Chat with us, powered by LiveChat

Primeiros passos com a Estação de ancoragem GPD G1 eGPU

Getting started with the GPD G1
Last updated: 9 maio 2024
Estimated reading time: 4 min

Parabéns pela aquisição da estação de ancoragem GPD G1 eGPU! A G1 oferece uma grande variedade de conetividade adicional para o seu computador de mão ou mini PC. Inclui três portas USB-3 adicionais, um leitor de cartões SD, duas portas HDMI e uma DisplayPort. Pode transformar qualquer dispositivo compatível num PC para jogos de elevado desempenho através do OCuLink ou da porta USB 4.0. Este guia de iniciação abrange a configuração, utilização e resolução de problemas de tudo o que está relacionado com o GPD G1.

Se algo não estiver abrangido por este guia ou se continuar a ter problemas, não hesite em contactar o nosso serviço de apoio ao cliente. Teremos todo o gosto em ajudar!

Configurar a sua estação de ancoragem GPD G1 eGPU

A estação de ancoragem GPD G1 eGPU requer muito pouco tempo de configuração. Pode ligar quaisquer periféricos, como um rato e teclado USB e uma pen USB, às três portas USB disponíveis. Opcionalmente, é possível ligar um ou mais monitores através das duas portas HDMI e/ou DisplayPort única. Se tiver um ecrã de alta resolução com DisplayPort, recomendamos a sua utilização, mas o HDMI também serve.

GPD G1 com periféricos USB e HDMI ligados
GPD G1 com periféricos USB e HDMI ligados

Dependendo do seu dispositivo, poderá ter uma porta OCuLink. Estes são encontrados em portáteis mais recentes, como o GPD WIN MAX 2 2023, o GPD WIN Mini e o GPD WIN 4 2023. Se tiver um destes dispositivos, pode tirar partido de velocidades de transferência de dados mais elevadas. Caso contrário, pode utilizar o USB 4.0, que é suportado por outros dispositivos. Estes incluem a série AYA NEO, os modelos GPD mais antigos, as consolas portáteis ONEXPLAYER e AOKZOE.

GPD WIN MAX 2 2023 Porta Oculink, cabo Oculink e porta USB 4
GPD WIN MAX 2 2023 Porta Oculink, cabo Oculink e porta USB 4

Se estiver a utilizar o OCulink, terá de ligar o cabo OCulink e o USB 4 se pretender utilizar as portas da estação de ancoragem. É necessária uma ligação USB para os periféricos USB, o leitor de cartões SD e as saídas de vídeo. Com o GPD G1 e o dispositivo desligados, ligue os cabos OCulink e/ou USB 4 ao seu dispositivo.

Se o seu dispositivo tiver uma porta OCuLink, ligue ambos os cabos OCuLink e USB 4 para as funcionalidades da GPU e da estação de ancoragem

Se estiver a ligar a um dispositivo sem uma porta OCuLink, então só precisa de ligar o cabo USB 4 ao GPD G1 e ao dispositivo. Verifique novamente qual é a porta USB 4 no seu dispositivo, pois pode haver várias portas que não são compatíveis.

GPD G1 ligado ao AYA NEO Geek através de USB 4

Primeiro, ligue a estação de ancoragem GPD G1 eGPU, aguarde alguns segundos e, em seguida, ligue o seu dispositivo. Após alguns instantes, o Windows arranca.

Atualização e instalação de controladores gráficos AMD

Se tiver os controladores gráficos actualizados, o GPD G1 pode já configurar e instalar os controladores automaticamente. Pode verificar no Gestor de Dispositivos do Windows > Dispositivos de visualização. Se mostrar a AMD Radeon RX 7600M XT, então foi instalada com sucesso.

AMD Radeon RX 7600M XT Não encontrado e exemplo encontrado
AMD Radeon RX 7600M XT Não encontrado e exemplo encontrado

Quando utilizar apenas uma ligação USB 4, receberá uma notificação de que a tecnologia AMD XConnect foi activada.

Notificação de ativação do AMD XConnect para ligação USB 4
Notificação de ativação do AMD XConnect para ligação USB 4

Se a eGPU não foi encontrada, ou se deseja simplesmente atualizar os drivers mais recentes. Pode seguir o nosso guia aqui e este também está incorporado abaixo.

