Chat with us, powered by LiveChat

Análise do RG503 – Unidade portátil para jogos retro da Anbernic com vídeo

  • Design
    (4.5)
  • Build Quality
    (4.5)
  • Display
    (5)
  • Performance
    (4.5)
  • Features
    (4.5)
  • Software
    (4)

Resumo

O RG503 é o mais recente dispositivo portátil para jogos retro da Anbernic. Desembalamo-lo, verificamos as suas características e experimentamos uma série de jogos com emuladores para ver o seu desempenho.

Overall
4.5
Sending
User Review
0 (0 votes)

Pros

  • Ecrã de 4,95″ com excelente aspeto e resolução de 960×544, o mesmo utilizado na Sony Vita!
  • Uma boa seleção de emuladores prontos a utilizar
  • Uma escolha de três cores à escolha
  • Saída de TV via HDMI
  • Suporte Wifi rápido de 5GHz
  • Boa autonomia da bateria

Cons

  • Continua a utilizar o processador Cortex-A55 mais antigo

Na nossa análise, vamos analisar a mais recente consola portátil para jogos retro, a RG503 da Anbernic. Desembalamos a consola, verificamos as suas características e experimentamos uma série de jogos com emuladores para ver o desempenho desta consola de jogos.

Vídeo de avaliação da RG503

Desembalar o RG503

Vamos começar com o unboxing. Em primeiro lugar, temos a unidade de mão retro RG503, que iremos analisar mais detalhadamente em breve.

RG503 sem caixa
RG503 sem caixa

Por baixo da embalagem encontra-se um guia do utilizador em inglês e chinês. Abrange tudo, desde o arranque, a navegação nos menus, o modo multijogador online e o encerramento correto da consola.

Em seguida, existe um cabo USB tipo C. Recomendamos a sua utilização para carregar o RG503. Liga-se à porta USB tipo C do lado direito e não carrega na porta do lado esquerdo. Inclui um cartão Micro SD de 64 GB que é utilizado para o armazenamento dos jogos.

RG503 Análise - Unboxing
RG503 Análise – Unboxing

E por último, mas não menos importante, existem alguns toalhetes e um protetor de ecrã que podem ser utilizados para colocar no RG503, se assim o desejar.

RG503 Descrição geral

A consola portátil de jogos retro RG503 está disponível em três cores: preto, azul e cinzento bronze.

RG503 Cores
RG503 Cores

Mede cerca de 7,4 x 3,3 x 0,8 polegadas (19 x 8,4 x 2,1 cm) e pesa 235 gramas. O ecrã é um OLED de 4,95 polegadas com uma resolução de 960×544. Na verdade, é o mesmo ecrã utilizado na consola portátil Vita.

Na frente, temos os habituais manípulos analógicos duplos que são clicáveis. Existe um D-Pad e quatro botões de jogo, juntamente com os botões SELECT e START.

Análise do RG503 - Vista frontal
RG503 Vista frontal

No lado esquerdo encontra-se o botão de alimentação e no lado direito o botão de volume. Na parte superior, encontram-se os botões de ombro e de gatilho esquerdo e direito.

Análise do RG503 - Vista superior
Análise do RG503 – Vista superior

Existem duas portas USB tipo C, como mencionado, a da direita é onde se carrega o dispositivo portátil.

Existe uma tomada para auscultadores de 3,5 mm e uma porta Mini HDMI que pode ser utilizada para ligar ao seu televisor ou monitor para jogos retro em ecrã grande.

Análise do RG503 - Vista inferior
Análise do RG503 – Vista inferior

Na parte inferior encontram-se duas ranhuras para cartões Micro SD. O da esquerda é para o sistema operativo e o da direita é para o armazenamento.

Existe um botão de reinicialização do dispositivo e um botão de função útil que é utilizado em combinação com outros botões. Por exemplo, para aceder ao menu RetroArch, sair dos emuladores, carregar e guardar estados, etc.

