Neste artigo
Por vezes, é bom começar de novo. Por vezes, pode até ser necessário começar de novo. Seja qual for a razão, desde simplesmente querer desorganizar o seu PC, até limpar o sistema depois de um vírus ou outro programa desonesto ter estragado tudo, é um processo bastante simples de reiniciar o seu CK1/CK2.
Tudo o que precisa é o seguinte:
- Uma unidade flash USB com um tamanho mínimo de 8 GB
- Aviso: Certifique-se de que retira todos os ficheiros importantes desta unidade flash USB antes de prosseguir, uma vez que todos os dados nela contidos serão apagados.
- O firmware do CK1, que pode ser descarregado aqui (ou a imagem do CK2 aqui )
- Qualquer forma de software de imagem de disco.
- Para este guia, vamos utilizar o Win32DiskImager
Para começar, é necessário…
Descarregar a imagem do CK1/CK2
Caso não tenha visto acima – o link também está aqui na sua forma completa:
Firmware do dispositivo | Ligações |
CK1 | Descarregar |
CK2 | Descarregar |
Já descarregou tudo? Ótimo, agora podemos passar para…
Preparar o USB
Se sabe o que está a fazer e está a utilizar um software de imagem à sua escolha, pode saltar esta parte.
Para todos os outros, instale o Win32DiskImager através do(s) link(s) acima e, em seguida, execute-o. Aparecerá um ecrã como este:
Certifique-se de que a sua unidade USB está inserida e de que tem o ficheiro de imagem descarregado.
Em “Dispositivo”, seleccione a letra da unidade que corresponde à unidade USB. Se existir apenas uma unidade de disco rígido/disco de estado sólido no computador, é provável que seja atribuída automaticamente ao USB a letra de unidade D:\, mas certifique-se de que verifica!
Em “Image File”, navegue para a imagem CK1/CK2 que descarregou anteriormente. Não importa realmente onde está guardado, desde que o consiga encontrar (e não será movido durante este processo)
Em seguida, clique em “Escrever” e o processo será iniciado. Isto demorará provavelmente cerca de 30 a 60 minutos, dependendo da velocidade do seu computador e das portas USB ligadas (pode utilizar o PC para outras coisas entretanto, mas certifique-se de que não desliga a unidade USB, não adiciona nem remove quaisquer ficheiros da unidade USB nem fecha a aplicação!)
Quando a barra estiver preenchida e aparecer a janela pop-up a informar que a criação de imagens está concluída, é seguro remover a unidade USB.
Instalação via USB
Agora que a sua unidade USB está preparada, pode utilizá-la as vezes que quiser, por isso, se reiniciar o seu CK1/CK2 frequentemente, pode ser uma boa ideia deixar esta unidade por aí.
Para iniciar o processo de instalação, certifique-se de que o CK1/CK2 está desligado e, em seguida, insira a unidade.
Uma vez inserido, ligar o CK1/CK2. Prima repetidamente a tecla “F7” no teclado ligado durante o arranque até ver este ecrã:
(Se não a viu, provavelmente foi demasiado lento. Basta desligar o PC e tentar novamente!)
O conteúdo deste menu pode diferir dependendo do que está ligado ao PC, mas tudo o que precisa de fazer é selecionar o que corresponde à sua unidade USB (por exemplo, utilizámos um USB da marca Kingston para fazer este guia, por isso o que vamos selecionar é KingstonDataTraveler).
A instalação será efectuada automaticamente. Se a linha de comandos pedir alguma informação, basta concordar escrevendo “y”.
Quando a instalação estiver concluída, o computador desligar-se-á automaticamente.
Preparar o Windows
Quando ligar o PC pela primeira vez após a reinstalação, este será iniciado no Modo de Preparação do Sistema, que lhe permite utilizar uma versão limitada do Windows 10 através de uma conta temporária antes de iniciar a nova instalação a sério. Também estarão presentes alguns programas e ficheiros de amostra que podem ser utilizados para solucionar problemas de desempenho do PC – todos eles serão desinstalados automaticamente mais tarde.
Também aparecerá automaticamente uma janela – a Ferramenta de Preparação do Sistema (se a fechar, pode encontrá-la novamente em C:\Windows\System32\Sysprep )
Depois de ter efectuado as verificações rápidas necessárias, certifique-se de que a “Ação de limpeza do sistema” selecionada é “Entrar no sistema fora da caixa (OOBE)” e que a opção de encerramento está definida como “Desligar” (se pretender iniciá-lo mais tarde) ou “Reiniciar” (se pretender iniciá-lo agora). Em seguida, seleccione “OK”.
O seu computador será desligado ou reiniciado e, quando voltar a arrancar, o computador será desligado,