Miyoo Mini
Product Name: Miyoo Mini
Product Description: Low price portable retro gaming handheld
Brand: Miyoo
SKU: MIYOO-MINI-BLACK
MPN: MIYOO-MINI-BLACK
Offer price: 64.95
Currency: GBP
Offer URL: https://droix.net/pt/product/miyoo-mini/
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
O Miyoo Mini é um emulador portátil de baixo custo que, apesar de pequeno, é capaz de emular as suas consolas retro de 8 e 16 bits favoritas.
Overall
4.9User Review
( votes)Pros
- Muito portátil
- Preço baixo
- Cartão de 64 GB pronto a utilizar
- Capacidade de emulação de 8 e 16 bits
- Sistema operativo fácil de utilizar
- O ecrã de 640×480 2,8″ tem bom aspeto
- Fácil de substituir a pilha, se necessário
- Excelente firmware personalizado disponível
Cons
- Problemas de desempenho em alguns jogos da PlayStation
Na nossa análise do Miyoo Mini, vamos desembalá-lo, verificar as suas funcionalidades no sistema operativo e testar alguns emuladores, para ver se este portátil de jogos retro de baixo preço os executa bem.
Vídeo de avaliação do Miyoo Mini
Desembalagem do Miyoo Mini v2
Vamos começar a análise do Miyoo Mini com o unboxing. É fornecido no seu próprio estojo rígido personalizado que mantém tudo protegido.
O interior inclui um guia do utilizador em inglês e chinês, com instruções sobre como utilizar a unidade portátil.
De seguida, temos a unidade portátil Miyoo Mini. Apresentá-lo-emos mais detalhadamente em breve.
No bolso lateral da caixa encontra-se um leitor de cartões Micro SD USB para copiar jogos para o cartão Micro SD de 64 GB incluído. E por último, mas não menos importante, um cabo de carregamento USB tipo C. Recomendamos a utilização deste cabo para o carregamento.
Miyoo Mini v2 Descrição geral
A consola de jogos retro Miyoo Mini está disponível em duas cores: Branco Neve e Cinzento Retro. Diga-nos nos comentários qual é a sua cor preferida?
Mede 2,55 x 3,68 x 0,70 polegadas (6,5 x 9,35 x 1,8 cm) e pesa 110 gramas. É minúsculo, extremamente portátil e retro!
O ecrã é um ecrã IPS de 2,8 polegadas com uma resolução de 640×480. O seu aspeto é bastante agradável para jogos retro.
Por baixo do D-Pad clássico, os botões SELECT e START, existem quatro botões de jogo e um botão Menu no meio.
No lado esquerdo encontra-se um seletor de volume. Na parte superior encontram-se os LEDs de estado e o botão de alimentação. E, na parte inferior, há uma entrada para auscultadores de 3,5 mm, uma ranhura para cartão Micro SD e uma porta USB tipo C para carregamento.
Na parte de trás estão os botões esquerdo e direito, que são tradicionalmente os botões de ombro e de gatilho. Existe também uma tampa para a bateria, o que facilita muito a substituição da bateria, caso seja necessário.
Especificações técnicas do Miyoo Mini
CPU | ARM Cortex-A7 de núcleo duplo. Frequência até 1,2GHz |
RAM | 128MB |
ARMAZENAMENTO | Cartão Micro SD de 64 GB incluído. Pode utilizar um cartão Micro SD até 128 GB |
BATERIA | Bateria de 2000 mAh Até 5 horas de bateria, dependendo da utilização Recarregável através da porta USB tipo C |
Visão geral do SO
Continuando a nossa análise do Miyoo Mini, vamos dar uma vista de olhos ao software do menu.
Quando arranca, aparece o menu principal. Recente mostra uma lista de jogos jogados recentemente e Favoritos mostra os seus jogos favoritos adicionados.
O menu Jogos apresenta uma lista de sistemas de jogos que inclui Arcade, Mega Drive, Master System, Neo Geo, Neo Geo Pocket, PC Engine, PlayStation e WonderSwan Color.
Uma vez no menu do sistema da consola, é apresentada uma lista dos jogos que se encontram no cartão Micro SD. Pode percorrê-las com o D-Pad ou saltar uma página com os botões de acionamento na parte de trás do dispositivo. Depois, escolhe-se um jogo e ele executa-o.
Voltando ao menu principal, segue-se o menu RetroArch, que utiliza emuladores diferentes dos do menu Game. Mais uma vez, pode navegar pelos jogos e escolher um para carregar.
Existem mais duas opções no menu principal se se deslocar para a direita. O menu Apps tem um gestor de ficheiros, acesso às definições do RetroArch e um menu Power para desligar em segurança.
A última opção é o menu Definições, que permite alterar várias definições, incluindo o brilho, as cores do tema, o idioma e o mapeamento de teclas. Reposição de fábrica e teste dos botões.
Pode copiar os seus jogos para as respectivas pastas de sistema no cartão Micro SD e, em seguida, premir o botão Menu para voltar a analisar o cartão Micro SD e adicionar novos jogos.
Testes do emulador Miyoo Mini v2
Até que ponto é que a Miyoo Mini emula as consolas populares dos últimos anos? Vamos descobrir com alguns testes no emulador.
