Anbernic RG353VS
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
O RG353V e o RG353VS oferecem uma boa escolha de Linux ou dual boot com sistemas operativos Android. O desempenho é bom, com muitas opções de configuração e de firmware personalizado.
Overall
4.3User Review
( votes)Pros
- Escolha do sistema operativo Linux ou Linux/Android
- O sistema operativo Linux é plug and play
- Orientação vertical de mão
- Suporte para firmware personalizado
- Suporte para WiFi 5 e Bluetooth
- Duas ranhuras para cartões micro SD
- Saída HDMI suportada
Cons
- O sistema operativo Android parece inacabado e requer alguma configuração
Estamos a analisar os mais recentes emuladores de consolas portáteis retro da Anbernic, que vêm em dois modelos, o RG353V e o RG353VS, ligeiramente mais barato. Na nossa análise do RG353V e do RG353VS, vamos analisar as diferenças de hardware e software entre os dispositivos portáteis Android e Linux e, em seguida, testar alguns emuladores em ambos para descobrir qual é a melhor relação qualidade/preço.
Vídeo de análise do RG353V e RG353VS
Desembalagem do RG353V e do RG353VS
Começamos a análise do RG353V e do RG353VS com o unboxing. Para além do design da caixa, o conteúdo é essencialmente o mesmo para os modelos V e VS.
Para começar, temos a consola de jogos retro propriamente dita; iremos mostrá-la e as diferentes cores da caixa em mais pormenor em breve.
Existe um cartão micro SD de 64 GB. Já existe um cartão de 16GB no dispositivo que tem o sistema operativo Linux, este cartão é utilizado para o armazenamento de jogos. Segue-se o manual do utilizador, de um lado em inglês e do outro em chinês. Tem tudo o que é necessário para começar a funcionar. Existe um cabo de carregamento USB tipo C, que se liga à porta na parte inferior da unidade portátil retro para carregar.
Por último, mas não menos importante, existe um protetor de ecrã e toalhetes para aplicar o protetor no ecrã.
RG353V e RG353VS Visão geral
A consola de jogos portátil RG353V está disponível em quatro modelos: Branco, Preto Transparente, Cinzento e Roxo Transparente. O RG353VS está disponível apenas em preto transparente e cinzento.
O RG353V e o RG353VS são visualmente iguais, medindo cerca de 4,9 x 3,2 x 0,8 polegadas (12,6cm x 8,3cm x 2,1cm) e pesando 193g. A qualidade de construção é boa e não é demasiado pesada para prolongar as sessões de jogo.
O ecrã é um ecrã IPS de 3,5 polegadas com uma resolução de 640×480 compatível com os jogos retro. O modelo V tem ecrã tátil e o VS não. Abaixo estão os controlos de jogo normais com o D-Pad clássico, dois manípulos analógicos de baixo perfil clicáveis e botões. No meio está um botão de função que abre o menu ou regressa à página inicial, dependendo do sistema operativo que estiver a utilizar.
A parte superior da consola de jogos retro tem uma porta USB Type-C, uma porta mini HDMI para saída para TV ou monitor e uma entrada para auscultadores de 3,5 mm. À esquerda está o botão de volume e à direita estão duas ranhuras para cartões micro SD, uma utilizada para armazenamento e a outra para o sistema operativo Linux. Existe um botão de reinicialização e um botão de alimentação.
A parte inferior da consola portátil tem uma porta USB tipo C que é utilizada para carregar a consola portátil.
E na parte de trás estão os dois conjuntos de botões de ombro esquerdo e direito. Os dois mais exteriores são fáceis de premir durante o jogo, mas tive de ajustar um pouco as mãos e enganchar o dedo para alcançar o botão interior sem premir também o exterior.
Especificações técnicas RG353V e RG353VS
RG353V | RG353VS | |
CPU | Processador RK3566 Quad-Core 64-bit Cortex-A55 com um desempenho até 1,8GHz | Processador RK3566 Quad-Core 64-bit Cortex-A55 com um desempenho até 1,8GHz |
RAM | 2 GB DE RAM LPDDR4 | 1GB DE RAM LPDDR4 |
ARMAZENAMENTO | 1x 16GB Micro SD Linux OS 1x 64GB Micro SD para armazenamento do jogo 32GB de armazenamento eMMC | 1x 16GB Micro SD Linux OS 1x 64GB Micro SD para armazenamento do jogo 32GB de armazenamento eMMC |
SO | Android 11 e Linux dual boot | Sistema operativo Linux |
COMUNICAÇÕES | WiFi 5 Bluetooth 4.2 | WiFi 5 Bluetooth 4.2 |
BATERIA* | Bateria recarregável de 3.200mAh Máximo de 6 horas de autonomia da bateria, consoante a utilização. | Bateria recarregável de 3.200mAh Máximo de 6 horas de autonomia da bateria, consoante a utilização. |
* Os sistemas mais exigentes, como a Dreamcast e a PlayStation, serão obviamente menos.
