Estação de ancoragem G1 eGPU
-
Design
-
Build Quality
-
Performance
-
Features
Resumo
A estação de ancoragem GPD G1 eGPU combina a versatilidade de uma estação de ancoragem tradicional com uma AMD Radeon 7600M eGPU incorporada. Com conetividade Oculink e USB 4, é uma excelente opção para carregar o seu computador de mão ou mini PC.
Overall
4.8User Review
( votes)Pros
- Pequeno, leve e portátil
- Bom desempenho com controladores beta, até 30% mais com controladores oficiais
- Até à data, não há nada tão pequeno no mercado
Cons
- Não pode ser atualizado, ou seja, adicionar uma nova placa gráfica
Temos estado pacientemente à espera desde que demos a notícia, em abril, de que a GPD estava a lançar a estação de ancoragem G1 eGPU com eGPU incorporada. Na nossa análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU, vamos verificá-la com a GPD WIN MAX 2 2023 com porta Oculink.
Vídeo de análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU
Desembalagem da estação de ancoragem GPD G1 eGPU
Como sempre, começamos a nossa análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU com um rápido unboxing. Em primeiro lugar, temos um manual do utilizador que está em chinês e inglês. Por baixo, encontra-se a estação de ancoragem GPD G1 eGPU, que mostraremos com mais pormenor em breve.
Dentro da caixa encontra-se um cabo de alimentação, que incluirá o adaptador correto para o seu país. E um cabo USB 4.0. NOTA: Não é fornecido com um cabo Oculink, mas pode obter um num pacote ao encomendar.
Visão geral da estação de ancoragem GPD G1 eGPU
Continuamos a nossa análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU com uma visão geral do dispositivo. Mede cerca de 8,8 x 4,3 x 1,1 polegadas (22,5 x 11,1 x 3,0 cm) e pesa cerca de 920 gramas. O estojo é fabricado em liga de alumínio, o que ajuda a mantê-lo protegido se for transportado numa mala, por exemplo.
Na parte frontal encontra-se uma porta Oculink, sobre a qual falaremos mais tarde, e uma porta USB 4 para compatibilidade com outros dispositivos. E à direita está o botão de ligar/desligar.
Na parte de trás encontra-se a entrada de alimentação seguida de três portas USB 3.2 tipo A para ligação de periféricos. O leitor de cartões sd 4.0 de alta velocidade é muito útil. As portas USB e o leitor de cartões só estão disponíveis quando ligados a um dispositivo anfitrião USB 4. Para saída de vídeo, existem dois DisplayPort e um HDMI para suporte de até três monitores.
Especificações técnicas da GPD G1 eGPU
CHIP GRÁFICO | AMD Radeon RX 7600M XT |
ARQUITECTURA | RDNA 3.0 |
RELÓGIO DE BASE | 1500 MHz |
RELÓGIO DO JOGO | 2300 MHz |
RELÓGIO DE REFORÇO | 2615 MHz |
RAM | 8GB GDDR6 2.250MHz |
PORTA DE GRÁFICOS | Oculink(SFF-8612)Porta fêmea × 1 USB 4 × 1 |
PORTA DE VÍDEO | HDMI 2.1 × 1 DisplayPort 1.4a × 2 |
PORTA DE DADOS | USB 3.2 × 3 SD 4.0 × 1 Ambos só funcionam quando ligados a um dispositivo USB 4 |
ARREFECIMENTO | Arrefecimento ativo, Arrefecimento por ar |
TGP | 120W |
POTÊNCIA DA FONTE DE ALIMENTAÇÃO | Fonte de alimentação GaN de 240 W incorporada |
Pode ligar-se ao seu dispositivo para a GPU de duas formas. Se o seu dispositivo, como o GPD WIN MAX 2 2023, tiver uma porta Oculink, então esta é a melhor ligação. Ou, se tiver um dispositivo compatível com USB 3 ou superior, pode ligá-lo através da porta USB 4.
O Oculink é uma ligação direta de e para o PCIe na GPU para o seu dispositivo, proporcionando maior largura de banda e estabilidade do que o USB 4. Tem também capacidades de gestão de energia granular específicas para placas gráficas, o que melhora a utilização de energia, por exemplo. Temos um artigo detalhado sobre o Oculink aqui, onde podes ler mais sobre ele.
A partir de 2023, veremos mais dispositivos compatíveis com o Oculink, como o MAX 2 23, o futuro GPD WIN MINI e o AYA NEO 2S revisto. Essencialmente, esta é a melhor forma de obter o melhor desempenho da estação de ancoragem GPD G1 eGPU com o seu dispositivo.
As mais recentes consolas portáteis são suportadas, desde que tenham suporte para OcuLink ou USB 4. Isto também inclui o novo ROG Ally X, que agora tem uma porta USB 4.
Referências GPD G1
Como parte da nossa análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU, estamos a realizar alguns testes de referência. Para os testes de referência, estamos a utilizar o GPD G1 ligado ao GPD WIN MAX 2 2023, através do Oculink, para a GPU, e o USB 4 para as outras funcionalidades, como as portas USB.
Por uma questão de transparência, temos de referir que ainda estamos a utilizar controladores beta para o WIN MAX 2 2023, o que causou muitos problemas com a utilização da estação de ancoragem GPD G1 eGPU. Depois de algum tempo a instalar diferentes controladores, obtivemos uma configuração praticamente estável, pelo menos o suficiente para podermos fazer uma análise.
Para esta análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU, estamos ligados a um monitor 4K e a utilizá-lo exclusivamente. Tivemos problemas com o ecrã interno, pelo que iremos verificar este aspeto numa futura atualização, quando estiver estável.
Temos quase a certeza de que os problemas estão relacionados com a falta de controladores AMD adequados para o GPD WIN MAX 2 2023 e que, até ao lançamento, deverão estar resolvidos.
