Análise do RG353P
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
O computador de mão para jogos retro baseado no CPU RK3566 possui um sistema operativo duplo (Android e Linux) com dezenas de consolas de jogos clássicas suportadas desde os anos 70 até aos anos 2000. Inclui WiFi para jogos multijogador e saída HDMI para jogar no ecrã grande.
Overall
4.6User Review
( votes)Pros
- Belo design baseado nos comandos das consolas retro
- Ecrã tátil de 3,5″ de boa qualidade
- Suporte para Android e Linux Dual OS
- Suporte WiFi para multijogadores e Android online
- Saída HDMI para ecrã grande ou monitor
Cons
- Não há Google Play Store, mas pode instalar alternativas
- A CPU não é suficientemente rápida para todas as consolas mais recentes
Na nossa análise do RG353P, vamos desembalar esta consola de jogos portátil para Android, verificar as funcionalidades e experimentar uma série de emuladores e jogos. Alguns dos quais foram sugeridos pelos nossos seguidores nas redes sociais. Fique atento para ver se escolhemos o seu jogo para experimentar o RG353P!
Vídeo de avaliação do RG353P
Desembalar o RG353P
Como sempre, começamos com o unboxing. Algo diferente neste modelo é uma nova marca de embalagem que parece mais profissional do que a embalagem branca simples que vimos nos modelos anteriores. É um toque agradável!
Levantando a tampa, vamos diretamente para o emulador RG353P retro handheld em si, que mostraremos mais detalhadamente dentro de momentos.
Por baixo da embalagem encontra-se um guia do utilizador recentemente concebido, que está totalmente em inglês num dos lados. Inclui tudo o que é necessário para saber como utilizar a unidade portátil. De seguida, temos um cabo de carregamento USB tipo C. Recomendamos a utilização deste, que se liga à porta USB no lado direito da unidade portátil.
Existe um cartão micro SD de 64 GB que é utilizado para o armazenamento de jogos. E, por último, mas não menos importante, temos um protetor de ecrã e alguns toalhetes para a sua aplicação.
RG353P Descrição geral
A consola de jogos retro RG353P está disponível em duas cores baseadas nas cores japonesas e europeias e nas cores da América do Norte. Diga-nos qual é o seu tema preferido nos comentários.
Mede cerca de 6,8 x 3,1 x 0,7 polegadas (17,4 x 8 x 1,8 cm) e pesa 209 gramas. O ecrã é um ecrã tátil IPS de 3,5 polegadas, com uma resolução de 640×480, o que é perfeito para jogos retro.
Na parte da frente, temos o D-Pad normal, dois manípulos analógicos e botões de jogo. Existem dois pequenos botões de cada lado do ecrã, o da esquerda é o botão de função e o da direita é o botão de alimentação.
Ao longo da parte superior, temos os botões de ombro e de gatilho esquerdo e direito. Existe uma porta USB tipo C para ligar periféricos e um botão de reinicialização. No meio encontra-se uma porta mini HDMI para ligar ao televisor ou monitor, que mostraremos mais adiante. Há um controlo de volume e uma segunda porta USB Tipo C que pode ser utilizada para carregar.
Na parte inferior encontram-se duas ranhuras para cartões Micro SD. O da esquerda é para o sistema operativo Linux. Pode retirar o cartão e o sistema arrancará para o sistema operativo Android. O lado direito é onde se coloca o cartão de 64 GB para armazenamento. E, finalmente, no meio, encontra-se uma tomada de 3,5 mm para auscultadores.
Na parte de trás existem duas almofadas circulares que podem ser utilizadas com os dedos médios para uma aderência mais firme.
