Chat with us, powered by LiveChat

O teu dispositivo Anbernic é seguro ou não? Explorando relatórios recentes de falhas de carregamento e dicas de segurança

Is Your Anbernic Device Safe or Not
Is Your Anbernic Device Safe or Not

Nos últimos meses, os clientes da Anbernic têm vindo a comunicar cada vez mais que os seus dispositivos funcionaram mal ou, em alguns casos, arderam durante o carregamento. Embora, historicamente, este seja um problema menor, dado o volume de dispositivos vendidos, ocorrências recentes, particularmente envolvendo o modelo RG35XXSP da Anbernic, suscitaram preocupações devido a incidentes potencialmente perigosos relacionados com chips defeituosos situados perto da bateria.

Este artigo tem como objetivo chamar a atenção para esta questão de segurança, não só para os nossos clientes, mas também para qualquer pessoa que esteja a considerar a compra de um dispositivo Anbernic. Iremos aprofundar os pormenores do problema, partilhar exemplos de proprietários de dispositivos, identificar a causa e discutir a resposta da Anbernic com base na nossa conversa com eles. Além disso, realizaremos os nossos próprios testes em dispositivos Anbernic, tentaremos replicar o problema e forneceremos orientações sobre como evitar ou atenuar o risco com o teu dispositivo.

Relatórios na Internet

Passámos algum tempo a pesquisar o problema e no Reddit, em especial, há várias publicações recentes com proprietários que mostram dispositivos que sofreram falhas no seu dispositivo. Abaixo tens dois:

No exemplo acima, atribuído a No_Breakfast_1167 no Reddit, podemos ver que o circuito integrado fundido, que se encontra próximo da bateria, causou alguns danos na mesma. O dispositivo não estava a ser carregado na altura em que o CI explodiu. Ouviram um estalido alto e o aparelho morreu.

No exemplo acima, atribuído a Snoo74895 no Reddit, podemos ver que a bateria inchou. Isto fez com que a tampa da bateria e partes da caixa se dobrassem. Mais uma vez, é o mesmo circuito integrado que está a explodir. Snoo74895 refere que o dispositivo estava com pouca bateria, desligou-o e carregou-o durante cerca de duas horas. Usaram um cabo USB-C/USB-C compatível com Apple PD para um carregador PD genérico de 65W com as seguintes especificações: Entrada 100-240VAC, 50/60Hz, 1A Saída: DC 5V/4A. 9V/4A, 12V-4A, 20V-3.25A. Podes ler sobre outro exemplo aqui.

A questão

Através de investigação e análise, identificámos que o problema se deve ao facto de o CI responsável pelo controlo da redução de potência do carregador para a bateria parecer estar a falhar.

Embora a causa exacta desta falha não tenha sido definitivamente confirmada, é muito provável que se deva à utilização de CIs de baixo custo e baixa qualidade, potencialmente provenientes de um lote defeituoso ou mesmo de componentes em segunda mão. Outros factores que podem contribuir para esta situação são a utilização de um carregador de alta potência ou a não utilização do cabo de carregamento USB-A para USB-C fornecido pela Anbernic.

Se a falha for de facto aleatória, torna-se uma questão de sorte se o teu dispositivo será afetado. No entanto, vale a pena verificar se a utilização de carregadores e cabos incorrectos pode realmente causar danos no teu dispositivo Anbernic.

Os nossos próprios testes

Alguns dos carregadores e cabos com Anbernic RG35XXSP e RG353V
Alguns dos carregadores e cabos com Anbernic RG35XXSP e RG353V

Começámos com uma série de carregadores que temos no escritório, desde carregadores USB C de 100 W até carregadores USB A de 5 W. Também experimentámos uma variedade de cabos USB-C para USB-C e USB-A para USB-C.

Anbernic RG35XXSP

Nos nossos testes com o Anbernic RG35XXSP, experimentámos várias combinações de carregadores USB-C e cabos USB-C para USB-C. Como esperado, nenhuma destas combinações iniciou o carregamento, confirmando que o dispositivo portátil não suporta o carregamento C2C. De seguida, testámos vários carregadores com portas USB-A e uma variedade de cabos USB-A para USB-C aleatórios. Todas essas configurações carregaram com sucesso o computador de mão dentro dos parâmetros corretos.