[UPDATE] A AMD lançou controladores e estamos a testar novamente os dispositivos portáteis e o G1. Nos nossos primeiros testes, verificámos um aumento de desempenho de 30% em relação aos controladores beta, pelo que não devemos esquecer este facto nos testes de referência abaixo.
Todos os testes são efectuados a 28W TDP e a 800P, 1200P, 1440P e resolução 4K sem FSR, etc., para obter uma gama de dados para comparação entre GPU integrada e externa.
Shadow of the Tomb Raider
Para os benchmarks de jogos, começámos com Shadow of the Tomb Raider nas definições gráficas mais baixas. Podemos ver um pouco de diferença a 800P e especialmente a 1200P, um aumento de FPS de 23% e 56%, respetivamente.
A 1440P obtemos um aumento de 119% nos FPS em relação aos gráficos integrados e a 4K obtemos um aumento impressionante de 153%, de 28 fotogramas para 71.
Cyberpunk 2077
No Cyberpunk, estamos a utilizar as definições gráficas baixas. A 800P e 1080P obtemos um aumento de FPS de cerca de 20% até 35%.
A 1440P obtemos um aumento de 132% nos fotogramas por segundo, e a 4K obtemos um enorme aumento de 160%, de 13,5 para 35,2.
Call of Duty Modern Warfare 2
No Call of Duty Modern Warfare 2, estamos a utilizar as definições gráficas mínimas. A 800P obtemos 83%, e a 1080P uma impressionante diferença de 194% em fotogramas por segundo.
A 1440P não vemos um grande salto nos FPS em comparação com 1080P, com apenas 152%, mas a 4K obtemos um aumento decente de 181% nos FPS.
Street Fighter 6
No caso do Street Fighter 6, estamos a correr nas definições mais elevadas para sobrecarregar ambos os GPUs. Para simplificar o gráfico, temos apenas o 1440P e o 4K no ecrã. Obtivemos os 60 FPS completos a 720P e 1080P no G1, pelo que o desempenho é muito mais rápido do que o integrado aqui.
A 1440P obtemos pontuações de 23, 26 e 20 contra 55, 55 e 59 fotogramas por segundo nos três testes, cerca de 148% de média. E, a 4K, estávamos a conseguir cerca de 10 FPS em gráficos integrados antes de o jogo falhar aleatoriamente. Na eGPU obtivemos 35, 37 e 30 fotogramas por segundo nos três testes. Trata-se de um aumento médio de 240%.
Resumo da referência
Com resoluções 4K, estamos a falar de um aumento médio de 150% de fotogramas por segundo. A 1440P obtemos um aumento médio de cerca de 108%. Para 1080P e inferior, verificamos retornos inferiores em termos de desempenho.
Isto é geralmente o que vemos com as placas gráficas de topo de gama, que têm um maior aumento de desempenho em relação às integradas à medida que se avança para resoluções mais elevadas, de 800P a 4K.
Se tiver um monitor compatível com 1440P ou superior, verá um aumento decente no desempenho com a estação de ancoragem GPD G1 eGPU quando esta estiver a ser utilizada. Continua a haver um aumento decente a 1080P, mas se for inferior, não está a obter todos os benefícios da utilização de uma GPU externa em comparação com a integrada com definições gráficas correspondentes.
Considerações finais
Concluímos a nossa análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU com as nossas considerações finais sobre a mesma. Mais uma vez, estamos nas mãos da AMD e da sua falta de actualizações de controladores para as GPUs 7840U e 780M, o que prejudicou bastante os nossos testes de referência. Isto abrangeu simplesmente a obtenção de resultados de benchmark decentes com a GPU integrada e até mesmo o funcionamento correto da estação de ancoragem GPD G1 eGPU.
Consequentemente, os valores de referência para os gráficos integrados e externos não são definitivos. Estamos a planear rever e voltar a testar todos os dispositivos portáteis da série 7000 assim que a AMD lançar controladores adequados, quando isso acontecer!
Entretanto, vamos utilizando as informações de que dispomos. Sabemos, pelos resultados dos testes de referência, que é melhor para utilização a 1440P e superior, embora possa ser mais baixo se quiser. 1440P continua a ser o ponto ideal para jogos para a maioria das pessoas, mas também é possível utilizar o FSR para correr a 4K, por exemplo.
Passemos agora à estação de ancoragem G1 eGPU propriamente dita. O principal argumento de venda do G1 é o facto de ser uma unidade tudo em um. Não precisa de comprar uma eGPU separada, uma fonte de alimentação para PC, cabos e uma caixa para guardar tudo. Depois temos as portas USB adicionais, o leitor de cartões de alta velocidade e três saídas de vídeo. E depois há que ter em conta o tamanho real, construir a sua própria instalação simplesmente não existe no tamanho do GPD G1. É pequeno, muito leve e extremamente portátil!
Na segunda parte da nossa análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU, vamos analisar o desempenho USB em comparação com o Oculink. Também vamos testá-lo com outros dispositivos que não têm suporte para Oculink, incluindo o modelo GPD WIN 4 6800U, AOKZOE A1 Pro, AYA NEO 2S e muito mais!
Pode saber mais sobre o produto e encomendar a sua estação de ancoragem GPD G1 eGPU aqui. Está atualmente à venda, pelo que não é necessário um código de desconto, mas pode poupar mais de 100 dólares agora mesmo!
Isto conclui a primeira parte da nossa análise da estação de ancoragem GPD G1 eGPU, esperamos que a tenha achado útil. A segunda parte da nossa estação de ancoragem GPD G1 eGPU cobre benchmarks com muitos dispositivos portáteis compatíveis com USB 4, pode lê-la aqui.