Chat with us, powered by LiveChat

Anbernic RG353PS Análise com vídeo – Excelente portátil para jogos retro de nível básico!

Anbernic RG353PS Review
Análise do Anbernic RG353PS
  • Design
    (5)
  • Build Quality
    (5)
  • Display
    (4.5)
  • Performance
    (4.5)
  • Features
    (4)
  • Software
    (4.5)

Resumo

Embora não traga nada de novo ao panorama das consolas portáteis retro, é uma consola portátil decente inspirada na SNES/GameBoy, com suporte para muitos sistemas de jogo clássicos e mais modernos.

Overall
4.6
Sending
User Review
0 (0 votes)

Pros

  • Design e escolhas de cores agradáveis
  • Preço decente vs. desempenho
  • Suporta muitos sistemas se fizer a sua própria configuração
  • Saída HDMI

Cons

  • Sensação de botão ligeiramente áspera em comparação com o Miyoo Mini Plus+
  • Não traz nada de novo para a mesa das consolas portáteis

Já há algum tempo que não temos uma consola portátil de jogos retro para analisar! Na nossa análise do Anbernic RG353PS, analisamos este modelo inspirado na SNES e na GameBoy e descobrimos se vale a pena comprá-lo ou não.

Vídeo de análise do RG353PS da Anbernic

Vídeo de análise do RG353PS da Anbernic

Desembalagem do Anbernic RG353PS

Começamos a nossa análise do Anbernic RG353PS com o unboxing. Em primeiro lugar, temos a própria consola de jogos retro portátil RG353PS, que analisaremos mais de perto em breve.

Análise do Anbernic RG353PS - Unboxed
Análise do Anbernic RG353PS – Unboxed

Por baixo, encontra-se um manual do utilizador em chinês e inglês. A seguir, temos um protetor de ecrã e toalhetes para a sua aplicação. E por último, mas não menos importante, dentro da caixa de cartão, encontra-se um cabo de carregamento USB.

Análise do Anbernic RG353PS - Unboxing
Análise do Anbernic RG353PS – Unboxing

Visão geral do Anbernic RG353PS

Como parte da nossa análise do Anbernic RG353PS, apresentamos uma visão geral das suas características. A consola de jogos clássica está disponível em três cores: cinzento, branco transparente e roxo transparente. O design é inspirado no comando clássico da SNES com um toque de GameBoy na área do ecrã.

Análise do Anbernic RG353PS - Cores
Análise do Anbernic RG353PS – Cores

Mede cerca de 2,9 x 3,1 x 0,78 polegadas (7,4 x 8,1 x 2,0cm) e pesa 213g. O ecrã é um IPS de 3,5″ com uma resolução de 640×480. É o mesmo utilizado nos modelos anteriores e é de boa qualidade.

Tem os botões habituais dos jogos e dois manípulos analógicos. Existe um botão de função à esquerda e o botão de alimentação na área central direita, ambos de fácil acesso.

Ao longo da parte superior encontra-se uma porta USB Tipo C para periféricos, um botão de reinicialização e uma porta HDMI para saída para uma TV ou monitor, que mostraremos mais tarde. Existe um botão de controlo do volume e uma segunda porta USB Tipo C que é utilizada para carregamento.

Análise do Anbernic RG353PS - Topo
Análise do Anbernic RG353PS – Topo

Na parte inferior existem duas ranhuras para cartões micro SD, a primeira é utilizada para o sistema operativo Linux e a segunda para o armazenamento de jogos. Entre elas encontra-se uma porta para auscultadores de 3,5 mm.

Análise do Anbernic RG353PS - Parte inferior
Análise do Anbernic RG353PS – Parte inferior

Na parte de trás da consola de jogos retro portátil existem duas áreas texturadas para proporcionar alguma aderência. No geral, o RG353PS é muito confortável de segurar. É maior do que um comando da SNES, mas sempre os achei um pouco pequenos. É mais parecido com o tamanho de um comando de terceiros, o que proporciona mais espaço para as mãos. Achei os botões ABXY um pouco ásperos em comparação com, por exemplo, os botões do Miyoo Mini Plus+, mas é um pormenor sem importância.

