AYN Odin 2
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
Poupe algum tempo, salte a análise para a ligação “comprar agora”. Este é, de longe, o dispositivo portátil Android com melhor desempenho, capaz de executar emuladores de consolas e dispositivos portáteis topo de gama.
Overall
4.7User Review
( votes)Pros
- Excelente desempenho CPU Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
- As opções de RAM/armazenamento são boas para quem tem um orçamento limitado
- Bonito ecrã tátil de 6 polegadas
- Instalação limpa do Android 13
Cons
- O D-Pad e os botões do jogo soam um pouco mal.
TLDR: Basta ir comprar o AYN Odin 2 aqui, é um dispositivo portátil Android fantástico e não se vai arrepender de o ter comprado. Não acredita em nós? Leia ou veja a nossa análise do AYN Odin 2 abaixo!
Vídeo de avaliação do AYN Odin 2
Desembalagem do AYN Odin2
Começamos a nossa análise do AYN Odin 2 com o unboxing. A caixa desliza para fora com um cartão que contém todos os controlos e especificações. Um pouco inútil, mas pelo menos é brilhante nas bordas. Por baixo temos o próprio AYN Odin2, que mostraremos com mais pormenor daqui a pouco.
Existe um cabo de carregamento USB tipo C.
Visão geral do AYN Odin 2
A seguir, na nossa análise do AYN Odin 2, analisamos mais de perto a unidade portátil. O AYN Odin 2 mede cerca de 22,5 x 9,8 x 1,7 cm (8,8 x 3,8 x 0,6 polegadas), sendo ligeiramente maior do que o Odin original. Pesa cerca de 420 g, ou seja, cerca de 55 g mais pesado do que o primeiro. Está disponível em cinco cores: azul transparente, roxo transparente, preto, cinzento frio e branco, que é o que temos para analisar.
O ecrã é um ecrã tátil IPS de 6″ com uma resolução de 1920×1080. Tem um brilho decente e as cores têm um bom aspeto. Não há queixas.
Tem, obviamente, todos os controlos normais que espera encontrar numa consola portátil, incluindo dois sticks de efeito Hall, D-Pad e botões de jogo. Existem dois botões adicionais na parte inferior para Início e Regresso.
Ao longo da parte superior existem gatilhos analógicos e botões de ombro, uma ranhura para cartões micro SD sob a tampa, seguida de uma porta micro HDMI para saída para um monitor ou televisão. Do outro lado, há um botão de volume e um botão de alimentação.
A parte inferior tem uma porta de 3,5 mm para auscultadores e uma porta USB tipo C que pode ser utilizada para carregar.
E a parte de trás tem dois botões personalizados que podem ser configurados.
À volta dos manípulos analógicos e nas laterais existe uma iluminação LED que pode ser configurada nas definições. Pode desligar cada par de LEDs, alterar as cores e a luminosidade. As opções de luz são estáticas, mas não nos importávamos de ver alguma mudança de cor, desvanecimento, pulsação, etc.
Especificações técnicas do AYN Odin2
Como parte da nossa análise do AYN Odin 2, abordamos as especificações técnicas.
CPU | Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 com 1x Kyro GoldPlus @3.2Ghz, 4x Kyro Gold @2.8Ghz, 3x Kyro Silver @2.0Ghz |
GPU | Qualcomm Adreno 740 |
RAM | Modelo básico: 8GB LPDDR5x Modelo Pro: 12GB LPDDR5x Modelo máximo: 16GB LPDDR5x |
ARMAZENAMENTO | Modelo básico: 128GB UFS 4.0 Modelo Pro: 256GB UFS 4.0 Modelo máximo: 512GB UFS 4.0 |
VISUALIZAR | Ecrã tátil de 6″, resolução 1920×1080, formato 16:9 |
PORTAS ÁUDIO I/O | 1x Tomada para auscultadores de 3,5 mm, |
E/S USB | 1x USB 3.1 Tipo C |
ORADOR | Altifalantes duplos |
COMUNICAÇÕES | WiFi 7 (compatível com versões anteriores) Bluetooth 5.3 |
BATERIA | 8000 mAh Li-Pro |
TAMANHO DA CAIXA | 8,8 x 3,8 x 0,6 polegadas (22,5 x 9,8 x 1,7cm) |
PESO | 420g |
CORES DA CAIXA | Azul transparente, roxo transparente, preto, cinzento frio e branco |
Sistema operativo Android AYN Odin2
Como está a funcionar com Android, incluímos na nossa análise do AYN Odin 2 as funcionalidades e o software que está a utilizar. O AYN Odin2 funciona com o Android 13, que está atualizado, tendo em conta que apenas alguns telemóveis têm atualmente o Android 14. Após o primeiro arranque, é-lhe apresentado um assistente de arranque que passa por algumas definições, como WiFi, fuso horário e preferências do Launcher, para o pôr a funcionar. Terá de instalar e configurar os seus próprios emuladores e jogos.
