Foram revelados mais pormenores sobre a mais recente consola portátil anunciada pela Anbernic. Eis tudo o que sabemos até à data.
Novo ano e novo design
O Anbernic RG556 é uma mudança considerável em relação aos projectos habituais da Anbernic. Com pegas curvas e botões de ombro e de gatilho adequados, assemelha-se mais a um AYN Odin do que às suas unidades portáteis anteriores. Podemos ver nas imagens e no vídeo que existe iluminação LED à volta dos dois manípulos analógicos. Mede cerca de 22,3 x 9 x 1,5 cm e pesa cerca de 0,331 kg
Relativamente às cores da caixa, sabemos que haverá quatro opções: azul e preto em cores normais e transparentes.
Especificações técnicas do Anbernic RG556
O ecrã é um ecrã AMOLED de 5,48 polegadas com uma resolução de 1080×1920 (rodado).
O RG556 da Anbernic é alimentado por um processador UNISOC T820. É o sucessor do conhecido chip T618, que foi utilizado em portáteis de jogos retro, como o RG405V, o RG505, o Retroid Pocket 3+ e o Retroid Pocket Flip. Este processador nunca foi visto numa consola de jogos, pelo que será interessante ver o seu desempenho. É um CPU de oito núcleos com três clusters, 1x ARM Cortex-A76 a 2,7GHz, 3x A76 a 2,3GHz e um núcleo de eficiência energética de 4x ARM Cortex-A55 a 2,1GHz.
A GPU é uma ARM Mali-G57 MC4 com quatro núcleos a 850Mhz. A memória RAM é de 8 GB LPDDR4X e, em termos de armazenamento, esperamos pelo menos 128 GB de armazenamento interno UFS2.2 e um leitor de cartões micro SD como extra.
Funciona com o sistema operativo Android 13 e suporta Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0. A alimentar tudo isto está uma bateria de 5500mAh que durará até 8 horas, dependendo da utilização. A porta USB Type-C suporta DisplayPort 1080P para saída para um televisor ou monitor.
Desempenho esperado
Em termos de desempenho, podemos compará-lo com o MediaTek Dimensity 1100, que tem um desempenho semelhante nalguns parâmetros de referência. No entanto, em alguns casos, verificamos que a Dimensity chega a atingir 10% em relação à Unisoc. Analisámos recentemente o Retroid Pocket 4 PRO, que utiliza este chip e obteve excelentes resultados nos testes de referência. Consulte a nossa análise completa do Retroid Pocket 4 Pro aqui para obter mais informações.
Relativamente ao desempenho em jogos e emulação, podemos esperar níveis de desempenho semelhantes, na sua maioria, aos do RP4 Pro. Será capaz de correr até à era da PlayStation 1 e da Dreamcast sem qualquer problema. Para a PlayStation 2, devemos poder ver a grande maioria dos jogos a correr a toda a velocidade, aumentando mesmo a resolução de renderização em alguns jogos para melhorar o aspeto visual.
O desempenho será misto em emuladores como o Citra, onde é provável que existam atrasos no armazenamento de sombreadores. No entanto, depois de jogares, verás que o desempenho é mais rápido. Para o emulador Vita3K, devemos ver alguns jogos jogáveis, provavelmente com algum atraso no cache de sombreamento, mas geralmente jogáveis depois. E para o emulador Yuzu também deveríamos ter alguns jogos menos exigentes jogáveis. No entanto, não esperes que os jogos da primeira geração funcionem bem!
Data prevista de lançamento e preço
Prevê-se que o Anbernic RG556 seja enviado após o Ano Novo Chinês, a partir de 5 de março. O preço da consola de jogos retro é inferior e competitivo com o Retroid Pocket 4 PRO.
O Anbernic RG556 está a revelar-se um dispositivo portátil interessante, com alterações suficientes em relação aos designs habituais da Anbernic para ser uma alternativa ao Retroid Pocket 4 e Pro. No entanto, teremos de esperar para ver alguns testes de referência na nossa análise completa, assim que pusermos as mãos no Anbernic RG556.