Análise do Beelink SER7
-
Design
-
Build Quality
-
Performance
-
Features
Resumo
Overall
4.4User Review
( votes)Pros
- Alto desempenho AMD Ryzen 7 7840HS e 780M
- Fator de forma pequeno
- Muitas opções de conetividade
- Boa eficiência energética e gestão térmica
Cons
- Sem porta Oculink
A Beelink tem um novo mini PC para jogos com o processador 7840HS. Vamos descobrir na nossa análise do Beelink SER 7 o seu desempenho com os benchmarks de sistema e de jogos. Mas antes disso, vamos abrir a caixa e ver mais de perto este mini PC.
Vídeo de análise do Beelink SER7
Desembalagem do Beelink SER7
Começamos a nossa análise do Beelink SER7 com o unboxing. O primeiro a sair da caixa é o manual do utilizador, que está disponível em várias línguas, incluindo inglês, alemão, espanhol e italiano. Por baixo está o próprio Beelink SER7, que veremos com mais pormenor daqui a pouco.
Sob a embalagem, temos uma fonte de alimentação. Incluiremos o adaptador correto para o seu país. Existem dois cabos HDMI, um longo e outro curto. E por último, mas não menos importante, existe um suporte VESA e parafusos para o fixar.
Visão geral do Beelink SER7
A seguir, na análise do Beelink SER7, analisamos mais de perto o PC para jogos de formato pequeno. O Beelink SER7 mede cerca de 4,9 x 4,4 x 1,9 (12,6 x 11,3 x 4,9 cm) e pesa cerca de 652g.
Na parte frontal, temos uma tomada de áudio de 3,5 mm, uma porta USB Type-C e USB 3.2, terminando com o botão de alimentação.
A parte de trás tem uma porta ethernet de 2,5 gigabit e duas portas USB 2.0. Existe uma DisplayPort e uma HDMI, que, quando combinadas com as duas portas USB 4, permitem a visualização de quatro monitores. Existe uma segunda tomada de áudio de 3,5 mm.
O conetor de alimentação é um pouco diferente do habitual. Possui uma ligação magnética que desliza simplesmente para o seu lugar.
Especificações técnicas do Beelink SER7
Como parte da nossa análise do Beelink SER7, estamos a verificar as especificações técnicas, seguidas dos nossos testes de utilização de energia, ruído da ventoinha e temperaturas para este pequeno equipamento de jogos.
CPU | AMD Ryzen 7 7840HS, 8 núcleos, 16 threads, Base 3,80 GHz, aumento para 5,10 GHz |
GPU | Frequência AMD Radeon 780M 12 núcleos 2700 MHz |
RAM | 32GB DDR5 SO-DIMM (Duplo) |
ARMAZENAMENTO | SSD M.2 2280 PCIe 4.0 de 1 TB |
COMUNICAÇÕES | WiFi 6 Bluetooth 5.2 Ethernet de 2,5 Gbps |
SAÍDA DE VÍDEO | Até quatro ecrãs através de HDMI, DisplayPort e 2x USB 4. Até 4K 144Hz. |
Nos nossos testes de consumo de energia, obtivemos 12,9 W em modo inativo no ambiente de trabalho. E ao executar o benchmark Cinebench, obtivemos um pico de utilização de 85,2 W.
Nos nossos testes de ruído da ventoinha e temperatura durante a execução do Cinebench, obtivemos um ruído da ventoinha mais elevado de 60db e uma temperatura mais elevada de 55 graus C.
Referências de sistema
Vamos agora efetuar alguns testes de referência do sistema para a análise do Beelink SER7. Vamos comparar os resultados com o nosso Minisforum UM780 recentemente analisado, que tem o mesmo processador AMD Ryzen 7 7840HS.
PassMark
O PassMark efectua uma série de testes à CPU, GPU, RAM e armazenamento.
Obtemos uma pontuação de 7.814, que é um pouco inferior à do Minisforum EliteMini UM780 XTX. Isto pode dever-se a velocidades de configuração da RAM e do armazenamento ligeiramente diferentes, por exemplo.
PCMark
O PCMark efectua testes à sua utilização mais quotidiana, como navegação na Web, videoconferência, utilização de documentos de escritório de grandes dimensões e edição de imagens.
Obtivemos uma pontuação de 7.489 para o Beelink SER7 em comparação com os 10.838 do UM780.
Cinebench
O Cinebench testa o desempenho de um e vários núcleos do processador.
Obtivemos uma pontuação de 1.764 e 15.376 no Beelink SER7. A velocidade de núcleo único é quase idêntica à do UM780, mas há uma diferença em relação ao núcleo múltiplo.
