Chat with us, powered by LiveChat

Os melhores emuladores de retro para portáteis

The Best Retro Handheld Emulators
The Best Retro Handheld Emulators

Os melhores emuladores retro portáteis em 2022

A nostalgia é uma coisa poderosa. A dada altura, quase toda a gente pensa para si própria: “Gostava de experimentar aquela coisa que costumava fazer há muito tempo.” Para aqueles que cresceram como jogadores e querem jogar os jogos da sua infância, não há opção mais prática do que emuladores de consolas portáteis retro .

O que é um emulador de consola portátil retro?

Essa é uma boa pergunta! Vamos aprofundar um pouco o assunto…

Ao longo da história dos jogos, uma secção proeminente (até recentemente) da indústria centrou-se na ideia de “jogos portáteis”. Para mais informações sobre as consolas portáteis, pode consultar o nosso artigo sobre a história das consolas portáteis para jogos.

No entanto, para resumir o artigo anterior, os dispositivos de jogos portáteis eram pequenos aparelhos electrónicos que permitiam desfrutar de experiências de jogo substanciais em movimento.

À medida que a tecnologia avançava, a plataforma que tudo consome, conhecida como “telemóvel”, começou a invadir o território de múltiplos gadgets e aparelhos. Superando o desejo do utilizador comum por câmaras, leitores de MP3 e muito mais.

T sta singularidade tecnológica descontrolada acabaria por chegar ao domínio dos jogos. Com os jogos móveis a eliminarem funcionalmente o segmento e a tornarem-se responsáveis por cerca de 51% das receitas da indústria dos jogos.

Divisão das receitas do sector dos jogos de azar em 2020
Fonte: Visual Capitalist

A ascensão dos emuladores de retroportáteis

A ideia de emuladores de consolas portáteis retro cresceu a par da popularidade da “emulação” como meio. Embora seja difícil dizer exatamente quando é que a sua popularidade explodiu, a maioria diria que foi em 2019, com o lançamento do emulador de consola portátil retro RG350 da ANBERNIC.

Este dispositivo era capaz de reproduzir jogos de uma variedade de plataformas. Desde títulos da NES, MAME (arcada) e até da Playstation 1 com muito pouca dificuldade.

Devido à mistura de alta qualidade de construção, preço acessível, (relativa) facilidade de utilização e uma potência surpreendentemente respeitável, a cena dos emuladores portáteis retro começou verdadeiramente a florescer.

S esde essa altura, muitos mais dispositivos chegaram ao mercado. E, como em qualquer mercado, há alguns dispositivos que são bons e outros que não são assim tão bons. Por isso, nós do DroiX elaboramos uma pequena lista do que consideramos ser os melhores emuladores de retro handheld do mercado atual.


Os melhores emuladores de portáteis retro de 2022

Melhor emulador de retro portátil – Retroid Pocket 3

O Retroid Pocket 3 representa um excelente desempenho em relação ao preço e merece, com toda a razão, o nosso voto para o melhor emulador de retro portátil.

Apesar de o CPU ser o mesmo do modelo anterior do Retroid Pocket 2+, há uma série de melhorias. Estes incluem um ecrã tátil 16:9 de 4,7 polegadas maior com uma resolução superior de 750×1334. Tem 3GB em vez de 2GB de RAM e Android 11 em vez de Android 9. As alterações são todas positivas e ainda consegue ter um pequeno aumento de desempenho em relação ao Pocket 2 Plus.

O design é muito confortável para utilizar em sessões de jogo prolongadas. Mas achámos muito estranha a colocação dos botões SELECT e START. Encontram-se na parte superior do emulador retro portátil, pelo que é necessário mover a mão para premir qualquer um dos botões.

O frontend para adicionar e lançar jogos é fácil de utilizar e funciona muito bem, oferecendo suporte para dezenas de consolas. Existe também um menu deslizante que permite o acesso rápido às definições mais utilizadas, bem como o mapeamento do ecrã dos botões para as pressões no ecrã.

