Chat with us, powered by LiveChat

RG505 Review – Será que a Anbernic guardou o melhor para o último de 2022?

  • Design
    (4.5)
  • Build Quality
    (4.5)
  • Display
    (5)
  • Performance
    (4.5)
  • Features
    (4.5)

Resumo

No geral, um dispositivo portátil para jogos retro com um desempenho muito bom, com análogos do sensor de efeito Hall, Android 12, Google Play Store e atualização fácil do firmware. Os Anbernic estão finalmente a seguir na direção certa!

Overall
4.6
Sending
User Review
0 (0 votes)

Pros

  • Processador mais rápido que proporciona um melhor desempenho em todos os emuladores
  • Google Play Store disponível
  • Fácil atualização do firmware
  • Android 12
  • Sensor de efeito Hall varas analógicas

Cons

  • Os emuladores requerem um pouco de preparação
  • Sem saída HDMI

Mais uma semana e mais uma unidade portátil Anbernic com a nossa análise do RG505. Desta vez, temos um processador diferente, o mesmo utilizado no Retroid Pocket 3+. Vamos ver como se sai a mais recente oferta da Anbernic e se introduziram algumas melhorias no Android?

Vídeo de avaliação da RG505

Desembalar o RG505

Começamos a nossa análise do RG505 com o unboxing. A nova embalagem da RG505 é muito bonita, o que é bom de ver. No interior encontra-se o próprio dispositivo portátil RG505, que mostraremos mais pormenorizadamente em breve.

RG505 sem caixa
RG505 sem caixa

Por baixo da embalagem encontra-se um cartão MicroSD. Existe uma folha de manual do utilizador em inglês e chinês. Inclui um protetor de ecrã e toalhetes para a sua aplicação. Por último, mas não menos importante, a caixa inclui um cabo de carregamento USB tipo C.

RG505 Unboxing
RG505 Unboxing

RG505 Descrição geral

A unidade portátil para jogos RG505 mede cerca de 7,4 x 3,4 x 0,7 polegadas (18,9 x 8,7 x 1,8cm) e pesa 286g. Está disponível em três cores: amarelo, turquesa e cinzento.

RG505 Revisão Cores
RG505 Cores

O ecrã é um ecrã tátil OLED de 4,95 polegadas com uma resolução de 960X544 que parece muito nítido e vibrante.

Os controlos de jogo padrão encontram-se na parte frontal, incluindo manípulos analógicos com sensor de efeito Hall para maior precisão e menor desgaste. É bom ver esta nova geração de sticks a ser utilizada mais frequentemente em dispositivos portáteis!

À esquerda está o botão de volume e à direita estão os botões de retorno e de função.

Na parte superior estão os botões de ombro e de gatilho, no meio está uma porta para auscultadores de 3,5 mm e à direita está a porta de carregamento USB tipo C.

RG505 Vista superior
RG505 Vista superior

E na parte inferior da consola de jogos retro RG505 encontra-se uma ranhura para cartões Micro SD para guardar os seus jogos. No meio está o botão de alimentação.

RG505 Vista inferior
RG505 Vista inferior

Especificações técnicas do RG505

CPUUnisoc Tiger T618 64-bit octa-core – 2xA75 @2.0GHz & 6xA55 @2.0GHz
GPUMPU Mali G52 @850Mhz
RAM4GB LPDDR4X
ARMAZENAMENTO128GB eMMC 5.1 HS400 de alta velocidade
BATERIAPolímero de lítio 5000 mAh
Até 9 horas de autonomia da bateria, dependendo da utilização*
Especificações técnicas do RG505

* Executámos o teste de referência Antutu num ciclo e obtivemos 5 horas e 20 minutos, o que é um tempo decente.

Visão geral do Android

Continuamos a nossa análise do RG505 com um olhar sobre o sistema operativo Android 12. No passado, com alguns dispositivos portáteis Anbernic baseados em Android, tive algumas queixas sobre a configuração. A configuração parecia inacabada, com aplicações não configuradas, aplicações desnecessárias instaladas e, mais importante, não havia Google Play Store. Temos o prazer de dizer que agora temos acesso à Play Store, que será pré-instalada ou estará disponível como uma atualização de firmware no dispositivo portátil para jogos android RG505. As actualizações de firmware são fáceis de efetuar e requerem simplesmente a execução da aplicação de atualização e o seguimento das instruções. Parabéns ao Anbernic por estas duas adições!

RG505 Android Visão geral
RG505 Android Visão geral

No entanto, as aplicações em si ainda requerem um pouco de configuração, mas é sobretudo por causa da localização dos ficheiros de jogos no armazenamento interno ou no cartão micro SD. Algumas aplicações exigiram um pouco mais de configuração, como os controlos.

Existe também o mapeamento do controlador de ecrã incorporado, que vimos nos recentes dispositivos portáteis Android da Anbernic. Funciona muito bem e dá-lhe definitivamente uma vantagem em jogos como os de tiro na primeira pessoa!

Resultados de benchmark e comparação

Como parte da nossa análise do RG505, efectuámos alguns testes de referência do sistema que podemos utilizar para ver o desempenho geral do RG505. Também podemos compará-lo com outros dispositivos Android.