Especificações técnicas do RG503

CPUQuad-Core 64bit Cortex-A55. Frequência máxima 1.8GHz
RAMLPDDR4 1GB
ARMAZENAMENTO16GB OS (ranhura para cartão Micro SD 1)
Até 512 GB de armazenamento (ranhura para cartão Micro SD 2)
COMUNICAÇÕES2.4/5G Wi-Fi 802.11 a/b/g/n
Bluetooth 4.2
SOLinux
BATERIAPolímero de lítio 3500 mAh. A bateria tem uma duração de até seis horas, dependendo da utilização.
Especificações técnicas do RG503

Visão geral do sistema operativo

O frontend utilizado na consola retro R503 é o familiar frontend ao estilo da Emulation Station visto em muitas consolas portáteis e é muito fácil de utilizar.

RG503 Review - Menu principal

Premir Cima e Baixo permite navegar pelos vários sistemas de jogo e emuladores. Estes incluem Arcade, MAME WonderSwan, Capcom Play System 1, 2 e 3. MSX, PC Engine, OpenBOR, Master System, Mega Drive, Game Gear, Dreamcast, Neo Geo, Neo Geo Pocket, PlayStation e PlayStation Portable.

A escolha de um sistema de jogo leva-o ao navegador de jogos, onde pode percorrer a lista de jogos no seu cartão SD, basta escolher um e o jogo será carregado.

RG503 Review - Menu de definições
RG503 Review – Menu de definições

Premir START abre o menu principal, onde é possível alterar várias definições, incluindo a disposição do controlador e as definições da interface do utilizador. A partir daqui, podes configurar e ligar-te ao teu ponto de acesso WiFi para a recolha de dados de jogos e também para o modo multijogador online nos emuladores suportados.

Também pode encerrar o emulador retro handheld com segurança a partir deste menu, o que recomendamos que faça, caso contrário pode corromper o sistema operativo.

Saída de TV RG503

Análise do RG503 - Saída de TV
Análise do RG503 – Saída de TV

O RG503 tem uma porta mini HDMI que pode utilizar para ligar ao seu televisor ou monitor e transformá-lo numa consola de jogos retro. Para o ativar, desligue o RG503, ligue-lhe um cabo HDMI e ligue-o. O ecrã do RG503 permanecerá desligado e a saída aparecerá no seu televisor ou monitor. A qualidade da saída de vídeo é de 720P e é de boa qualidade. E não se esqueça de que, com muitos dos sistemas, pode utilizar alguns filtros para suavizar os gráficos, se assim o desejar.

Multijogador online com o RG503

Multijogador online com o RG503
Multijogador online com o RG503

Com sistemas compatíveis, como a Mega Drive, podes jogar online localmente ou através da Internet com outras pessoas através de um ponto de acesso WiFi. Para isso, é necessário utilizar o mesmo emulador e exatamente o mesmo ficheiro ROM. Basta carregar o menu RetroArch, navegar para o ecrã online e pode juntar-se ou iniciar uma nova instância. Nem todos os emuladores suportam esta funcionalidade, mas os que suportam funcionam muito bem.

Visão geral do emulador RG503

Vejamos alguns dos sistemas de jogos suportados e como funcionam na consola de jogos retro portátil RG503.

Final Burn Alpha

Análise do RG503 - Queima final
Análise do RG503 – Queima final

O Final Burn Alpha suporta uma variedade de sistemas de arcada com alguns jogos que não se encontram no MAME, por exemplo. Estamos a experimentar o Raiden DX e está a funcionar muito bem. Como pode ver, o jogo é esticado para ecrã panorâmico. É possível alterar este aspeto nas definições da maioria dos emuladores para utilizar o formato 4:3, se preferir o aspeto original.

MAME

Análise do RG503 - MAME
Análise do RG503 – MAME

Para o MAME, estamos a experimentar o jogo de arcada Asterix, que funciona muito bem. Experimentei vários jogos e não tive quaisquer problemas de compatibilidade ou abrandamento nos jogos.

CPS-III

Análise do RG503 - CPSIII
Análise do RG503 – CPSIII

O Capcom Play System I e II funcionam sem problemas, por isso vamos diretamente para o CPS-III e para o Street Fighter 3 3rd strike. Não tivemos problemas com o carregamento dos jogos, que foi rápido, nem com o desempenho.

MSX

Análise do RG503 - MSX
Análise do RG503 – MSX

É frequente ignorarmos o MSX quando analisamos as consolas portáteis retro, por isso vamos dar-lhe um pouco de amor com o Contra. O jogo é muito bom, é um pouco estranho, mas é fixe jogá-lo ecrã a ecrã em vez de o jogar com scroll lateral noutras consolas.