Arcada – Charlie Ninja
Há uma série de jogos de arcada do mercado oriental que nunca joguei muito. Um jogo aleatório que estou a jogar parece chamar-se Charlie Ninja. Experimentei alguns jogos aleatórios e não tive qualquer problema com o funcionamento dos jogos ou com o facto de serem demasiado lentos. Tudo parece estar a funcionar bem.
MAME Plus – Outrun
O MAME tem muitos jogos de arcada ocidentais populares que eu conheço e adoro. Assim, estava num território mais familiar. Mais uma vez, experimentei alguns jogos aleatórios, incluindo um dos meus favoritos, o OutRun, e não encontrei quaisquer problemas de desempenho.
Mega Drive – Sonic The Hedgehog
Não podemos experimentar a Mega Drive sem mostrar o Sonic The Hedgehog. Experimentei alguns jogos diferentes e, como esperado, não tive problemas de compatibilidade ou desempenho. Não esperaria nada menos do que isso do Miyoo Mini.
Neo Geo – Shock Troopers 2nd Squad
O Neo Geo é o próximo e tudo parece estar a funcionar bem. Há alguns abrandamentos que se devem mais ao hardware original do que ao desempenho real dos Minis. Para além disso, os jogos estão a funcionar bem.
Neo Geo Pocket Ténis de Bolso Cor
Tudo no Neo Geo Pocket funcionará na perfeição. Os jogos têm efetivamente um bom aspeto neste ecrã. O que é uma dádiva de Deus se alguma vez experimentou o dispositivo portátil Pocket original, que não tem um ecrã retroiluminado.
PC Engine – Operação Lobo
Mais uma vez, não terá problemas com os jogos do PC Engine. Tudo o que experimentei funciona muito bem.
WonderSwan Color – Machado de Ouro
O WonderSwan Color é outro sistema com o qual não terá quaisquer problemas. E outra em que se pode realmente ver o ecrã desta consola portátil retro, ao contrário da consola portátil WonderSwan original.
CPS-III – Street FIghter III 3rd Strike
Os jogos CPS-III demoram um pouco mais a carregar do que os outros. Aguarde alguns instantes enquanto ele extrai o ficheiro zip e carrega todos os ficheiros. Mas essa parece ser a minha única queixa, pois tudo o resto funciona muito bem.
PlayStation – Tekken 3
É na PlayStation 1 que começamos a ver alguns jogos a funcionar e outros a não funcionar. Depende da compatibilidade, sobretudo do seu desempenho. No entanto, se utilizar o núcleo RetroArch PCSX, a compatibilidade melhora bastante. No entanto, continuará a haver jogos com problemas de desempenho.
Firmware personalizado para Miyoo Mini
Um aspeto que gostaria de mencionar é que é possível atualizar o firmware para um firmware personalizado que melhora algumas coisas. Estas incluem os menus do front end, bem como a adição de alguns emuladores novos. Existe também uma imagem limpa do cartão SD com uma melhor organização das pastas, à qual pode adicionar os seus próprios jogos.
É necessário atualizar o firmware para o dispositivo e criar um novo cartão SD, pelo que não está isento de riscos. Mas existe um guia passo a passo claro na página do Github em https://github.com/Takiiiiiiii/Miyoo-Mini
Se atualizar o firmware personalizado do Miyoo Mini, encontrará mais alguns emuladores, incluindo Atari 2600 e 7800, Amstrad CPC, SEGA CD e Virtual Boy. Vale a pena considerar se for um fã dos sistemas adicionais para tirar o máximo partido da consola portátil.
ATUALIZAÇÃO: Outro firmware personalizado que você deve definitivamente olhar é Onion OS que transforma completamente o Miyoo Mini. Pode obter mais informações sobre o Onion OS em https://github.com/jimgraygit/Onion
Considerações finais
Para resumir a minha análise da Miyoo Mini, estou globalmente muito impressionado com esta consola retro. É pequeno e leve, o que significa que é perfeito para usar fora de casa. Por exemplo, se quiser jogar um jogo no comboio ou no autocarro, cabe facilmente no bolso do casaco para um acesso rápido. O ecrã, embora pequeno, tem um bom aspeto e os jogos, em geral, têm um bom aspeto.
Também gostei da simplicidade do menu, embora possa ser um pouco confuso ter emuladores nativos e núcleos RetroArch para escolher, quando se joga em alguns sistemas como a PlayStation.
Vale a pena comprar o Miyoo Mini?
O que mais nos agrada é o preço. É bastante mais barato do que outras consolas portáteis retro, cujo preço ronda geralmente os 100 euros ou mais. E, à exceção de algumas consolas de topo de gama suportadas por essas consolas portáteis, fazem praticamente o mesmo trabalho para os sistemas de 8 e 16 bits. Se não quer gastar muito dinheiro ou se quer uma máquina de mão retro verdadeiramente portátil, então o Miyoo Mini é definitivamente uma opção a considerar!
Onde posso comprar o Miyoo Mini?
Se gostou da nossa análise do Miyoo Mini, pode saber mais e comprar o Miyoo Mini v2 aqui. Pode consultar a nossa vasta gama de consolas de jogos portáteis aqui.