Revisão
-
Build Quality
-
Performance
-
Design
Resumo
Como alternativa à série RG351, a Gameforce é definitivamente uma opção a considerar se estiver interessado numa consola de jogos retro.
Overall
4.5User Review
( votes)Pros
- Processador rápido RockChip RK3326 quad core.
- 1 GB de RAM DDR3RL, suficiente para o sistema operativo.
- Usa o EmuELEC e o RetroArch para muitas consolas e computadores emulados.
- Excelente ecrã TFT IPS de 3,45″ com resolução de 640×480.
- O D-Pad e os botões com retroiluminação RGB são uma excelente adição.
- A qualidade de construção e a acessibilidade no interior são excelentes.
- WiFi integrado para atualização e multijogadores.
Cons
- Não tem jogos pré-instalados, mas é fácil de copiar.
- Não Saída HDMI.
- O design assemelha-se um pouco a um brinquedo de criança, o que pode desmotivar algumas pessoas.
Temos o prazer de anunciar a Gameforce Chi, uma nova consola de jogos retro da DroiX, feita por apenas uma pessoa! Aqui está tudo o que precisa de saber sobre a nossa análise do Gameforce Chi.
A unidade de mão para jogos retro Gameforce Chi inclui o processador RockChip RK3326 quad core, ideal para jogos retro! Tem 1 GB de RAM DDR3RL, o que é suficiente para o sistema operativo e os emuladores suportados. Tem uma bateria recarregável de 3.000mAh que é óptima para até 8 horas, dependendo da utilização. São suportados cartões Micro SD até 512 GB, pelo que há muito espaço para a sua coleção de jogos. Está disponível em três cores: laranja, bronzeado do deserto e verde.
No entanto, como padrão, o Gameforce não vem com um cartão Micro SD e um sistema operativo. Comprar na DroiX é ótimo, pois está incluído um cartão Micro SD de 64GB que contém o sistema operativo, mas não contém jogos. Terá de os instalar você mesmo. Em breve, teremos disponível um guia sobre como o fazer.
Compre o Gameforce Chi aqui ou consulte a nossa gama de portáteis para jogos retro.
Vídeo de análise do Chi da Gameforce
Podes ver o nosso vídeo Gameforce Chi Review abaixo e, em baixo, a versão em texto e imagem.
Gameforce Chi Unboxing
Dentro da caixa, temos primeiro um estojo de transporte. A caixa é de cor verde para as três variantes de cor do Gameforce. Existe um manual do utilizador que abrange tudo o que é necessário para começar a utilizar o Gameforce. Inclui um pano de limpeza para limpar o ecrã.
Existe um cabo de carregamento USB tipo C que pode ser ligado a qualquer carregador USB que tenha. E, por último, mas não menos importante, a consola de jogos retro Gameforce, que iremos analisar mais de perto dentro de momentos.
Como padrão, o Gameforce Chi não vem com um cartão Micro SD nem com um sistema operativo. Incluímos um cartão Micro SD de 64 GB que vem pré-instalado com o EmuELEC e o RetroArch, mas não contém quaisquer jogos. Terá de copiar todos os jogos que possui para o cartão. Teremos um guia sobre como o fazer, para o qual poderá encontrar uma ligação na descrição.
Visão geral do Gameforce Chi
Continuando a nossa análise do Gameforce Chi, o ecrã do Gameforce é um ecrã TFT IPS de 3,45 polegadas, com uma resolução de 640×480. Tens um D-Pad e quatro botões de jogo. Existem manípulos analógicos duplos fabricados pela ALPS, que são os mesmos que se encontram na PlayStation Vita.
À esquerda, encontram-se dois botões adicionais que podem ser configurados de acordo com as suas preferências. No meio está o botão Início, também conhecido como tecla de atalho, que é utilizado em combinação com outros botões para executar funções. À direita, temos os botões SELECT e START. Na parte inferior do dispositivo portátil existe uma porta para auscultadores de 3,5 mm, uma porta de carregamento USB tipo C e um botão de reinicialização.
Mede aproximadamente 6 x 3,5 x 1 polegadas (15,2 x 8,9 x 2,5 cm) na sua parte mais grossa.
Na parte superior, encontram-se os botões do ombro esquerdo e direito e o botão de acionamento. E, no meio, estão o botão de alimentação e a ranhura para cartões Micro SD.
O Gameforce está disponível em três cores de revestimento. Laranja, bronzeado do deserto e verde.
Especificações técnicas do Gameforce Chi
CPU | RockChip RK3326 |
CORES | 4 |
FREQUÊNCIA | 1.5GHz |
GPU | Mali G31 MP2 |
RAM | 1GB DDR3L |
ARMAZENAMENTO | Cartão MicroSD de 64 GB (incluído) |
VISUALIZAR | 3,45″ TFT IPS 640X480 |
BATERIA | Li-Po 3000 mAh |
E/S | 1x USB Tipo C Tomada para auscultadores de 3,5 mm |
Um breve olhar sobre as especificações técnicas diz-nos que possui o processador RockChip RK3326 quad core. Também é utilizado em dispositivos como a série RG351 da Anbernic. É um bom processador para jogos retro portáteis. São suportados cartões Micro SD até 512 GB. Outras características incluem WiFi e motores de vibração dupla para feedback.
Visão geral da interface do usuário do EmuELEC
O Gameforce usa o frontend EmuELEC e o RetroArch para os emuladores. O criador está a planear outro suporte de software.
Quando tiveres adicionado os teus jogos para os sistemas suportados, verás os sistemas no menu que pode ser navegado.
Como podem ver, copiámos alguns jogos para vários sistemas, incluindo Atari 2600, Arcade, PC Engine, Master System, Genesis, 32X, Mega CD, PlayStation, Dreamcast e PSP.
