Avaliação do beCreatus DP1310
-
Design
-
Build Quality
-
Features
Resumo
Se quiser tirar o máximo partido da sua configuração de monitor triplo com vários dispositivos, a beCreatus DP1310 é uma excelente escolha de base de ligação híbrida.
Overall
4.7User Review
( votes)Pros
- Configuração e instalação sem esforço
- Suporte para até três monitores
- Resoluções até 8K 60Hz/4K 120Hz, dependendo da configuração
- Comutação fácil entre duas fontes de entrada
- Fácil acesso para ligar periféricos
- Produto com aspeto e sensação de qualidade superior
Cons
- Pode ser necessário um pouco de gestão de cabos para manter a secretária arrumada.
- Sem leitor de cartões SD
A beCreatus DP1310 é uma estação de ancoragem de entrada dupla com suporte para saída até três monitores com fácil comutação entre os dois. Combinado com um total de 5 portas USB, o DP1310 oferece bastante conetividade, mas por 299 dólares, será que o preço vale a pena?
Aviso: A BenQ forneceu-nos gentilmente a estação de ancoragem beCreatus DP1310 gratuitamente para análise. Não recebemos qualquer remuneração pela redação desta análise. Todas as opiniões expressas nesta análise são da nossa responsabilidade e não foram solicitadas pela empresa para serem utilizadas.
Vídeo de apresentação do BenQ beCreatus DP1310
Desembalar o beCreatus DP1310
Dentro da caixa, temos primeiro um guia de início rápido que mostra os passos para a instalação.
Temos então a própria base de ligação híbrida DP1310 da beCreatus. Em breve, abordaremos esta questão com mais pormenor.
Inclui um cartão de garantia alargada gratuito e informações.
Sob a embalagem encontra-se um bloco de alimentação e um cabo com uma ficha para o seu país.
Segue-se um cabo com certificação HDMI 2.1 8K.
E, por último, mas não menos importante, existe um cabo USB-C 3.2 compatível com 4K.
beCreatus DP1310 Descrição geral
A estação de ancoragem beCreatus DP1310 mede cerca de 156 x 103 x 40 mm e pesa 550g. A caixa é em liga de alumínio e proporciona um ótimo arrefecimento passivo.
A base pode ser utilizada na vertical ou na horizontal e possui almofadas antiderrapantes na parte inferior e num dos lados para eliminar riscos na superfície de trabalho.
Na parte frontal da base de ligação híbrida, da esquerda para a direita, encontram-se duas portas USB A que suportam um carregamento até 7,5 W e velocidades de transferência de dados até 10 Gbps. Para além destas, existe uma porta USB-C que fornece até 36 W de carga, também com uma velocidade de transferência de 10 Gbps. As portas são ideais para ligar dispositivos adicionais, como um telemóvel para carregar, bem como armazenamento de alta velocidade, como uma unidade NVMe portátil.
Existe uma porta de áudio de 3,5 mm que pode ser utilizada para ligar os auscultadores. É muito útil, pois o áudio de qualquer dispositivo que esteja a ser utilizado será transmitido. Não é necessário alterar as saídas de áudio.
Poderá estar a perguntar-se o que é o grande botão verde? Este funciona como botão de alimentação, mantendo-o premido durante três segundos para desligar e ligar. E, com um simples toque, alterna entre as duas fontes de entrada HDMI.
Na parte de trás, da esquerda para a direita, existem mais três portas USB-A, duas de 480 Mbps e a terceira de 10 Gbps. Existe uma porta Gigabit ethernet muito útil que é perfeita se estiver a utilizar um computador portátil sem uma.
De seguida, temos as portas de vídeo. Começamos com HDMI 2.0 e DisplayPort 1.2 para saída de vídeo. Seguido de uma entrada HDMI 2.1 e de uma saída HDMI 2.1.
Depois temos uma porta USB-C que pode ligar ao seu computador portátil ou dispositivo semelhante. Também suporta um carregamento PD de 100 W, pelo que mantém o seu dispositivo totalmente alimentado.