Especificações técnicas do Anbernic RG353PS

VISUALIZARÂngulo de visualização total IPS de 3,5 polegadas, distância zero OCA fullfit, 640*480
CPURK3566 Quad-Core 64 bits Cortex-A55, frequência principal até 1,8GHz
RAM1GB LPDDR4
ARMAZENAMENTOCartão Micro SD de 16 GB – Ranhura 1 para o sistema operativo Linux
Cartão Micro SD até 512 GB – Ranhura 2 para armazenamento (não fornecido)
COMUNICAÇÕES2.4/5G WIFI 802.11a/b/g/n/ac,
Bluetooth 4.2
SOLinux
BATERIAPolímero de lítio de 3.500 mAh .
Dura até 6 horas, consoante a utilização.
DIMENSÕES2,9 x 3,1 x 0,78 polegadas (7,4 x 8,1 x 2,0 cm)
PESO213g
Especificações técnicas do Anbernic RG353PS

Visão geral do Anbernic RG353PS OS

Continuamos a nossa análise do Anbernic RG353PS com um breve olhar sobre o sistema operativo Linux e as suas características. Utiliza a interface de estilo EmuELEC, que é muito fácil de utilizar e reactiva. BTW: Se você está procurando como adicionar jogos ao seu cartão micro SD, confira o nosso guia passo a passo na Base de Conhecimento DroiX.

A partir do menu principal, pode premir o botão START para aceder a várias definições, incluindo a configuração do WiFi, a recolha de jogos e os temas.

Definições do sistema operativo Anbernic RG353PS
Definições do sistema operativo Anbernic RG353PS

Quando os jogos estiverem no cartão micro SD, aparecerão nas respectivas consolas, que podem ser navegadas com as teclas Esquerda e Direita. Prima A para aceder à lista de jogos e Cima e Baixo, ou os botões de ombro para saltar uma página. Depois, basta premir o botão A para iniciar o emulador e carregar o jogo.

Durante o jogo, podes premir o botão de função para abrir o menu RetroArch. Também é possível iniciar um jogo Netplay em núcleos de sistema compatíveis. Para tal, é necessário utilizar a mesma ROM e o mesmo emulador. A partir daqui, podes guardar e carregar estados guardados, fazer capturas de ecrã, reiniciar ou sair do jogo, entre muitas outras opções.

Saída HDMI Anbernic RG353PS
Saída HDMI Anbernic RG353PS

Para além de ser uma consola de jogos móvel, o RG353PS suporta saída HDMI através de um cabo Mini HDMI para HDMI. A saída é 720P e parece relativamente nítida mesmo num monitor 4K. Não se nota qualquer desfasamento entre o input e a visualização no ecrã, o que é positivo.

O sistema operativo e os menus funcionam muito bem. Gostamos do facto de mostrar apenas os sistemas para os quais instalou jogos, pelo que não tem de navegar por montes de sistemas vazios. É fácil de utilizar e tem opções avançadas suficientes para satisfazer os utilizadores mais exigentes.

Teste de emuladores

A seguir, na nossa análise do Anbernic RG353PS, vamos dar uma vista de olhos a alguns dos emuladores. Provavelmente, todos nós já conhecemos o desempenho do processador RK3566. Mas se fores um novato, podes essencialmente emular até à era PS1 e Dreamcast, com alguns jogos PSP como bónus.

A maior parte das pessoas com cartões pré-carregados obtém cerca de uma dúzia de sistemas. São as mais populares, mas se dedicar algum tempo a fazê-las, pode aceder a muitas mais. Pensei que seria bom verificar alguns dos menos conhecidos, bem como alguns dos mais populares.

