Chat with us, powered by LiveChat

RAM de canal único vs RAM de canal duplo – Por que devo me preocupar?

Olá! Se chegou até aqui, provavelmente já viu as palavras“RAM de canal duplo” ou“RAM de canal quádruplo” mencionadas na listagem de algum dispositivo em que está interessado e pode estar a perguntar-se por que razão vale a pena considerar isto quando se compra um novo computador?

Nós da DroiX decidimos elaborar um pequeno guia para ajudá-lo a descobrir qual é a diferença entre os dois, e se a RAM de canal duplo é melhor do que a RAM de canal único, então continue lendo para saber mais!

O que é a RAM?

Para começar, a RAM é um componente que se encontra em qualquer computador moderno. É a abreviatura de “(R)andom (A)ccess (M)emory”, e é mais frequentemente encontrada em tamanhos que vão desde 1024MB (para dispositivos especializados ultra leves), até 64GB e mais (normalmente encontrados em configurações de servidores).

No entanto, a maioria dos computadores domésticos convencionais terá algures entre 4 GB e 16 GB.

Quando o processador (o cérebro) de um computador necessita de dados, faz um pedido. Quanto mais rapidamente estes dados puderem ser recuperados, melhor. Os dados armazenados na RAM podem ser acedidos aleatoriamente. Em comparação com os discos rígidos e as unidades de estado sólido, que precisam de pesquisar sequencialmente todo o disco para recuperar dados, isto é muito mais rápido.

No entanto, quanto mais rápida for uma opção de armazenamento, mais cara é a sua produção. Assim, a velocidade e o preço/tamanho estão muitas vezes diretamente relacionados, razão pela qual geralmente não se encontra mais de 16 GB de RAM, no máximo, nos computadores domésticos.

A RAM não é o armazenamento de dados mais rápido num computador (é mais lenta do que as caches diretamente no processador), mas também não é o mais lento (é muito mais rápida do que os discos rígidos e as unidades de estado sólido), pelo que se encontra num “ponto ideal” em que é utilizada para armazenar dados a que as aplicações em execução podem ter de aceder com muita frequência.

Porque é que o acesso rápido é importante?

Para perceber porque é que a memória mais rápida é importante, imagine que está sentado à secretária a escrever um trabalho, quando comete um erro e precisa de apagar alguma coisa.

Pega na borracha, apaga o erro, pousa a borracha e continua a escrever. Sem complicações, sem confusão. Isto é semelhante ao que acontece quando um computador pede dados que estão armazenados na RAM.

Agora, imagine como isto se passaria se a sua borracha estivesse do outro lado da sala?

Teria de se levantar, ir até lá e pegar na borracha, levá-la de volta para a sua secretária e apagar o erro, voltar a colocar a borracha no outro lado da sala e depois voltar para a sua secretária para continuar a escrever. Esta é uma aproximação aproximada do que aconteceria se os computadores não utilizassem a RAM e, em vez disso, pedissem constantemente dados a um disco rígido ou a uma unidade de estado sólido.

Duplo canal? Um único canal?

A RAM liga-se ao computador através de ranhuras dedicadas na placa-mãe. Cada stick de RAM pode ser considerado o seu próprio “canal”.

A maioria dos computadores domésticos modernos funciona com configurações de canal único, duplo ou quádruplo.

Assim, quando tem 16 GB de RAM no seu computador, isto pode ser:

  • Um único stick de 16GB
  • Dois sticks de 8GB
  • ou quatro sticks de 4GB

Mais informações sobre RAM de canal duplo e de quatro canais

Para um melhor desempenho, recomenda-se frequentemente que utilize uma configuração de canal duplo ou quádruplo no seu computador.

Ao executar RAM de canal duplo ou quádruplo, também é recomendável fazer o seguinte para evitar erros diversos:

  • Certifique-se de que toda a RAM é correspondida o mais possível
    • O ideal seria adquirir RAM idênticas em termos de modelo, marca e até do lote de onde provêm (embora este último aspeto nem sempre seja possível).
    • Pequenas diferenças como esta podem levar a inconsistências no desempenho e na vida útil.
  • A RAM tem o mesmo tamanho
    • A execução de RAM que não seja igual a 2^x pode levar a problemas invulgares devido à forma como os computadores processam a informação.
    • Os tamanhos mais comuns de sticks de RAM são 2 (2*1), 4 (2*2), 8 (2*2*2) e 16 (2*2*2*2)

A importância dos canais extra

Para compreendermos isto um pouco melhor, voltemos ao cenário que mencionámos anteriormente: Está sentado numa secretária, a escrever um trabalho.

Durante a redação do trabalho, comete outro erro. Desta vez, pega na borracha, mas quando o faz, o seu outro braço começa a fazer comichão.

Como esta comichão é mais “urgente” do que a da borracha, coça-a imediatamente com a mão livre e depois volta a pegar na borracha. É assim que as coisas podem acontecer num sistema que apenas executa um único canal de RAM.

Agora, imagine que tem um terceiro braço nesta situação. Poderá pegar na borracha com uma mão e coçar a comichão com a outra. Embora não realize as tarefas individuais mais rapidamente, gasta menos tempo a realizar as duas tarefas em geral!

É assim que as coisas podem acontecer num sistema que utilize RAM de canal duplo.

Comparações de desempenho

Para demonstrar ainda mais como a RAM pode afetar o desempenho do sistema, realizámos uma série de testes simples de benchmarking com o DroiX CK1– na altura em que escrevemos este artigo, ainda não lançado de 10ª geração. O CK1 suporta RAM de canal duplo (em comparação com o seu antecessor, o CK1, que apenas suporta canal único).

Estes testes de referência foram efectuados no Passmark PerformanceTest 10.0. Os valores em si não correspondem a nenhum valor específico, mas são aproximações do desempenho no teste, em comparação com outros valores.

Iremos analisar duas pontuações gerais onde se observou a maior diferença, a CPU e a Memória.

CPU

Desempenho da CPU no PassMark PerformanceTest 1.0

Curiosamente, a execução de configurações de canal duplo/simples tem um efeito no desempenho da CPU. O i7 registou um pequeno aumento de desempenho de ~3% (o que é mais do que esperávamos!).

Embora não seja um grande aumento, vale a pena considerá-lo se quiser tirar o máximo partido do seu dispositivo!

Memória

Desempenho da memória no PassMark PerformanceTest 10.0

O teste da RAM em si foi como esperávamos. Com o CK1 a registar um aumento de desempenho de uns consideráveis ~17%! Isto é definitivamente algo a ter em consideração quando escolher o seu próximo PC.

Conclusão

Depois de tudo o que foi dito e feito, podemos tirar conclusões do que aprendemos aqui.

As vantagens da RAM de canal duplo são as seguintes:

  • É mais rápido
  • É mais robusto (se um pau se partir, ainda tem o outro pau disponível!)

As vantagens da RAM de canal único são as seguintes:

  • É mais barato
  • É mais fácil de substituir (não tem de considerar a forma como irá interagir com outras unidades de RAM)
  • É mais fiável (o desempenho será mais lento do que o do canal duplo, mas será mais consistente, uma vez que não é necessário ter em conta outros sticks de RAM)

Obrigado por ter lido até aqui! Esperamos que esta publicação no blogue tenha sido informativa. Se estiver interessado em adquirir um PC, agradecemos que consulte a nossa gama de produtos aqui!: https://droix.net/collections/windows-linux-mini-pc-htpc

(Também vendemos uma variedade de gadgets, tais como dispositivos portáteis para jogos retro, micro computadores portáteis e muito mais!)

Até à próxima!

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.