Preço | $299 |
Ligar ao anfitrião | USB-C IN x 1, HDMI 2.1 IN x 1 |
Saída total de ecrãs | 3 |
Resolução máxima de saída de vídeo e taxa de atualização | 4K 60Hz (USB-C IN), 8K 60Hz (HDMI 2.1 IN) |
Velocidade máxima de transferência USB | 10 Gbps |
Potência máxima para carregar dispositivos USB | USB-C PD 36W (para teclado, telemóvel) |
Ligação em rede | Gigabit ethernet RJ-45 (10/100/1000M) |
Áudio | Tomada de áudio de 3,5 mm (entrada/saída) |
Solução de dissipação de calor | Liga de alumínio |
Compatibilidade com o SO | Windows, macOS (Intel/M1/M2), Ubuntu, Android, ChromeOS |
Instalação e configuração do beCreatus DP1310
O primeiro e mais importante passo da configuração e instalação é instalar primeiro os controladores DisplayLink para o(s) seu(s) dispositivo(s). Isto permitir-lhe-á utilizar até três monitores com o seu dispositivo. Pode descarregá-los aqui. Os sistemas operativos compatíveis são o Windows, macOS, Ubuntu, Android e ChromeOS.
Pode então ligar o seu dispositivo principal. Se o seu dispositivo, como um PC ou portátil, suportar vídeo e dados através de USB-C, ligue-o à porta de entrada USB-C na parte de trás. Caso contrário, pode utilizar a porta de entrada HDMI 2.1, mas perde a funcionalidade de entrada HDMI dupla.
Pode então ligar o seu segundo dispositivo. Geralmente, trata-se de uma consola de jogos como a Xbox, a PlayStation 5 ou mesmo uma consola portátil compatível com jogos. Este vai para a porta HDMI 2.1 que suporta até 8K 60Hz / 4K 120Hz.
Opcionalmente, pode ligar a Ethernet e quaisquer periféricos USB, como o rato e o teclado, até unidades de alta velocidade mais exigentes, etc.
Ligue a alimentação e está pronto a funcionar. Prima e mantenha premido o botão verde durante três segundos e a sua configuração de três monitores ganhará vida!
Utilizar o beCreatus DP1310
Tenho estado a utilizar o beCreatus DP1310 tanto em casa como no trabalho para a minha análise deste produto, de modo a poder experimentar toda a sua gama de utilizações.
O meu trabalho diário envolve a análise e o teste de produtos, o que pode significar que estou a utilizar muitos dispositivos diferentes, mesmo num período de poucas horas. Tenho três monitores na minha secretária, dois para trabalhar e o terceiro para utilizar com outros dispositivos. Há já algum tempo que queria utilizar o terceiro monitor como monitor de trabalho extra, mas o meu PC só tinha duas saídas de vídeo.
Com o beCreatus DP1310 posso simplesmente ligar o cabo USB-C do meu PC à estação de ancoragem, utilizar uma combinação dos dois HDMI e um DisplayPort para os meus monitores. É tão fácil como isto ter os três monitores a apresentar ambientes de trabalho Windows.
Experimentei a segunda entrada HDMI com uma variedade de dispositivos, desde computadores portáteis a PCs para jogos portáteis, como o GPD WIN Mini, e até portáteis para jogos retro baseados em Android, como o novíssimo AYN Odin 2. Ao premir o botão verde, o terceiro monitor mudou sem esforço para a segunda fonte HDMI e foi apresentado no terceiro monitor. Funciona exatamente como se pretende.
Em casa, a minha configuração é um pouco diferente. Tenho dois monitores principais e um monitor portátil que utilizo ocasionalmente. Mais uma vez, em poucos instantes tinha os três monitores a mostrar o meu ambiente de trabalho e a minha consola de jogos Xbox na segunda porta. Como base de ligação para jogos, funciona muito bem. Basta premir um botão e a minha Xbox está a ser exibida sem falhas a 4K 120Hz.
