Os criadores do Kodi anunciaram recentemente a próxima versão (17 ou “Krypton”) da aplicação.
Devido às alterações de código efectuadas pelos autores, o Kodi 17 não será compatível com dispositivos com Android 4.x ou anterior. As notas de anúncio dos criadores do Kodi 17 incluem:
Ao longo dos anos, a plataforma Android começou a amadurecer e a aproximar-se das outras plataformas em termos de capacidades. Isto também significa que podemos deixar de lado todo o código personalizado que tivemos de adicionar no início para que o Kodi funcionasse, uma vez que isso está a tornar-se obsoleto. Uma delas era a libStageFright, que abandonámos numa versão anterior e foi substituída pelo MediaCodec padrão do Android. Com a v17, começámos a limpar todas as implementações antigas, o que, infelizmente, também significa que tivemos de definir a versão mínima do Android para, pelo menos, 5.0 Lollipop. É incerto, neste momento, se temos de ir mais longe e definir o mínimo para o Android 6.0 Marshmallow, uma vez que este contém certas características que precisamos para melhorar o Kodi. Por agora está seguro se tiver pelo menos o Android 5.0 Não se preocupe, pode continuar a usar o Kodi v16 em todas as versões anteriores do Android, no entanto, pode apenas atualizar para uma versão mais recente do Kodi.
Isto significa que, tal como está atualmente, o Kodi 17 só funcionará no Android 5.0 Lollipop ou superior. Se você tem um dispositivo DroiX® mais recente, há uma boa chance de que você já esteja executando o Android 5:
Android 5.0 ou superior
- DroiX® T8-S Plus
- DroiX® T8-S Plus Edição Gamer
- DroiX® T8 Mini
- DroiX® iMXQpro
O Android Lollipop noutros modelos, como o T8-S e o T8, está a ser analisado. Quaisquer outros pormenores serão publicados aqui no nosso blogue principal – https://droix.net/blogs/blog/
Quais são as diferenças entre o Kodi 16 e o 17?
Existe uma nova skin predefinida chamada Estuary (e Estouchy, uma versão para ecrã tátil) que substituirá a skin Confluence mais antiga. Em termos de funcionalidade ou de novas características importantes, não há muito a distinguir entre os dois. É nos bastidores que a maior parte das alterações foi feita, com mudanças na forma como os vídeos são descodificados e apresentados no ecrã, por exemplo. Muito pouco disto afecta a forma como se vê os media ou se ouve música. Uma alteração que alguns utilizadores considerarão benéfica é o facto de a função PVR ser agora muito mais fácil de utilizar.
Atualmente, o Kodi 17 dificulta a instalação de addons de terceiros devido a novas funcionalidades de segurança. Nenhum assistente funciona atualmente no 17 e é pouco provável que o faça até uma versão estável. Leia aqui e veja o vídeo abaixo para mais pormenores.
Preciso do Kodi 17 neste momento?
O desenvolvimento do Kodi 17 encontra-se na fase inicial, designada por “alfa”. Estas versões do Kodi estão em desenvolvimento diário e podem ter uma série de funcionalidades incompletas e, muito provavelmente, uma série de erros, alguns dos quais podem impedir que o software funcione. Estas compilações não são recomendadas para utilização quotidiana e só devem ser utilizadas se estiver disposto a utilizar software possivelmente danificado ou se quiser ajudar a reportar erros.
Há actualizações diárias para o Kodi 17 durante o ciclo de desenvolvimento. Quer mesmo ter de atualizar regularmente o Kodi de forma manual, ter de o configurar ou reinstalar quaisquer addons de cada vez?
Em resumo, embora seja bom ter a versão mais recente do Kodi, não recomendamos a sua utilização durante a fase de desenvolvimento alfa. Para ser franco, atualmente é muito complicado obter apenas um número de versão superior.
Quando o Kodi 17 Stable for lançado, passaremos algum tempo testando-o e lançaremos uma versão para dispositivos DroiX® que tenham o Android 5.x instalado. É claro que pode descarregar as compilações a partir do site do Kodi e instalá-las você mesmo, mas tenha em atenção que não forneceremos suporte para elas.