- 1. Se tiver algum problema ou dúvida sobre o dispositivo portátil
- 2. Verificar o seu Retroid Pocket 3 Plus e Flip
- 3. Configurar o seu Retroid Pocket 3 Plus & Flip
- 4. Adicionar jogos ao seu cartão micro SD
- 5. Configurar o RetroArch
- 6. Configurar e utilizar o lançador Retroid
- 7. Configurar e utilizar o AOSP Launcher
- 8. Configurar emuladores individuais
- 9. Utilizar a sobreposição Retroid
Parabéns pela compra do seu Retroid Pocket 3 Plus ou Retroid Pocket Flip na DroiX. Preparámos um guia de iniciação com o objetivo de o pôr a funcionar o mais rapidamente possível. Também abordamos alguns passos como a configuração do Retroid Pocket 3 Plus & Flip, a configuração do seu cartão micro SD, o Retroid Launcher, a utilização do Retroid Overlay e muito mais!
Se tiver algum problema ou dúvida sobre o dispositivo portátil
Na DroiX nós nos orgulhamos do nosso alto nível de serviço ao cliente antes e depois da venda. Se tiver alguma dúvida ou problema com a compra que nos fez, contacte-nos. Estamos aqui e temos todo o gosto em responder a quaisquer perguntas e resolver quaisquer problemas o mais rapidamente possível.
Verificar o seu Retroid Pocket 3 Plus e Flip
O Retroid Pocket 3 Plus & Flip é fornecido com o próprio dispositivo (versão metálica apresentada abaixo), um manual do utilizador e um cabo de carregamento USB. Não está incluído nenhum cartão micro SD, terá de o fornecer você mesmo.
Se faltar alguma coisa ou não tiver a certeza, contacte o nosso serviço de apoio ao cliente e teremos todo o prazer em ajudá-lo.
Configurar o seu Retroid Pocket 3 Plus & Flip
É possível que a bateria tenha ainda alguma carga desde o fabrico. Para garantir que nada se desliga a meio da configuração, recomendamos que o deixe carregar completamente primeiro. Enquanto esperas, se ainda não o fizeste, porque não preparas o teu cartão micro SD e copias alguns jogos para ele (ver guia abaixo).
Uma vez ligado, o Retroid Pocket 3 Plus ou Flip arranca com o sistema operativo Android 11 e apresenta um assistente de arranque para facilitar a configuração.
Siga as indicações para selecionar o idioma e as definições de WiFi. Recomendamos que introduza as suas definições WiFi agora, uma vez que é um pouco mais rápido do que passar depois pelos menus do Android.
Se necessário, seleccione o seu fuso horário e se pretende ter o Google Play Services instalado. Recomendamos a sua instalação se pretender aceder à loja Google Play para atualizar e descarregar novas aplicações, etc.
Em seguida, ser-lhe-á pedido que pré-instale algumas aplicações. Estes incluem emuladores, ferramentas e leitores multimédia, por exemplo. Pode seleccioná-los com a caixa de verificação à direita de cada título ou seleccioná-los todos na parte inferior do ecrã. As aplicações serão então instaladas, o que pode demorar um ou dois minutos a concluir.
Em seguida, ser-lhe-á pedido que indique o iniciador predefinido a utilizar quando arrancar no Android. O RP3+ & Flip launcher requer um pouco de configuração prévia (ver guia abaixo), ou pode utilizar o launcher Android que mostra todas as aplicações instaladas. Se pretender, pode alternar entre estas opções posteriormente.
O assistente de configuração terminará quaisquer outras tarefas e será lançado no Launcher que escolheu.
Adicionar jogos ao seu cartão micro SD
Preparámos um guia sobre como preparar o seu cartão micro SD para ser utilizado com o Retroid Pocket 3 Plus. Pode encontrar o guia aqui e também incorporado abaixo.
Configurar o RetroArch
Quer esteja a utilizar o Retroid Launcher ou o AOSP Launcher, terá de configurar a aplicação RetroArch. O RetroArch é um sistema de front-end e emulador tudo-em-um (conhecido como núcleos) que torna muito fácil jogar em muitos computadores e consolas clássicos.
