Voltamos às profundezas da história dos videojogos para dar uma vista de olhos ao NEC PC Engine. E depois, trazendo o Retro para o Presente, combine-o com algo moderno, a consola de jogos retro RG351V, para jogar os jogos!
Retro/Presente – Motor de PC e Vídeo RG351V
Lançamento e preços do motor para PC
O NEC PC Engine, conhecido como TurboGrafx nos EUA, foi lançado no Japão em outubro de 1987. Outros países esperam até três anos mais tarde! Foi lançado em 1989 nos EUA, com um preço de 99,99 dólares. Era 10 dólares mais caro do que o SEGA Genesis lançado no mesmo mês.
O PC Engine é talvez bastante conhecido por ter tido muitos modelos diferentes ao longo dos anos. Temos o CoreGrafx, o SuperGrafx, o Shuttle, o Turbo Express, o LT, o Duo e uma série de modelos de terceiros.
O motor japonês para PC
Comprei apenas três deles, não tenho a coleção completa e ficaríamos aqui o dia todo a falar sobre eles. Em vez disso, temos três dos mais importantes que representam as principais características únicas.
Em primeiro lugar, temos o PC Engine que foi lançado no Japão. A versão americana tem um aspeto um pouco diferente para se adaptar aos gostos ocidentais, mas tem a mesma funcionalidade.
O PC Engine foi classificado como uma consola de 16 bits, mas na realidade tinha um CPU de 8 bits com dois processadores gráficos de 16 bits. Tem 8K de RAM e 64K de RAM de vídeo. Pode apresentar até 482 cores no ecrã de uma só vez.
O que são HuCards?
Os jogos vêm num HuCard (conhecido como TurboChip nos EUA) que tem o mesmo tamanho físico que um cartão de crédito, mas é um pouco mais grosso. Esta não foi a primeira vez que as cartas foram utilizadas nas consolas. Foi feito pela primeira vez nos computadores MSX. Mais tarde, a série SEGA SG e Master System, que veremos num próximo episódio Retro / Present. Podiam conter até 2,5 MB de dados, mas não tinham a capacidade de guardar dados.
A série PC Engine Duo
Em seguida, temos o PC Engine Duo, que é uma unidade integrada de PC Engine e CD-ROM. No entanto, é possível comprar a unidade de CD-ROM separadamente se já tiver o PC Engine. Este é o modelo Duo-R que teve algumas alterações estéticas em relação ao Duo original. O Duo-RX é o terceiro modelo e vem com um controlador de seis botões. Os três modelos incluem uma memória adicional de 192K para o sistema operativo incorporado. Assim, não é necessário utilizar um HuCard para o CD OS, como acontece com a unidade separada.
PC Engine GT / Turbo Express
E, finalmente, temos o GT, como era conhecido no Japão, e o TurboExpress nos EUA. Era uma consola portátil com motor de PC com todas as funcionalidades e onde se podia jogar todos os HuCards. Tinha um ecrã LCD retroiluminado de 2,6 polegadas com uma resolução de 400×270, o que não acontecia com outras consolas portáteis como o Gameboy. Para a sua época, era um equipamento fantástico, mas estava sujeito a pixéis mortos, uma vez que a tecnologia LCD estava na sua fase inicial. Jogar alguns jogos era quase impossível, pois o texto não era facilmente legível num ecrã tão pequeno. E não esqueçamos as pilhas, consumiu 6 pilhas AA que duraram até 2-3 horas.
Existem muitos outros modelos, incluindo o SuperGrafx, que tinha mais RAM e uma CPU melhorada. Não foram lançados muitos jogos para tirar partido destas adições. Existe também o PC Engine LT, que é um PC Engine com um ecrã flip-up incorporado numa caixa tipo concha. Era e continua a ser muito caro. Por isso, se quiserem comprar-me um presente de Natal, este está no topo da minha lista 🙂
Quais são os melhores jogos para PC Engine?
Foram lançados mais de 600 jogos nos formatos HuCard, SuperGrafx e CD-ROM. A NEC e a HudsonSoft publicaram os seus próprios jogos. Para além disso, muitas empresas terceiras, incluindo a Konami, a Bandai, a Data East, a Irem e a Taito, produziram.
Há tantos jogos fantásticos lançados no PC Engine que nem sei por onde começar! Tens o Bomberman, o Adventure Island, o Alien e o Devil’s Crush. Depois, conversões de jogos de arcada, como R-Type, Galaga, Final Lap, Gradius, Splatterhouse e Street Fighter II Champion Edition. A lista continua!
