Chat with us, powered by LiveChat

Análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU – Carregue o seu PC de jogos portátil!

GPD G1 eGPU docking station review - Supercharge your handheld gaming PC and mini PC
Estação de ancoragem G1 eGPU
  • Design
    (5)
  • Build Quality
    (5)
  • Performance
    (4.5)
  • Features
    (4.5)

Resumo

A estação de ancoragem GPD G1 eGPU combina a versatilidade de uma estação de ancoragem tradicional com uma AMD Radeon 7600M eGPU incorporada. Com conetividade Oculink e USB 4, é uma excelente opção para carregar o seu computador de mão ou mini PC.

Overall
4.8
Sending
User Review
0 (0 votes)

Pros

  • Pequeno, leve e portátil
  • Bom desempenho com controladores beta, até 30% mais com controladores oficiais
  • Até à data, não há nada tão pequeno no mercado

Cons

  • Não pode ser atualizado, ou seja, adicionar uma nova placa gráfica

Temos estado pacientemente à espera desde que demos a notícia, em abril, de que a GPD estava a lançar a estação de ancoragem G1 eGPU com eGPU incorporada. Na nossa análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU, vamos verificá-la com a GPD WIN MAX 2 2023 com porta Oculink.

Vídeo de análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU

Desembalagem da estação de ancoragem GPD G1 eGPU

Como sempre, começamos a nossa análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU com um rápido unboxing. Em primeiro lugar, temos um manual do utilizador que está em chinês e inglês. Por baixo, encontra-se a estação de ancoragem GPD G1 eGPU, que mostraremos com mais pormenor em breve.

Estação de ancoragem GPD G1 EGPU sem caixa
Estação de ancoragem GPD G1 EGPU sem caixa

Dentro da caixa encontra-se um cabo de alimentação, que incluirá o adaptador correto para o seu país. E um cabo USB 4.0. NOTA: Não é fornecido com um cabo Oculink, mas pode obter um num pacote ao encomendar.

Desembalagem da estação de ancoragem GPD G1 EGPU
Desembalagem da estação de ancoragem GPD G1 EGPU

Visão geral da estação de ancoragem GPD G1 eGPU

Continuamos a nossa análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU com uma visão geral do dispositivo. Mede cerca de 8,8 x 4,3 x 1,1 polegadas (22,5 x 11,1 x 3,0 cm) e pesa cerca de 920 gramas. O estojo é fabricado em liga de alumínio, o que ajuda a mantê-lo protegido se for transportado numa mala, por exemplo.

Vista frontal da estação de ancoragem GPD G1 EGPU
Vista frontal da estação de ancoragem GPD G1 EGPU

Na parte frontal encontra-se uma porta Oculink, sobre a qual falaremos mais tarde, e uma porta USB 4 para compatibilidade com outros dispositivos. E à direita está o botão de ligar/desligar.

Vista posterior da estação de ancoragem GPD G1 EGPU
Vista posterior da estação de ancoragem GPD G1 EGPU

Na parte de trás encontra-se a entrada de alimentação seguida de três portas USB 3.2 tipo A para ligação de periféricos. O leitor de cartões sd 4.0 de alta velocidade é muito útil. As portas USB e o leitor de cartões só estão disponíveis quando ligados a um dispositivo anfitrião USB 4. Para saída de vídeo, existem dois DisplayPort e um HDMI para suporte de até três monitores.

Especificações técnicas da GPD G1 eGPU

CHIP GRÁFICOAMD Radeon RX 7600M XT
ARQUITECTURARDNA 3.0
RELÓGIO DE BASE1500 MHz
RELÓGIO DO JOGO2300 MHz
RELÓGIO DE REFORÇO2615 MHz
RAM8GB GDDR6 2.250MHz
PORTA DE GRÁFICOSOculink(SFF-8612)Porta fêmea × 1
USB 4 × 1
PORTA DE VÍDEOHDMI 2.1 × 1
DisplayPort 1.4a × 2
PORTA DE DADOSUSB 3.2 × 3
SD 4.0 × 1
Ambos só funcionam quando ligados a um dispositivo USB 4
ARREFECIMENTOArrefecimento ativo, Arrefecimento por ar
TGP120W
POTÊNCIA DA FONTE DE ALIMENTAÇÃOFonte de alimentação GaN de 240 W incorporada

Pode ligar-se ao seu dispositivo para a GPU de duas formas. Se o seu dispositivo, como o GPD WIN MAX 2 2023, tiver uma porta Oculink, então esta é a melhor ligação. Ou, se tiver um dispositivo compatível com USB 3 ou superior, pode ligá-lo através da porta USB 4.