Preparámos um guia sobre como configurar o RetroArch, que é necessário para ser utilizado com o Retroid Launcher ou como uma aplicação individual. Saiba como configurar o RetroArch no nosso artigo aqui e incorporado abaixo.
Configurar e utilizar o lançador Retroid
O Retroid Launcher requer um pouco de configuração. Vale a pena o esforço, pois o resultado é um menu fácil de navegar com todos os ROMs de jogos mostrando a boxart, etc.
Vamos mostrar-lhe primeiro como adicionar emuladores e os seus jogos ao menu. Seleccione Emulação no menu.
Selecionar Sistemas no menu
Ser-lhe-á então apresentada uma lista de consolas clássicas que pode adicionar ao lançador. A lista desloca-se para baixo para mostrar mais. Marque a caixa de cada sistema para o qual tem jogos no seu cartão micro SD.
Clique em OK e, após alguns instantes, verá que o menu foi preenchido com os sistemas escolhidos.
Agora é necessário adicionar os jogos para cada sistema que acabou de adicionar. Neste exemplo, estamos a adicionar jogos da Mega Drive / Genesis. Clique num ícone do sistema, como o Genesis, e depois clique na opção de menu Roms .
Selecionar a opção Adicionar
Pode agora escolher a localização dos seus ROMs, quer no armazenamento interno quer no armazenamento externo (cartão micro SD).
Agora, terá de navegar para a pasta onde se encontram os seus Genesis ROMs. Estão guardados na pasta /ROMS/md/. Não é necessário introduzir a pasta onde se encontram os ROMS, ao lado existe uma caixa que pode ser assinalada para verificar tudo o que se encontra dentro dessa pasta, como mostra a imagem abaixo.
A pasta será agora adicionada ao caminho do jogo. Clique em Verificar para iniciar a verificação da pasta em busca de jogos reconhecidos. Dependendo do número de jogos na pasta, isto pode demorar algum tempo, mas deixe-o fazer o seu trabalho.
Se alguns jogos não forem reconhecidos, poderá ser-lhe pedido que efectue uma análise mais aprofundada do jogo para o reconhecer. Esta operação é opcional, uma vez que pode demorar um pouco mais a ser efectuada.
Uma vez concluído o processo, regressará ao menu do sistema escolhido e este será preenchido com os jogos encontrados. Se estiver ligado à Internet através de Wi-Fi 5, também descarrega a caixa de edição, se a conseguir localizar.
Pode agora voltar ao menu principal do sistema e repetir o processo para quaisquer outros sistemas que tenha escolhido.
Ou, se quiser apenas ver um jogo, seleccione um e o jogo será automaticamente carregado no núcleo RetroArch correto, se já o tiver configurado (consulte o guia acima). Caso contrário, ser-lhe-á pedido que carregue manual ou automaticamente um núcleo.
Recomendamos que configure o RetroArch e instale os núcleos do emulador em vez de o fazer manualmente.
Também pode adicionar outras aplicações Android, etc., utilizando o mesmo processo, mas a partir do ecrã inicial principal.
Configurar e utilizar o AOSP Launcher
O lançador AOSP tem um aspeto mais familiar, semelhante a uma interface de telemóvel Android. Todas as aplicações que escolheu instalar durante o assistente de configuração podem ser encontradas nos ecrãs que pode navegar deslizando o dedo para a esquerda ou para a direita para mudar.
A partir daqui, tem acesso à Google Play Store, onde pode descarregar e atualizar aplicações, etc. Também tem o RetroArch (recomendamos a utilização da versão (AArch64) e uma série de emuladores individuais como o Flycast, PPSSPP, AetherSX2 e muitos mais! Estes podem exigir uma pequena configuração, como a localização dos jogos no seu cartão micro SD.
Configurar emuladores individuais
Cada emulador tem requisitos de configuração diferentes, pelo que está fora do âmbito deste guia de iniciação cobrir todos eles. Mas seguem essencialmente o mesmo processo de definição da localização dos ROMs dos jogos. Neste exemplo, estamos a utilizar o emulador de PSP PPSSPP.
Primeiro, execute o emulador PPSSPP tocando no seu ícone no lançador. Ser-lhe-á pedido que defina a localização dos dados do emulador. Escolha a primeira opção para Criar ou Escolher uma pasta PSP.
