Uma pergunta que o DroiX frequentemente recebe de pessoas novas no Kodi é “LibreELEC? O que é isso?”, muitas vezes seguido de “Devo usá-lo?”. Deslize para baixo para descobrir as respostas.
Começaremos com o básico e continuaremos a partir daí.
Se ligar o seu computador de secretária, é provável que tenha o sistema operativo Windows ou OSX. (Se o seu PC corre Linux, provavelmente estará confortável com este resumo do LibreELEC: é um sistema operativo baseado em Linux que é reduzido ao essencial absoluto, com o Kodi como única aplicação e GUI).
É provável que o seu telemóvel ou tablet utilize os sistemas operativos Android ou iOS. Em cada caso, o hardware tem código para compreender o que é, o que pode fazer e a capacidade de interagir com o utilizador (você!) através de diferentes métodos de controlo (ecrã tátil, botões físicos ou talvez um controlador de hardware).
Se a resposta sumária do primeiro parágrafo à pergunta deste post o deixou perplexo, continue a ler:
O LibreELEC é um sistema operativo dedicado que corre APENAS o Kodi para aumentar o desempenho do software, um sistema operativo de carro de corrida. Nesta analogia, o LibreELEC é um carro de corrida – sem sinos, assobios ou código supérfluo. Pode correr numa volta à velocidade máxima.
O Android, por outro lado, é como um sedan familiar cómodo e confortável. Suportes para copos para todos os passageiros, gadgets escondidos em todo o lado e versatilidade significam que o Android/carro familiar pode desempenhar muito mais funções do que apenas reproduzir conteúdos multimédia, no entanto, se o colocarmos na pista de corrida (de reprodução de conteúdos multimédia), o LibreELEC/carro de corrida terá um desempenho superior.
Os dispositivos baseados no LibreELEC têm apenas uma coisa em mente – a reprodução de multimédia. Os jogos, o Facebook e as fotografias engraçadas de gatos não são visíveis. Estas actividades e aplicações podem torná-lo um pouco mais lento, por isso, sem elas em segundo plano, pode experimentar uma reprodução mais suave (com alguns ficheiros) e uma navegação mais rápida.
No passado, as pessoas tinham de escolher entre um sistema operativo ou outro. Android se gostassem de ter milhares de aplicações e jogos para instalar, LibreELEC se fosse importante uma menor utilização dos recursos do sistema. Quando a DroiX lançou o modelo original T8-S, nós o fizemos com o dual boot sendo um divisor de águas!
Se reproduzir muitos ficheiros 4K/UltraHD, utilizar som surround ou se os seus vídeos tiverem uma taxa de bits muito elevada, poderá querer comparar o desempenho no Android e no LibreELEC. Também são apresentadas outras opções ao configurar as definições no LibreELEC, pelo que pode valer a pena arrancar com este segundo sistema operativo.
A maioria dos nossos mini PCs com Android vem com o Kodi e o
DBMC
instalados. Isto significa que pode configurar estas duas aplicações semelhantes para terem colecções diferentes de suplementos e uma interface completamente diferente. Algumas pessoas configuram um para os seus filhos, apenas com conteúdos familiares disponíveis, e depois configuram o Kodi ou o DBMC (o que não tiverem utilizado) com toda a gama de entretenimento em linha. Para as pessoas que gostam de ter as versões mais recentes de compilações ou novos add-ons, pode ser útil ter uma aplicação para testes e outra para ser utilizada pelo resto da família, com alterações efectuadas com menos frequência.
Todas estas utilizações para duas configurações semelhantes mas distintas podem ser alargadas com o LibreELEC – a instalação do Kodi neste sistema operativo é totalmente independente da configuração do Kodi no Android.
Se chegou aqui a pensar no que é o OpenELEC, os pontos acima também se aplicam ao segundo sistema operativo presente nos nossos modelos mais antigos. O LibreELEC é uma bifurcação do projeto OpenELEC original.
Deixo-vos com este resumo do LibreELEC retirado do nosso site :
O LibreELEC é um sistema operativo incorporado construído em torno do Kodi, o centro de multimédia de entretenimento de código aberto. Os PCs Home Theatre são conhecidos por serem difíceis de instalar e configurar, e pode ser necessário muito tempo para os manter a funcionar. O LibreLEC, por outro lado, foi concebido para ser o mais leve possível em termos de tamanho e complexidade, o que significa que o seu HTPC não se torna mais difícil de configurar do que a sua caixa de satélite ou leitor de DVD. Com as suas dimensões reduzidas, o LibreELEC é também ideal para os actuais sistemas de formato pequeno, pelo que não precisará de um grande computador de secretária na sua sala de estar!