Revisão do GPD WIN 5
-
Design
(4.8)
-
Build Quality
(4.8)
-
Display
(4.7)
-
Performance
(5)
-
Features
(5)
Resumo
O GPD WIN 5 é um PC de jogos portátil da próxima geração que combina o imenso poder da APU AMD Ryzen AI Max+ 395 com uma bateria modular única de 80Wh para proporcionar um desempenho sem precedentes de classe de desktop na palma da tua mão.
Em geral
4.9Comentário do utilizador
( votes)Prós
- Desempenho incomparável de CPU e GPU com o Ryzen AI Max+ 395 e a Radeon 8060S
- Suporta até 128MB de RAM
- O sistema modular de baterias permite uma substituição fácil das baterias
- Suporte para Mini SSD (MSSD)
Contras
- Não tem teclado incorporado
- Alguns poderão dizer que 7″ é demasiado pequeno?
E se pudesses ter o poder de um PC para jogos de secretária… aqui mesmo, nas tuas mãos? Este é o GPD WIN 5, um verdadeiro PC de jogos portátil de última geração. Com o novíssimo processador Ryzen AI MAX+ 395 da AMD, juntamente com um sistema de bateria externa único e um desempenho que rivaliza com uma eGPU, o GPD WIN 5 faz algumas afirmações muito ousadas. Consequentemente, hoje estamos a colocar o GPD WIN 5 à prova na nossa análise oficial do GPD WIN 5. Queremos ver se este é realmente o novo rei dos jogos portáteis. Vamos descobrir!
Vê o nosso vídeo completo de avaliação do GPD WIN 5
Vê mais de perto o design do GPD WIN 5
Em primeiro lugar, vamos ver o design físico. O GPD WIN 5 mede cerca de 10,5 x 4,3 x 0,95 polegadas (26,7 x 11,1 x 2,4 cm). Além disso, pesa aproximadamente 565g (1,24 lbs).
Além disso, a bateria externa mede cerca de 4,36 x 4,34 x 0,71 polegadas (11,07 x 11,03 x 1,81 cm) e pesa cerca de 350g (0,77 lbs). Esta combinação faz com que o GPD WIN 5 seja um PC para jogos portátil muito versátil.


O ecrã GPD WIN 5: Uma atualização de 120Hz
Na parte da frente do GPD WIN 5 encontra-se um ecrã tátil de 7 polegadas de excelente aspeto. Este ecrã tem uma resolução de 1920×1080.
Um destaque importante para esta análise do GPD WIN 5 é que o ecrã funciona até 120Hz com suporte AMD FreeSYNC Premium. Este é certamente um bom passo em frente em relação ao ecrã de 6 polegadas e 60Hz do Win 4, que precisava desesperadamente de uma atualização.
Controlos abrangentes e muitas portas
Para os controlos, as laterais do GPD WIN 5 incluem dois sticks analógicos capacitivos, um D-Pad e os botões de jogo habituais. Perto do canto superior direito do ecrã, existe um botão para alternar entre os controlos do gamepad e do rato.
Entretanto, na área inferior esquerda, temos um botão de alimentação que inclui um sensor de impressões digitais incorporado. A ele junta-se um botão Retroceder e um botão Janela Ativa/Topa de Trabalho. Posteriormente, no canto inferior direito, encontras um botão Iniciar, um botão de teclado no ecrã e um prático rato ótico de dedo. Ao longo da extremidade inferior encontras um botão Menu e botões de volume.


Conectividade e E/S
Olhando para as portas, a parte inferior deste PC gaming compacto tem uma porta USB 3.2 Gen 2 Type-C e uma ranhura para Mini SSD. Exploraremos a ranhura SSD com mais detalhe mais tarde. O lado direito também tem uma ranhura para leitor de cartões Micro SD.
A parte superior do GPD WIN 5 contém os gatilhos e botões analógicos esquerdo e direito. Além disso, inclui uma tomada de áudio de 3,5 mm, uma tomada DC para 180 W de potência e uma porta USB 3.2 Gen 2 adicional.
A parte superior da unidade inclui os gatilhos e botões analógicos esquerdo e direito. Também inclui uma tomada de áudio de 3,5 mm, uma tomada DC para 180 W de potência e uma porta USB 3.2 Gen 2 adicional.
