Análise do GPD Pocket 3
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
Resumo
O GPD Pocket 3 é um mini portátil e tablet 2 em 1 versátil, com um design compacto e portátil que cabe facilmente numa mala pequena ou no bolso do casaco.
Inclui uma porta modular para maior flexibilidade e aplicações específicas do sector, tornando-o ideal tanto para a utilização diária como para tarefas especializadas.
Overall
4.7User Review
( vote)Pros
- Compacto e portátil
- Design versátil de mini portátil e tablet 2 em 1
- Porta modular incluindo opções RS-232 e KVM
- Ecrã tátil de 8″ de alta resolução
- Bom desempenho para o seu tamanho
Cons
O GPD Pocket 3 recebeu algumas revisões ao longo dos anos. A última atualização do GPD 2024 apresenta o CPU Intel Pentium Gold 7505 para substituir a versão de gama baixa N6000. Vamos ver como se comporta na nossa análise do GPD Pocket 3, incluindo benchmarks e comparações com outros, incluindo o ONENETBOOK 5 e o A1 Pro.
Vídeo de avaliação do GPD Pocket 3
GPD Pocket 3 Unboxing
Começamos a análise do GPD Pocket 3 com um breve olhar sobre o seu conteúdo. Dentro da caixa podes encontrar o GPD Pocket 3, um manual do utilizador em inglês e chinês. uma fonte de alimentação – incluiremos o adaptador correto para o teu país e, por último, mas não menos importante, um cabo de carregamento USB tipo C.
Visão geral do GPD Pocket 3
A seguir, em nossa análise do GPD Pocket 3, damos uma olhada mais de perto no próprio mini-portátil 2-em-1. O GPD Pocket 3 mede cerca de 7,79 x 5,3 x 0,78 polegadas (19,8 x 13,7 x 2,0 cm) e pesa 725g (1,59 lbs).
A caixa de cor gun metal é feita de liga de alumínio e aloja componentes avançados como o processador intel pentium gold 7505. Acrescenta um pouco de peso extra, mas parece robusto nas tuas mãos e mantém-no bem protegido de choques e arranhões.
A tampa abre-se para revelar um ecrã tátil H-IPS de 8″ com uma resolução de 1920×1200. O design 2 em 1 permite-te rodar o ecrã e dobrá-lo para criar uma funcionalidade tipo tablet, perfeita para um mini portátil GPD Pocket 3. Levanta-o e torce-o novamente para o voltar a utilizar como computador portátil.
O ecrã tem uma câmara de 2 milhões de píxeis com uma resolução de 1600×1200 e um microfone incorporado, perfeito para videoconferências de alta qualidade. É útil para reuniões online com vídeo ou apenas áudio.
A metade inferior inclui os botões esquerdo, central e direito do rato, um botão de alimentação com um leitor de impressões digitais incorporado e, à direita, um touchpad com suporte para gestos com até três dedos.
Tem um teclado QWERTY completo, é retroiluminado e pode ser ligado e desligado. As teclas são do tipo chocolate e de perfil bastante baixo, exigindo um esforço mínimo para as premir. Passei algum tempo a utilizar o teclado para escrever esta análise e achei-o muito confortável de utilizar no mini portátil GPD Pocket 3. As teclas têm um tamanho perfeito e é como escrever num teclado normal, mas com as mãos mais juntas do que, por exemplo, num teclado de secretária.
No lado esquerdo, temos uma porta USB Thunderbolt 4 e uma porta HDMI para saída para um ecrã externo. E no lado direito temos duas portas USB 3.2 e uma porta para auscultadores de 3,5 mm.
A parte de trás tem uma porta ethernet de 2,5 gbps para dados com fios rápidos. E, por último, mas não menos importante, tem uma porta modular, que acrescenta flexibilidade ao mini portátil GPD Pocket 3. É fornecido com um módulo de porta USB 3.2 como padrão e pode ser trocado por outros módulos vendidos separadamente.
Porta modular com capacidades RS-232 e KVM
Para substituir o módulo, basta remover os dois parafusos na parte de trás do GPD Pocket 3, remover o módulo e inserir o novo, e depois voltar a aparafusá-lo. Existem atualmente dois módulos disponíveis para compra aqui, um módulo KVM de porta única com entrada HDMI e USB e uma porta RS-232 DB9.
