Neste guia, vamos ver como ativar o Auto-Power-On no mini PC Beelink GK35. É provável que este processo se aplique também a outros computadores.
Automação – é uma coisa maravilhosa! Através da magia da programação e da “escuta” passiva, é possível eliminar uma boa parte do trabalho que, de outra forma, ocuparia um tempo valioso do seu dia.
Isto estende-se até ao simples ato de ligar um computador! Graças a uma funcionalidade útil chamada ligação automática, é possível programar o seu PC para se ligar sozinho sem intervenção humana. Isto é excelente para quem utiliza o PC a horas semelhantes todos os dias e pretende que este esteja pronto com antecedência.
Como posso ativar a ativação automática
PRIMEIRO, antes de fazer qualquer coisa. Terá de se certificar de que o arranque rápido está desativado. O arranque rápido é uma opção das definições de energia do Windows que aumenta a velocidade a que o computador é ligado.
Como desativar o arranque rápido no Windows 10
Na era do M.2 No entanto, nos SSDs NVMe, onde as velocidades de arranque já são extremamente rápidas, o ganho de velocidade é insignificante e acaba por causar mais problemas do que os que resolve. Neste caso, pode impedir que a ligação automática e outras funções de automatização funcionem corretamente.
Para desativar o arranque rápido, abra primeiro o painel de controlo e seleccione opções de energia. Isto pode ser feito procurando o painel de controlo na barra de pesquisa do menu Iniciar e seleccionando o ícone com a bateria verde. (Se não conseguir ver, mude a opção “Ver por” para “ícones grandes”.
Em seguida, seleccione “escolher o que os botões de alimentação fazem“.
Terá então de desmarcar a opção “ativar o arranque rápido“, se estiver activada. Se a opção estiver a cinzento, clique em “alterar definições que não estão atualmente disponíveis” para corrigir esta situação.
Agora que desactivou o arranque rápido, pode começar a ativar a ligação automática.
Como aceder à BIOS
Introduzir a BIOS do sistema. Há duas formas de o fazer:
- Prima ESC, DEL ou outras teclas definidas pelo seu sistema durante o arranque inicial do PC (no caso do GK35, quando vir o logótipo Beelink).
- Aceda a esta opção através das Opções de arranque avançadas do Windows.
Como já estamos no Windows nesta altura, será mais rápido fazê-lo através deste último.
No menu Iniciar do Windows, seleccione o botão de alimentação e, em seguida, seleccione Reiniciar enquanto mantém premida a tecla SHIFT ESQUERDA,
Isto levá-lo-á às opções de Arranque Avançado.
A partir daqui, seleccione Resolução de problemas, Opções avançadas e, por fim, Definições de firmware UEFI. Isto irá reiniciar o PC diretamente na BIOS.
Ativar a ativação automática (despertar RTC)
Pode navegar na BIOS através das teclas de seta, enter e escape do seu teclado.
Prima a tecla de seta para a direita para ir para o separador avançado.
Na lista de itens, seleccione S5 RTC Wake Settings.
Por fim, seleccione a opção Wake Up System from S5 (Sistema de despertar a partir de S5 ) e defina-a como Fixed Time (Tempo fixo) ou Dynamic Time (Tempo dinâmico).
- A opção Fixed Time (Hora fixa ) permite-lhe definir uma hora específica (formato de relógio de 24 horas) para que o sistema seja ligado. Alguns computadores podem suportar uma programação mais granítica (ou seja, dias específicos da semana).
- O Tempo dinâmico permite-lhe fazer com que o sistema se ligue automaticamente após um determinado período de tempo depois de ter sido desligado. Para o GK35, este intervalo pode ser definido entre 1 e 5 minutos.
Seleccione o tipo de despertar automático que mais lhe agrada e, em seguida, prima a tecla de escape.
Navegue até ao separador Save & Exit (Guardar e sair ) e, em seguida, clique em Save Changes and Exit (Guardar alterações e sair ) para sair da BIOS e voltar ao Windows.
Agora, sempre que o seu PC for desligado, ele ligar-se-á automaticamente à hora definida por si!
O que é a opção de potência “S5”?
A ativação da ligação automática pode não ser, inicialmente, tão simples como gostaria. O Utilitário de Configuração Aptio que actua como BIOS para a maioria dos mini PCs pode ser um ambiente duro e arcaico cheio de terminologia técnica confusa.
No GK35, a opção de ligação automática encontra-se no item de menu “S5 RTC Wake Settings”.
Para o dividir em componentes facilmente digeríveis:
- “S5” refere-se ao estado de alimentação do sistema. Os computadores modernos podem ter o seu estado de energia categorizado em 7 fases distintas.
- S0 = O computador está ligado.
- “RTC” significa “real time clock” (relógio em tempo real). Este é um relógio que conta o tempo independentemente do estado de energia do sistema. Já se perguntou como é que o seu computador sabe que dia/horário é, mesmo quando está desligado? É assim.
- “Wake” refere-se ao ato de acordar o computador de um estado de “suspensão” (ver acima).
Para obter mais informações sobre os Estados de Energia do Sistema, consulte a documentação oficial da Microsoft.