Quando os controladores tiverem sido actualizados ou instalados, desligue o seu dispositivo e, em seguida, desligue o GPD G1. Aguarde alguns instantes e, em seguida, ligue o GPD G1 e o seu dispositivo.

Uma vez inicializado novamente no Windows, verifique se a AMD Radeon RX 7600M XT está agora presente no Gestor de Dispositivos do Windows > Dispositivos de visualização. Se não estiver a aparecer, desligue o GPD G1, aguarde dez segundos e volte a ligá-lo. Deve agora aparecer em Dispositivos de visualização.

Atualização da BIOS do GPD G1 (opcional)

No caso de precisares de atualizar a BIOS do teu GPD G1, podes fazê-lo facilmente graças ao nosso guia de atualização da BIOS do G1, que também pode ser encontrado abaixo.

Resolução de problemas da GPD G1 eGPU

Porque é que os jogos estão a correr mais devagar do que o esperado?

Existem algumas razões possíveis para os jogos estarem a correr mais devagar do que o esperado. Eis alguns aspectos a ter em conta na resolução de problemas:

Verifique se o jogo está a utilizar a AMD Radeon RX 7600M XT eGPU em vez dos gráficos internos, por exemplo, uma AMD Radeon 780M. Verifique as definições de vídeo ou de ecrã do jogo e veja se existe uma opção para selecionar a placa gráfica. Pode ter diferentes nomes, como GPU, Monitor, etc.

Alterar a GPU a utilizar no jogo
Alterar a GPU a utilizar no jogo

Verifique se as definições de vídeo do jogo não são demasiado elevadas. Muitos jogos têm definições gráficas recomendadas que podem ser seleccionadas e que definem automaticamente os gráficos com base no hardware. Se continuar a ter problemas, experimente utilizar uma resolução de ecrã inferior, como 1440P, 1080P ou 720P. Em alternativa, mude para as definições gráficas inferiores predefinidas e aumente-as até sentir que o jogo está a ficar lento, depois volte às definições anteriores.

Muitos jogos têm uma definição de qualidade recomendada e vários níveis de qualidade
Muitos jogos têm uma definição de qualidade recomendada e vários níveis de qualidade

A utilização do ecrã interno do computador de mão reduz a eficiência da eGPU. Quando se utiliza um ecrã interno, os dados são enviados do computador de mão para o G1 e, em seguida, de volta para o computador de mão para serem apresentados no ecrã interno.

GPD G1 Largura de banda do ecrã interno e externo
GPD G1 Largura de banda do ecrã interno e externo

Isto requer o dobro da largura de banda através do cabo USB 4. Envia dados do computador de mão para a estação de ancoragem GPD G1 eGPU e, em seguida, envia-os diretamente para um ecrã externo. Recomendamos a utilização de um ecrã externo sempre que possível, uma vez que requer menos largura de banda e o desempenho aumenta.

AMD Radeon RX 7600M XT não detectado

Em primeiro lugar, certifique-se de que o seu dispositivo é compatível com OCuLink ou USB 4. Verifique se os cabos estão completamente inseridos nas portas em ambas as extremidades.

Se não tiver uma porta OCuLink, certifique-se de que está a ligar a uma porta USB 4. Consulte o manual do utilizador do dispositivo se existirem várias portas Type-C para confirmar qual é a porta USB 4.0 correcta.

Poderá ser necessário desligar o GPD G1, aguardar alguns instantes e voltar a ligá-lo para que o Windows reconheça o dispositivo. Poderá ouvir o ruído de dispositivo USB ligado, predefinido pelo Windows, após a ligação. Quando utilizar apenas USB 4, receberá também uma notificação de que a tecnologia AMD XConnect foi activada.

Tente reinstalar os controladores. Ocasionalmente, podem existir alguns conflitos entre as actualizações de controladores mais recentes e os controladores mais antigos que se encontram no seu dispositivo. Consulte o guia acima para saber como desinstalar totalmente os controladores actuais e depois instalá-los de novo.

Resolução de problemas de conetividade do GPD G1

É necessário ligar o cabo USB para utilizar qualquer uma das portas adicionais do GPD G1. O cabo OCuLink apenas transfere dados de/para a GPU. O GPD G1 inclui um cabo USB 4.0. Recomendamos a utilização deste cabo, uma vez que os outros cabos podem ser USB 3.0 ou cabos de carregamento, por exemplo.

Tags:
Was this article helpful?
Dislike 0