Estes dois módulos são especialmente úteis para a indústria, por exemplo, com acesso ao nível do hardware, que requer análise de dados ou controlo com um ecrã, teclado e rato. Existe um software pré-instalado no Pocket 3 para utilizar o módulo KVM.
Ecrã tátil rotativo de 180
Tal como mencionado, o GPD Pocket 3 2024 pode ser transformado de computador portátil em tablet com um toque no ecrã. Será mais espesso do que o teu tablet habitual, mas oferece um aspeto mais robusto e uma aderência que é tranquilizadora.
É totalmente compatível com o stylus GPD e a Surface Pen utilizando o protocolo MPP2. É óptima para tomar notas e desenhar, por exemplo. Ao contrário de mim, que não consigo desenhar nada 🙂
Especificações técnicas
Este Pocket 3 atualizado tem melhorias principalmente no CPU, vamos dar uma vista de olhos às especificações, bem como fazer testes de duração da bateria, ruído da ventoinha e temperatura como parte desta análise do GPD Pocket 3.
VISUALIZAR | 8″ H-IPS, controlo tátil de 10 pontos com resolução de 1920×1200, 284 PPI, suporte de caneta ativa com 4096 níveis de sensibilidade à pressão |
CPU | Intel Pentium® Gold 7505, 2 núcleos e 4 threads até 3,5 Ghz até 25 W TDP |
GPU | Gráficos Intel UHD para a 11ª geração até 1250 MHz, 48 UEs |
RAM | 16GB LPDDR4X 3733 |
ARMAZENAMENTO | 512GB M.2 2280 NVMe 1.3 PCIe Gen 3.0 x4 |
COMUNICAÇÕES | Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, Ethernet de 2,5 Gbps |
E/S | Thunderbolt 4 HDMI 2.0b 2x USB 3.2 Gen2 Tipo A Teclado completo QWERTY retroiluminado estilo chocolate, tipo ilha plana Botão de alimentação com leitor de impressões digitais Controlos do touchpad e do rato com 3 botões Porta para auscultadores de 3,5 mm |
CÂMARA | 2 milhões de pixéis, resolução: 1600×1200 com microfone |
BATERIA | 38,5Wh, 7,7V==5000mAh×2 Série |
DIMENSÕES | 7,79 x 5,3 x 0,78 polegadas (19,8 x 13,7 x 2,0 cm) |
PESO | 725g (1.59 lbs) |
Módulos
1x USB 3.2 Gen1 Tipo A (incluído) para ligar periféricos topo de gama.
1x RS-232(disponível em separado)
1x Módulo de Controlo KVM(disponível em separado)
Funciona com duas baterias recarregáveis de 5000mAh. Nos nossos testes, enquanto executávamos o benchmark Cinebench de alta exigência num loop, obtivemos uma duração da bateria de 2 horas e 10 minutos no ultrabook GPD Pocket 3. E enquanto estava inativo no ambiente de trabalho, obtivemos cerca de 11 a 12 horas de duração da bateria. Com uma utilização média, terás cerca de 5-6 horas.
Nos nossos testes de ruído da ventoinha e temperatura durante a execução do Cinebench, obtivemos um ruído máximo da ventoinha de 59 dB e uma temperatura máxima de 49°C, bastante silenciosa e definitivamente fresca.
Benchmarks do sistema GPD Pocket 3
Vamos comparar este modelo GPD Pocket 3 com Intel Core 7505 com os dois modelos anteriores, bem como com o ONENETBOOK 5 e o ONENETBOOK A1 Pro.
PCMark
Para PCMark vemos bons resultados para o Pocket 3, muito à frente do anterior modelo Intel Pentium Silver N6000(leia nossa revisão aqui) e à frente do One Netbook A1 Pro. Permanece atrás do mais caro e poderoso Intel Core i7 encontrado no outro Pocket 3 e One Netbook 5.
A pontuação do portátil para estudantes torna-o ideal para as tuas tarefas diárias, como tomar notas nas aulas e trabalhar em documentos grandes enquanto ouves música. É também ideal como computador portátil para empresas, mais uma vez para o teu trabalho diário, quer seja em casa ou no escritório.
Cinebench R23
No Cinebench R23, vemos uma pontuação bastante boa para este GPD Pocket 3. Temos um desempenho single-core mais rápido, bem como um desempenho multi-core mais rápido em comparação com o seu antecessor, o N6000 e o modelo A1 Pro. Mais uma vez, não tem um desempenho tão elevado como o processador Intel Core i7 de 11ª geração i7-1195G7, mas o processador Intel Pentium Gold 7505 oferece uma alternativa sólida.
