Uma pergunta comum que recebemos dos clientes, especialmente durante os meses de verão, é que o seu mini PC está demasiado quente. Neste artigo explicamos porque é que os mini PCs podem aquecer e a que temperaturas podem ser utilizados. Exploramos como saber se está realmente demasiado quente e formas de ajudar a manter o seu mini PC fresco.
O que pode fazer com que o meu mini PC fique demasiado quente?
O calor é gerado no seu mini PC por alguns componentes, normalmente a CPU, a GPU e o armazenamento. A eletricidade que passa por estes componentes produz calor que, se não for corretamente gerido, pode acumular-se ao longo do tempo.
A quantidade de calor gerada pode depender dos requisitos de potência dos componentes. Por exemplo, um mini PC energeticamente eficiente com processador Intel Celeron N5105, como o mini PC GMKTEC Nucbox5, tem uma potência térmica de projeto (TDP) de apenas 10W. Um PC de estilo desktop tradicional com um Intel i7-12700K pode chegar aos 190W! Quanto mais energia passa pelo processador, mais calor é gerado.
Em todos os PCs onde é gerado calor, existem formas de ajudar a arrefecer o sistema. Os dissipadores de calor são ligados aos componentes para dissipar o calor do processador. Estes são geralmente fabricados em alumínio ou cobre, que são bons condutores de calor.
Dependendo do design, pode haver uma ventoinha de arrefecimento que empurra o ar para os componentes ou empurra o ar quente para fora da caixa. Consoante o tamanho, pode ter duas ventoinhas, uma para trazer ar fresco e outra para o expelir.
Se conseguir sentir ar quente a sair do seu mini PC, isso é bom e não há motivo para preocupação. Isto significa que o dissipador de calor e a ventoinha estão a fazer o seu trabalho e a retirar o ar quente para fora da caixa.
Porque é que o meu mini PC está quente?
Todos os PCs podem aquecer, mas podem existir factores externos que afectam a temperatura. Por exemplo, se o ambiente for mais quente do que a temperatura ambiente média de 21°C. Se a temperatura ambiente for mais quente, isso afectará naturalmente a temperatura interna do mini PC. Durante os meses de verão, registam-se temperaturas mais quentes, o que resulta em ambientes mais quentes e em mini PCs mais quentes.
A localização do mini PC também pode afetar as temperaturas. Recomendamos que mantenha o mini PC ao ar livre e não dentro de um espaço fechado, como um armário de TV. Isto pode provocar uma acumulação de calor no interior da área fechada, sem que o calor tenha para onde ir. Deve haver alguns centímetros de espaço aberto em todos os lados para que o ar frio e o ar quente se dissipem.
Uma das causas mais comuns é a acumulação de pó nas grelhas das ventoinhas, nos exaustores e no interior do mini PC. A poeira pode bloquear o fluxo de ar da entrada de ar frio e da saída de ar quente. Pode também acumular-se nos componentes, criando um “cobertor” onde o calor deixa de se dissipar eficazmente.
O que é demasiado quente para um mini PC?
As temperaturas máximas a que os processadores podem funcionar variam consoante os modelos e os respectivos processadores. Mas geralmente um processador de um mini PC pode funcionar a mais de 100°C. Vejamos alguns modelos diferentes de mini PC e a sua temperatura máxima de funcionamento (Tjmax / Tjunção):
Mini PC sem ventoinha GMKTEC NucBox5 com processador Intel® Celeron® N5105 – 105°C
DroiX Proteus 11 com Intel Core i5-1135G7 – 100°C
Beelink GTi10 com processador Intel Core i3-1005G1 – 100°C
Minisforum Mini PC para jogos HX90 com AMD Ryzen 9 5900HX – 105°C
Embora não recomendemos que o seu mini PC funcione constantemente a altas temperaturas, não há problema em medidas mais curtas. Num ambiente de temperatura média normal, o seu mini PC não deve funcionar a mais de 75°C. Mas tenha em atenção que, durante os meses de verão, por exemplo, este valor pode subir até aos 90°C. Isto deve-se ao facto de a temperatura ambiente ser mais elevada.
As temperaturas mais elevadas são seguras se forem temporárias, mas ao longo de anos de temperaturas elevadas constantes podem degradar o desempenho ou danificar os componentes. Por exemplo, se o seu automóvel estivesse constantemente a sobreaquecer, começaria a degradar-se e acabaria por deixar de funcionar. Se for este o caso, então é necessário procurar formas de manter o mini PC fresco.