Especificações técnicas do RG353P
ECRÃ | Ecrã multi-toque IPS de 3,5″. Resolução 640×480 |
CPU | RK3566 Quad-Core 64-bit Corex-A55 até 1,8GHz |
RAM | 2GB LPDDR4 |
ARMAZENAMENTO | Android – 32GB eMMC 5.1 (interno) Linux – Cartão Micro SD de 16 GB |
COMUNICAÇÕES | WiFi 2.4/5G Bluetooth 4.2 |
SISTEMA OPERATIVO | Android 11 e Linux |
BATERIA | Bateria de polímero de lítio de 2.500mAh. Dura até 6 horas, dependendo da utilização |
OUTROS | Saída HDMI |
Visão geral do sistema operativo duplo
No emulador RG353P retro handheld existem dois sistemas operativos, Android e Linux. Pode alternar entre os dois removendo o cartão Micro SD do lado esquerdo.
Sistema operativo Linux
O Linux está a utilizar um frontend ao estilo da Estação de Emulação para a navegação principal. Utiliza a esquerda e a direita para navegar pelos sistemas de jogo disponíveis. Inclui os jogos Final Burn, MAME, Vertical Arcade, WonderSwan Colour, Capcom Play System 1, 2 e 3, MSX, PC Engine, Master System, Mega Drive, Game Gear, Dreamcast e PSP.
Depois de escolher um sistema, é apresentada uma lista de jogos no cartão de memória, juntamente com uma imagem em miniatura e algumas informações sobre o jogo. Escolhe um jogo e ele inicia-o.
A partir do menu principal, existem várias opções que podem ser configuradas. Pode ligar-se ao WiFi para recolher dados de jogos, se adicionar novos jogos, e também jogar com vários jogadores em emuladores compatíveis. Também pode encerrar o sistema em segurança a partir daqui, o que recomendamos que faça.
Sistema operativo Android
O sistema operativo Android dá-lhe um pouco mais de liberdade no que pode fazer, mas isso tem o custo de ter de configurar tudo. Existem vários emuladores pré-instalados, incluindo o emulador de PlayStation 2 AetherSX2, Dolphin, emulador de PlayStation DuckStation, FBNeo, Mupen64Plus, emulador de Mega Drive e emulador de Saturn Yabasanshiro. Terá de definir as localizações das pastas do jogo e talvez definir os controlos e ajustar as definições.
Também temos o RetroArch, a partir do qual podemos descarregar dezenas de emuladores diferentes, desde a série Amstrad CPC, Commodore, Fairchild e Vectrex, até à era PSP. Nem tudo funcionará a 100%, mas é um ótimo ponto de partida para experimentar diferentes consolas clássicas e computadores. Terá de descarregar os núcleos do sistema e procurar os jogos no seu cartão SD.
É de salientar que a aplicação Google Play Store não está instalada. Poderá ser possível instalá-lo, mas não o tentámos. No entanto, pode instalar qualquer APK que deseje. Ou instale a Aurora Store, que é uma alternativa à Play Store e funciona muito bem.
Saída HDMI
Tanto o sistema operativo Android como o Linux suportam a saída do RG353P para o seu televisor ou monitor. No caso do Android, basta ligar um cabo Mini HDMI e o ecrã será automaticamente apresentado. No Linux, é necessário ligar o HDMI com o computador desligado e, em seguida, ligar e iniciar o Linux para que o ecrã apareça.
A qualidade em ambos os sistemas operativos é óptima. Não tivemos problemas em utilizar qualquer um deles, embora preferíssemos poder ativar o Android sem ter de reiniciar.
Multijogador online
Ambos os sistemas operativos suportam RetroArch, pelo que é muito fácil jogar jogos multijogador através da Internet, desde que se utilize o mesmo sistema operativo, o mesmo núcleo RetroArch e os mesmos ficheiros ROM. Depois, pode aceder ao menu RetroArch Netplay e, em seguida, acolher ou encontrar um jogo.
Nem todas as consolas são compatíveis com o modo multijogadores online. A Mega Drive, por exemplo, funciona muito bem. Não necessita de grandes quantidades de dados, pelo que não deve haver problema em utilizá-lo com qualquer rede WiFi.
Referências de sistema
Geekbench
Uma rápida análise comparativa do sistema com o Geekbench, que efectua uma série de testes em operações de um e vários núcleos.
