Powerbox Mini
-
Design
-
Build Quality
-
Performance
-
Features
Resumo
Overall
4.5User Review
( votes)Pros
- Processador AMD Ryzen 7 5700U de elevado desempenho
- Suporte para três monitores
- Gestão eficiente da energia e do ruído da ventoinha
- Ótimo para jogos ligeiros e emulação
Cons
- Iluminação LED não configurável
- O ruído da ventoinha é bastante elevado no modo de desempenho
Na primeira das nossas análises da Powerbox ACEPC, estamos a verificar o desempenho do modelo Mini de gama média. Na nossa análise da Powerbox Mini da ACEPC, vamos ver como se compara com o modelo Pro, incluindo unboxing, visão geral, benchmarks e alguns testes de desempenho de jogos e emuladores.
Vídeo de análise da Powerbox Mini da ACEPC
Desembalar a Powerbox Mini da ACEPC
Começamos a nossa análise da Powerbox Mini da ACEPC com o unboxing. A primeira a sair da caixa é a Powerbox Mini da ACEPC, que veremos em pormenor dentro de momentos.
Por baixo, temos um manual do utilizador que está em várias línguas, incluindo inglês, chinês, alemão e italiano.
A seguir, temos uma fonte de alimentação, que incluirá o adaptador de ficha correto para o seu país. E por último, mas não menos importante, existe um cabo HDMI.
Visão geral da Powerbox Mini da ACEPC
Continuamos a nossa análise do ACEPC Powerbox Mini com uma visão geral do PC compacto AMD Ryzen. A Powerbox Mini da ACEPC mede cerca de 6,15 x 5,22 x 2,83 polegadas (15,6 x 13,25 x 7,18 cm) e pesa 581g.
A parte da frente do mini desktop Ryzen, de cima para baixo, começa com um botão de alimentação que faz parte do seletor para alterar o desempenho do mini PC. Existem três definições: Inteligente, Automático e Desempenho. Iremos mostrar as diferenças nos testes de referência que se seguem. Por baixo, encontra-se uma porta de áudio de 3,5 mm, seguida de duas portas USB 3 e uma porta USB Type-C para dados.
Na parte de trás, temos mais duas portas USB 3, uma porta DisplayPort e uma porta HDMI que, quando utilizadas com a porta Type-C, suportam até três monitores. Abaixo está uma porta ethernet e a porta de alimentação.
Especificações técnicas da ACEPC Powerbox Mini
Como parte da nossa análise da ACEPC Powerbox Mini, analisamos as especificações técnicas e efectuamos alguns testes de consumo de energia, ruído da ventoinha e temperaturas.
CPU | AMD Ryzen 7 5700U (8 núcleos, 16 threads, frequência máxima de 4,3GHz) |
GPU | Gráficos AMD Radeon, 8 núcleos a 1900MHz |
RAM | 32GB SO-DIMM DDR4 RAM |
ARMAZENAMENTO | 512GB M.2 2280 SSD, com opções disponíveis para configurações de 1TB e 2TB, cada uma expansível até 4TB |
COMUNICAÇÕES | Wi-Fi 6 Bluetooth 5.2 |
Para o ruído da ventoinha e os valores térmicos, estamos a testar no modo Desempenho. Obtivemos um ruído máximo da ventoinha de 68 db e uma temperatura máxima de 55 °C. E para o Auto, obtivemos um ruído mais elevado da ventoinha de 50 dB e o Smart de apenas 48 dB.
Referências de sistema
Vamos agora efetuar alguns testes de referência para verificar o desempenho geral da nossa análise da Powerbox Mini da ACEPC. Vamos compará-lo com o mini PC ACEPC Powerbox Pro.
Seletor de potência
O seletor do botão de alimentação pode ser definido para três definições de desempenho, Smart, Auto e Performance.
Começaremos por mostrar as diferenças entre os três no Cinebench. O seletor altera essencialmente o limite da velocidade de processamento da CPU, o que reduz o desempenho, o calor gerado e o ruído da ventoinha.
AJUSTE DO SELECTOR | PONTUAÇÃO MULTI-CORE DO CINEBENCH | FREQUÊNCIA DA CPU (aprox.) |
SMART | 6272 | 2,12 GHz |
AUTO | 7845 | 2,77 GHz |
DESEMPENHO | 8498 | 3,20 GHz |
Para o resto dos testes de referência, estaremos a correr no modo de desempenho.
Passmark
O Passmark executa testes de referência na CPU, GPU, RAM e armazenamento para avaliar o desempenho geral.
Obtivemos uma pontuação de 3679, que bate a Powerbox Pro em 3082.