Intellivision – BeamRider

BeamRider no emulador Intellivision
BeamRider no emulador Intellivision

A Intellivision foi a primeira consola que me lembro de jogar, quando tinha cerca de 5 ou 6 anos. Há alguns clássicos aqui, como BeamRider, Burger Time e Dungeons & Dragons, para citar apenas alguns.

Colecovision – A vingança de Montezumers

Montezuma's Revenge no emulador Colecovision
Montezuma’s Revenge no emulador Colecovision

A Colecovision tinha alguns jogos fantásticos. Lembro-me de jogar muitos deles em casa de um amigo da escola. Havia muitas versões de arcada, como Frogger e Galaxians, mas também um bom número de exclusivos.

Vectrex – Pole Position

A experiência com o Vectrex não é nem de perto nem de longe tão fixe como jogar num na vida real, mas este hardware original é bastante caro hoje em dia, por isso, infelizmente, muitos não terão essa oportunidade. Estas consolas portáteis são fáceis de jogar com o Vectrex e, mais uma vez, existem alguns jogos muito fáceis de jogar que normalmente nunca se experimentariam.

Amstrad CPC 464 – Rick Dangerous

Rick Dangerous no emulador Amstrad CPC
Rick Dangerous no emulador Amstrad CPC

O Amstrad CPC 464 foi o meu primeiro computador doméstico nos anos 80. Também é melhor do que o C64 e o Speccy e a minha palavra é final 🙂 Os jogos que têm suporte para joystick devem, em geral, funcionar de imediato, sem que seja necessário usar o teclado. Existem alguns jogos fantásticos neste computador e deves mesmo dar uma vista de olhos.

Amstrad GX4000 – Pang

OK, admito que o Amstrad GX4000 era péssimo, mas tinha alguns jogos bons, como o Pang, por exemplo. Encontrei algumas falhas em alguns jogos, mas isso deve-se mais à compatibilidade da emulação do que ao hardware da consola de jogos clássica.

Spectrum – De pernas para o ar

O Speccy é um pouco como os emuladores Amstrad em que os jogos que suportam joysticks requerem menos esforço para funcionar. Não te preocupes com o choque de cores, o hardware original fazia-o e é por isso que o Amstrad CPC é melhor 🙂 Mas, falando a sério, tal como o Amstrad, há alguns grandes clássicos que podem ser jogados com ele, caso nunca o tenhas feito.

3DO – Road Rash

O 3DO tem alguns jogos decentes, mas é muitas vezes esquecido. Experimentei alguns jogos neste aparelho e são definitivamente jogáveis. Alguns tinham alguns problemas de som, normalmente a música e muito provavelmente devido a saltos de fotogramas.

Pico-8 – Galáxias

Galaxian no simulador PICO-8
Galaxian no simulador PICO-8

A Pico-8 não é uma consola retro, mas sim uma consola de fantasia que nunca foi fabricada. Baseia-se num conjunto de especificações técnicas que foram normalizadas e os jogos são feitos para funcionar com essas especificações. É possível encontrar remakes e centenas de jogos originais para esta consola. Vale a pena dar uma vista de olhos.

Mega Drive – Decap Attack

Passemos a algumas consolas mais conhecidas nesta consola de jogos retro portátil, começando pela Mega Drive. Como seria de esperar, todos os jogos funcionam muito bem e não deverá haver qualquer problema. E o mesmo acontece com o Mega CD e o 32X.

SEGA Saturn – Ataque Galáctico

O irmão da Mega Drive, a Saturn, funciona globalmente muito bem. Poderá encontrar algumas quedas de fotogramas nos jogos, mas estas são normalmente as quedas que encontraria no hardware original. Experimentei alguns jogos, incluindo o Daytona e o Galactic Attack, e todos funcionaram muito bem.

Dreamcast – GigaWing 2

Gigawing 2 no emulador da Dreamcast
Gigawing 2 no emulador da Dreamcast

E a consola final da SEGA funciona globalmente muito bem. Experimentámos os suspeitos do costume, como o Sonic Adventure 2, e não tivemos problemas de desempenho. Houve um ou dois jogos que não carregaram, mas isso pode ter sido um problema com a imagem do disco ou com o emulador e não com o hardware.