Como só utilizo o Windows, pedi a um colega de trabalho que experimentasse a base de ligação para verificar a compatibilidade com o Macbook M1/M2. Depois de instalar os controladores, ficou surpreendido com a facilidade de visualização do monitor triplo e com a facilidade de configuração e utilização. Para ter uma boa ideia, também experimentei o meu Chromebook, que normalmente utilizo quando estou no sofá em casa. Para tal, não precisei de instalar quaisquer controladores, uma vez que o ChromeOS é compatível com esta funcionalidade desde a versão R51 (2016) ou posterior.
Ligado à estação de ancoragem, tenho uma unidade NVMe que, nos meus testes, obteve uma excelente transferência de dados de 600+Mbps, que é aproximadamente o que o SSD real suporta. Assim, parece não haver problemas com o desempenho da transferência de dados. Também tenho uma webcam, um rato, um teclado e auscultadores de 3,5 mm ligados, uma vez que o meu PC está um pouco mais afastado do que a base de ligação. A porta USB-C de alta velocidade é talvez a segunda melhor caraterística da estação de ancoragem para mim. Anteriormente, tinha de me levantar da minha cadeira e inclinar-me para ligar um periférico ao PC, agora está ao meu alcance.
Uma caraterística que falta à base de ligação híbrida é um leitor de cartões SD. Existe espaço suficiente no painel frontal (ou mesmo na parte lateral) para um leitor de cartões SD e micro SD. Como alguém que transfere regularmente dados de e para cartões SD para utilização com outros dispositivos, isto teria sido realmente a cereja no topo do bolo para esta estação de ancoragem.
Estou a utilizar a base de ligação híbrida há uma semana e não tive quaisquer problemas de maior. Uma vez, os ecrãs desligaram-se e ligaram-se brevemente durante alguns segundos, mas não tenho a certeza se a causa foi a estação de ancoragem ou o meu PC. Deixei o DP1310 ligado durante a noite, voltei no dia seguinte e a temperatura da superfície estava ligeiramente quente ao toque. Não é, de facto, nada de preocupante e a caixa em liga de alumínio estava a cumprir perfeitamente a sua função.
Considerações finais
A base de ligação HDMI 2.1 DP1310 da beCreatus transformou definitivamente o meu espaço de trabalho e a forma como o utilizo. Agora posso utilizar os meus três monitores com o Windows e qualquer dispositivo adicional que tenha ligado. Não é necessário mexer na parte de trás do monitor para mudar as fontes de entrada. Até os cabos HDMI, se estiver a alternar entre micro, mini e HDMI de tamanho normal, estão ao seu alcance. Basta premir um botão e ele muda instantaneamente. Para mim, isto é uma poupança de tempo fantástica, uma vez que faço isto muitas vezes ao longo do dia.
Com todos os cabos a passarem por uma área na secretária para a base de ligação. Isso pode significar que há vários cabos à volta e pode dar um aspeto feio à sua secretária. Terei definitivamente de fazer alguma gestão de cabos para lhe dar um aspeto mais agradável. Esta é uma das desvantagens das estações de ancoragem, a menos que esteja a utilizar periféricos sem fios.
Por 299 dólares, a beCreatus DP1310 situa-se na gama das estações de ancoragem topo de gama. Embora seja possível utilizar uma estação de ancoragem normal que custa 50 dólares e um interrutor HDMI, o que importa é a comodidade. Será que uma solução mais barata oferece uma saída de vídeo até 8K 60Hz, tem um carregamento PD até 100W, tem um bom número de USB-A e um USB-C para periféricos? Funciona de imediato, sem qualquer problema?
Os prós superam definitivamente os contras do beCreatus DP1310 e é por esta razão que ele será um acessório permanente na minha área de trabalho. Pode obter mais informações sobre a base de ligação híbrida beCreatus DP1310 no sítio Web da BenQ aqui.