Chat with us, powered by LiveChat

Como adicionar à sua biblioteca Kodi

Last updated: 20 novembro 2021
Estimated reading time: 4 min

Este guia utiliza a skin Confluence para configurar a biblioteca. Se ainda não se sentir à vontade para mudar de skin, talvez seja melhor esperar uma ou duas semanas antes de tentar fazer isto. Se não se importar de clicar no próprio menu Sistema e depois em Aparência, pode selecionar a skin a utilizar na parte superior, clicando nela.

Partindo do princípio de que está a utilizar a skin Confluence, abra o Kodi e passe o rato sobre o menu Vídeos. Selecionar ficheiros. 
Clique na entrada Adicionar vídeos e, em seguida, na opção Procurar. O caminho a seguir depende do facto de estar a adicionar ficheiros locais (por exemplo, o disco rígido fisicamente ligado ao dispositivo) ou através da rede (por exemplo, suportes armazenados no seu computador portátil).

Se for um dispositivo local, clique em ROOT FILE SYSTEM (Sistema de ficheiros raiz), desloque-se para baixo e clique em STORAGE (Armazenamento). Se não conseguir encontrar o que pretende, volte atrás numa diretoria e clique em MNT.
Dispositivos diferentes (e firmwares) utilizam etiquetas diferentes, mas se tiver um dispositivo USB ligado com os ficheiros (em vez de um cartão de memória no dispositivo), procure usb_storage (ou semelhante) e clique em USB_DISK0 (assumindo que tem apenas um disco rígido ligado). Por fim, clique no nome do seu disco rígido (será a etiqueta que lhe foi atribuída durante a formatação ou desde então). Alguns modelos utilizarão SDA1 ou semelhante.

Se estiver a utilizar um cartão de memória, em vez de usb_storage, seleccione external_sd, sdcard1 ou semelhante.

 

Agora, suponha que tem todos os seus filmes numa pasta chamada “GreatMovies”. Agora, deve selecionar essa pasta e clicar no botão OK.
Salte o parágrafo seguinte sobre a adição de ficheiros através de uma rede para ver o que é necessário fazer para concluir este processo de importação de itens para a sua biblioteca…

Se estiver a adicionar filmes/séries de TV a partir de um disco rígido ligado a um dispositivo diferente (através da sua rede doméstica), clique em ADICIONAR LOCAL DA REDE, em vez de sistema de ficheiros raiz. Em vez disso, pode utilizar a opção de rede do Windows (SMB), mas se esta não funcionar na rede da sua casa, mude para a opção Adicionar local de rede.

Terá de saber um pouco sobre o PC/NAS/laptop a partir do qual pretende importar ficheiros – o seu endereço IP e o nome de utilizador e palavra-passe que utiliza para iniciar sessão (assumindo que utiliza segurança).
Deixe o protocolo em SMB (assumindo que o seu PC/laptop é baseado em Windows), para o nome do servidor, introduza o endereço IP do seu PC/laptop/NAS. Ao lado de Shared Folder (Pasta partilhada), terá de introduzir o nome que deu à sua partilha de rede§.
(Tenha em atenção que pode utilizar o botão Procurar, em vez de introduzir manualmente o endereço IP e o nome da pasta, mas se isso não funcionar, não custa nada conhecer a rede da sua casa manualmente. Também pode deixar o campo da pasta em branco e navegar por todas as pastas partilhadas da rede, mas isto significa que tudo o que é partilhado no seu PC fica facilmente acessível no seu dispositivo. Se tiver ficheiros multimédia aos quais prefere que as crianças não tenham acesso com dois ou três cliques, tenha cuidado!)
Introduza o nome de utilizador e a palavra-passe com que inicia sessão no seu PC (por exemplo, admin e password). Clique em OK e seleccione a nova entrada na lista, que começará com SMB:// Navegue até à pasta que contém os filmes/séries de TV/vídeos de música, etc., e clique em OK.