DISPOSITIVO | NÚCLEO ÚNICO | MULTI-CORE |
RG353P | 119 | 359 |
RG503 | 266 | 714 |
GPD XP | 501 | 1601 |
GPD XP PLUS | 952 | 2765 |
Obtivemos uma pontuação de 119 para núcleo único e 359 para núcleo múltiplo. Em comparação, obtivemos 952 e 2765 para o GPD XP Plus, recentemente analisado, e 266 / 714 para o processador mais rápido do Anbernic RG552. Estas pontuações são muito superiores, mas não se esqueça que ambos os dispositivos têm um custo muito superior.
Desempenho do emulador
Continuamos a nossa análise do RG353P com um olhar sobre o sistema operativo. Como temos dois sistemas operativos, a análise de ambos os conjuntos de emuladores e jogos retro para cada sistema dará origem a um vídeo muito longo. Por isso, vamos mostrar alguns emuladores e mencionar se houve algum problema com os sistemas operativos Android ou Linux.
Final Burn – Joe & Mac regressa
Começamos com o emulador Final Burn a correr o jogo de arcada retro Joe & Max Returns. Achei mais fácil fazer isto correr no Linux, mas ambos os sistemas operativos correm muito bem os jogos Arcade no emulador retro portátil.
MAME – Afterburner II
Continuando com o tema Arcade, estamos a jogar Afterburner II no MAME. Mais uma vez, não há problemas com a emulação Arcade na consola de jogos portátil RG353P, todos os jogos que experimentámos foram excelentes!
Arcada vertical
Uma boa adição ao sistema operativo Linux são os jogos Vertical Arcade. Está configurado para jogar jogos na orientação vertical e os controlos estão configurados para que possa entrar diretamente na ação. Pode fazê-lo no Android, mas terá de ser você a configurar tudo.
Master System
Passando agora para uma consola e para a clássica Master System, jogo Strider. Trata-se de uma consola bastante antiga e o RG353P não terá quaisquer problemas em jogar estes jogos.
Capcom Play System III
Os Capcom Play System 1 e 2 funcionam muito bem em ambos os sistemas operativos e, aqui, estamos a jogar Street Fighter 3rd strike no CPS-3. Também funciona muito bem e não tivemos problemas com os poucos jogos que testámos.
SNES9X
Estamos a testar o Animaniacs, que foi sugerido pelo lithiumproject no twitter. Não terá quaisquer problemas com jogos em qualquer um dos sistemas operativos, tudo funciona muito bem. Pode ajustar as definições para um pouco de aumento de escala para obter um melhor aspeto.
Mega Drive
E outro jogo sugerido para experimentarmos foi o Snow Bros. Optámos pela versão para a consola Mega Drive e funciona muito bem, como esperado. Obrigado ao cyb3rn0id no Instagram pela sugestão.
Motor de PC
Introduzimos o Splatterhouse no nosso teste PC Engine. Como todas as outras consolas de 8 e 16 bits, estas jogam perfeitamente, por isso não vamos perder muito tempo com monstros de basebol, por muito divertidos que sejam 🙂
Neo Geo
O muito apreciado Neo Geo é o próximo e vamos jogar algo um pouco diferente: Panic Bomber, que nunca experimentei antes. Funciona muito bem, tal como todos os outros grandes jogos deste sistema de arcada e de consola doméstica.
VBA-M
No primeiro dos nossos testes para dispositivos portáteis, estamos a experimentar o Sonic Advance 3 no emulador VBA-M. Experimentámos alguns jogos diferentes e todos funcionaram a toda a velocidade. Também ficam muito bem no ecrã do RG353P!
Mupen64Plus
Experimentámos alguns jogos diferentes de terceiros e de primeira linha. Muitos deles eram perfeitamente jogáveis, mas havia alguns que não estavam a funcionar a toda a velocidade. É possível ajustar algumas definições para obter um desempenho extra, mas é algo a ter em conta.
Drástico
No geral, o emulador Drastic faz um trabalho melhor do que o esperado no RG353P. Experimentámos alguns jogos diferentes e havia alguns muito fáceis de jogar. No entanto, há mais que correm dolorosamente devagar do que a toda a velocidade. Por isso, a menos que se trate de um jogo bastante simples, não espere que funcione bem.
