Olá! Bem-vindo ao nosso blogue sobre os melhores emuladores (atualmente disponíveis) para o GPD WIN 3! Este guia também pode ser utilizado para o GPD WIN MAX 2021 e para qualquer outro portátil para jogos ou dispositivo portátil para jogos!
Atualmente, uma das utilizações mais comuns dos PCs portáteis para jogos é a emulação! Se adquiriu recentemente um GPD Win 3, GPD Win Max ou um PC de jogos portátil semelhante, deve estar a perguntar-se quais são os melhores equipamentos para o efeito. Neste artigo, vamos mostrar-lhe alguns dos melhores emuladores para o GPD WIN 3 para várias plataformas.
Todos estes emuladores são gratuitos, estão disponíveis no PC e oferecem inúmeras vantagens em relação aos jogos nativos. Isto inclui resoluções aumentadas, estados guardados e muito mais. Tudo o que precisa de fazer é ripar os seus próprios jogos e está pronto para começar!
Isenção de responsabilidade: Enquanto nós do DroiX respeitamos os benefícios que vêm com a emulação e somos fortes defensores da preservação de jogos, nós não endossamos a distribuição ilícita de ROMs, arquivos de BIOS e outros materiais protegidos por direitos autorais. Utilize sempre apenas ficheiros da sua própria coleção de jogos!
Melhor emulador de PSP – PPSSPP
Tal como muitos dos emuladores que constam desta lista, o PPSSPP é basicamente o emulador definitivo da Playstation Portable disponível no mercado.
O PPSSPP é um emulador carregado de características e altamente funcional. Com muitas melhorias disponíveis, incluindo:
- Melhorias gráficas. Incluindo, mas não se limitando a, escalonamento de texturas, resoluções de renderização e muito mais.
- Suporte para controladores dedicados e controlos tácteis no ecrã
- A capacidade de transferir gravações de uma PSP real e continuar de onde parou
- Uma interface de utilizador elegante e intuitiva que torna a configuração e a gestão dos seus jogos muito fácil
- Portas em várias plataformas, incluindo Android, Linux e até macOS.
O PPSSPP oferece uma edição “dourada” que é puramente cosmética e é funcionalmente uma doação para o criador principal. No entanto, recebe um ícone dourado de luxo!
A forte otimização e o design intuitivo tornam o PPSSPP facilmente um dos melhores emuladores para o GPD Win 3, bem como para muitos outros dispositivos portáteis de jogos.
Melhor emulador de Gamecube e Wii – Dolphin
O Dolphin é um nome popular na cena da emulação devido ao seu historial de proporcionar uma experiência de emulação de qualidade assustadoramente elevada e de ser um dos poucos emuladores a suportar nativamente duas plataformas diferentes ao mesmo tempo.
Devido à semelhança entre a Gamecube e a Wii, a emulação para ambas era uma forma de “parte e parcela”, com o código a ser altamente adaptável entre as duas.
Para além da resolução melhorada, do desempenho e da capacidade de guardar estados que a grande maioria dos emuladores oferece, o Dolphin também apresenta compatibilidade nativa com comandos Wii reais e comandos Gamecube reais.
O Dolphin é um emulador bem optimizado e pode ser executado confortavelmente na maioria dos PCs de gama média, incluindo muitos mini PCs. Com resoluções mais altas, hacks de hardware e muito mais sendo viáveis em PCs de jogosmais potentes
Melhor emulador de PS3 – RPCS3
O RPCS3 é um emulador de Playstation 3 (PS3) que tem vindo a melhorar muito num curto período de tempo. Colocando-o firmemente na posição de ser o melhor (e praticamente único) emulador de PS3 disponível para Windows.
Devido à complexidade do processador “Cell” da PS3, a emulação da PS3 sempre foi notoriamente difícil. Muitos jogos são jogáveis do ponto de vista técnico, mas o desempenho e a estabilidade reais variam muito de jogo para jogo.
São suportados o teclado, o rato e os comandos DualShock 3/4. Uma maior compatibilidade com dispositivos de entrada e periféricos está mais avançada no roteiro.
O RPCS3 é de código aberto e pode ser descarregado gratuitamente. No entanto, a equipa de desenvolvimento aceita doações.
Melhor emulador de XBOX 360 – Xenia
O Xenia é um emulador experimental da Xbox 360 que, tal como a PS3, foi uma “prova de conceito” durante muito tempo antes de se tornar utilizável.
O Xenia requer um PC um pouco mais robusto do que o normal para funcionar. Muitos jogos podem também não ser estáveis ou ter um bom desempenho, pelo que os programadores mantêm uma lista de compatibilidade. Isto permite-lhe ter uma ideia do que funciona e do que não funciona antes de se comprometer totalmente.