 

Em ambos os casos (disco rígido local/fonte de rede), é agora necessário selecionar um nome para esta importação. por isso, clique no texto por baixo de “Introduza um nome para esta fonte de média”. Escreva algo que facilite a memorização do que está a importar/jogar no futuro e clique em Concluído. Agora clique em OK e seleccione a opção adequada no texto “Este diretório contém”. Filmes, programas de televisão ou vídeos de música são as suas escolhas.

Se necessário, modifique as opções em Opções de digitalização de conteúdo e, em seguida, clique em OK. Neste último passo, ser-lhe-á perguntado se pretende atualizar as informações de todos os itens dentro deste caminho. Clique em Sim. Se estiver a adicionar um punhado de ficheiros e a Internet estiver a funcionar corretamente, estará pronto num minuto ou dois. Se estiver a importar todo o seu catálogo de suportes digitais, é seguro ir tomar uma chávena de chá nesta altura.

Quando esta fase estiver concluída, está pronto. A partir de agora, quando clicar em Vídeos>Ficheiros (ou com algumas skins, Vídeos>Filmes ou mesmo Crianças>Filmes) deverá ver toda a sua coleção (não se esqueça de mover o cursor para a extremidade esquerda do ecrã para alternar entre os diferentes modos de visualização), com cartazes, descrições e outras informações disponíveis.

Dependendo da versão do Kodi que utiliza e da skin, poderá encontrar diferentes entradas para imagens, música e outros conteúdos multimédia. Se houver uma opção de submenu de ficheiros por baixo, pode repetir o processo acima para garantir que o Kodi também tem acesso fácil a músicas e imagens.

 

Se estiver a utilizar a skin Confluence Customizable Mod no Kodi, pode trocar um dos atalhos do Menu para aceder à sua biblioteca:
Abra o Kodi e clique no menu Sistema. Vá para a secção Aparência e, em seguida, clique na entrada Definições mesmo por baixo de Skin Confluence Customizable Mod.
Agora clique em Itens do submenu. Numa das categorias apresentadas (3D, Família, Desporto, etc.), encontre um atalho que não utiliza e clique nele. Agora, seleccione o menu Vídeos e, em seguida, Vídeos (Biblioteca). Por fim, clique no ícone de início, no canto inferior direito do ecrã do XBMC/Kodi, e verá que o atalho foi transferido para a sua biblioteca.

***

§ Presumo que, nesta altura, já tenha partilhado a pasta com os ficheiros multimédia através da rede. Quando o fizer, terá tido a oportunidade de lhe dar um nome conveniente. É isto que introduz na caixa Pasta partilhada. Se ainda não partilhou em rede a pasta de que necessita, visite http://windows.microsoft.com/en-gb/…ver-the-network-from-windows-vista-inside-out e comece a ler o parágrafo intitulado “Partilhar ficheiros e pastas a partir de qualquer pasta”. Penso que os passos se aplicam ao Vista e ao Windows 7, mas ainda não experimentei no Windows 8.

***

Pode rotular as importações como quiser, mas eu optei por algo óbvio que os convidados possam perceber, como Kids’ TV, Kids’ Films, Music Videos, Films, TV Series. As coisas das crianças estão todas em um disco rígido portátil conectado diretamente ao DroiX®, enquanto o resto está em um dos discos rígidos portáteis conectados ao meu PC.

O seu PC/laptop/NAS tem de estar ligado para que os ficheiros aí guardados sejam acedidos pelo Kodi. Há um pequeno efeito sobre o espaço deixado no seu DroiX®. Tenho cerca de 1,2 TB de ficheiros na minha biblioteca Kodi e, embora nenhum deles esteja realmente armazenado no armazenamento interno do meu dispositivo, os metadados de cada filme/vídeo, etc., estão. Então, para cada filme que tem o poster baixado, o ator e a equipe de produção listados, letras de música, etc, eu perco algum espaço no dispositivo DroiX®. Atualmente, estes metadados ocupam 770 Mb de espaço no meu dispositivo.

Was this article helpful?
Dislike 0