Visão geral dos sistemas operativos
Como parte da nossa análise do RG353V e do RG353VS, vamos dar uma vista de olhos aos sistemas operativos. O RG353V tem Android e Linux, enquanto o VS tem apenas Linux. Após alguns testes, o desempenho é o mesmo para ambos os dispositivos no Linux.
Sistema operativo Linux
O sistema operativo Linux vem com um frontend ao estilo de uma estação de emulação e o Retroarch para a parte da emulação. Tudo está configurado e pronto a jogar praticamente de imediato. Esta facilidade de utilização acarreta alguns aspectos a ter em conta, como o facto de a escolha de emuladores e sistemas ser limitada. O desempenho também pode não ser tão elevado como no Android, que tem suporte para renderização Vulkan mais rápida.
Todos os emuladores de 8 e 16 bits funcionam bem, sem qualquer problema. Experimentámos a Master System, a Mega Drive, a PC Engine, a SNES, etc. e todas funcionaram muito bem.
MAME
Da mesma forma, com o emulador Arcade MAME, experimentámos uma variedade de jogos e todos eles funcionam sem abrandamento ou problemas. Não esperávamos qualquer problema, uma vez que o emulador está bem estabelecido e é muito compatível.
CPS-III
Para a emulação Arcade de gama alta e CPS-III. Existem poucos jogos para esta consola, mas não tivemos problemas com o Street Fighter 3. Tudo funciona muito bem.
PlayStation 1
A PlayStation 1 funciona muito bem; experimentámos alguns jogos diferentes e tudo correu a toda a velocidade, sem atrasos ou saltos de fotogramas.
Dreamcast
Experimentámos alguns jogos diferentes e obtivemos resultados mistos. Um número razoável de jogos correu bem sem problemas, mas jogos como Sonic Adventure 2 estão a correr lentamente e outros têm problemas de atraso de som. A Dreamcast é um sucesso e um fracasso no que respeita ao que funciona e ao que não funciona. O desempenho é mais rápido no Android.
GBA
Passemos agora às consolas portáteis, começando com o GBA e o Sonic Advance 3. Experimentámos uma série de jogos e todos eles funcionaram perfeitamente, sem problemas ou quebras de fotogramas. Os jogos também têm um ótimo aspeto neste ecrã.
NDS
Passando para o seu irmão de ecrã duplo, mais uma vez os jogos correm bem. Devido à relação de aspeto 4:3, os dois ecrãs são espremidos numa área pequena e é difícil ver qualquer coisa. Mas é possível mudar para o ecrã inteiro simples e os jogos são perfeitos.
PSP
Para a PSP, não estamos a obter um bom desempenho no nosso jogo de teste, God of War. O facto de não ter a renderização Vulkan prejudica o desempenho e obtemos taxas de fotogramas impossíveis de jogar neste jogo. No entanto, outros jogos funcionam melhor, mas não espere uma compatibilidade perfeita. O desempenho é um pouco mais rápido no sistema operativo Android, mas não muito
Sistema operativo Android
Continuamos a nossa análise do RG353V e do RG353VS com um olhar sobre o sistema operativo Android. Exclusivo da consola de jogos portátil RG353V é o sistema operativo Android que utiliza o armazenamento interno e tem um ecrã tátil.
E é com o Android que começam a surgir os meus aborrecimentos com a consola portátil. Já vimos alguns dispositivos portáteis Android da Anbernic e pensei que, por esta altura, já teriam melhorado a vertente Android das coisas. Os emuladores pré-instalados são apenas pré-instalados. Não estão configurados para procurar em pastas específicas no seu cartão de memória, por exemplo. Isto significa que tem de passar por cada emulador para o configurar um a um.
Existe uma espécie de frontend incluído que pode ser ativado no menu pendente Android. Depois de o cartão de memória ter sido analisado, adiciona todos os sistemas e jogos suportados às respectivas opções de menu. É bastante básico, mas funcional para os sistemas que suporta, o que não é um grande número. Se adicionar os seus próprios jogos, terá de adicionar também as suas capturas de ecrã manualmente, uma vez que não as descarrega. Depois de o cartão ser digitalizado, pode escolher um jogo e este será executado no RetroArch.