Pode ler a nossa análise detalhada do Retroid Pocket 3 aqui.

Do que gostamos!

  • Ecrã maior de 4,7 polegadas
  • Android 11
  • 3 GB DE RAM
  • Frontend fácil de utilizar
  • Mapeamento de ecrã integrado

Do que não gostamos!

  • Botões SELECT e START mal localizados

Melhor emulador para dispositivos portáteis – GPD XP+

O GPD XP Plus é o melhor emulador de consola portátil se pretender o melhor desempenho. Ocupando um confortável primeiro lugar em nosso melhor console de jogos portátil Android para 2022, ele se destacou em todos os benchmarks de sistema e emulação.

Equipado com o processador MediaTek Dimensity 1200 com GPU ARM Mali-G77 MP9, o GPD XP Plus é ótimo para jogos Android e emulação retro. O telemóvel tem 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento UFS com uma ranhura para cartão micro SD e um cartão SIM 4G LTE para dados móveis.

Se pretender um desempenho de emulador retro mais avançado, como a PSP estável e as consolas e unidades portáteis mais recentes, então o GPD XP+ é o melhor emulador portátil a escolher. Pode desfrutar de alguns jogos da PlayStation 2 com o AetherSX2, bem como com os emuladores retro Dolphin e Citra.

Pode ler a nossa análise aprofundada do GPD XP+ aqui.

Do que gostamos!

  • Processador Dimensity 1200 de desempenho muito elevado
  • 6 GB DE RAM
  • Ecrã ultra-largo de 6,81″ de grandes dimensões
  • Excelente para jogos e emulação Android

Do que não gostamos!

  • Design de controlador modular sem sentido

Melhor computador de mão para emulação – Anbernic RG353V

O RG353V e o RG353VS são os dois modelos mais recentes de consolas portáteis para emulação da Anbernic. O modelo V é dual boot do Android 11 e do sistema operativo Linux, enquanto o modelo VS é apenas Linux.

A nossa análise aprofundada dos modelos RG353V e RG353VS explicou as diferenças entre os dois modelos. Mencionámos que sentimos que o lado Android do sistema operativo era um pouco fraco, mas com algum tempo e paciência e algumas configurações, temos uma excelente consola de jogos portátil Android.

Ambos os modelos estão equipados com o processador RK3566 Quad-Core Cortex-A55 de 64 bits com um desempenho até 1,8 GHz e 2 GB ou 1 GB de RAM com 16 GB de Linux e, no modelo V, 32 GB de armazenamento eMMC. O modelo V também tem um ecrã tátil e funciona com Android. O desempenho é praticamente idêntico em ambos os modelos, pelo que pode poupar algum dinheiro se optar pelo modelo VS.

O que nos agrada é o facto de ser compatível com firmware personalizado, como o ArkOS. É muito fácil de instalar, siga o nosso guia de instalação passo a passo do ArkOS aqui. Transforma uma consola de mão normal numa das melhores consolas de mão para emulação.

Do que gostamos!

  • Orientação vertical
  • Escolha entre Linux ou sistema operativo Android/Linux de arranque duplo
  • Suporte para firmware personalizado
  • Muito confortável para jogar

Do que não gostamos!

  • O sistema operativo Android necessita de alguma configuração para ser utilizável

Retroid Pocket 2 Plus

A partir da popular unidade portátil Retroid Pocket 2, o Retroid Pocket 2 Plus traz consigo uma série de melhorias e consolida a sua posição como uma das melhores unidades portáteis retro do mercado.

Com um SoC Unisoc T310 melhorado, juntamente com uma maior quantidade de RAM, o RP2+ pode lidar com uma maior variedade de jogos emulados do que o seu antecessor. Incluindo vários títulos da Sega Saturn e da Dreamcast.

Este computador de mão retro também possui uma versão mais recente do Android – Android 9.0, em vez do Android 6 do modelo anterior (que era atualizável para o Android 8.1).

Embora visualmente semelhante ao modelo anterior, esta consola portátil retro apresenta uma nova membrana para os botões. Dando-lhes uma sensação mais suave e elástica – em oposição à sensação de clique do modelo anterior.