Motor de PC

Análise do RG503 - PC Engine
Análise do RG503 – PC Engine

O próximo é o grande PC Engine e, como estamos a experimentar jogos diferentes do habitual, vamos dar uma oportunidade ao Aero Blasters. Mais uma vez, é possível reproduzir em ecrã panorâmico ou no formato original. Tudo no PC Engine funciona muito bem, pelo que não terá quaisquer problemas.

Master System

Análise do RG503 - Master System
Análise do RG503 – Master System

Segue-se outra consola frequentemente esquecida, mas que é uma das minhas preferidas, a SEGA Master System. Existem alguns jogos fantásticos, caso nunca os tenha visto. Aqui está o clássico WonderBoy que eu e o meu pai passávamos horas a jogar nos anos 80. Tudo funcionará muito bem na Master System!

Megadrive

Análise do RG503 - Mega Drive
Análise do RG503 – Mega Drive

Resistindo à vontade de ver o habitual Sonic The Hedgehog, escolho o excelente Shadow Dancer, também conhecido como Shinobi parte 2. Como esperado, tudo funciona muito bem na Mega Drive e tem um aspeto fantástico no ecrã OLED.

Jogo Gear

Análise do RG503 - Game Gear
Análise do RG503 – Game Gear

No Game Gear, vamos ver Gunstar Heroes, não sabia que havia uma versão para o Game Gear e, para ser justo, não é assim tão mau. Embora existam algumas lentidões em partes movimentadas do jogo, isso é provavelmente um problema do hardware original e não do desempenho do emulador.

Dreamcast

Análise do RG503 - Dreamcast
Análise do RG503 – Dreamcast

A seguir, temos a Dreamcast e vamos ver o Soul Calibur. O jogo é muito bom, mas noutros jogos, as velocidades são boas, mas o áudio tem problemas de atraso ou é simplesmente demasiado lento. É parte integrante do chipset utilizado neste modelo, por isso não espere que tudo funcione bem.

Neo Geo

Análise do RG503 - Neo Geo
Análise do RG503 – Neo Geo

A seguir, temos o clássico Neo Geo e vamos ver o shooter de deslocação lateral Blazing Star. Tudo funciona muito bem no Neo Geo e não terá qualquer problema.

PlayStation

Análise do RG503 - PlayStation
Análise do RG503 – PlayStation

O desempenho e a compatibilidade para a PlayStation são bons no RG503. Estamos a verificar o Twisted Metal 2 e o desempenho parece ser o ideal, sem abrandamentos. Experimentei alguns jogos aleatórios e todos eles funcionaram bem, sem problemas.

PlayStation Portable

Análise do RG503 - PSP
Análise do RG503 – PSP

Terminamos os testes de emuladores com a PlayStation Portable. O desempenho, como sabemos dos modelos anteriores, não é fantástico, por isso não esperamos grandes diferenças, depende do jogo. Por predefinição, está definido para Frame Skip um, o que ajuda muito nos jogos que não atingem os 60 FPS, como o Tekken 6, que corre a cerca de 50 em média.

Considerações finais

O RG503 é um dispositivo portátil suficientemente decente com um ecrã nítido e WiFi de 5Ghz, ambas as características são agradáveis de ter. No entanto, o processador utilizado no RG503 já foi visto em portáteis anteriores, pelo que não vemos quaisquer melhorias em termos de desempenho. Algo com um pouco mais de potência faria maravilhas pelo desempenho da Dreamcast e da PlayStation Portable.

RG503 Revisão - DnD
Dungeons & Dragons

Se é novo no mundo dos jogos retro e está à procura de uma consola portátil, o RG503 é uma excelente escolha para jogar todas as consolas clássicas e a PlayStation. Para além destes sistemas, não é ideal e seria melhor procurar algo um pouco mais potente, como o Retroid Pocket 2+ ou o Retroid Pocket 3.

Onde comprar o RG503 da Anbernic?

Pode obter mais informações e comprar o RG503 aqui. Também vendemos muitos outros emuladores de consolas portáteis retro, por isso, se este não te agradou, temos de certeza um que te vai agradar.

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.