O menu principal oferece uma grande variedade de opções, incluindo algumas personalizadas para a Gameforce. É possível alterar a retroiluminação de entre várias cores que, uma vez aplicadas, iluminam o D-pad e os botões. É uma funcionalidade interessante!
Também é possível alterar o comportamento do LED de alimentação com opções para desligar e ligar, bem como um impulso do tipo batimento cardíaco.
Outras opções incluem o ecrã de definições de rede, a partir do qual se pode ligar a um ponto de acesso WiFi para descarregar actualizações, recolher dados de jogos e jogar jogos multijogador.
As Actualizações e Transferências mantêm o computador de mão atualizado, bem como a possibilidade de transferir outros temas, por exemplo.
Por fim, existe o menu Sair que deve ser sempre utilizado para encerrar o Gameforce em segurança.
RetroArch
Os jogos são executados simplesmente seleccionando um da lista de jogos. Após alguns instantes, o jogo começa.
Pode utilizar a tecla Home para executar atalhos como Home + X para aceder ao menu RetroArch. A partir daqui, pode guardar e carregar estados de jogo, tirar capturas de ecrã, reconfigurar os controlos e muito mais.
Enquanto joga um jogo, pode manter premida a tecla Home e premir START duas vezes para sair facilmente do jogo e regressar ao EmuELEC.
Gameforce WiFi Multijogador
Com o WiFi incorporado, pode facilmente configurar e jogar jogos multijogador através de WiFi com amigos. Requer a utilização da mesma rom de jogo e do mesmo emulador, e nem todos os sistemas são suportados. Mas consolas como a Genesis são óptimas para multijogadores.
Visão geral dos emuladores Gameforce
Vamos dar uma vista de olhos a alguns dos muitos sistemas de jogo suportados, desde os mais antigos aos mais recentes, para esta análise do Gameforce Chi.
Começando com o Atari 2600 e o clássico Pac-Man. Para todos os sistemas mais antigos, não terá quaisquer problemas com velocidades de emulação lentas, atrasos, etc.
Passando para o Vectrex. Não tive oportunidade de acrescentar a sobreposição que o sistema original utilizava. Mas é muito fácil descarregar e adicionar sobreposições a qualquer sistema como o Vectrex.
Segue-se outro sistema Atari, o 7800. Era menos popular do que o 2600, mas era compatível com os jogos anteriores. A primeira consola a fazer isto.
A SEGA Master System também foi lançada na mesma altura que o 7800. Não foi tão popular como a consola clássica cinzenta nos EUA, mas teve um bom desempenho na Europa.
Também foi lançado na mesma altura o excelente PC Engine, também conhecido por TurboGrafx-16, que tem alguns jogos e versões de arcada excelentes.
Passando para os sistemas de 16 bits, temos a SEGA Genesis, também conhecida por Mega Drive. Há muitos jogos fantásticos para jogar, incluindo o excelente Gunstar Heroes.
A seguir vem o complemento de hardware 32X para a Genesis. Não era muito popular, mas também tinha alguns jogos excelentes, incluindo Space Harrier, Knuckle’s Chaotix e Blackthorne.
Os sistemas de arcada cobrem a maior parte da história dos jogos, por isso coloquei-os no meio. Com os emuladores MAME e Final Burn, terá à sua disposição muitos jogos clássicos de arcada. O sistema de jogos CPS-III, mais moderno, funciona muito bem na Gameforce.
Entrando na década de 90, temos a muito apreciada consola Neo Geo, que todos os miúdos queriam e poucos podiam comprar 🙂 Se gosta de jogos de luta, estará no paraíso com a Neo Geo, mas há muitos outros géneros, como o decente jogo de tiros Blazing Star.
Emuladores de nova geração
A poderosa PlayStation foi lançada em meados dos anos 90 com uma gama fantástica de jogos. Um seguidor do Twitter sugeriu-me que jogasse Destruction Derby 2, por isso aqui estou eu, a divertir-me imenso 🙂 Há alguns jogos que não funcionam bem, mas há igualmente muitos que funcionam muito bem.
Pouco antes do virar do milénio, temos a última consola da SEGA, a Dreamcast. É aqui que vamos ver uma mistura de jogos que correm bem e outros que não correm assim tão bem. Dependendo do jogo, pode ocorrer alguma lentidão, quer no geral, quer durante as cenas mais movimentadas. E com outros serão perfeitamente jogáveis.
E terminamos com a PlayStation Portable, lançada em 2004, sim, é mesmo assim tão antiga! Tal como na Dreamcast, há uma grande variedade de jogos que podem ou não correr bem. Mas, no geral, o processador RK3326 faz um bom trabalho, com um número razoável de títulos jogáveis.
Resumo
O Gameforce é uma alternativa muito boa à série RG351 de portáteis para jogos retro. Especialmente se tivermos em conta que a Gameforce foi criada por uma única pessoa, o que é um feito extraordinário!
A consola é muito confortável de segurar durante longos períodos de jogo. O d-pad e os botões retroiluminados são uma óptima ideia, especialmente porque têm várias cores.
O facto de ter WiFi incorporado desde o início é uma excelente caraterística, pois permite manter tudo atualizado e jogar jogos multijogador com os amigos.
Como alternativa à série RG351, a Gameforce é definitivamente uma opção a considerar se estiver interessado numa consola de jogos retro.
Onde comprar o Gameforce Chi
Esperamos que a nossa análise da Gameforce Chi lhe tenha sido útil. Pode saber mais e comprar o Gameforce Chi aqui. Pode encontrar a nossa gama de dispositivos portáteis para jogos retro aqui.