Para saber mais sobre o Retroid Pocket 2 Plus, consulte a nossa análise do Retroid Pocket 2 Plus!

Do que gostamos!

  • Novo processador mais rápido
  • Ecrã tátil
  • Versão mais recente do Android

Do que não gostamos!

  • Não é fácil de utilizar para principiantes
  • Demora algum tempo a configurar tudo

Miyoo Mini

O Miyoo Mini está entre os melhores emuladores de consolas portáteis retro, com dois pontos de venda interessantes. O primeiro é o facto de ser muito portátil. Mede 6,5 x 9,35 x 1,8 cm (2,55 x 3,68 x 0,70 polegadas) e pesa 110 gramas, o que o torna ideal para quem quer pegar nele e jogar rapidamente enquanto anda por aí. O segundo ponto importante é que o preço é excelente, custando cerca de metade do preço de dispositivos portáteis retro semelhantes.

O ARM Cortex-A7 dual core pode ser encontrado no interior do Miyoo Mini, com uma frequência de até 1,2GHz. A RAM de 128 MB ocupa-se do frontend e dos emuladores que utilizam menos memória. O ecrã de aspeto fantástico é um ecrã IPS de 2,8″ com uma resolução de 640×480, perfeito para jogos retro!

O Miyoo Mini é capaz de funcionar até à PS1 e é aí que começa a debater-se com um desempenho lento em muitos jogos. Não está tudo perdido, mas pode atualizar o firmware para o Onion OS, que é um excelente substituto. Tem uma série de melhorias, incluindo emulação de PlayStation a toda a velocidade, novo tema de menu e muito mais!

Para saber mais sobre o Miyoo Mini, pode ler a nossa análise completa do Miyoo Mini.


RG552

A RG552 é uma unidade portátil retro de alto desempenho que inaugura uma nova geração de jogos retro.

O RG552 é a primeira entrada na “quarta geração” de consolas portáteis retro da ANBERNIC, um fabricante experiente de muitos emuladores de consolas portáteis retro.

Ao contrário dos seus antecessores, o ANBERNIC RG552 deixa de lado o firmware baseado em Linux. E é o primeiro computador de mão da família RG da ANBERNIC a ter um sistema operativo android nativo (Android 7.1, para os curiosos).

Isto combina bem com o aumento do desempenho. O RG552 utiliza um SoC RockChip RK3399 mais potente. Este processador de seis núcleos, juntamente com 4 GB de RAM, permite ao RG552 lidar com muito mais sistemas do que antes, ao mesmo tempo que consolida um desempenho superior em consolas com as quais os seus antecessores não conseguiram lidar (Dreamcast, N64, etc.)

A peça central do dispositivo é o seu ecrã grande, colorido e de alta resolução. Juntamente com a funcionalidade do ecrã tátil, é um ajuste natural para o sistema operativo Android.

Este dispositivo portátil retro é também rico em funcionalidades em comparação com os seus antecessores, incluindo a presença de uma saída HDMI, a capacidade de alternar entre sistemas operativos baseados em Android e Linux através de um cartão microSD e até a funcionalidade de mapeamento de teclas através de uma atualização opcional.

Em suma, o Anbernic RG552 é um excelente dispositivo portátil retro que não se afasta muito do aspeto e da sensação familiares do RG351MP e outros. Ao mesmo tempo que proporciona um desempenho superior ao de todos eles.

Para saber mais sobre o ANBERNIC RG552, recomendamos que você verifique nossa análise do ANBERNIC RG552! Consulte também o nosso guia de iniciação do RG552 para o ajudar a começar a utilizar este fantástico dispositivo portátil.

Do que gostamos!

  • Ecrã de extrema qualidade.
  • Rico em funcionalidades
  • Pode suportar mais jogos do que a família RG351.

Do que não gostamos!

  • A relação preço/desempenho poderia ser melhor.
  • A ergonomia podia ser melhor.

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.