Accionadores personalizáveis
Ao virar o GPD WIN 5, a parte de trás tem dois pequenos interruptores. Estes são usados para mudar os gatilhos analógicos entre entrada analógica e entrada tipo switch. Esta caraterística é óptima para jogos de corrida e de tiro na primeira pessoa, respetivamente.
PD WIN 4 vs GPD WIN 5: O que há de novo?
Se tens o GPD WIN 4 ou estás simplesmente interessado nas diferenças entre eles, vamos dar uma breve olhada para descobrir.
Tamanho físico e portabilidade
O GPD Win 4 2025 mede cerca de 8,6 x 3,6 x 1,1 polegadas (22,0 x 9,2 x 2,8 cm). É, portanto, o PC móvel para jogos fisicamente mais pequeno, o que o torna um pouco mais fácil de levar no bolso do que o Win 5.
O dilema do ecrã
O ecrã, como mencionado, é uma boa atualização do ecrã original de 6″ 60Hz. O novo ecrã de 7″ do GPD WIN 5, que suporta até 120Hz, é definitivamente muito mais agradável de ver.
Um ecrã de 8 polegadas aumentaria consideravelmente o tamanho do computador de mão. Se acrescentares mais uma polegada para o tornar de 8″, o tamanho aumenta, como é óbvio. Penso que isto já foi coberto pelas séries GPD Win Mini 2025 (atualmente 7″) e GPD WIN Max 2 2025 (10,1″). Por conseguinte, espero ver novos modelos destas séries no futuro. Lê as nossas previsões para o GPD WIN MAX 3 aqui
O teclado que faltava
Uma das maiores alterações é a ausência de um teclado físico. A série GPD WIN sempre teve um teclado físico, e o GPD WIN 5 é o primeiro a não ter. Pode ter sido uma escolha de design do GPD. Ou, talvez, tenha sido algum tipo de limitação devido ao tipo de ecrã ou ao tamanho físico.
O hardware interno é uma das maiores mudanças. Temos um processador totalmente novo, uma atualização do AMD Ryzen AI 9 HX 370 e da Radeon 890M. Em breve iremos comparar o desempenho com as gerações anteriores. Há também duas ventoinhas para garantir que tudo no GPD WIN 5 se mantém fresco. E, claro, há as novas opções de alimentação, que abordaremos a seguir.
Consulta a análise do GPD WIN 4 2025 aqui para obteres mais detalhes, referências e muito mais.
Alimentar o GPD WIN 5: Bateria e mais além
Existem duas áreas onde a bateria se encaixa no GPD WIN 5, com o conetor da bateria situado logo abaixo. Para ligar a bateria, basta segurar os dois botões de cada lado. Em seguida, coloca-a na parte de trás do GPD WIN 5 e solta os botões para a fixar firmemente no lugar.


Além disso, também podes utilizar o cabo de ligação incluído. Esta funcionalidade reduz o peso da unidade portátil durante a utilização. O cabo é fixado através de dois parafusos de cada lado em ambas as extremidades para o manter ligado. Assim, não terás de te preocupar com desconexões acidentais.
Opções de alimentação flexíveis
Tens algumas formas diferentes de alimentar este impressionante computador portátil para jogos. O bloco de alimentação incluído fornece até 180 W de potência através da porta jack de barril na parte superior. Consequentemente, se estiveres em casa ou perto de uma fonte de alimentação, esta é a melhor opção.
Em alternativa, a energia também pode ser fornecida através da porta USB-C com um carregador ou banco de energia, por exemplo. Neste caso, estás, naturalmente, limitado pela potência do carregador.
Análise do GPD WIN 5: Testes de duração da bateria
E, claro, temos a bateria externa. Testar a duração da bateria é uma parte crucial de qualquer avaliação do GPD WIN 5.
A bateria foi testada levando-a aos seus limites a 80W TDP (ATUALIZAÇÃO: Agora suportará até 85W TDP quando for lançado) com brilho total do ecrã enquanto executa o Cinebench 2024 em loop. Neste teste, o aparelho durou cerca de 42 minutos.
Depois, com o computador inativo a 55W TDP e 50% de luminosidade, obtivemos cerca de 9 horas. A utilização média varia consoante a TDP. No entanto, para um jogo normal sem levar tudo ao máximo, digamos duas a três horas.