Melhor emulador de Wii U – CEMU
O CEMU é um emulador para a Nintendo Wii que começou a ser desenvolvido em agosto de 2015.
Uma vez que a Wii U só entrou no mercado no final de 2012, o CEMU detém o título de primeiro emulador de consola de 8ª geração “viável” do mundo.
O CEMU é um emulador de código fechado. Isto significa que a comunidade em geral não pode contribuir para o desenvolvimento do emulador sem falar primeiro com a equipa.
A equipa do CEMU também tem um Patreon onde se pode obter versões uma semana antes de se tornarem públicas. Pessoalmente, isso deixa um gosto amargo na nossa boca, mas não há muito que possa ser feito a respeito.
Existem outros emuladores de código aberto para a Wii U, como o Decaf, mas requerem mais conhecimentos técnicos para funcionar e simplesmente não funcionam tão bem na maioria dos jogos.
Melhor emulador de Switch – Yuzu
A emulação da Nintendo Switch começou a uma velocidade recorde, com o primeiro lançamento público de Yuzu em janeiro de 2018. Isto é apenas cerca de 1 ano e 2 meses após a chegada da Switch ao mercado.
Como o Yuzu ainda é um emulador relativamente imaturo, ele não contém muitos recursos estranhos. A resolução permite simular os modos de encaixe e desencaixe, permitindo-lhe adaptar a sua experiência de acordo com o seu hardware.
No entanto, apesar da sua imaturidade, o desempenho de Yuzu é surpreendentemente bom. Tornando-o facilmente um dos melhores emuladores para o GPD WIN 3, GPD WIN MAX 2021 e outros mini PCs.
Melhor emulador 3DS – Citra
Citra é um emulador Nintendo 3DS da equipa de desenvolvimento por detrás do Yuzu – um popular emulador Switch que era famoso por ser desenvolvido rapidamente.
O Citra inclui uma série de funcionalidades “normais” que podem ser encontradas na maioria dos emuladores, como o suporte nativo de controladores e opções de renderização variáveis.
Curiosamente, o Citra também suporta o jogo sem fios local simulado, o que permite utilizar as funções multijogador locais através da Internet.
Melhor emulador de jogos retro para GPD WIN 3/MAX – Retroarch
O RetroArch é um pouco diferente do resto dos nossos concorrentes nesta lista. Em vez de ser utilizado para emular uma consola específica. O RetroArch é um “front-end” para toneladas de emuladores diferentes. Fornecer uma interface consistente através da qual os utilizadores podem jogar numa variedade de plataformas.
Com o RetroArch, é possível gerir e alternar entre vários emuladores. Isto inclui não só as consolas mais populares, como a Playstation 1 e a Nintendo DS. Mas também inclui plataformas mais obscuras ou “antigas”, como a Sega Naomi e a Commodore 64.
Também preparámos um guia prático para o ajudar a configurar o RetroArch no GPD Win 3.
O que são emuladores?
Os emuladores são um método de utilização de software para reproduzir as funções do hardware físico através de um processo conhecido como “engenharia inversa”. Por outras palavras, utiliza o seu PC para simular uma consola, para que possa jogar os jogos dessa consola.
Isto significa que já não precisa de se preocupar com o facto de as suas consolas avariarem, uma vez que pode replicar a maior parte da funcionalidade através do PC.
As vantagens da emulação
A emulação tem uma série de vantagens em relação à execução de jogos no seu hardware nativo.
Como os computadores de secretária são frequentemente muito mais potentes do que as consolas, é muitas vezes possível executar jogos com resoluções mais elevadas do que aquelas para que foram originalmente concebidos.
Muitos emuladores também incluem estados de salvaguarda, para que possa guardar o seu progresso “no momento”, em vez de guardar apenas onde o jogo lhe diz para o fazer.
Alguns emuladores podem até simular o modo multijogador local através da Internet, permitindo o “jogo online” para muitos jogos que nunca o suportaram oficialmente!
As desvantagens da emulação
No entanto, a emulação não é só brilho e arco-íris. Este facto acarreta algumas advertências que vale a pena ter em conta.
Em primeiro lugar, a emulação é frequentemente mais problemática do que o hardware nativo. Embora o desenvolvimento constante ajude a eliminar a maioria dos erros e a proporcionar uma experiência estável, as imperfeições e as falhas são inevitáveis.
Em segundo lugar, para tirar realmente partido das vantagens da emulação, é frequentemente necessário um PC potente. Isto deve-se ao facto de um PC ter de fazer um trabalho extra para “interpretar” os processos e funções do hardware nativo.
É esta sobrecarga que significa que é necessário um PC decentemente potente para executar plataformas mais recentes (ou seja, a emulação da NES é muito mais fácil do que a emulação da Dreamcast).