PlayStation
Sabemos, pela consola RG503, que a emulação da consola PlayStation é muito melhor neste processador. Experimentámos uma série de jogos, felizmente sem o Driver desta vez, e todos funcionaram bem, sem abrandamentos. Poderá ocorrer uma ou outra queda de quadro, mas nada de grave.
Dreamcast
A emulação da Dreamcast também foi muito melhorada com este processador. Pode desfrutar de muito mais jogos se vier de uma consola portátil mais antiga. Muitos jogos estão a correr a toda ou quase toda a velocidade, mas ainda há alguns que estão a correr lentamente ou têm áudio com atrasos.
Sugeriram-nos que experimentássemos o Grand Theft Auto 2 na Dreamcast e funciona muito bem, pois é um jogo bastante básico. Obrigado a @RitzLazyArtist no Twitter pela sugestão.
E Richard no Twitter sugeriu Code Veronica, a introdução foi tão longa que me aborreci de esperar. Mas como a introdução é em tempo real e funciona bem, o jogo em si deve funcionar bem.
PlayStation 2
Passemos agora a uma consola mais exigente. Em primeiro lugar, temos a PlayStation 2 e o AetherSX2. Não conseguimos pôr nenhum jogo a funcionar a uma velocidade agradável, o processador é demasiado lento para fazer um milagre e conseguir algo jogável.
PSP
No entanto, a PSP é um pouco mais agradável quando se trata de jogar jogos no emulador PPSSPP. No Linux, obtemos um desempenho globalmente mais lento, pelo que sugerimos a utilização da versão Android. Jogos como o Tekken 6 estão a oscilar entre os 40 e os 50, pelo que a utilização do Frame Skip 1 irá suavizar as coisas.
Lee Collins sugeriu-nos que experimentássemos o Retro City Rampage no Facebook. O jogo corre muito bem e não é preciso saltar frames, até se pode aumentar um pouco a renderização dos gráficos para que o jogo tenha um aspeto mais agradável.
Golfinho
O nosso último emulador a testar são as duas consolas que o Dolphin suporta. Começamos com o Burnout 2, que é um jogo medianamente exigente. Estamos a chegar a uma zona de cerca de 30 graus, o que não é muito mau. Experimentámos alguns jogos diferentes, alguns são muito jogáveis, mas também há muitos que são demasiado lentos para jogar.
Também experimentámos a outra consola que o Dolphin suporta e os jogos não são muito jogáveis. É possível encontrar alguns jogos básicos que funcionam bem, mas, de um modo geral, não é algo que se compre nesta consola portátil para emular.
Considerações finais
O RG353P é uma boa melhoria em relação ao RG503 anterior, que utiliza o mesmo processador. Tem agora acesso aos sistemas operativos Linux e Android. Se quiser apenas entrar e jogar, então o Linux é ótimo para isso. Se não se importar com um pouco de configuração, então o Android está à sua disposição. Pessoalmente, prefiro o Linux nesta consola portátil, embora não seja perfeito, é muito menos complicado, pois basta adicionar os jogos e começar a jogar. Com o Android, demora muito mais tempo a obter os mesmos resultados.
Se estiver a utilizar a geração anterior de processadores portáteis ou se estiver à procura de um novo processador para começar, então o RG353P é definitivamente um computador portátil a considerar comprar. Gostamos do WiFi de 5Ghz para jogos multijogador, da saída HDMI para jogar na TV ou no monitor e da escolha entre Android ou Linux.
Assim terminamos esta análise do RG353, agradecendo a todos os que sugeriram um jogo para experimentar no RG353P, tentámos incluir o maior número possível! Se quiser sugerir jogos para futuros vídeos, junte-se a nós nos nossos canais de redes sociais ligados no final da página e fique atento ao próximo pedido.
Onde comprar o RG353P?
Pode obter mais informações e comprar o RG353P aqui. E temos em stock muitas outras consolas de jogos portáteis retro, não deixe de nos visitar!