ONEXPLAYER Edição Mini Gundam
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
Resumo
A edição ONEXPLAYER Mini Gundam é um excelente exemplo do desempenho dos processadores Intel de 12ª geração. Se tiver a oportunidade de adquirir um destes produtos, irá encontrar um bom aumento de desempenho para um processador Intel.
Overall
4.9User Review
( votes)Pros
- Grande tema Gundam em toda a unidade portátil e acessórios.
- Processador Intel i7-1206P rápido de 12ª geração
- RAM DDR5 rápida, também o primeiro computador de mão com Windows a utilizar DDR5
- Entre os melhores resultados nos nossos testes de referência para dispositivos portáteis
Cons
- Apenas disponível para compra na China devido a licenças.
Hoje estamos a verificar algo muito especial. Trata-se de uma edição limitada do ONEXPLAYER Mini Gundam que só está disponível para compra na China devido ao licenciamento. Para além do seu design fantástico, inclui também o novíssimo processador Intel i7-1260P. Qual é o seu desempenho, vamos descobrir?
Vídeo de análise do ONEXPLAYER Mini Gundam
Desembalagem do ONEXPLAYER Mini Gundam Edition
Como sempre, começamos com o unboxing. A caixa inicia o tema Gundam com uma escrita dourada e um desenho em relevo da Força Espacial da Federação Terrestre (EFSF) e do fato móvel no topo. Levantando a tampa, é revelada uma sobreposição com uma cabeça de fato Gundam e algum texto. É um toque agradável, ainda não visto nos outros modelos ONEXPLAYER.
E temos a edição ONEXPLAYER Mini Gundam em toda a sua glória. Iremos analisá-lo mais detalhadamente em breve.
Por baixo, encontra-se um envelope com o tema Gundam em relevo. O interior inclui um guia do utilizador temático em chinês. E por último, mas não menos importante, temos uma caixa temática Gundam. No interior, temos uma fonte de alimentação branca com o texto, o número do telemóvel e o logótipo da EFSF impressos. Tem um aspeto muito bonito!
E temos um cabo USB Type-C vermelho, com o logótipo e o número do fato impressos nos conectores.
ONEXPLAYER Mini Gundam Visão geral
A edição Gundam é baseada no ONEXPLAYER Mini e, para além do tema Gundam, não há outras alterações no design físico.
Se olharmos mais de perto para o tema, podemos ver que foi utilizado em toda a frente. O D-Pad tem um acabamento azul metálico, que se estende aos botões de jogo azuis e cor de laranja.
O trabalho artístico é muito adequado. com o texto Gundam RX-78-2 ao longo da parte lateral da tampa do ecrã e as asas da cabeça do fato móvel a sobressaírem.
Ao longo da parte superior, temos os belos acabamentos metálicos à esquerda e à direita; botões de ombro e de gatilho com alguns temas pelo meio.
E na parte de trás, entre a grelha da ventoinha, há uma impressão de um fato móvel Gundam.
Especificações técnicas do ONEXPLAYER Mini Gundam
CPU | Intel Core i7-1260P 12 núcleos / 16 threads Máximo. frequência 4,70 GHz 28W TDP |
GPU | Gráficos Intel Iris Xe Até 1,40GHz 96 Unidades de execução |
RAM | 16GB LPDDR5-5200 |
ARMAZENAMENTO | M.2 2280 PCIe 3.0 x4 M.2 PCIe 4.0 x4 Opções de 512GB / 1TB / 2TB |
COMUNICAÇÕES | WiFi 6 Bluetooth 5.0 |
BATERIA | 12.450 mAh / 11,55V 48 Wh Em repouso: 7 horas Carga completa: 1 hora e 40 minutos. |
RUÍDO DA VENTOINHA | 61dB de ruído máximo da ventoinha |
TEMPERATURA | 46°C / 114 °F temperatura máxima |
Ruído da ventoinha e temperatura testados sob carga total durante a execução do Cinebench durante 10 minutos.
Referências de sistema
PassMark
O PassMark executa uma série de testes na CPU, GPU, RAM e armazenamento para os levar ao máximo. Isto dá-nos uma indicação artificial do seu desempenho a plena carga.