3DMARK
Embora estes computadores portáteis ultra-portáteis não sejam concebidos para jogos, têm GPUs integradas. Estas são também utilizadas para tarefas como a descodificação de multimédia, até à edição de imagem e vídeo.
No TimeSpy obtivemos uma pontuação muito impressionante de 953, superando o Pentium Silver N6000 e o A1 Pro por uma grande quantidade. Chega mesmo a estar bastante próximo do modelo i7, o que é impressionante.
Suporte para monitor duplo
Utilizando as portas USB-C e HDMI, podes ligar dois monitores externos com suporte até 4K 60Hz, ou um único monitor através da porta USB-C com suporte até 8K 60Hz. Aqui estamos a mostrá-lo com os nossos monitores portáteis DroiX PM14 4K que ficam muito bem juntos!
Suporte para Thunderbolt 4 e Doca Gráfica Externa
Com a porta USB Thunderbolt 4, podes ligá-lo a uma eGPU, como a estação de ancoragem GPD G1 eGPU da onbrand ou a ONEXPLAYER ONEXGPU, que aumentam consideravelmente o desempenho gráfico e permitem tarefas exigentes, como edição de imagem e vídeo, bem como renderização. E, naturalmente, isto irá melhorar enormemente a tua experiência de jogo, desde os jogos menos exigentes até aos mais exigentes.
O portátil compacto GPD Pocket 3 com o G1 vê um aumento impressionante, no Time Spy obtivemos 953 no iGPU em comparação com 6.067 aqui. E nos benchmarks mais exigentes Night Raid e Fire Strike obtivemos 18.129 e 11.564, respetivamente, que são pontuações muito próximas das do ONENETBOOK 5. O eGPU oferece uma experiência mais semelhante à de um computador de secretária em casa ou no escritório, onde podes precisar de um aumento extra no desempenho e não ter de considerar a duração da bateria, por exemplo.
Considerações finais
Em termos de desempenho, o portátil de pequenas dimensões Intel 7505 oferece um bom aumento de desempenho em relação ao anterior portátil Silver N6000 para empresas. Vimos pontuações mais altas em todos os benchmarks, especialmente no desempenho da GPU. Embora ainda não tenha um desempenho tão elevado como os modelos i7, esses modelos custam bastante mais, o que é algo a ter em conta.
Para uma utilização diária, quer seja em casa ou no escritório, para trabalhar em documentos de escritório de grandes dimensões e até para uma edição de imagem ligeira, não terás problemas. Também tens a possibilidade de ligar dois monitores adicionais ao portátil GPD Pocket 3 para negócios. E, claro, se precisares de mais desempenho, tens também a opção de uma eGPU.
Os verdadeiros pontos fortes estão na sua utilização industrial, com a opção de ter uma porta RS-232, o que o torna uma excelente escolha para os utilizadores. Existem opções externas disponíveis, mas estas podem não ser fiáveis e significam hardware e cabos adicionais para transportar. A sua incorporação torna-o muito mais prático.
A portabilidade é outro grande ponto positivo. Embora o ecrã tátil de 8″ possa parecer pequeno, é um excelente equilíbrio em termos de portabilidade e utilização. É suficientemente pequeno para caber no bolso de um casaco ou numa mala pequena e pode ser facilmente transportado com uma mão, tanto no modo portátil como no modo tablet.
Não consegui encontrar nada que me desagradasse no GPD Pocket 3. A série tem sido um portátil ultra-portátil popular há já alguns anos e tem tudo o que precisas para o uso diário, seja em casa, no escritório ou em trabalho externo. Recomendamo-lo vivamente se quiseres um mini portátil e tablet 2 em 1 com ecrã giratório sólido, rápido e fiável que não te deixe ficar mal.
Podes saber mais sobre o GPD Pocket 3 e encomendá-lo aqui. Utiliza o código de desconto POCKET35OFF no Checkout para obteres 5% de desconto. O código é válido durante um mês a partir da data de publicação desta análise e não pode ser utilizado durante os saldos da loja ou outras promoções.
Com isto concluímos a nossa análise do GPD Pocket 3 , esperamos que te tenha sido útil. Se tiveres alguma dúvida, não hesites em perguntar nos comentários.