AYANEO Slide Review
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
Summary
The AYANEO Slide outshines the GPD WIN 4 with a seamless slide-out keyboard, ergonomic design, enhanced RGB lighting, and superior viewing angles.
Overall
4.8User Review
( votes)Pros
- Superior sliding keyboard mechanism.
- Larger, more comfortable grips.
- Bigger, more tactile keys.
- Customizable RGB keyboard lighting.
- Better angle adjustment options.
Cons
- Heavier than GPD WIN 4
- Larger physical size
- Shorter battery life
A AYANEO encontrou uma resposta para: e se eu quiser uma consola portátil com um teclado deslizante mas não quiser um GPD WIN 4? Vamos ver se o seu mais recente dispositivo portátil, o AYANEO Slide, é a escolha certa ou errada. Na nossa análise do AYANEO Slide, abrimos a caixa, executamos alguns benchmarks de sistema e de jogos e testamos o desempenho do emulador.
Vídeo de avaliação do AYA NEO Slide
Tirar da caixa o AYA NEO Slide
Ao mergulhar na nossa análise do AYANEO Slide, torna-se imediatamente claro que este PC de jogos portátil pretende destacar-se no mundo dos jogos retro. Antes de mais, devo dizer que a embalagem é óptima. Está envolto numa caixa de fita VHS, uma escolha de design que se alinha de forma inteligente com o tema deslizante do dispositivo.
A primeira coisa que vem na caixa é o próprio AYANEO Slide, que mostraremos com mais pormenor em breve.
O envelope contém alguns manuais do utilizador. Dentro das caixas temos um carregador de 65W, com adaptadores de ficha britânicos e europeus também incluídos. Existem dois adaptadores USB tipo C para A. E na caixa final está um cabo USB tipo C.
AYA NEO Descrição geral dos diapositivos
Passando à visão geral do dispositivo como parte da nossa análise do AYANEO Slide. O AYANEO Slide mede cerca de 22,6 x 9,0 x 2,8 cm (8,8 x 3,5 x 1,1 polegadas) e pesa cerca de 650 g.
O ecrã tátil IPS de 6″ tem uma resolução de 1080P, todas as estatísticas nerds estão no ecrã. Em suma, o ecrã é de grande qualidade, agradável e brilhante, com cores que sobressaem.
O ecrã desliza para cima para revelar o teclado. É um movimento agradável que se encaixa no lugar, mas deslize-o para cima e para baixo a partir do meio, não o empurre a partir de um canto. Quando deslizado para cima, pode empurrar o ecrã a partir da parte de trás para obter um ângulo de 10 e 30 graus, útil quando o coloca sobre uma secretária.
Tem todos os controlos habituais, incluindo os análogos do sensor de efeito Hall, o D-Pad e os botões de jogo. Existem dois botões adicionais para a sobreposição AYA SPACE.
Na parte superior, temos botões de ombro e accionadores de efeito de hall. Para além disso, existem botões macro que podem ser personalizados no software. Segue-se o botão de alimentação com um sensor de impressões digitais incorporado. Ao lado está o botão de volume e uma porta USB 4 Type-C.
Na parte inferior encontra-se uma segunda porta USB 4 Type-C e uma ranhura para cartões micro SD coberta.
AYA NEO SLIDE vs GPD WIN 4 2023
Aqui está a parte da nossa análise do AYANEO Slide que está na mente de todos… como é que o AYA NEO Slide se compara ao GPD WIN 4 2023?
Algumas comparações com o GPD WIN 4. Em termos de tamanho físico, o Slide da AYANEO é ligeiramente maior e mais pesado do que o Win 4. Consegui sentir o Slide mais pesado sem verificar, embora a diferença não seja muito grande.
Os ecrãs são ambos tácteis de 6 polegadas e têm igualmente um aspeto muito bom. No que respeita ao mecanismo de deslizamento, o AYA NEO Slide ganha de longe. Encaixa-se no lugar, ao passo que no Win 4 é necessário empurrá-lo manualmente até ao fim. Também tem a opção de ângulo de até 30 graus no Slide, o que é muito útil.
Passei muito tempo com o Win 4 a jogar jogos e sempre gostei do seu conforto para jogar. Os punhos na parte de trás do Slide são um pouco maiores e são ligeiramente mais confortáveis de segurar. Ambos são óptimos para jogos, por isso não vai perder nada de qualquer forma.