O Oculink é uma ligação direta de e para o PCIe na GPU para o seu dispositivo, proporcionando maior largura de banda e estabilidade do que o USB 4. Tem também capacidades de gestão de energia granular específicas para placas gráficas, o que melhora a utilização de energia, por exemplo. Temos um artigo detalhado sobre o Oculink aqui, onde podes ler mais sobre ele.

A partir de 2023, veremos mais dispositivos compatíveis com o Oculink, como o MAX 2 23, o futuro GPD WIN MINI e o AYA NEO 2S revisto. Essencialmente, esta é a melhor forma de obter o melhor desempenho da estação de ancoragem GPD G1 eGPU com o seu dispositivo.

As mais recentes consolas portáteis são suportadas, desde que tenham suporte para OcuLink ou USB 4. Isto também inclui o novo ROG Ally X, que agora tem uma porta USB 4.

Referências GPD G1

Como parte da nossa análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU, estamos a realizar alguns testes de referência. Para os testes de referência, estamos a utilizar o GPD G1 ligado ao GPD WIN MAX 2 2023, através do Oculink, para a GPU, e o USB 4 para as outras funcionalidades, como as portas USB.

Ligação da estação de ancoragem GPD G1 EGPU
Ligação da estação de ancoragem GPD G1 EGPU

Por uma questão de transparência, temos de referir que ainda estamos a utilizar controladores beta para o WIN MAX 2 2023, o que causou muitos problemas com a utilização da estação de ancoragem GPD G1 eGPU. Depois de algum tempo a instalar diferentes controladores, obtivemos uma configuração praticamente estável, pelo menos o suficiente para podermos fazer uma análise.

Para esta análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU, estamos ligados a um monitor 4K e a utilizá-lo exclusivamente. Tivemos problemas com o ecrã interno, pelo que iremos verificar este aspeto numa futura atualização, quando estiver estável.

Temos quase a certeza de que os problemas estão relacionados com a falta de controladores AMD adequados para o GPD WIN MAX 2 2023 e que, até ao lançamento, deverão estar resolvidos.

[UPDATE] A AMD lançou controladores e estamos a testar novamente os dispositivos portáteis e o G1. Nos nossos primeiros testes, verificámos um aumento de desempenho de 30% em relação aos controladores beta, pelo que não devemos esquecer este facto nos testes de referência abaixo.

Todos os testes são efectuados a 28W TDP e a 800P, 1200P, 1440P e resolução 4K sem FSR, etc., para obter uma gama de dados para comparação entre GPU integrada e externa.

Shadow of the Tomb Raider

Para os benchmarks de jogos, começámos com Shadow of the Tomb Raider nas definições gráficas mais baixas. Podemos ver um pouco de diferença a 800P e especialmente a 1200P, um aumento de FPS de 23% e 56%, respetivamente.

GPD G1 eGPU vs GPU integrada em Shadow of the Tomb Raider
GPD G1 eGPU vs GPU integrada em Shadow of the Tomb Raider

A 1440P obtemos um aumento de 119% nos FPS em relação aos gráficos integrados e a 4K obtemos um aumento impressionante de 153%, de 28 fotogramas para 71.

Cyberpunk 2077

No Cyberpunk, estamos a utilizar as definições gráficas baixas. A 800P e 1080P obtemos um aumento de FPS de cerca de 20% até 35%.

Comparação de Benchmarks do Cyberpunk 2077
Comparação de Benchmarks do Cyberpunk 2077

A 1440P obtemos um aumento de 132% nos fotogramas por segundo, e a 4K obtemos um enorme aumento de 160%, de 13,5 para 35,2.

Call of Duty Modern Warfare 2

No Call of Duty Modern Warfare 2, estamos a utilizar as definições gráficas mínimas. A 800P obtemos 83%, e a 1080P uma impressionante diferença de 194% em fotogramas por segundo.

Comparação de Benchmark de Call of Duty Modern Warfare 2
Comparação de Benchmark de Call of Duty Modern Warfare 2

A 1440P não vemos um grande salto nos FPS em comparação com 1080P, com apenas 152%, mas a 4K obtemos um aumento decente de 181% nos FPS.