Especificações técnicas do GPD WIN 5
É aqui que o nosso A análise do GPD WIN 5 torna-se verdadeiramente emocionante. As especificações são, francamente, impressionantes para um dispositivo portátil.
| CPU | AMD RYZEN AI MAX+ 395, 16 núcleos, 32 threads, ZEN 5, até 5,1 GHz, 126 TOPS AMD RYZEN AI MAX 385, 8 núcleos, 16 threads, ZEN 5, até 5 GHz, 106 TOPS |
| GPU | AMD Radeon 8060S (Integrada), RDNA 3.5, 40 CUs (2560 Stream Processors), 2,9 GHz, AMD FreeSync Premium AMD Radeon 8050S (Integrada), 32CUs, 2,8 GHz, AMD FreeSync Premium, |
| RAM | Memória unificada LPDDR5x até 128GB, 8000 MT/s |
| ARMAZENAMENTO | 1 TB / 2 TB / 4 TB Ranhura M.2 NVMe (2280) PCIe Gen4, SSD de um lado 1x Ranhura para cartão Mini SSD PCIe Gen4 x1 1x Ranhura para cartão Micro SD Protocolo SD 3.0 |
| VISUALIZA | Ecrã para jogos de 7 polegadas, 120 Hz, 16:9, paisagem nativa, AMD FreeSync Premium, 100% sRGB, 315 PPI, 500 NITS |
| CONTROLOS | Joystick capacitivo (grau FPS Esports, zero zona morta, zero desvio) Gatilhos de efeito Hall (rosca longa/curta de modo duplo, precisão de 0,1 mm, <resposta de 0,1 ms) |
| ENERGIA E BATERIA | 80Wh Íon de lítio externo amovível GPD FlexPowe Adaptador de alimentação CC de 180W (específico para AI PC) |
| DIMENSÕES | GPD WIN 5 handheld: 10,5 x 4,3 x 0,95 polegadas (26,7 x 11,1 x 2,4 cm) Bateria GPD WIN 5: 4,36 x 4,34 x 0,71 polegadas (11,07 x 11,03 x 1,81 cm) |
| PESO | GPD WIN 5 handheld: 565g (1,24 lbs) Bateria GPD WIN 5: 350g (0,77 lbs) |
Térmicas e ruído da ventoinha
Embora os testes de duração da bateria sejam normalmente abordados aqui, eles foram detalhados anteriormente. Nos nossos testes de ruído da ventoinha e temperatura, foi registado um ruído máximo da ventoinha de 67 dB.
A temperatura mais elevada atingida foi de 48°C sem a bateria. Não se notou grande diferença com a bateria colocada, o que foi bom de ver.
O novo BIWIN Mini SSD Storage
Um novo formato inovador
O GPD WIN 5 é o primeiro dispositivo a apresentar o novo formato de armazenamento BIWIN Mini SSD. Não é muito maior do que um cartão microSD, com apenas 15 x 17 x 1,4 mm de tamanho. Além disso, oferece até 2TB de capacidade de armazenamento.


Testes de velocidade do Mini SSD
Foram efectuados alguns testes de velocidade com o CrystalDiskMark, tendo sido obtidos bons resultados. Tendo em conta que o mini PCIe do GPD WIN 5 é 4×1 e não a especificação 4×2 completa para mini SSD, obtemos velocidades de leitura e escrita de cerca de 1.700Mb/s.
Com uma ligação mini PCIe 4×2, teriam sido possíveis mais de 3.700 Mb/s. Como resultado, estamos a ver cerca de metade das velocidades mais elevadas possíveis. No entanto, continua a ser bastante impressionante para um computador portátil para jogos e muito mais rápido do que as velocidades de 100 Mb/s do teu cartão Micro SD normal.
Podes ler a nossa análise detalhada do BIWIN Mini SSD aqui, que inclui mais benchmarks.
Análise do GPD WIN 5: Comparações do sistema
Agora é hora da secção de benchmark da nossa análise do GPD WIN 5. Estamos a executar estes benchmarks de sistema com o TDP padrão de 55W. Sempre que possível, estão a ser comparados com as gerações anteriores de WIN 4 a funcionar com o seu TDP de 28W predefinido.