O Android Launcher padrão é familiar para quem tem um telemóvel Android, pode deslocar-se entre ecrãs com a esquerda e a direita e escolher uma aplicação para carregar tocando-lhe. O Odin Launcher requer uma pequena configuração, escolhendo quais as aplicações a apresentar e onde. Pessoalmente, prefiro o lançador do Android, mas pelo menos há uma opção.
O AYN Odin 2 tem a sobreposição familiar encontrada nos dispositivos portáteis Retroid. Existem atalhos para as funções mais utilizadas, como alterar o brilho, fazer capturas de ecrã, transmitir em direto, etc.
Também pode utilizar o mapeamento do ecrã para mapear os controlos no ecrã para os controlos físicos do jogo. Basta arrastar e largar os ícones nas respectivas áreas e é tudo. Funciona muito bem com praticamente todos os jogos para Android.
Benchmarks do sistema AYN Odin2
Como sempre, executamos alguns benchmarks de sistema que nos dão resultados de desempenho que podemos comparar com outros dispositivos portáteis baseados em Android para acompanhar a nossa análise do AYN Odin 2. Note-se que alguns dos outros testes de referência foram efectuados há algum tempo e não são 100% comparáveis devido a diferenças de versão, versões do Android, etc.
3DMark
Começamos com o 3DMark e, normalmente, fazemos o teste de referência Slingshot. Mas o Odin 2 era demasiado rápido para isso e a pontuação atingiu o máximo! O 3DMark sugeriu a execução do benchmark Wild Life… que também atingiu o máximo! Por isso, acabámos por fazer o teste de referência Wild Life Extreme e obtivemos 3.672. Os outros dispositivos portáteis Android têm dificuldades com o teste de referência SlingShot, pelo que já se pode ver a enorme diferença de desempenho.
Antutu
Em seguida, temos o Antutu, que é uma mistura de testes de referência que abrange gráficos, desempenho da interface do utilizador, etc. Obtivemos uma pontuação final de 1.569.886, superando claramente os dispositivos portáteis Retroid e Anbernic por uma margem enorme, e mais do dobro dos resultados mais elevados anteriores com o GPD XP+.
Geekbench
O nosso terceiro teste é o Geekbench, que testa o desempenho do processador single e multi-core. Obtemos uma pontuação de núcleo único de 1.485 e uma pontuação de núcleo múltiplo de 5.047. Muito mais elevado do que o GPD XP+ e, mais uma vez, uma enorme diferença entre os dispositivos portáteis Retroid e Anbernic.
Desempenho do jogo AYN Odin2
Tenho de admitir que não jogo muitos jogos Android nativos em dispositivos portáteis, normalmente apenas emuladores, mas insisti na análise do AYN Odin 2 🙂 Instalei o Call of Duty, o FIFA e o Horizon Chase, entre outros, e experimentei-os. Depois de passar alguns momentos a utilizar o mapeamento do ecrã para configurar os controlos onde necessário, entrei diretamente na ação.
O Call of Duty está a ser executado nas definições gráficas mais elevadas, o que é ótimo. E com os controlos mapeados, é muito fácil de jogar e torna o jogo demasiado fácil. O FIFA é muito agradável quando se joga com um gamepad, embora se perca um pouco do tiro e do passe direccionais extra quando se utiliza o gamepad.
Experimentei alguns outros jogos e não tive quaisquer problemas de desempenho. Se o jogo não suportasse o gamepad nativamente, era fácil mapeá-lo no ecrã. Tudo funciona exatamente como seria de esperar.
Desempenho do emulador AYN Odin2
Nenhuma análise do AYN Odin 2 seria feita sem alguns testes de desempenho de emulação. Como já devem ter adivinhado, o AYN Odin 2 vai ser fantástico para a emulação. Vamos dar uma breve olhada no desempenho de emulação de algumas consolas e portáteis.
Emulação da PlayStation
Para a emulação da PlayStation, estamos a utilizar o DuckStation. Pode aumentar a resolução de renderização para 5x, que é 1080P, bem como alguns ajustes gráficos adicionais, etc. Conseguimos uns sólidos 60 FPS em todos os jogos que experimentámos.
Dreamcast
A Dreamcast funciona como um sonho, como seria de esperar. Experimentámos uma série de jogos e não tivemos qualquer problema. Tudo funciona muito bem. Vamos passar para algo mais exigente na nossa análise do AYN Odin 2.
Emulação do Dolphin
Com o emulador Dolphin também obtivemos taxas de fotogramas sólidas em todos os jogos que experimentámos. Dependendo do jogo, é possível executar de 1x a 3x a resolução de renderização para melhorar o aspeto visual. Isto aplica-se a ambas as consolas que o emulador suporta.