Com 20W TDP, o ONEXPLAYER Mini Gundam obtém 4.719 pontos. É um bom resultado, próximo do ONEXPLAYER Mini 1195G7, mas não tão rápido como o modelo 5800U. Apresentaremos um resumo no final dos testes de referência e compararemos com os outros dispositivos portáteis.
PCMark
O PCMark testa as tarefas mais quotidianas que pode realizar quando não está a jogar. Estes incluem a navegação na Web, o consumo de multimédia e o trabalho com documentos de escritório de grandes dimensões.
Com 20W TDP, o ONEXPLAYER Mini Gundam obtém 5.304 pontos. É a nossa pontuação mais elevada para um dispositivo portátil para jogos baseado em Intel com este TDP.
3DMark
O 3DMark efectua uma série de testes com a CPU e a GPU para ver o seu desempenho conjunto em tarefas relacionadas com vídeo, como o processamento de imagens e a renderização de gráficos.
Estamos a testar o 3DMark com TDP de 11, 20 e 35W para ver a diferença de desempenho e a sua capacidade de escalonamento nos três TDP.
Obtemos uma pontuação de 1.364, 1.813 e 2.036 nos três TDPs. As pontuações são as mais rápidas de todas as consolas de jogos que testámos!
Referências de jogos
Forza Horizon 5
Estamos a testar o Forza Horizon 5 a 1280×800 nas definições gráficas predefinidas mais baixas. Também o estamos a utilizar com 11, 20 e 35W TDP.
Obtemos fotogramas por segundo de 44, 64 e 68. Para um dispositivo baseado em Intel, são bons resultados. Em comparação com o ONEXPLAYER 1S com processador 1195G7, é mais rápido a 11W, mais lento a 20W e mais rápido a 35W.
Lutador de rua V
Para o teste de referência do Street Fighter V, estamos a correr a 1280×800 nas definições gráficas máximas. Novamente a funcionar a 11, 20 e 35W TDP. No final do primeiro jogo, estamos a obter a taxa de fotogramas média.
A 11W obtemos 58,82 fotogramas por segundo, o que é o valor mais elevado dos nossos testes de referência para dispositivos portáteis. A 20 W ou mais, atinge o máximo de 60 fotogramas por segundo.
Final Fantasy XIV
Estamos a executar o benchmark Final Fantasy XIV a 1280×800 nas definições gráficas máximas.
A 11W obtemos uma pontuação de 5.028, a 20W obtemos uns enormes 7.169. E a 35W obtemos 8008. Estas são as pontuações mais elevadas que obtivemos nos nossos testes de referência para dispositivos portáteis.
Shadow of the Tomb Raider
No nosso último jogo de referência, estamos a executar Shadow of the Tomb Raider a 1280×800 nas definições gráficas predefinidas mais baixas.
A 11W obtemos 37 fotogramas por segundo, a 20W obtemos 53 e a 35W obtemos 59. São boas pontuações, não são as mais altas, mas também não são as mais baixas.
Resumo da referência
Vamos dar uma breve olhada nas pontuações de benchmark em comparação com outros dispositivos portáteis.
A 11W, o Mini Gundam tem o melhor desempenho no 3DMark, com a pontuação mais elevada de todos os nossos testes de referência para dispositivos portáteis. É o processador mais rápido baseado em Intel para o Forza Horizon 5, embora os modelos AMD ainda estejam bastante à frente. É o mais rápido nos testes de referência de Street Fighter V e Final Fantasy XIV.
A 20 W, o modelo Gundam mantém o ritmo com as pontuações mais elevadas no 3DMark, Street Fighter V e Final Fantasy XIV.
E a 35 W é novamente o mais rápido nos testes de referência 3DMark, Street Fighter V e Final Fantasy XIV.
Notámos algumas discrepâncias, como taxas de fotogramas mais baixas em alguns testes de referência em comparação com o ONEXPLAYER Mini com processador 1195G7. Isto pode dever-se a diferenças de controladores ou de hardware. Pode ser a forma como o TDP e o processador funcionam com alguns jogos. Por exemplo, requerer mais processamento de CPU do que de GPU, ou vice-versa.