PCMark
O PCMark executa os testes de referência mais quotidianos para tarefas como processamento de texto, navegação na Web, videoconferência e um mini PC para criação de conteúdos.
Obtemos uma pontuação de 5.282, que está no limite superior dos nossos modelos de mini PC de gama média. O modelo Pro obteve 5,153, pelo que ambos têm muito boas pontuações.
Cinebench
O Cinebench testa o desempenho dos núcleos simples e múltiplos da CPU. Obtivemos uma pontuação de 1.255 para single e 8.498 para multicore.
Mais uma vez, são boas pontuações para o ACEPC, o modelo Pro ganha com a pontuação de desempenho superior de núcleo único a 1667, mas fica atrás na pontuação de núcleo múltiplo.
3DMark
Terminamos os testes de referência com o 3DMark, que testa o funcionamento conjunto da CPU e da GPU para o desempenho em jogos.
No parâmetro de referência Time Spy, obtivemos uma pontuação de 1.481, para Fire Storm obtivemos 3.718 e para Night Raid obtivemos 14.671. Todas as três pontuações são decentes para um Mini PC com processador AMD Ryzen, mas o modelo Pro fica bastante atrás em todas as três.
Desempenho em jogos
A seguir, na nossa análise da Powerbox Mini da ACEPC, damos uma breve vista de olhos ao seu desempenho em jogos. Embora o ACEPC Powerbox Mini não seja um mini PC para jogos, estes processadores são suficientemente potentes para jogos de iluminação. Os jogos recentes menos exigentes e os jogos mais antigos devem geralmente funcionar bem até 4K com boas definições gráficas. Ao entrar em ambientes 3D mais exigentes, terá de baixar a resolução para 1080P ou 720P, bem como as definições gráficas, dependendo do jogo.
Nos nossos testes de referência do Street Fighter 6, com as definições gráficas mais baixas de 720P, obtivemos 60, 30 e 30 nos três testes. Enquanto o modelo Pro obteve um valor ligeiramente inferior a 30 nos três testes. E para o Shadow of the Tomb Raider nas definições gráficas mais baixas de 720P, obtivemos 43 contra 33 fotogramas por segundo. A GPU AMD proporciona um aumento extra no desempenho para jogos.
Desempenho da emulação
E, como parte da nossa análise da ACEPC Powerbox Mini, também analisamos o desempenho da emulação. No que diz respeito à emulação, verificamos um desempenho perfeito em sistemas até à era da PlayStation 1 e da Dreamcast com a ACEPC Powerbox Mini. Poderá aumentar a resolução de renderização e desfrutar de imagens de maior qualidade nestes sistemas mais antigos.
No caso da PS2, verificamos um bom desempenho no OutRun, com uma taxa de FPS maioritariamente superior a 50, mas que desce para valores inferiores a 50 de vez em quando. Com o Gran Turismo 2, vemos uns sólidos 60 FPS. E para a PS3, a maior parte dos FPS são 60 no Tekken 6 após o armazenamento em cache de sombreadores, e para o Wipeout vemos FPS que variam entre 47 e 60 em cenas menos movimentadas.
Considerações finais
Resumimos a nossa análise da Powerbox Mini da ACEPC com algumas considerações finais. A Powerbox Mini da ACEPC destaca-se imediatamente pela sua orientação vertical, iluminação RGB e seletor de potência. Infelizmente, a iluminação RGB não pode ser desligada, por isso talvez não seja ideal para o ambiente de escritório, mas como um mini PC de gama média para casa adapta-se bem.
Este mini PC para produtividade tem um desempenho suficientemente elevado para as suas cargas de trabalho diárias, até à edição de imagens e ao trabalho com documentos de grandes dimensões. E não terá problemas em reproduzir os seus conteúdos 4K favoritos sem qualquer problema. Para os jogos, há o suficiente para jogos ligeiros e médios, e não te esqueças de que também podes utilizar o Xbox Game Pass para a transmissão de jogos mais exigentes.
Entre os modelos Powerbox Pro e Mini, o PC compacto ACEPC Powerbox Mini AMD Ryzen supera o Pro nos testes de benchmark. Por isso, se não se importar com as luzes coloridas e o design, esta é a melhor opção se o desempenho for um fator essencial.
Pode obter mais informações e comprar a Powerbox Mini da ACEPC aqui. Atualmente, temos uma promoção em curso para que possa adquirir o seu ACEPC ou outros mini PCs a um preço excelente!
Obrigado por ler a nossa análise da Powerbox Mini da ACEPC, diga-nos nos comentários se tiver alguma dúvida.