3DMark
O 3DMark testa a CPU e a GPU a trabalharem em conjunto para o seu desempenho em jogos.
No teste Time Spy obtivemos 3.290, no Fire Strike 7.650 e no Night Raid 28.690. Apesar do desempenho inferior nos três benchmarks de sistema anteriores, vemos pontuações mais elevadas no desempenho 3D em dois dos três testes para o Beelink SER7.
Referências de jogos
Continuamos com os nossos testes de referência para jogos. Estamos a testar a 4K, 1440P, 1080P e 720P para obter uma gama de resultados de desempenho para cada jogo.
Forza Horizon 5
Começando com o Forza Horizon 5 nas definições gráficas Muito baixas.
Obtivemos pontuações de 151, 105, 73 e 43 FPS nas respectivas resoluções de 4K a 720P. As pontuações para a GPU interna são quase idênticas tanto para o Beelink SER7 como para o UM780.
Shadow of the Tomb Raider
Para Shadow of the Tomb Raider, estamos a utilizar as definições gráficas mais baixas.
Obtivemos pontuações de 108, 76, 52 e 27 FPS nas respectivas resoluções. Mais uma vez, verificamos pontuações quase idênticas para ambos os modelos.
Call of Duty Modern Warfare III
Estamos a executar o Modern Warfare III com as definições gráficas mínimas predefinidas e sem FSR ativado.
Obtivemos pontuações de 123, 69, 44 e 22 FPS nas respectivas resoluções. Continuamos a obter pontuações quase idênticas, o que é ótimo de ver.
Street Fighter 6
Para dar mais ênfase ao mini PC, estamos a utilizar as definições gráficas mais elevadas em resoluções 4K e 1080P.
A tendência continua com fotogramas por segundo semelhantes em ambos os modelos. Há uma ou duas diferenças de fotogramas aqui e ali, mas nada que se destaque.
Desempenho da emulação
Na nossa recente análise do Minisforum UM780 XTX, verificámos um bom aumento de desempenho em relação ao CPU 7840U móvel para emulação.
Com o Beelink SER7, poderá executar tudo até à era da PlayStation 1 e da Dreamcast sem problemas. Com a PlayStation 1, por exemplo, é possível aumentar a resolução de renderização interna até 4K e adicionar alguns ajustes gráficos para melhorar consideravelmente os visuais.
O mesmo se aplica à era da PlayStation 2, em que será possível aumentar a resolução de renderização de muitos jogos, mas não de todos, e desfrutar de visuais de maior qualidade.
Passando para sistemas mais recentes, como a PS3, verá alguns shader caching de vez em quando, mas nada que estrague demasiado a jogabilidade.
E no caso dos emuladores Yuzu e Ryujinx, verificamos novamente um desempenho muito bom. Nem todos os jogos funcionam a toda a velocidade, mas há muitos jogos jogáveis à escolha.
No geral, o Beelink SER7 é um excelente mini PC para jogos retro e emulação em geral.
Considerações finais
Terminamos a nossa análise do Beelink SER7 com as nossas considerações finais. O Beelink SER7 obteve inicialmente uma pontuação mais baixa do que o esperado nos testes de referência do sistema, mas compensou-a nos testes de referência de jogos com pontuações iguais às do Minisforum UM780. Pode ser a forma como o sistema está configurado, mas se o desempenho geral dos jogos for o mesmo, não vejo isso como um problema.
No que respeita à emulação, também registámos um desempenho muito bom. O Beelink SER7 é capaz de reproduzir dispositivos actuais bastante bem, melhor do que o seu homólogo 7840U. Anteriormente, para alguns jogos em que não havia velocidade suficiente para uma emulação a toda a velocidade, atingimos esse objetivo com o SER7.
O Minisforum UM780 tem a vantagem de ter uma porta Oculink onde se pode ligar uma GPU externa, como a estação de ancoragem GPD G1 eGPU. Como resultado, o preço é um pouco mais alto, mas vale a pena considerar se planeia utilizar uma eGPU com o Oculink no futuro. É claro que é possível utilizar uma eGPU através de USB 4 no Beelink, mas perde-se algum desempenho devido à largura de banda.
Como mini PC autónomo, o Beelink SER 7 é um dispositivo de elevado desempenho, com um bom preço e que faz tudo bem, desde as tarefas diárias até aos jogos de alto nível. Vale definitivamente a pena considerar seriamente se um mini PC para jogos estiver na sua lista.
Pode obter mais informações e comprar o Beelink SER7 aqui. Atualmente, temos em curso uma promoção com excelentes preços em mini PCs.
Obrigado por ler (ou ver) a nossa análise do Beelink SER7, esperamos que tenha sido útil. Se tiveres alguma dúvida, não hesites em perguntar nos comentários.