Chat with us, powered by LiveChat

GPD WIN MAX 2 FAQ – O que sabemos até agora!

Hoje cedo, através do WeChat, uma popular aplicação de mensagens chinesa, foram anunciados pormenores sobre a próxima incursão da GPD no mundo dos PCs para jogos portáteis. O GPD WIN MAX 2 é o sucessor do popular GPD WIN MAX 2021 (que, por si só, foi um sucessor do GPD WIN MAX original lançado em 2020). Foram reveladas especificações, imagens e muito mais, e iremos analisá-las todas nas seguintes FAQ GPD WIN MAX 2!

Última atualização: 18 de maio, 2022

Especificações do GPD WIN MAX 2

ModeloAMD Ver.Intel Ver.
CPUAMD Ryzen 7 6800U
(8 núcleos, 16 threads, até 4,7 GHz)
Intel Core i7-1280P
(16 núcleos, 20 threads, até 4,80 GHz)
GPUAMD Radeon RX 680MGráficos Intel Iris Xe
RAM16 GB ou 32 GB
LPDDR5 a 6400MT/s
16 GB ou 32 GB
LPDDR5 a 5200 MT/s
Armazenamento1TB ou 2TB PCIE Gen 3
M.2 22*30 PCIE Gen 3 (opcional)
1TB ou 2TB PCIE Gen 3
M.2 22*30 PCIE Gen 3 (opcional)
Ecrã2560×1600
10,1 polegadas
2560×1600
10,1 polegadas
RedeWi-Fi (espec. desconhecida)
4G LTE (opcional)
Wi-Fi (espec. desconhecida)
4G LTE (opcional)
E/SEcrã tátil de 10 pontos
Painel tátil
Teclado QWERTY
Controlador de jogos incorporado (com joysticks com sensor Hall)
Botões traseiros mapeáveis
Motor de roquete
Giroscópio
Ecrã tátil de 10 pontos
Painel tátil
Teclado QWERTY
Controlador de jogos incorporado (com joysticks com sensor Hall)
Botões traseiros mapeáveis
Motor de roquete
Giroscópio
InterfacesUSB Tipo A (USB3.2 Gen 2) x 2
HDMI 2.1
Tomada para auscultadores de 3,5 mm
USB-C (USB3.2 Gen 2)
USB-C (USB 4.0)
Leitor de cartões microSD
Leitor de cartões SD
USB Tipo A (3.2 Gen 2) x 2
HDMI 2.1
Tomada para auscultadores de 3,5 mm
USB-C (3.2 Gen 2)
USB-C (Thunderbolt 4)
Leitor de cartões microSD
Leitor de cartões SD

Versões GPD WIN MAX 2

O GPD WIN MAX 2 está disponível em duas versões.

Um deles é uma variante AMD com um processador AMD Ryzen 7 6800U. Este CPU é construído com base na nova arquitetura Zen 3+, que traz consigo vários avanços em termos de desempenho.

A outra é uma variante Intel com um processador Intel Core i7-1280P. Este CPU possui uns impressionantes 16 núcleos – o que é mais do que se encontra na maioria dos computadores de secretária atualmente.

Ambos são CPUs de vanguarda que irão certamente proporcionar um excelente desempenho em jogos AAA, embora ainda não se saiba até que ponto serão uma melhoria em relação ao atual WIN MAX 2021.

GPD WIN MAX 2 RAM Variações

O GPD WIN MAX 2 está disponível em variantes de 16 GB e 32 GB no que diz respeito à RAM. Ambos os modelos possuem RAM LPDDR5, no entanto, a versão AMD possui uma memória ligeiramente mais rápida que está classificada em 6400MT/s – em comparação com a variante Intel ligeiramente mais lenta de 5200MT/S.

USB 4 vs Thunderbolt 4

A variante Intel do GPD WIN MAX 2 tem uma das suas portas USB-C a desempenhar o papel de uma interface Thunderbolt 4. Isto permite que o dispositivo se ligue facilmente a GPUs externas e estações de ancoragem, entre outras características da interface.

Enquanto que na variante AMD, esta porta é redireccionada para uma porta USB 4.0 genérica. Que tem requisitos mínimos mais baixos para as especificações em geral (velocidades de transferência mais baixas, etc.). Além disso, o USB 4 preenche a lacuna de funcionalidades com suporte para GPUs externas na mesma linha do Thunderbolt 4.

No entanto, em última análise, o desempenho no mundo real ainda está para ser visto. Actualizaremos esta FAQ do GPD WIN MAX 2 com mais informações assim que estiverem disponíveis.

