de sistemas de jogos que inclui Arcade, Mega Drive, Master System, Neo Geo, Neo Geo Pocket, PC Engine, PlayStation e WonderSwan Color.

Uma vez no menu do sistema da consola, é apresentada uma lista dos jogos que se encontram no cartão Micro SD. Pode percorrê-las com o D-Pad ou saltar uma página com os botões de acionamento na parte de trás do dispositivo. Depois, escolhe-se um jogo e ele executa-o.

Alguns dos emuladores Miyoo Mini
Alguns dos emuladores Miyoo Mini

Voltando ao menu principal, segue-se o menu RetroArch, que utiliza emuladores diferentes dos do menu Game. Mais uma vez, pode navegar pelos jogos e escolher um para carregar.

Existem mais duas opções no menu principal se se deslocar para a direita. O menu Apps tem um gestor de ficheiros, acesso às definições do RetroArch e um menu Power para desligar em segurança.

A última opção é o menu Definições, que permite alterar várias definições, incluindo o brilho, as cores do tema, o idioma e o mapeamento de teclas. Reposição de fábrica e teste dos botões.

Alguns dos núcleos RetroArch suportados
Alguns dos núcleos RetroArch suportados

Pode copiar os seus jogos para as respectivas pastas de sistema no cartão Micro SD e, em seguida, premir o botão Menu para voltar a analisar o cartão Micro SD e adicionar novos jogos.

Testes do emulador Miyoo Mini v2

Até que ponto é que a Miyoo Mini emula as consolas populares dos últimos anos? Vamos descobrir com alguns testes no emulador.

Arcada – Charlie Ninja

Charlie Ninja no emulador Arcade
Charlie Ninja no emulador Arcade

Há uma série de jogos de arcada do mercado oriental que nunca joguei muito. Um jogo aleatório que estou a jogar parece chamar-se Charlie Ninja. Experimentei alguns jogos aleatórios e não tive qualquer problema com o funcionamento dos jogos ou com o facto de serem demasiado lentos. Tudo parece estar a funcionar bem.

MAME Plus – Outrun

Out Run no MAME Plus
Out Run no MAME Plus

O MAME tem muitos jogos de arcada ocidentais populares que eu conheço e adoro. Assim, estava num território mais familiar. Mais uma vez, experimentei alguns jogos aleatórios, incluindo um dos meus favoritos, o OutRun, e não encontrei quaisquer problemas de desempenho.

Mega Drive – Sonic The Hedgehog

Não podemos experimentar a Mega Drive sem mostrar o Sonic The Hedgehog. Experimentei alguns jogos diferentes e, como esperado, não tive problemas de compatibilidade ou desempenho. Não esperaria nada menos do que isso do Miyoo Mini.

Neo Geo – Shock Troopers 2nd Squad

Shock Troopers 2nd Squad no emulador Neo Geo
Shock Troopers 2nd Squad no emulador Neo Geo

O Neo Geo é o próximo e tudo parece estar a funcionar bem. Há alguns abrandamentos que se devem mais ao hardware original do que ao desempenho real dos Minis. Para além disso, os jogos estão a funcionar bem.

Neo Geo Pocket Ténis de Bolso Cor

Tudo no Neo Geo Pocket funcionará na perfeição. Os jogos têm efetivamente um bom aspeto neste ecrã. O que é uma dádiva de Deus se alguma vez experimentou o dispositivo portátil Pocket original, que não tem um ecrã retroiluminado.

PC Engine – Operação Lobo

Operation Wolf no emulador PC Engine
Operation Wolf no emulador PC Engine

Mais uma vez, não terá problemas com os jogos do PC Engine. Tudo o que experimentei funciona muito bem.

WonderSwan Color – Machado de Ouro

O WonderSwan Color é outro sistema com o qual não terá quaisquer problemas. E outra em que se pode realmente ver o ecrã desta consola portátil retro, ao contrário da consola portátil WonderSwan original.

CPS-III – Street FIghter III 3rd Strike

Street Fighter III 3rd Strike no emulador CPS-III
Street Fighter III 3rd Strike no emulador CPS-III

Os jogos CPS-III demoram um pouco mais a carregar do que os outros. Aguarde alguns instantes enquanto ele extrai o ficheiro zip e carrega todos os ficheiros. Mas essa parece ser a minha única queixa, pois tudo o resto funciona muito bem.

PlayStation – Tekken 3

Tekken 3 no emulador PlayStation
Tekken 3 no emulador PlayStation

É na PlayStation 1 que começamos a ver alguns jogos a funcionar e outros a não funcionar. Depende da compatibilidade, sobretudo do seu desempenho. No entanto, se utilizar o núcleo RetroArch PCSX, a compatibilidade melhora bastante. No entanto, continuará a haver jogos com problemas de desempenho.

Firmware personalizado para Miyoo Mini

Um aspeto que gostaria de mencionar é que é possível atualizar o firmware para um firmware personalizado que melhora algumas coisas. Estas incluem os menus do front end, bem como a adição de alguns emuladores novos. Existe também uma imagem limpa do cartão SD com uma melhor organização das pastas, à qual pode adicionar os seus próprios jogos.

Firmware personalizado Miyoo Mini
Firmware personalizado Miyoo Mini

É necessário atualizar o firmware para o dispositivo e criar um novo cartão SD, pelo que não está isento de riscos. Mas existe um guia passo a passo claro na página do Github em https://github.com/Takiiiiiiii/Miyoo-Mini

Se atualizar o firmware personalizado do Miyoo Mini, encontrará mais alguns emuladores, incluindo Atari 2600 e 7800, Amstrad CPC, SEGA CD e Virtual Boy. Vale a pena considerar se for um fã dos sistemas adicionais para tirar o máximo partido da consola portátil.

ATUALIZAÇÃO: Outro firmware personalizado que você deve definitivamente olhar é Onion OS que transforma completamente o Miyoo Mini. Pode obter mais informações sobre o Onion OS em https://github.com/jimgraygit/Onion

Considerações finais

Shinobi a correr no emulador Arcade
Shinobi a correr no emulador Arcade

Para resumir a minha análise da Miyoo Mini, estou globalmente muito impressionado com esta consola retro. É pequeno e leve, o que significa que é perfeito para usar fora de casa. Por exemplo, se quiser jogar um jogo no comboio ou no autocarro, cabe facilmente no bolso do casaco para um acesso rápido. O ecrã, embora pequeno, tem um bom aspeto e os jogos, em geral, têm um bom aspeto.

Também gostei da simplicidade do menu, embora possa ser um pouco confuso ter emuladores nativos e núcleos RetroArch para escolher, quando se joga em alguns sistemas como a PlayStation.

Alien Storm a funcionar na Mega Drive
Alien Storm a funcionar na Mega Drive

Vale a pena comprar o Miyoo Mini?

O que mais nos agrada é o preço. É bastante mais barato do que outras consolas portáteis retro, cujo preço ronda geralmente os 100 euros ou mais. E, à exceção de algumas consolas de topo de gama suportadas por essas consolas portáteis, fazem praticamente o mesmo trabalho para os sistemas de 8 e 16 bits. Se não quer gastar muito dinheiro ou se quer uma máquina de mão retro verdadeiramente portátil, então o Miyoo Mini é definitivamente uma opção a considerar!

Onde posso comprar o Miyoo Mini?

Se gostou da nossa análise do Miyoo Mini, pode saber mais e comprar o Miyoo Mini v2 aqui. Pode consultar a nossa vasta gama de consolas de jogos portáteis aqui.

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.