RG353MRG552GPD XP+RG505
ANTUTU96015171395670576219583
GEEKBENCH125 / 413307 / 708845 / 2869370 / 1453
3DMARK (FISGA)7551062No máximo!2164
VERSÃO ANDRÓIDE11111112
BOTA DUALSIMSIMNÃONÃO
PREÇO (DEZ 2022)£180£220£440£204
Resultados de referência e comparação do RG505

Podemos ver a partir dos três testes de referência; Antutu, Geekbench e 3DMark, que o RG505 se situa entre o RG552 mais antigo e o mais do dobro do preço dos portáteis Android GPD XP+.

Estas são excelentes pontuações para o processador Tiger quando comparado com os processadores RockChip habituais. Existe definitivamente uma diferença suficiente no desempenho entre o RG353M e o RG505 em comparação com a diferença de preço relativamente baixa de cerca de £24.

Assim, podemos ver que o RG505 tem um desempenho aproximadamente até três vezes superior ao da série RG353 e até duas vezes superior ao do RG552, vamos ver como isso se transforma no desempenho do emulador.

Desempenho do emulador

A unidade portátil RG505 é capaz de funcionar até à era da PS1 e da Dreamcast com toda a velocidade e praticamente sem problemas nesses sistemas. Vimos com a série RG353 que alguns jogos da Dreamcast, por exemplo, tinham problemas de desempenho. Vejamos alguns dos sistemas mais exigentes e recentes.

Golfinho

RG505 Análise do emulador Dolphin
Emulador Dolphin no RG505

Existe uma mistura de desempenho nos emuladores Dolphin. Alguns jogos, como o Burnout 2, funcionam a 60 FPS, ao passo que outros, incluindo títulos originais, baixam para cerca de 40 fotogramas por segundo. Este desempenho é muito melhor do que o da série RG353, mas o RG505 não é 100% perfeito para o Dolphin.

AetherSX2

Emulador AetherSX2
Emulador PS2 AetherSX2

O emulador da PlayStation 2, AetherSX2, permite executar alguns jogos menos exigentes, como o Neo Contra, que funciona muito bem. Já o Crash Twinsanity é muito lento e não é agradável de jogar, mesmo com uma resolução de renderização de 0,5 num computador normal. É bom ter alguns jogos a funcionar, mas não o compraria apenas para emular a PS2.

DraStic

Emulador DraStic
Emulador DraStic

Executámos uma série de jogos no emulador de ecrã duplo e não tivemos quaisquer problemas. Castlevania Portrait of Ruin funciona na perfeição. Também jogámos futebol no FIFA 11 e tudo funciona muito bem. E é claro que pode ter os dois ecrãs lado a lado ou mudar para um único ecrã maior.

Citra

Emulador Citra
Emulador Citra

O emulador Citra funciona de forma bastante mista no RG505. Estamos a testar o Sonic Generations e o jogo é mais ou menos jogável após a primeira jogada com o shader caching gerado. Rayman Origins funciona muito bem e pode ser jogado na primeira vez. Nem todos os jogos funcionam, mas vale a pena experimentar alguns para ver o que funciona melhor.

PPSSPP

Emulador PPSSPP
Emulador PPSSPP

Estamos a verificar o God of War no emulador PPSSPP. Estamos a obter uns sólidos 60 fotogramas por segundo, sem saltos de fotogramas, com uma resolução de renderização de 1x. É possível colocar a resolução a dobrar, mas há algumas quedas abaixo de 60. Para outros jogos, dependendo do grau de exigência, é possível aumentar a resolução de renderização para melhorar o aspeto visual. Em geral, a emulação da PSP é óptima!

Considerações finais

Concluímos a nossa análise do RG505 com as nossas ideias sobre a unidade portátil. No geral, estou muito impressionado com a consola de jogos RG505. Isto deve-se principalmente à mudança de processador, uma vez que o RK3566 já ultrapassou o seu prazo de validade. No entanto, isso não significa que o Tiger T618 deva ser a escolha de processador para a série 2023 de portáteis da Anbernic. Gostaríamos de ver um salto maior no desempenho, com o Dolphin a funcionar a 100% e mais títulos PS2 a funcionar.

Sonic Adventure 2 no RG505
Sonic Adventure 2 no RG505

Mas, tal como está, o RG505 é uma unidade portátil de jogos retro decente. O tamanho é perfeito e o ecrã OLED tem um ótimo aspeto, com muito boa luminosidade e cores. O Android 12 é, de um modo geral, um pouco mais agradável do que as versões anteriores e ter a Google Play Store significa que podemos descarregar novas aplicações e atualizar as antigas. O atualizador de firmware incorporado é uma adição bem-vinda, mas, na verdade, estas coisas deveriam ter sido incluídas desde o início.

Gran Turismo no RG505
Gran Turismo no RG505

Vale a pena considerar a unidade portátil para jogos RG505 como uma nova unidade portátil ou se estiver a planear uma atualização de um modelo mais antigo. Há um bom aumento do desempenho e o preço é muito competitivo em relação aos modelos de processadores mais antigos e mais lentos.

Onde comprar a RG505?

Pode saber mais e comprar a RG505 aqui. Utilize o código de desconto RG5055OFF no checkout. Ou consulte a nossa gama de consolas de jogos portáteis aqui.

Com isto concluímos a nossa análise do RG505, esperamos que a tenha achado útil? Está a pensar comprar o RG505 como o seu primeiro computador de mão ou está a fazer uma atualização de um modelo mais antigo? Deixe-nos saber nos comentários.

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.