GBA – V-Rally 3

Não deverá ter problemas com o desempenho da emulação GBA. Experimentámos alguns géneros de jogos diferentes e não tivemos quaisquer problemas de compatibilidade ou desempenho. Tudo estava a funcionar muito bem e os jogos tinham um aspeto perfeito neste ecrã.

PS1 – Crash Bandicoot Warped

Crash Bandicoot Warped no emulador PS1
Crash Bandicoot Warped no emulador PS1

A PlayStation 1 funciona globalmente muito bem. Para a grande maioria dos jogos não haverá problemas, um ou dois poderão ter problemas de compatibilidade ou desempenho devido ao emulador e não ao hardware. Os jogos correm a grande velocidade e têm um ótimo aspeto neste ecrã Abernic RG353PS.

PSP – Tekken 6

Tekken 6 no emulador PSP
Tekken 6 no emulador PSP

O nosso jogo de eleição para a PSP é, obviamente, God Of War. Nas definições predefinidas, estávamos a obter cerca de 22 fotogramas por segundo, mas com alguns ajustes é possível chegar aos 30 FPS, o que é jogável. Outros jogos, como o Tekken 6, funcionam melhor, pelo que o teu sucesso pode variar.

Considerações finais

Resumimos a nossa análise do Anbernic RG353PS com as nossas ideias sobre o computador de mão. A consola de jogos vintage RG353PS não faz nada de novo em termos de hardware ou características, já tudo foi feito antes, de uma forma ou de outra. Mas como estamos a analisar com base no seu próprio produto, o RG353PS é um dispositivo portátil decente.

Lenda do Ninja Místico
Lenda do Ninja Místico

Se o comprar noutro local pré-carregado, estará a receber metade do produto. Está a perder um grande número de sistemas que, de outra forma, não saberia que já estão disponíveis na consola de jogos clássica Anbernic RG353PS. Honestamente, há todas as consolas e computadores mencionados anteriormente, mais o Commodore 64, o Amiga, vários sistemas Atari, o Channel-F, o MSX, o Odyssey 2, o PC98 e o X6800, para citar apenas alguns. Tire o máximo partido do seu computador de mão e não confie em configurações pré-carregadas que não prestam. É muito fácil criar o seu próprio, basta descarregar um pacote de roms e copiá-lo para a pasta do cartão Micro SD. Não se esqueça que o DroiX tem um guia passo a passo aqui.

Voltando à análise do Anberic RG353PS, gostamos do design da consola, que parece uma mistura de SNES e GameBoy. É confortável de utilizar, embora o acabamento dos botões seja um pouco áspero em comparação com o Miyoo Mini Plus+ que tenho utilizado muito recentemente. Se o sistema for pré-carregado, há um número razoável de sistemas, mas se perder algum tempo a fazê-lo você mesmo, terá o dobro da experiência.

Choplifter
Choplifter

Não temos queixas reais sobre o dispositivo em si. Não há nada de errado com ele em termos de conceção, utilização ou desempenho. Não traz nada de novo ao panorama das consolas portáteis: quem tem uma, tem todas. Para os recém-chegados às consolas portáteis, não há nada de errado com a consola de jogos vintage Anbernic RG353PS.

Pode obter mais informações e comprar o RG353PS aqui. Utilize o código de desconto RG353PS5OFF para obter 5% de desconto. Note-se que o código pode expirar ao fim de um mês e não pode ser utilizado com outros códigos ou durante os saldos da loja. Ou, se isto se adequar às suas necessidades, consulte a nossa gama completa de dispositivos portáteis para jogos retro aqui.

Isso encerra nossa análise do Anbernic RG353PS. Esperamos que lhe tenha sido útil. O que acha do dispositivo portátil? São as mesmas especificações, um design diferente ou um complemento digno da sua coleção?

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.