Chat with us, powered by LiveChat

Anbernic RG556 – Portátil de jogos retro Android com Unisoc T820

Anbernic RG556
Anbernic RG556

Foram revelados mais pormenores sobre a mais recente consola portátil anunciada pela Anbernic. Eis tudo o que sabemos até à data.

Novo ano e novo design

O Anbernic RG556 é uma mudança considerável em relação aos projectos habituais da Anbernic. Com pegas curvas e botões de ombro e de gatilho adequados, assemelha-se mais a um AYN Odin do que às suas unidades portáteis anteriores. Podemos ver nas imagens e no vídeo que existe iluminação LED à volta dos dois manípulos analógicos. Mede cerca de 22,3 x 9 x 1,5 cm e pesa cerca de 0,331 kg

Relativamente às cores da caixa, sabemos que haverá quatro opções: azul e preto em cores normais e transparentes.

Anbernic RG556 diferentes ângulos
Anbernic RG556 diferentes ângulos

Especificações técnicas do Anbernic RG556

O ecrã é um ecrã AMOLED de 5,48 polegadas com uma resolução de 1080×1920 (rodado).

O RG556 da Anbernic é alimentado por um processador UNISOC T820. É o sucessor do conhecido chip T618, que foi utilizado em portáteis de jogos retro, como o RG405V, o RG505, o Retroid Pocket 3+ e o Retroid Pocket Flip. Este processador nunca foi visto numa consola de jogos, pelo que será interessante ver o seu desempenho. É um CPU de oito núcleos com três clusters, 1x ARM Cortex-A76 a 2,7GHz, 3x A76 a 2,3GHz e um núcleo de eficiência energética de 4x ARM Cortex-A55 a 2,1GHz.

A GPU é uma ARM Mali-G57 MC4 com quatro núcleos a 850Mhz. A memória RAM é de 8 GB LPDDR4X e, em termos de armazenamento, esperamos pelo menos 128 GB de armazenamento interno UFS2.2 e um leitor de cartões micro SD como extra.

Funciona com o sistema operativo Android 13 e suporta Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0. A alimentar tudo isto está uma bateria de 5500mAh que durará até 8 horas, dependendo da utilização. A porta USB Type-C suporta DisplayPort 1080P para saída para um televisor ou monitor.

Desempenho esperado

Em termos de desempenho, podemos compará-lo com o MediaTek Dimensity 1100, que tem um desempenho semelhante nalguns parâmetros de referência. No entanto, em alguns casos, verificamos que a Dimensity chega a atingir 10% em relação à Unisoc. Analisámos recentemente o Retroid Pocket 4 PRO, que utiliza este chip e obteve excelentes resultados nos testes de referência. Consulte a nossa análise completa do Retroid Pocket 4 Pro aqui para obter mais informações.

Relativamente ao desempenho em jogos e emulação, podemos esperar níveis de desempenho semelhantes, na sua maioria, aos do RP4 Pro. Será capaz de correr até à era da PlayStation 1 e da Dreamcast sem qualquer problema. Para a PlayStation 2, devemos poder ver a grande maioria dos jogos a correr a toda a velocidade, aumentando mesmo a resolução de renderização em alguns jogos para melhorar o aspeto visual.

O desempenho será misto em emuladores como o Citra, onde é provável que existam atrasos no armazenamento de sombreadores. No entanto, depois de jogares, verás que o desempenho é mais rápido. Para o emulador Vita3K, devemos ver alguns jogos jogáveis, provavelmente com algum atraso no cache de sombreamento, mas geralmente jogáveis depois. E para o emulador Yuzu também deveríamos ter alguns jogos menos exigentes jogáveis. No entanto, não esperes que os jogos da primeira geração funcionem bem!

Data prevista de lançamento e preço

Prevê-se que o Anbernic RG556 seja enviado após o Ano Novo Chinês, a partir de 5 de março. O preço da consola de jogos retro é inferior e competitivo com o Retroid Pocket 4 PRO.

O Anbernic RG556 está a revelar-se um dispositivo portátil interessante, com alterações suficientes em relação aos designs habituais da Anbernic para ser uma alternativa ao Retroid Pocket 4 e Pro. No entanto, teremos de esperar para ver alguns testes de referência na nossa análise completa, assim que pusermos as mãos no Anbernic RG556.

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.