Mais uma vez, não te esqueças de que este é um modelo de produção pré-massa. Por isso, pode haver algumas alterações antes da versão final.
Cinebench 2024
O Cinebench Benchmark realiza testes de núcleo único e multi-core no CPU para renderização. Surpreendentemente, o desempenho de um só núcleo é ligeiramente inferior ao do HX370. No entanto, nas pontuações multi-core, observa-se um enorme aumento de 51% no desempenho com o GPD WIN 5.
Geekbench 6
O software Geekbench 6 também testa o desempenho do CPU de um e vários núcleos em uma série de benchmarks. Mais uma vez, vemos diferenças dentro da margem de erro entre o HX 370 e o GPD WIN 5 MAX+ 395 de desempenho de um só núcleo. E mais uma vez, observa-se um grande aumento de 36% no desempenho em multi-core. Para ambos os testes Cinebench e Geekbench, o TDP poderia, obviamente, ser aumentado para 80W para um melhor desempenho de núcleo único.
PCMark
O software PCMARK testa uma variedade de cenários de utilização diária. Estes vão desde a navegação na Web e videoconferência até ao trabalho com grandes documentos de escritório e edição de imagem e vídeo. Como resultado, vemos um aumento respeitável de 8% em relação à geração anterior do GPD WIN 4 2025.
3DMark
Para o 3DMARK, foram executados os benchmarks Time Spy, Night Raid e Fire Strike. Os testes também foram realizados a 28W e 80W.
Mesmo com 28W TDP, o GPD WIN 5 desfruta de uma enorme vantagem sobre a geração anterior. Depois, quando aumentamos o TDP até 80W, o GPD WIN 5 simplesmente arrasa com eles. Apresenta aumentos de 184%, 104% e 189% no desempenho nos três benchmarks. Espantoso!
GPD WIN 5 - Comparações de jogos
Para os benchmarks de jogos nesta análise do GPD WIN 5, testaremos este computador portátil para jogos a 28W, 55W e 80W. Este nível de 80W parece ser o TDP mais elevado para o desempenho. Podes, claro, baixar os 28W (até 7W) para poupares a vida útil da bateria.
Forza Horizon 5
Para o Forza Horizon 5, estamos a correr com as definições gráficas Muito baixas para comparações antigas. No entanto, podes correr em gráficos Ultra 1080P se assim o desejares. Podemos ver que o GPD WIN 5 desfruta de um aumento de 35% nos fotogramas por segundo a 28W, subindo para um aumento de 92% a 55W TDP.
Cyberpunk 2077
Para o Cyberpunk, estamos a correr nas definições gráficas baixas para comparações antigas. A 28W, vê um aumento decente de 49% nos fotogramas por segundo. Depois, a 80W TDP, vemos um enorme aumento de 168%.
Shadow of the Tomb Raider
Para o Shadow of the Tomb Raider, estamos a correr nas definições gráficas Muito Baixas. A 28W, vemos um aumento de cerca de 42% nos fotogramas por segundo em comparação com a HX 370. De seguida, a 80W TDP, vemos um aumento de 121% nos FPS.
Resumo da referência
Os resultados dos nossos benchmarks de análise do GPD WIN 5 são claros. Exceptuando o desempenho single-core, que é praticamente o mesmo da geração anterior, o GPD WIN 5 MAX+ 395 apresenta alguns resultados muito impressionantes.
A 28W TDP, vemos cerca do dobro do desempenho da geração anterior. Além disso, subindo os níveis de TDP, vemos um aumento de 189% a 80W. Diríamos que cerca de 55W a 60W é o ponto ideal para a relação entre potência e desempenho. Qualquer valor superior a este dá-te menos retorno em termos de desempenho em relação ao TDP. Muito bem!
Desempenho de jogo no mundo real
Para os nossos testes de desempenho de jogos no mundo real, estamos a ver que tipo de definições podem ser executadas a 1080P para 60 ou 120 fotogramas por segundo com um TDP de 80W, para mostrar realmente o que o PC para jogos compacto GPD WIN 5 pode fazer.
DOOM Idade das Trevas
No DOOM Dark Ages, pode ser definido para 1080P nas definições gráficas predefinidas do Nightmare para 120 fotogramas por segundo.