Seleccionámos um carregador de 100 W equipado com portas USB-C e USB-A e carregámos o RG35XXSP utilizando um cabo USB-A para USB-C. Monitorizámos o consumo de energia e as condições térmicas de vez em quando.

Vale a pena referir que realizámos este teste num dos dias mais quentes do Reino Unido, com temperaturas a rondar os 30°C. Inicialmente, a parte da frente do dispositivo media cerca de 30°C, subindo até um máximo de 37,5°C. A parte de trás do dispositivo atingiu um máximo de aproximadamente 35°C. Estes aumentos de temperatura de cerca de 5 a 7°C são normais durante o carregamento da bateria e foram inferiores ao que tínhamos previsto.

Em termos de consumo de energia, observámos uma utilização inicial de 8W, que diminuiu ligeiramente para 7,8W quando o ecrã que apresenta o nível de carga se desligou. A utilização de energia continuou a diminuir à medida que a bateria carregava.

Ao atingir a carga completa, o dispositivo parou de carregar, o LED laranja desligou-se e o medidor de energia indicou uma utilização de 0,8 W. Deixámos o carregador ligado durante mais uma hora e não observámos qualquer carregamento adicional ou aumento da utilização de energia.

Anbernic RG351V

O RG351V, um modelo mais antigo da Anbernic, teve pelo menos um caso confirmado de avaria quando um utilizador ligou um cabo USB-C a USB-C.

Começámos o nosso teste com um carregador de 5W 2A para recolher alguns dados iniciais. Partindo de um estado frio, a temperatura do dispositivo era de cerca de 30°C. Ao longo do período de carregamento, a temperatura atingiu um pico de 39°C. Este aumento, ligeiramente superior ao do RG35XXSP, pode ser parcialmente atribuído aos testes efectuados durante a tarde, quando a temperatura do escritório era superior à da manhã. Apesar disso, a temperatura manteve-se dentro dos parâmetros de segurança. Da mesma forma, observámos um pico de utilização de energia de 8W, que diminuiu gradualmente à medida que a bateria carregava.

Anbernic RG351V a experimentar o carregamento C2C
Anbernic RG351V a experimentar o carregamento C2C

De seguida, testámos com um carregador de 100W utilizando o cabo DroiX USB-C para USB-C. Preparando-nos para o pior, com extintores de incêndio a postos, ligámos o cabo à consola. Para nossa surpresa e alívio, nada aconteceu – nenhuma energia foi consumida. Repetimos o teste com os mesmos carregadores e cabos de antes, mas nenhum forneceu energia. Até tentámos na segunda porta USB-C, que não é utilizada para carregar, e continuou a funcionar sem problemas.

Conclusão

Não somos engenheiros eléctricos ou especialistas; os nossos testes reflectem essencialmente o que um proprietário médio pode ter em casa. Isto inclui alguns carregadores de telemóvel antigos de 5V e carregadores de alta potência normalmente utilizados com PCs de jogos portáteis, computadores portáteis ou telemóveis, juntamente com uma coleção de cabos USB-A e USB-C aleatórios espalhados por aí.

Apesar de testarmos vários carregadores e vários cabos USB-A e USB-C, não conseguimos “partir” as consolas de forma alguma. No entanto, os nossos testes não são exaustivos. Existem inúmeros carregadores e cabos disponíveis, cada um com diferentes padrões de qualidade, o que pode ser um fator a ter em conta.

Anbernic RG351V e RG35XXSP sobreviveram
Apesar dos nossos melhores esforços, tanto o Anbernic RG351V como o RG35XXSP sobreviveram

Revisitando a nossa hipótese inicial, parece provável que o CI do regulador de potência seja de baixa qualidade, podendo deteriorar-se com o tempo e acabar por falhar. É mais provável que tal falha ocorra durante o carregamento ou durante o jogo, quando o dispositivo está mais quente. Também pode acontecer se fizeres overclocking ao dispositivo, mas tal não está confirmado. Estas situações podem provocar mais danos na placa, na caixa ou mesmo na bateria.

