Durante muito tempo, a minha tecnologia diária incluía dois dispositivos: um portátil para o trabalho e um tablet para os media. Esta configuração de ultrabook funcionava, mas também vinha com muitos carregadores. A minha mala era sempre mais pesada do que eu gostaria. Por isso, estava curioso para saber se um mini portátil poderia substituir ambos. Decidi encontrar uma resposta através de uma experiência. Durante uma semana inteira, os meus outros dispositivos ficariam em casa. Só usaria o
Dia 1: Um dia no escritório da DROIX
A minha semana começou com a viagem normal de comboio para o escritório. O tamanho pequeno do GPD MicroPC 2 foi logo útil. Por exemplo, podia segurá-lo facilmente. Também utilizei o teclado retroiluminado para responder a alguns e-mails. Foi muito mais rápido do que escrever num telemóvel. Além disso, era menos incómodo do que abrir um dos computadores portáteis normais num comboio cheio de gente.
De volta ao escritório da DROIX, liguei o GPD MicroPC 2 à minha secretária. A minha secretária está um pouco desarrumada, por isso, mostra abaixo uma fotografia da mesma com um monitor triplo portátil dobrável. Com apenas um cabo USB-C, o GPD MicroPC 2 ligou-se à minha configuração principal de monitor triplo 4K.
Para o meu trabalho principal, utilizei um teclado e um rato de tamanho normal. O GPD MicroPC 2 não teve problemas em acompanhar o ritmo. Executou a minha carga de trabalho habitual de uma dúzia de separadores do navegador, Slack, Discord e algumas outras aplicações durante todo o dia. Foi impressionante ver este pequeno dispositivo a gerir um ambiente de trabalho completo sem abrandamentos. O GPD MicroPC 2 para uso diário provou ser uma máquina de trabalho capaz desde o primeiro dia.
Dia 2: A reunião no centro de Londres
Hoje tive uma reunião de negócios no centro de Londres. Primeiro, a minha manhã começou no metro de Londres. Aí tens muito pouco espaço para trabalhar. Aqui, o GPD MicroPC 2 foi novamente excelente. Consegui manter-me de pé e segurá-lo com uma mão. Isto permitiu-me fazer edições de última hora nas minhas notas de apresentação. Não é possível fazer isso com um portátil normal.
Quando cheguei à reunião, liguei o GPD MicroPC 2 diretamente ao grande televisor de apresentação na parede. Utilizei a sua porta HDMI de tamanho normal. A apresentação correu sem problemas. Além disso, o facto de ter uma versão completa do Windows não me preocupou. Evitámos os problemas de compatibilidade que podem ocorrer com os tablets.
Durante a discussão de acompanhamento, coloquei o ecrã do GPD MicroPC 2 em modo tablet. Depois, utilizei um estilete para tomar notas. Foi uma configuração muito eficiente e profissional. É, por isso, um dos computadores portáteis mais úteis para os negócios num contexto móvel.
Dia 3 e 4: Fim de semana de inatividade
Com o fim da semana de trabalho, chegou a altura de testar o GPD MicroPC 2 para uso diário no fim de semana. No sábado, decidi experimentar alguns passatempos. Primeiro, liguei um comando. Em breve estava a jogar alguns jogos clássicos da PlayStation num emulador. O GPD MicroPC 2 aguentou muito bem. Também é ótimo para jogos menos exigentes.
Depois, utilizei o leitor de cartões SD incorporado. Importei fotografias e vídeos da minha câmara de filmar para outra análise de um produto. Depois, pude ordená-las e editá-las utilizando um software de edição de fotografias completo, o que foi ótimo.
No domingo, o GPD MicroPC 2 encontrou o seu lugar no apartamento. Utilizei a sua função 2 em 1 para o colocar em modo tablet. Senta-se no balcão da cozinha para seguir uma receita. Nessa noite, liguei o GPD MicroPC 2 ao nosso televisor com um cabo HDMI. Finalmente, pusemos em dia a série de televisão Alien Earth. Funcionou perfeitamente como um dos computadores portáteis compactos mais silenciosos para multimédia.
Dia 5: A viagem de trabalho a Chester
Para começar a semana, juntei-me a alguns membros da equipa DROIX numa viagem de trabalho. Fomos a Chester para uma apresentação numa conferência. Durante a longa viagem nocturna depois do trabalho, trabalhámos na finalização da apresentação. Nota: Eu estava no lugar do passageiro! O tamanho pequeno do GPD MicroPC 2 fez com que não fosse difícil usá-lo no carro. Isto teria sido impossível com o meu portátil de trabalho maior. É um dos poucos portáteis de pequenas dimensões que é verdadeiramente utilizável em viagem.
Dia 6: A apresentação
No dia seguinte, fizemos a apresentação. Liguei o GPD MicroPC 2 diretamente ao projetor do palco via HDMI. Funcionou sem problemas. Utilizei também um telecomando Bluetooth para controlar a apresentação. É ótimo ter um PC Windows completo para isto. Assim, sabes que não haverá problemas de compatibilidade estranhos. Durante toda a viagem, o
Dia 7: A viagem de regresso a casa
A viagem de regresso de Manchester a Londres foi tranquila. Estávamos todos um pouco cansados. E, tosse… talvez um pouco de ressaca da noite anterior! Por isso, passei a viagem a pôr a série de televisão Dexter Resurrection em dia. Também respondi a alguns e-mails. Não foi nada de muito cansativo. O GPD MicroPC 2 manteve-me entretido no que teria sido uma viagem de regresso aborrecida.
Considerações finais: O que achas do GPD MicroPC 2 para uso diário?
Então, será que um mini-portátil 2 em 1 pode substituir um portátil e um tablet? Depois deste teste, eu diria que sim. O
Há, naturalmente, aspectos a ter em conta. O teclado incorporado é pequeno. Por isso, para longos períodos de digitação numa secretária, vais querer um teclado de tamanho normal. Também é provável que queiras vários monitores se costumas trabalhar com eles. Mas quando estás fora do escritório, tens a funcionalidade 2 em 1 de um mini portátil e de um tablet. É esse o objetivo da sua flexibilidade.
Já não é apenas um gadget de nicho para os entusiastas das TI. Também não é apenas uma opção interessante entre os computadores portáteis para estudantes. Em vez disso, é um dispositivo de computação principal maduro, capaz e muito atraente para quase todas as tarefas diárias.
Lê a minha análise detalhada do GPD MicroPC 2 aqui para saberes mais sobre ele, incluindo uma visão geral do dispositivo, testes de referência detalhados e muito mais!
O que achas de utilizar um único mini-portátil 2 em 1 para substituir todos os teus outros dispositivos? Será que um dispositivo como o GPD MicroPC 2 se encaixa na tua vida diária? Convidamos-te a partilhar as tuas experiências, perguntas e comentários. Deixa-as na secção de comentários abaixo!