Street Fighter 6

No caso do Street Fighter 6, estamos a correr nas definições mais elevadas para sobrecarregar ambos os GPUs. Para simplificar o gráfico, temos apenas o 1440P e o 4K no ecrã. Obtivemos os 60 FPS completos a 720P e 1080P no G1, pelo que o desempenho é muito mais rápido do que o integrado aqui.

Desempenho do Street Fighter 6 na 780M vs 7600M XT
Desempenho do Street Fighter 6 na 780M vs 7600M XT

A 1440P obtemos pontuações de 23, 26 e 20 contra 55, 55 e 59 fotogramas por segundo nos três testes, cerca de 148% de média. E, a 4K, estávamos a conseguir cerca de 10 FPS em gráficos integrados antes de o jogo falhar aleatoriamente. Na eGPU obtivemos 35, 37 e 30 fotogramas por segundo nos três testes. Trata-se de um aumento médio de 240%.

Resumo da referência

Com resoluções 4K, estamos a falar de um aumento médio de 150% de fotogramas por segundo. A 1440P obtemos um aumento médio de cerca de 108%. Para 1080P e inferior, verificamos retornos inferiores em termos de desempenho.

Estação de ancoragem GPD G1 EGPU Street Fighter 6
Estação de ancoragem GPD G1 EGPU Street Fighter 6

Isto é geralmente o que vemos com as placas gráficas de topo de gama, que têm um maior aumento de desempenho em relação às integradas à medida que se avança para resoluções mais elevadas, de 800P a 4K.

Se tiver um monitor compatível com 1440P ou superior, verá um aumento decente no desempenho com a estação de ancoragem GPD G1 eGPU quando esta estiver a ser utilizada. Continua a haver um aumento decente a 1080P, mas se for inferior, não está a obter todos os benefícios da utilização de uma GPU externa em comparação com a integrada com definições gráficas correspondentes.

Considerações finais

Concluímos a nossa análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU com as nossas considerações finais sobre a mesma. Mais uma vez, estamos nas mãos da AMD e da sua falta de actualizações de controladores para as GPUs 7840U e 780M, o que prejudicou bastante os nossos testes de referência. Isto abrangeu simplesmente a obtenção de resultados de benchmark decentes com a GPU integrada e até mesmo o funcionamento correto da estação de ancoragem GPD G1 eGPU.

Consequentemente, os valores de referência para os gráficos integrados e externos não são definitivos. Estamos a planear rever e voltar a testar todos os dispositivos portáteis da série 7000 assim que a AMD lançar controladores adequados, quando isso acontecer!

Estação de ancoragem GPD G1 EGPU CoD MW2
Estação de ancoragem GPD G1 EGPU CoD MW2

Entretanto, vamos utilizando as informações de que dispomos. Sabemos, pelos resultados dos testes de referência, que é melhor para utilização a 1440P e superior, embora possa ser mais baixo se quiser. 1440P continua a ser o ponto ideal para jogos para a maioria das pessoas, mas também é possível utilizar o FSR para correr a 4K, por exemplo.

Passemos agora à estação de ancoragem G1 eGPU propriamente dita. O principal argumento de venda do G1 é o facto de ser uma unidade tudo em um. Não precisa de comprar uma eGPU separada, uma fonte de alimentação para PC, cabos e uma caixa para guardar tudo. Depois temos as portas USB adicionais, o leitor de cartões de alta velocidade e três saídas de vídeo. E depois há que ter em conta o tamanho real, construir a sua própria instalação simplesmente não existe no tamanho do GPD G1. É pequeno, muito leve e extremamente portátil!

Estação de ancoragem GPD G1 EGPU para Forza Horizon 5
Estação de ancoragem GPD G1 EGPU para Forza Horizon 5

Na segunda parte da nossa análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU, vamos analisar o desempenho USB em comparação com o Oculink. Também vamos testá-lo com outros dispositivos que não têm suporte para Oculink, incluindo o modelo GPD WIN 4 6800U, AOKZOE A1 Pro, AYA NEO 2S e muito mais!

Pode saber mais sobre o produto e encomendar a sua estação de ancoragem GPD G1 eGPU aqui. Está atualmente à venda, pelo que não é necessário um código de desconto, mas pode poupar mais de 100 dólares agora mesmo!

Isto conclui a primeira parte da nossa análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU, esperamos que a tenha achado útil. A segunda parte da nossa estação de ancoragem GPD G1 eGPU cobre benchmarks com muitos dispositivos portáteis compatíveis com USB 4, pode lê-la aqui.

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.