As revisões mais recentes do Anbernic RG35XXSP têm um material do tipo “papel de peixe” entre a placa-mãe e a caixa e, por sua vez, a bateria. O papel de peixe, também conhecido como fibra vulcanizada ou papel de peixe, é um material isolante feito de papel de algodão que foi tratado com produtos químicos para melhorar as suas propriedades dieléctricas. Este material é conhecido pela sua elevada resistência mecânica, flexibilidade e excelentes capacidades de isolamento elétrico, tornando-o ideal para utilização em aplicações eléctricas e electrónicas. Neste caso, proporciona algum isolamento elétrico e térmico.

Os novos Anbernic RG35XXSP têm papel de peixe
Os novos Anbernic RG35XXSP têm papel de peixe

Na DroiX, nós podemos confirmar que o último lote que nós vendemos tinha ‘papel de peixe’ como mostrado na foto acima. Nós esperamos que o próximo lote também tenha esse papel.

Tendo em conta o número de incidentes relativamente ao vasto número de unidades vendidas e a adição de papel de peixe para proteção adicional, acreditamos que a taxa de ocorrência é suficientemente baixa para continuarmos a vender as consolas de jogos retro Anbernic. No entanto, aconselhamos vivamente toda a gente, quer sejam nossos clientes ou não, a aderir às melhores práticas mencionadas abaixo ao carregar quaisquer dispositivos, não apenas os Anbernics. Se a situação se alterar em termos de segurança para os clientes, não hesitaremos em suspender a venda do produto na nossa loja.

Já compraste na DroiX e tiveste este problema?

Se compraste o teu dispositivo da DroiX e acreditas que ele está defeituoso devido a componentes defeituosos dentro do período de garantia de um ano, por favor contacta-nos em [email protected] com o teu número de encomenda e detalhes relevantes. Enquanto outros vendedores podem não cobrir tais problemas sob garantia, nós estamos comprometidos em fornecer um suporte abrangente ao cliente e honrar nossa política de garantia.

Melhores práticas de carregamento de dispositivos

O carregamento correto é crucial para a longevidade e segurança do teu dispositivo Anbernic. Segue estas orientações para garantir um carregamento seguro e evitar potenciais danos.

Utiliza apenas o cabo fornecido

  • Utiliza sempre o cabo USB-A para USB-C fornecido com o teu dispositivo Anbernic.
  • Evita utilizar cabos USB-C para USB-C, mesmo que pareçam compatíveis.
Utiliza o cabo USB-A para USB-C fornecido
Utiliza o cabo USB-A para USB-C fornecido

Usa apenas carregadores de 5V

  • Utiliza carregadores que produzam apenas 5V.
  • Saída de energia ideal: 5V/1A ou 5V/1,5A (verifica as especificações do teu dispositivo).
  • Saída máxima segura: 5V/2A (não excedas este valor).
Utiliza um carregador antigo de 5V 2A
Utiliza um carregador antigo de 5V 2A

Evita os carregadores rápidos

  • Não utilizes carregadores rápidos, carregadores rápidos ou carregadores rotulados como “PD” (Power Delivery).
  • Estes podem potencialmente danificar o teu dispositivo ou causar problemas na bateria.
Carregadores USB de alta potência
Carregadores USB-C de alta potência

Opções de carregamento seguras

  • Utiliza o carregador fornecido com o teu dispositivo Anbernic (se incluído).
  • Utiliza uma porta USB-A padrão no teu computador.
  • Utiliza carregadores de telemóvel mais antigos e de menor potência (por exemplo, carregadores de iPhone mais antigos com uma potência de 5V/1A).

Melhores práticas de carregamento

  • Vigia o teu dispositivo durante o carregamento, especialmente nas primeiras vezes.
  • Desliga o dispositivo quando estiver totalmente carregado; evita deixá-lo ligado à corrente continuamente.
  • Se o aparelho aquecer de forma invulgar durante o carregamento, desliga-o imediatamente da tomada.

Sinais de alerta

Se tu notares qualquer uma das seguintes situações, pare de usar o aparelho e entre em contato com a empresa onde tu compraste o aparelho. Se for da DroiX, por favor, envia um email para [email protected] ou através da página Fale Conosco, onde podes usar o chat ao vivo, enviar uma mensagem, etc.

  • Inchaço da bateria
  • Aquecimento anormal durante o carregamento
  • Descarga rápida da bateria
  • O dispositivo não está a carregar corretamente

Email

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.