Utilizaremos o armazenamento interno para os dados do emulador, uma vez que é mais rápido para carregar as caixas, etc. Clique no texto azul CRIAR NOVA PASTA.
Introduza um nome para a pasta; neste exemplo, vamos dar-lhe o nome de Ppsspp. Depois de submeter o nome, clique no texto UTILIZAR ESTA PASTA na parte inferior do ecrã.
Se lhe for pedido que permita o acesso do PPSSPP aos ficheiros da pasta criada, seleccione PERMITIR. No ecrã seguinte, clique em OK para confirmar a pasta.
É-lhe apresentado o menu principal. A partir daqui, vamos definir a localização dos ficheiros do jogo. Clique no ícone Procurar na parte superior do ecrã.
O procedimento seguinte será muito semelhante para outros emuladores quando se trata de escolher a localização do jogo. Seleccione as três linhas horizontais na área superior esquerda do ecrã.
Ser-lhe-á pedido que escolha entre o armazenamento interno ou externo (cartão micro SD). Como os nossos jogos estão no cartão micro SD, vamos escolher este.
Percorra a lista de ficheiros e pastas para encontrar a localização dos seus jogos. No nosso guia, utilizamos /ROMS/PSP. Quando tiver localizado a pasta correcta, verá uma lista de jogos PSP. Selecionar o texto UTILIZAR ESTA PASTA na parte inferior do ecrã.
Se lhe for pedido que permita ao PPSSPP aceder à pasta, seleccione PERMITIR.
Dependendo do número de jogos existentes na pasta, o PPSSPP processa-os e apresenta-os no browser.
Basta escolher um jogo e o emulador e o jogo serão carregados. Como mencionado, o processo de seleção das localizações dos jogos é geralmente o mesmo para cada emulador. Pode seguir este processo para quaisquer outros.
Utilizar a sobreposição Retroid
A série Retroid Pocket tem uma sobreposição de ecrã muito útil, à qual se pode aceder deslizando o dedo do lado direito para o centro do ecrã durante um jogo.
Será apresentada uma sobreposição no lado direito do ecrã com várias opções.
Configurar o mapeamento de teclas nos jogos
Muitos jogos Android não suportam nativamente a entrada do gamepad. Mas com o RP3+ podemos utilizar o seu software para mapear as teclas premidas para os controlos tácteis no ecrã. Neste exemplo, estamos a utilizar o Spelunky Classic, que suporta o gamepad, mas tem ícones tácteis no ecrã que nos permitem demonstrar como configurar o mapeamento de teclas. Selecionar o ícone do adaptador de chaves na sobreposição
Aparecerá uma fila de ícones de controlador. Da esquerda para a direita, são os botões, manípulo analógico esquerdo, manípulo analógico direito, apagar, definições, descarregar perfil da nuvem e guardar.
Em primeiro lugar, vamos configurar o joystick analógico esquerdo. Arraste e largue o ícone do manípulo analógico esquerdo para a área de toque do D-Pad no canto inferior esquerdo do ecrã.
Verá uma sobreposição que mostra a área do D-Pad. não tem de estar 100% centrado, mas tente ser o mais exato possível.
Vamos agora mapear uma tecla para os botões na área inferior direita do ecrã. Arraste e largue o primeiro ícone para o ícone “X” no canto inferior direito.
Prima o botão respetivo no controlador para o mapear. O ícone mudará de branco para um texto com o botão que premiu.
Repita o processo para quaisquer outros controlos ou botões no ecrã e mapeie-os para os comandos do Retroid Pocket 3 Plus. Quando tiver terminado, seleccione o ícone azul com uma marca de verificação para o guardar. Agora pode jogar o seu jogo com os controlos em vez de tocar no ecrã.
Tirar uma captura de ecrã ou gravar um jogo
No menu de sobreposição, pode escolher Screenshot (Captura de ecrã ) para guardar o ecrã atual ou escolher Record (Gravar ) para gravar a captura de vídeo no armazenamento.
Guia de sobreposição incorporada
Existe um guia incorporado para as operações de sobreposição a que pode aceder seleccionando o ícone Guia no menu principal da sobreposição.
Esperamos que este guia de iniciação o ajude a começar a trabalhar com o seu Retroid Pocket 3 Plus. Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar o nosso serviço de apoio ao cliente.