Emulação da PlayStation 2
Com o emulador de PlayStation 2 AetherSX2, vemos um excelente desempenho. A maior parte dos jogos será executada a grandes velocidades com uma resolução de renderização de 1x. Dependendo do jogo, é possível aumentar este valor até 3x e o aspeto é fantástico. Finalmente posso jogar OutRun a toda a velocidade! 🙂
Emulação PSP
O emulador PPSSPP processa facilmente os jogos da PlayStation Portable. Experimentámos a nossa gama habitual de jogos com uma resolução de renderização de 4x a 1080P com várias melhorias gráficas e obtivemos uns sólidos 60 FPS. Não há qualquer problema com o Odin 2!
Citra
Passando para dispositivos portáteis mais recentes com Citra. Os jogos que experimentámos tiveram um excelente desempenho. Geralmente, estamos a correr com uma resolução de 1x ou 2x para manter o funcionamento sem problemas, mas com um bom número de jogos é possível aumentá-la até 4x. Poderá haver interrupções ocasionais enquanto os shaders estão a ser armazenados em cache, mas nada de muito grave.
Vita3K
O emulador Vita também está a funcionar incrivelmente bem. Vemos que muitos jogos que tinham problemas de desempenho nos dispositivos Anbernic e Retroid estão agora a funcionar perfeitamente. Existem alguns problemas gráficos e de desempenho com os jogos, mas isso deve-se mais à compatibilidade com o emulador do que ao Odin2.
Yuzu
E agora, para finalizar os testes de desempenho do emulador AYN Odin 2, o emulador Yuzu! Podemos dizer com segurança que os jogos correm a toda a velocidade, com um atraso quase impercetível. No entanto, isto aplica-se geralmente aos jogos menos exigentes, principalmente jogos 2D ou de estilo indie, mas também a alguns jogos 3D de gama alta. Não espere que todos os jogos funcionem tão bem. Os títulos mais recentes da primeira geração, por exemplo, funcionarão a cerca de metade da velocidade que deveriam. Não se esqueça que este é um resultado muito impressionante, tendo em conta o emulador que estamos a utilizar.
Considerações finais
Terminamos a nossa análise do AYN Odin 2 com a nossa opinião sobre esta consola portátil. Vamos directos ao assunto: esta consola é fantástica, caso ainda não se tenha apercebido disso! É confortável nas mãos, tem o tamanho certo e um excelente ecrã de 6″. Achei o D-Pad e os botões um pouco frouxos em comparação com o Odin original. Sentiram-se mais seguras, com um som menos “estridente” e um movimento suave quando pressionadas rapidamente. Não tenho a certeza se o modelo que temos é o modelo final ou não, mas não me importava de os ver um pouco mais apertados. Esta é, de facto, a minha única grande queixa em relação ao Odin2.
O sistema operativo Android é responsivo e tem a opção do lançador Android ou do lançador Odin. Pessoalmente, prefiro o Android Launcher, mas os gostos podem variar. Há uma grande variedade de opções para o Odin2, como o controlo do desempenho e da ventoinha, a saída HDMI, o mapeamento do ecrã e muito mais. Achei que as opções de iluminação LED estavam a faltar um pouco, que tal adicionar algumas cores, etc. AYN?
Não tivemos oportunidade de testar a duração da bateria devido a limitações de tempo. Mas durante a gravação de todas as filmagens da análise ao longo de algumas horas, a bateria passou de 100% para 70%, pelo que estamos a falar de cerca de 6 horas de duração da bateria com base numa utilização média, o que é muito bom.
O verdadeiro vencedor é o desempenho do AYN Odin2. Ao efetuar os testes de referência, sabíamos que o Odin2 era rápido e mal podíamos esperar para pôr os emuladores a funcionar. Não ficámos nada desiludidos! A execução de emuladores de consolas e consolas portáteis mais recentes com resoluções de renderização mais elevadas é excelente, é possível ver e sentir a diferença. O emulador Yuzu é um pouco problemático, mas isso não é de forma alguma negativo, simplesmente ver os jogos a correr a toda a velocidade é um grande feito.
O GPD XP+ está morto, viva o AYN Odin2, como o novo rei dos portáteis Android! A sério, este é um dispositivo portátil fantástico! Se quiser obter o melhor desempenho para praticamente todos os emuladores disponíveis, o Odin2 é a única opção. Encomende já um, não ficará desiludido!
O que acha do AYN Odin 2? Está a planear comprar um, ou tem os olhos postos noutra coisa? Deixe-nos saber nos comentários.
E não se esqueça que pode comprar o seu AYN Odin 2 aqui. Aqui está o código de desconto novamente, caso o tenha perdido. Utilize o código ODIN25OFF no checkout para obter um desconto de 5%. Tenha em atenção que o código expira um mês após a publicação deste artigo e não pode ser utilizado durante uma venda ou outra promoção.
Assim concluímos a nossa análise do AYN Odin 2, esperamos que tenha sido útil. Se é novo no mundo das consolas portáteis Android, consulte o nosso guia de introdução às consolas portáteis para jogos retro aqui.