Os teclados têm aproximadamente o mesmo tamanho e são ligeiramente elevados, proporcionando uma sensação mais tátil. As teclas Slides são um pouco maiores, o que facilita a sua pressão. Ambas as teclas são retroiluminadas, mas o Slide tem a vantagem da iluminação RGB, que pode ser personalizada. Ambos são perfeitos para uma breve dactilografia, mas demasiado pequenos para elaborar documentos longos, por exemplo.
Especificações técnicas do AYA NEO Slide
O AYA NEO Slide funciona com o AMD Ryzen 7 7840U que vimos em muitos portáteis este ano. É atualmente o melhor processador para jogos portáteis, como veremos mais adiante na análise.
CPU | AMD Ryzen 7 7840U, 8 núcleos 16 threads até 5,1 Ghz a 28W TDP |
GPU | AMD Radeon 780M |
RAM | 16GB/32GB/64GB LPDDR5X 6400Mhz (BIOS desbloqueado até 7500Mhz) |
ARMAZENAMENTO | 512GB/2TB/4TB M.2 2280 SSD PCIe 4.0 |
COMUNICAÇÕES | WiFi 6E Bluetooth 5.2 |
BATERIA | 46,2Wh (12000mAh) |
Obtivemos uma duração de bateria de exatamente 1 hora, o que é um pouco inferior em comparação com outros dispositivos portáteis. Obtivemos um ruído máximo da ventoinha de 63 db e uma temperatura máxima de 46 °C.
Referências de sistema
Como sempre, efectuamos alguns testes de referência para comparar o desempenho com o de outros dispositivos portáteis.
PCMark
Começamos com o PCMark, que executa uma série de benchmarks de utilização mais quotidiana, desde a navegação na Web à edição e renderização de vídeo.
Obtivemos uma pontuação de 5510, que está abaixo da média, superando apenas o GPD Win Mini. Não são grandes pontuações em geral.
3DMark
Para o 3DMark, estamos a executar os benchmarks Time Spy, Night Raid e Fire Strike. Vemos que o Time Spy tem o valor mais alto nestas comparações, e entre os mais altos em Night Raid e Fire Strike. Óptimos resultados!
Cinebench
O Cinebench testa o desempenho de um e vários núcleos do processador. No caso do núcleo único, verificamos que as pontuações são bastante mais baixas, repetimos o teste e obtivemos novamente uma pontuação semelhante. No entanto, no que diz respeito ao multi-core, não existem tais problemas e obteve pontuações semelhantes às dos outros dispositivos.
Referências de jogos
Para os benchmarks de jogos, estamos a testar a resolução mais elevada de 1080P a 28W TDP, e 720P a 5, 10, 15, 20 e 28W TDP. Iremos compará-los com outros dispositivos que têm as mesmas resoluções. Note-se que os outros dispositivos portáteis foram avaliados há cerca de 2 meses, pelo que estão a utilizar controladores gráficos mais antigos, o que pode alterar um pouco os resultados.
Forza Horizon 5
Executámos os testes de referência com as definições gráficas predefinidas Muito baixas nas respectivas resoluções e TDPs.
No geral, as pontuações são óptimas, vemos os fotogramas por segundo mais elevados com alguns TDP e perto dos mais elevados noutros. Mais uma vez, não se esqueça de que os controladores gráficos mais recentes podem estar a ajudar neste caso.
Shadow of the Tomb Raider
Para Shadow of the Tomb Raider, estamos a utilizar as definições gráficas mais baixas.
Nos TDPs mais baixos, vemos resultados muito bons, mas à medida que aumentamos o desempenho cai um pouco em comparação com os outros.
Street Fighter 6
Para o Street Fighter 6, estamos a forçar os dispositivos ao correr nas definições gráficas máximas. A 720P 28W vemos um desempenho médio, mas uma queda acentuada na secção Fighting Ground.
E a 1080P vemos um desempenho acima da média, mas mais uma vez há uma queda acentuada no teste Fighting Ground. Já tínhamos observado padrões semelhantes nos nossos testes com outros dispositivos portáteis.