Como posso saber se o meu mini PC está demasiado quente?
Existem algumas formas de saber se o seu PC está demasiado quente. A maneira mais fácil é instalar um software de monitorização da temperatura, existem muitas aplicações disponíveis para fazer este trabalho. Por exemplo, utilizo o CoreTemp há mais de dez anos no meu mini PC. É perfeito para vigiar se a temperatura é demasiado elevada.
Poderá notar que o desempenho do seu mini PC é mais lento do que o habitual. Isto deve-se ao facto de muitos componentes terem um termómetro interno. Se a temperatura dos componentes for demasiado elevada, o sistema reduzirá a entrada de energia para reduzir o calor gerado. Isto significa que o desempenho será inferior ao habitual. Pense nisso como tirar o pé do acelerador de um carro para reduzir a potência do motor e arrefecê-lo. Isto reduziria a velocidade a que está a viajar.
O que posso fazer para ajudar a manter o meu mini PC fresco?
Manter a área mais fresca
Mencionámos anteriormente neste artigo que, se possível, o mini PC deve ser utilizado num espaço aberto com um espaço de alguns centímetros de distância de qualquer parede, etc. Ajudará muito a manter o seu mini PC a receber ar frio e a expelir ar quente de forma eficiente.
Utilize o mini PC num ambiente mais fresco, se possível. Se tiver ar condicionado, provavelmente não terá problemas, uma vez que a temperatura ambiente será mais baixa. Mas em muitos países, como o Reino Unido, o ar condicionado não é comum nos lares. Algo tão simples como uma ventoinha oscilante ajudará a trazer ar fresco para a área.
A montagem do mini PC na parte de trás de um monitor também pode provocar a geração de algum calor adicional. A parte de trás do monitor pode expelir calor, o que mantém o espaço atrás do monitor mais quente devido ao menor fluxo de ar. Se sentir que a área está mais quente, pode tentar deixar o mini PC na sua secretária.
Desligue-o quando não estiver a ser utilizado
Desligar o seu mini PC quando não está a ser utilizado fará com que o mini PC deixe de gerar calor. Isto permitirá que arrefeça naturalmente. Não só isso, como também reduzirá o consumo de energia, resultando em contas de eletricidade mais baratas.
Elevada utilização do processador
Verificar que aplicações estão a ser executadas. Se tiver muitas aplicações desnecessárias abertas ou em execução em segundo plano, isso pode causar uma utilização elevada e constante do processador, o que resulta em mais calor. Pode verificar, abrindo o Gestor de Tarefas do Windows, quais as aplicações que estão a utilizar muita CPU e fechar as desnecessárias.
Não abrir a mala “para respirar
Uma coisa comum que ouvimos é que abrir a caixa ajudará a manter o dispositivo mais fresco. Na realidade, isto pode ter o efeito contrário, uma vez que o fluxo de ar pretendido no interior das caixas é interrompido. Isto também pode provocar a entrada de mais pó na caixa e a sua acumulação. Não é recomendável deixar a mala aberta!
Alguém quer pó?
Tudo o que tenha uma ventoinha no interior aspira normalmente as partículas de pó. Estes podem ficar obstruídos na grelha da ventoinha ou no escape, ou dentro do próprio mini PC. Uma limpeza rápida do grelhador e da área de exaustão uma vez por semana ajudará a evitar a acumulação de pó.
Embora não seja recomendável abrir o seu mini PC, uma vez que pode invalidar a sua garantia. Muitos podem ser abertos com segurança para instalar um HDD/SSD de 2,5″. Se a área da ventoinha estiver exposta, pode utilizar uma lata de ar comprimido ou um espanador de ar elétrico, o que irá remover qualquer acumulação de pó.
Resumo
O importante é lembrar que, na maioria dos casos, o seu mini PC não está a funcionar demasiado quente. A saída de ar quente do(s) escape(s) é positiva, pois significa que o ar quente está a ser removido do interior. Mantenha o seu mini PC numa sala ventilada com algum espaço à sua volta para que possa receber ar fresco e expelir ar quente. Uma breve manutenção regular, limpando a sujidade de quaisquer entradas ou saídas de ar, ajudará o fluxo de ar no interior do mini PC.
Todos os mini PC’s da DroiX são testados exaustivamente antes de decidirmos vendê-los. Verificamos se funcionam de acordo com as especificações, incluindo temperaturas e níveis de ruído.