Os jogos baseados em CD para PC Engine destinavam-se mais ao mercado japonês, com um número comparativamente menor de lançamentos nos EUA. Mas ainda havia alguns jogos decentes, incluindo Castlevania: Rondo of Blood, o jogo de tiros com deslocação lateral Gate of Thunder e a série de RPG Y’s Book I e II.
Game Over para o PC Engine
O PC Engine foi infelizmente descontinuado em 1994 e registou mais de 6,9 milhões de vendas, o que é um bom resultado. Para os fãs de arcada como eu, o PC Engine continua a ser uma consola associada a grandes jogos de arcada. Tem definitivamente um lugar no meu top de consolas para voltar a jogar durante horas. Nessa altura, não tinha um PC Engine, mas sim uma Mega Drive. Lembro-me do tipo dos jogos importados no mercado de Hackney Wick e de querer alguns desses grandes jogos de arcada!
Se estiver interessado em comprar o hardware original, terá de pagar cerca de 100 libras ou mais por uma consola PC Engine, cerca de 200 libras ou mais por um Duo-R totalmente funcional e qualquer coisa entre 300 e 600 libras por um TurboExpress, dependendo do seu estado. Normalmente, é possível adquirir HuCards por apenas 5 libras, podendo chegar a mais de 60 libras para os títulos mais raros. No que diz respeito aos jogos em CD, pode obter os jogos japoneses a preços muito baixos e os títulos americanos ou mais raros por um pouco mais de dinheiro. No geral, não é um mau sistema para construir uma boa coleção!
Consola de jogos retro RG351V
Se quiser jogar estes jogos clássicos em algo um pouco mais moderno, então a consola de jogos retro RG351V é uma óptima escolha! Optámos pela orientação vertical para manter o tema do Turbo Express. Mas o RG351P ou RG351M são essencialmente os mesmos, mas na orientação horizontal.
O PC Engine não necessita de um processador ultrarrápido para emular jogos. A série RG351 é mais do que capaz de executar os jogos para HuCard e CD. Pode assistir à nossa análise completa do RG351V da Anbernic para ver todos os pormenores e o que suporta. A ligação está na descrição e no final do vídeo.
Vejamos primeiro algumas das características da consola retro RG351V. Tem um ecrã IPS de 3,5″ 640×480 que tem um aspeto fantástico não só no PC Engine, mas em todas as consolas. O ecrã é cristalino e as cores são óptimas. E, mais importante, podes ler o texto dos jogos que tiveram problemas na unidade portátil TurboGrafx.
O PC Engine original tinha apenas dois botões de jogo. Mais tarde, foi atualizado para seis botões, e é possível alternar entre os dois durante o jogo. Este modelo Anbernic tem um único manípulo analógico que pode ser utilizado em vez do D-Pad.
Desempenho do PC Engine no RG351V
Em termos de desempenho e compatibilidade, não deverá ter quaisquer problemas com jogos HuCard ou CD na consola portátil. Utiliza o emulador Beetle PCE e é bem conhecido pelo seu desempenho e poucos, ou nenhuns, problemas com os jogos. Funciona simplesmente como se estivéssemos a jogar na consola retro original.
Emulador Salvar estados e multijogador online
É de salientar que o PC Engine não suportava geralmente as gravações de jogos devido ao tamanho físico do HuCard. Em vez disso, os jogos utilizariam palavras-passe ao estilo de texto, que teriam de ser escritas. Pode fazê-lo da forma tradicional ou pode utilizar a função Save State do emulador, que lhe permite guardar exatamente o ponto em que se encontra no jogo em qualquer altura. Pode então carregar e retomar o estado guardado numa data posterior, exatamente a partir do ponto em que ficou. É definitivamente mais rápido do que tomar nota das sequências de caracteres alfanuméricos, muitas vezes longas.
Outra caraterística excelente é a possibilidade de se ligar à Internet com outro jogador para jogar jogos multijogador. O PC Engine tinha uma expansão do tipo multitap que permitia até cinco jogadores nos jogos suportados. Basta uma ligação WiFi e que cada jogador utilize o mesmo ficheiro ROM. Em poucos minutos, podem estar a rebentar uns com os outros no Bomberman.
Resumo
Penso que, fora do Japão, o PC Engine foi ofuscado pela Genesis e, mais tarde, pela Super Nintendo. Foi uma pena, pois existem alguns jogos e jogos de arcada fantásticos para esta consola. Se sempre gostou de ver o que o PC Engine tem para oferecer, então o RG351V, ou os modelos horizontais, são o local perfeito para começar. Mencionámos e mostrámos apenas alguns jogos para experimentares, por isso não há melhor altura para os veres, não ficarás desiludido!
Onde comprar o RG351V?
Pode saber mais e comprar o RG351V aqui. Ou consulte a nossa gama de consolas de jogos portáteis aqui.