Call of Duty MW2/MW3
Passámos agora do MW2 para o MW3, pelo que, infelizmente, ainda não dispomos de comparações de referência.
Com definições gráficas mínimas de 1080P e sem FSR, obtemos uns bons 60 fotogramas por segundo, embora eu recomende que baixe para 720P para obter um grande aumento de desempenho para 103 fotogramas por segundo.
Desempenho do emulador
Sabemos, com base noutros dispositivos portáteis que analisámos este ano, que o processador 7840U é ótimo para emulação. Todos os seus jogos clássicos de 8 e 16 bits até à PS1 e Dreamcast funcionarão na perfeição, permitindo até resoluções de renderização de 1080P, ou superiores, se a saída for para um ecrã externo, bem como ajustamentos gráficos para melhorar o aspeto visual.
Como parte da nossa análise do AYA NEO Slide, vamos dar uma vista de olhos a algumas consolas e dispositivos portáteis mais recentes.
Citra
De um modo geral, o emulador Citra funciona bastante bem. Verá atrasos na colocação em cache de sombreadores em alguns jogos na primeira vez que os jogar e, na segunda vez, o desempenho será muito mais suave. Os jogos menos exigentes funcionam muito bem.
Vita
Para o Vita3K, experimentámos uma série de jogos compatíveis e todos funcionaram muito bem. Poderá haver uma queda ocasional quando os shaders estão a ser armazenados em cache, mas nada que interrompa a jogabilidade. Nem todos os jogos são compatíveis, mas existe uma lista de compatibilidade que o ajudará a descobrir o que funciona, etc.
Yuzu
No caso dos emuladores YuZu e Ryujin, o desempenho é muito bom. Os jogos mais exigentes terão atrasos na cache de sombreamento e atrasos em geral, mas, para uma consola portátil atual, o desempenho é decente.
PS3
Vimos que a emulação da PS3 melhorou muito este ano e também é excelente no AYA NEO Slide. Encontrará muitos jogos a funcionar a toda a velocidade sem qualquer problema. Alguns jogos terão um atraso inicial na cache de sombreamento e alguns jogos poderão ter um desempenho inferior, mas no geral é muito impressionante.
Xbox 360
No caso da Xbox 360, o desempenho é bastante bom. Há um bom número de jogos que funcionam a toda a velocidade e os jogos mais exigentes também funcionam bastante bem. Alguns jogos têm problemas de desempenho que se devem mais à compatibilidade do que a qualquer outra coisa.
Considerações finais
É altura de resumir a nossa análise do AYA NEO Slide com as minhas considerações finais. Nos benchmarks de sistema e de jogos, verificámos uma mistura de resultados de desempenho elevados e baixos. Isto pode dever-se em parte a diferentes controladores gráficos, especialmente sabendo que os controladores da AMD corrigem um jogo e quebram outro em cada lançamento. Mas, de um modo geral, os resultados estão em linha com os dos outros dispositivos portáteis. Portanto, tudo isso é ótimo!
Mais uma vez, o desempenho da emulação não apresentou problemas e tudo esteve praticamente em linha com os outros dispositivos portáteis baseados no 7840U. Este processador é ótimo tanto para jogos retro como para emuladores de sistemas mais recentes.
A renovação do software AYA SPACE está a correr bem. Não utilizo muito o lançador, mas o seu software de sobreposição é muito bom. Utilizava-o regularmente para alterar as resoluções de ecrã e as definições de TDP e não tinha quaisquer problemas. É aqui que o AYA NEO se destaca dos outros portáteis com o seu software; o GPD, em especial, precisa de recuperar o atraso.
Em suma, o AYANEO Slide é uma óptima alternativa ao GPD WIN 4. Tal como o Win 4, tem um tamanho perfeito para portabilidade, é confortável para jogar e tem o mesmo desempenho excelente do Win 4 e de outras consolas portáteis. Considerá-la seriamente como uma alternativa ao GPD Win 4 2023.
Pode obter mais informações e comprar o AYANEO Slide aqui. Atualmente, estamos em saldos, pelo que pode adquirir os seus presentes a preços de saldo!
Obrigado por ler e ver a nossa análise do AYANEO Slide. Deixe-nos saber nos comentários o que compraria, o Slide ou o Win 4 2023?