Neste artigo, vamos abordar tudo sobre a reposição de fábrica dos teus dispositivos Windows, desde Mini PCs a Dispositivos de jogos portáteis. Explicaremos o que é uma reposição de fábrica, quando é necessária, e guiá-lo-emos através do processo de preparação e execução.
O que é uma reposição de fábrica?
Pode chegar um momento no processo de utilização do teu dispositivo em que simplesmente queiras… começar de novo! Uma reposição de fábrica, também conhecida como reinicialização total, reinicialização principal ou formatação, implica apagar todos os dados do dispositivo e restaurá-lo para as definições originais utilizando software especializado. Enquanto este processo elimina todos os dados do utilizador e dados da aplicação, o sistema operativo e as aplicações pré-instaladas são revertidos para o seu estado inicial, tal como estavam num novo dispositivo.
Por que razão pretendo repor o meu dispositivo?
Se a reinicialização total do dispositivo elimina tudo… porque é que a utilizaria? Este processo pode ser benéfico, especialmente para a resolução de problemas relacionados com o desempenho. Talvez o teu dispositivo congele, bloqueie ou tenha um desempenho lento constante. Ou talvez tenhas feito algum tipo de atualização sem querer. Uma reinicialização principal pode resolver tudo isto, removendo quaisquer definições problemáticas, ficheiros corrompidos ou malware que possam estar a causar o problema.
Além disso, a reposição de fábrica deve ser uma necessidade quando se prepara o dispositivo para venda, eliminação, transferência de propriedade ou devolução. Garante que todas as informações pessoais são limpas, poupando tempo em comparação com a eliminação manual de cada item.
Nota: Se tenciona repor o seu dispositivo, siga cuidadosamente este guia. A utilização incorrecta e inadequada pode tornar o dispositivo inoperacional. A DroiX não assume nenhuma responsabilidade por quaisquer danos ocorridos.
UEFI OS vs Windows nativo
Quando se trata de dispositivos Windows, existem normalmente dois métodos para efetuar uma reposição de fábrica.
- Repor o dispositivo através do utilitário nativo do Windows (“Repor este PC”)
- Repor o dispositivo através de uma “partição de recuperação” desenvolvida pelo fabricante
Neste artigo, veremos como aceder a ambos, bem como os aspectos positivos e negativos de cada método
através do utilitário nativo do Windows
A reposição nativa do dispositivo através do Windows é algo que acontece em quase todos os dispositivos Windows e é uma funcionalidade incorporada no sistema operativo.
Para aceder a este utilitário, basta pesquisar “Repor este PC” na barra de pesquisa do Windows.
Ao iniciar o utilitário, ser-lhe-á dada a opção de manter os seus ficheiros pessoais (ou seja, fotografias, documentos, etc.) ou de remover tudo.
Embora este utilitário prático seja universal, demora muito mais tempo do que reinstalar o Windows ou executar o processo através do segundo método.
via Partição de recuperação
Este segundo método de reinicialização não é universal e depende da instalação específica do Windows e do fabricante do dispositivo.
Alguns dispositivos possuem uma segunda partição no disco rígido que contém um utilitário que pode limpar a partição principal do dispositivo. Estes utilitários são muito básicos e consistem num botão básico de “reset” num fundo azul.
Dependendo da idade do dispositivo, alguns dispositivos que podem incluir isto são:
- Produtos One-Netbook – incluindo o ONEXPLAYER 1S
- Produtos GPD – mais comummente encontrados no GPD WIN MAX original e seguintes
Para aceder a isto, terá de encontrar uma forma de arrancar o dispositivo na partição.
- Pode entrar na BIOS ou no menu de arranque durante o arranque e selecionar a partição
- Ou pode aceder às Definições de arranque avançadas do Windows
Entrar no menu BIOS/Boot
Os passos exactos para o fazer variam consoante o dispositivo que estiver a utilizar.
Normalmente, a forma de o fazer é premir F7 enquanto o dispositivo está a ser ligado. Saberá que foi bem sucedido quando aparecer uma janela azul.
Também pode aceder à BIOS premindo ESC, F1, F2 ou qualquer outra tecla especificada para o seu dispositivo. A partir da BIOS, poderá navegar para as opções de arranque através do teclado e selecionar a unidade da sua escolha.
Na maioria dos casos, a partição chamar-se-á “UEFI OS”, embora possa ser diferente consoante o dispositivo.
Menu de arranque avançado
A forma mais rápida de aceder ao menu de arranque avançado é manter premida a tecla SHIFT ESQUERDA e, em seguida, selecionar a opção reiniciar a partir do menu Iniciar do Windows, da seguinte forma
Verás várias opções, mas a que deves escolher é “Utilizar um dispositivo”.
Seleccione UEFI OS a partir da lista de opções aqui (pode haver um grande número de opções diferentes, dependendo da forma como o disco rígido está particionado e/ou dos dispositivos USB ligados.
O sistema será agora reiniciado na partição de recuperação. A partir daqui, pode iniciar o processo de reinicialização – que é totalmente automático, embora seja necessário ligar um carregador ou assegurar que a bateria está acima de uma determinada percentagem antes de iniciar o processo.
Após cerca de 15-20 minutos, a reposição deve terminar. O sistema será então reiniciado para uma nova instalação do Windows!