No geral, o ONEXPLAYER Mini Gundam é muito impressionante, com pontuações melhores, se não semelhantes, ao seu equivalente 1195G7. Penso que poderemos ver melhorias nos controladores Intel para este processador relativamente novo, o que poderá acelerar um pouco as coisas. Dá-nos uma excelente indicação do desempenho dos processadores Intel de 12ª geração no futuro. Esperemos que não falte muito para vermos um novo modelo!
Testes de jogabilidade
Estamos a experimentar alguns jogos com a unidade portátil para ver o seu desempenho com o TDP predefinido, que é de 28 W. Não se esqueça de que, se tiver uma eGPU, pode ligá-la ao Mini para obter níveis gráficos mais rápidos e de maior qualidade.
E um lembrete rápido: se ainda não o fez, reserve um momento para se inscrever. Ajuda a fazer crescer este canal e mantém-se atualizado com novos aparelhos como este portátil, todos ficam a ganhar! Obrigado!
Forza
Já sabemos, pelos testes de referência, que obtemos 64 fotogramas por segundo a 20W. A 28W podemos bloqueá-lo a 60FPS e obter taxas de fotogramas bastante estáveis enquanto jogamos. Com algumas pequenas alterações nos gráficos, é possível aumentar uma ou duas definições
Cyberpunk 2077
Estamos a obter entre 30 e 40 fotogramas por segundo, dependendo do que se passa no jogo. Podemos fixá-la em 30 fotogramas por segundo e, na maior parte dos casos, usufruir de uma velocidade de fotogramas estável. No entanto, em cenas mais movimentadas, há algumas gotas.
Halo Infinito
O Halo Infinite está a correr a meio de 30 fotogramas por segundo, por isso, se o bloquearmos a 30, o jogo manter-se-á bastante fluido. Não tive quaisquer quedas abaixo de 30 nos mapas de treino, mas poderá ter algumas nos mapas maiores.
Testes do emulador
PS2
Não terás quaisquer problemas com o emulador da PlayStation 2 PCSX2. Aumentámos a resolução interna para 720P e adicionámos alguns filtros para lhe dar um bom aspeto. Se quisesse, poderia subir um pouco mais.
PSP
E outro que não terá problemas é o emulador PPSSPP da PlayStation Portable. Obtém-se uns sólidos 60 FPS com as definições predefinidas e tudo parece estar bem. Mas é possível melhorar imenso a qualidade visual com uma resolução de renderização de 5x (2400×1360) com FXAA Anti Aliasing, e ainda assim manter uns sólidos 60 FPS.
RPCS3
Estamos a mostrar imagens capturadas para a PS3, uma vez que nos nossos testes iniciais estávamos a obter velocidades de 40 a 60 FPS à medida que as caches de shader eram geradas. No entanto, quando fomos gravar as imagens de jogo em câmara, alguns dias mais tarde, actualizámos o emulador e deparámo-nos com problemas de congelamento ou lentidão. Assim, quando o emulador está a funcionar, é possível obter um desempenho muito bom em comparação com as consolas portáteis com processador AMD.
RyuJinx
No RyuJinx, o desempenho dos jogos é naturalmente variável, uma vez que o emulador ainda está a ser desenvolvido. Experimentámos uma série de jogos e um número razoável estava a correr à velocidade máxima ou, pelo menos, com taxas de fotogramas jogáveis. Nem todos os jogos vão funcionar, é o mesmo para todas as consolas portáteis, mas está ao nível do desempenho do AYA NEO.
Onde comprar o ONEXPLAYER Mini Gundam Edition?
Infelizmente não está licenciado para venda fora da China, por isso não podemos vender este modelo na DroiX. Mas pode encomendar um aqui, se estiver interessado em comprar um.
Em alternativa, pode procurar e comprar a nossa gama de modelos ONEXPLAYER, que têm um desempenho semelhante ou melhor do que a edição Gundam.