Um design mais cuidado

O GPD WIN 2 apresenta um design totalmente novo em relação ao seu antecessor. Parece ter-se pensado muito para tornar o dispositivo mais prático para ser utilizado como “condutor diário”, em vez de ser estritamente um portátil para jogos de nicho.

A primeira caraterística que se destaca no GPD WIN MAX 2 é o seu ecrã. O grande ecrã de 10,1 polegadas com uma estranha resolução vertical de 2560x1600p apresenta molduras significativamente mais pequenas do que o seu antecessor. Uma queixa comum em relação ao GPD WIN max era o facto de as molduras serem desconfortavelmente grandes e ocuparem uma grande parte do ecrã, pelo que o GPD parece ter dado ouvidos a essa parte.

Está também incluída uma câmara no meio da dobradiça, tal como no GPD P2 Max 2022.

Controlos mais atentos

O GPD WIN 2 apresenta um design totalmente novo para a metade inferior da unidade.

Embora os manípulos analógicos e os botões frontais do controlador de jogos sejam semelhantes, podem agora ser cobertos por um painel magnético – protegendo-os quando não estão a ser utilizados.

Além disso, alguns botões foram reorganizados e tornaram-se mais fáceis de premir (os botões Start, Select e Home do GPD WIN MAX original eram notoriamente pouco práticos). Os manípulos analógicos também possuem “sensores de hall” magnéticos (semelhantes aos vistos no AYANEO NEXT)

O teclado também apresenta um novo layout. Embora continue a ser um teclado QWERTY, as posições e os tamanhos das teclas foram tornados mais uniformes, aproximando-se mais de um teclado normal.

Por último, o GPD WIN MAX 2 também inclui dois botões personalizáveis na parte inferior/traseira do dispositivo, tal como os que se encontram no GPD WIN 3.

Funcionalidade alargada do cartão SD

Uma raridade nos dispositivos modernos – o GPD WIN MAX 2 inclui um leitor de cartões microSD de tamanho normal, para além do leitor de cartões microSD presente no modelo original. Estes leitores são especificados para suportar cartões SDXC de nível A2 (com velocidades de leitura e escrita até 160 MB/s) e permitem-lhe expandir o armazenamento do dispositivo em mais 2 TB.

Não se sabe se estes 2TB são ou não por cartão, pelo que actualizaremos esta FAQ GPD WIN MAX 2 com mais informações assim que estiverem disponíveis.

Na nossa opinião, esta é uma excelente forma de armazenar quaisquer jogos e aplicações autónomos, tais como títulos de PC mais antigos ou quaisquer jogos retro que deseje emular.

Livremente atualizável

O GPD WIN MAX 2 inclui uma ranhura M.2 22*30 que pode ser utilizada para ligar outro SSD NVMe ao dispositivo, para expandir ainda mais o seu armazenamento. O processo de modernização será semelhante ao mecanismo previsto no GPD WIN 2.

Haverá também uma ranhura para um módulo 4G LTE opcional – permitindo-lhe ligar este dispositivo a redes móveis, se assim o desejar. Melhorar drasticamente a portabilidade do dispositivo, uma vez que será possível aceder à Internet em praticamente qualquer lugar onde o telemóvel o possa fazer.

Manter as mãos… postas?

Ao contrário do GPD WIN MAX original, o botão de alimentação do dispositivo foi deslocado para a parte lateral da unidade e inclui agora um sensor de impressões digitais (para além de apresentar um arranque de “um toque”).

Esta posição permite que o botão de alimentação seja premido com o polegar durante a utilização, para que possa bloquear e/ou desbloquear rapidamente o sistema, conforme desejar.

Data de lançamento do GPD WIN MAX 2

De acordo com o tweet de The Phawx (Gary Golomb), a GPD acabou de deitar as mãos a um novo lote de chips 6800U.

Parece que a GPD está a dar a entender que terá um protótipo funcional do GPD WIN Max 2 em junho de 2022. Já vimos a AYANEO com o seu anúncio do AYANEO 2 a tirar partido dos chips 6800U, e estamos satisfeitos por ver a GPD seguir o exemplo. Até agora, não ouvimos quaisquer notícias da One Netbook relativamente a uma atualização da sua linha, mas isso deverá acontecer em breve.


Obrigado por ler as nossas FAQ GPD WIN MAX 2! Actualizaremos este artigo à medida que houver mais informações disponíveis!

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.