Tony Hawk's Pro Skater 3+4
No Tony Hawk's Pro Skater, podemos optar por uma resolução de 1080P com as predefinições gráficas Máximo para 60 FPS, ou uma mistura de Médio e Alto para 120 FPS.
Gears of War Remastered
Para o Gears of War Remastered, vamos usar 1080P Default Ultra Graphics para 60 fotogramas por segundo. Como sempre, podes baixá-lo um pouco para tirar partido do ecrã de 120Hz.
Queda de átomos
Para o Atomfall, podemos optar por gráficos 1080P Default Ultra para 60 fotogramas por segundo, ou reduzi-los um pouco para 120 FPS.
Desempenho da emulação GPD WIN 5
A geração anterior do HX 370 já era muito impressionante em termos de emulação. De facto, tudo até às gerações mais recentes de consolas portáteis teria funcionado sem problemas no computador de jogos portátil GPD WIN 5. Podes aumentar as resoluções de renderização interna até 1080P ou mesmo 4K se estiveres a enviar para um monitor, ou se quiseres poupar bateria, basta baixar o TDP.
Por isso, para esta análise do GPD WIN 5, podemos experimentar alguns dos emuladores mais exigentes para termos uma ideia geral do que esperar deste PC móvel para jogos.
Vita3K
Com o Vita3K, podes optar por uma resolução de renderização 2x e algumas outras melhorias gráficas sem problemas. Desde que o jogo seja compatível com o emulador, deve correr bem. Podes mesmo optar por uma resolução mais elevada se a saída for para um televisor.
Éden
Em seguida, com o emulador Eden, não tivemos problemas em jogar no modo elevado da doca com os nossos jogos habituais. Certos jogos originais, dos quais não podemos falar, correram como seda. Impressionante!
Finalmente, temos uma consola portátil que consegue correr muito bem os jogos da Xbox 360. Nem todos os jogos são compatíveis com o emulador, mas os que funcionam correm extremamente bem, sem quebras nas taxas de fotogramas, por exemplo.
GPD WIN 5 Review Considerações finais e veredito
Ao concluirmos a nossa análise do GPD WIN 5, temos algumas considerações finais a fazer. O O GPD WIN 5 é o primeiro dispositivo portátil MAX+ 395 que experimentámos, pelo que não podemos compará-lo diretamente com outros. Mas para a nossa primeira experiência, é de facto muito impressionante.
Uma nova referência de desempenho
Vimos aumentos respeitáveis no desempenho do 8840U para a geração HX 370, mas agora estamos a olhar para mais do dobro do desempenho do HX 370 para o 395 com apenas 28W TDP. Aumentando para 80W, estamos a ver um desempenho superior ao da AMD Radeon 7600M XT encontrada na GPD G1 eGPU. Então, o que preferes usar ou transportar? Um WIN 4 com o G1, ou o GPD WIN 5 para obteres um desempenho ainda mais elevado num único computador portátil para jogos?
Responder às tuas perguntas
Para responder a algumas perguntas frequentes, a localização do botão de alimentação perto dos controlos não foi um problema para mim. Nunca o carreguei acidentalmente enquanto jogava, mas carreguei-o acidentalmente enquanto o levantava para ligar a bateria.
Além disso, a falta de um teclado é uma questão controversa. A série GPD WIN sempre teve um teclado de algum tipo, por isso é um pouco dececionante que o GPD WIN 5 não tenha um. Mas, para ser justo, será que precisas mesmo dele? A maioria das outras consolas portáteis, incluindo a Steam Deck, não tem um teclado. Claro que é bom tê-lo para escreveres mensagens rápidas e atalhos, mas não é o fim do mundo, e tudo o que foi feito para esta análise foi feito sem um teclado físico.
O veredito
Em suma, esta análise do GPD WIN 5 considera o dispositivo extremamente impressionante. Tem o desempenho de um PC de jogos de secretária decente, várias opções para o alimentar e o mini SSD é uma boa adição que esperamos que se torne popular noutros dispositivos.
Se queres o PC de jogos portátil com o melhor desempenho, então o GPD WIN 5 é atualmente a única opção que deves considerar.
Podes saber mais e registar o teu interesse no GPD WIN 5 aqui. Assim que começarmos a aceitar pré-encomendas, serás notificado.
