Desempenho dos emuladores
O RetroArch é a única qualidade redentora do sistema operativo Android. Suporta mais emuladores do que o sistema operativo Linux, com uma grande variedade de núcleos que vão muito além das consolas habituais. É possível descarregar e jogar jogos em computadores como o Commodore 64, o Amstrad CPC e o Speccy, bem como em consolas mais recentes como a PlayStation Portable.
Nem todos os emuladores estão optimizados para o RetroArch, pelo que poderá haver alguma lentidão nas consolas mais avançadas. Neste caso, pode utilizar os emuladores individuais, como o PPSSPP, para obter um pouco mais de desempenho.
Para todas as consolas clássicas, o desempenho é igual ou superior ao do sistema operativo Linux, pelo que não voltaremos a abordar esses sistemas. Evitei mostrar os emuladores AetherSX2 e Dolphin porque, sinceramente, não vale a pena perder tempo a pô-los a funcionar. Alguns jogos básicos funcionam, mas não vale a pena o esforço. Recomendaria uma consola portátil mais potente, como o GPD XP+, se é isto que pretende jogar.
Aplicações em falta
No que diz respeito aos emuladores individuais, também não existe um emulador Dreamcast pré-instalado. Mas temos um emulador de AetherSX2 e Dolphin totalmente desnecessário que irá executar jogos a metade da velocidade porque o processador não é suficientemente rápido. Porquê incluir algo se os jogos não são jogáveis?
Além disso, note-se que a Google Play Store não está instalada, pelo que terá de carregar aplicações lateralmente, experimentar as várias formas de instalar o GAPPS ou utilizar uma alternativa como o APKMirror ou a Amazon Appstore. Compreendemos que a China tem restrições, mas, pelo menos, disponibilizem um firmware com a Play Store para que outras pessoas no exterior possam instalar e utilizar plenamente o Android.
A minha opinião sobre o sistema operativo Android
No geral, não estou muito impressionado com o sistema operativo Android do RG353V, parece meio acabado, como se alguém tivesse começado a instalar algumas aplicações, se tivesse aborrecido e desistido. Se tiver tempo e paciência, pode torná-lo bonito e funcional, mas penso que isso não deve ser deixado ao critério do cliente e que deve ser feito pelo fabricante. Trata-se de uma unidade de análise de pré-produção, mas, de um modo geral, pouco muda entre os lançamentos e os modelos da Anbernic.
Firmware personalizado ArkOS
Passando a uma nota mais ligeira, uma coisa que deve considerar se tiver um cartão Micro SD de reserva é instalar um firmware personalizado. O ArkOS foi recentemente atualizado para ser compatível com o RG353V e o RG353VS. É bastante fácil de instalar e configurar, temos um guia de instalação fácil de seguir aqui porque recomendamos vivamente que o experimente!
O ArkOS suporta mais de 90 sistemas de jogo, bem como mais de 70 portas através do PortMaster. Uma vez instalado, é atualizável em linha, pelo que não deverá ter de se preocupar com a configuração dos cartões em cada atualização.
Depois de teres copiado os teus jogos para o cartão Micro SD, estás pronto para começar. Se não se importar com um pouco de trabalho, esta é, de longe, a melhor experiência que terá com esta consola de jogos.
Deve comprar o RG353V ou o RG353VS?
Qual é o modelo certo para si? O emulador RG353V retro dá-lhe um pouco mais de liberdade em termos de aplicações que pode utilizar e instalar. E há um desempenho ligeiramente mais rápido em algumas consolas. Quanto à emulação da PS2 e, em certa medida, da Gamecube, não vale a pena ter as aplicações pré-instaladas. E não se esqueça de que o Android requer um pouco de configuração em comparação com o Linux.
O sistema operativo Linux é, por outro lado, plug and play. No entanto, não tem tanta liberdade em termos de adição de novos sistemas. Mas basta ligá-lo e, em poucos instantes, estamos num jogo. Se o tempo ou a paciência forem escassos, o Linux é a escolha óbvia.
Em termos de hardware, a consola de jogos retro RG353V tem alguns extras, como o armazenamento interno que só pode ser utilizado para Android. Ter suporte para ecrã tátil é bom, mas com que frequência o utilizará para controlos de jogos? 2GB em vez de 1GB de RAM é útil, mas será que faz muita diferença quando se joga jogos que geralmente não requerem grandes quantidades de RAM?
Considerações finais
RG353V | RG353VS |
+ Sistema operativo Android e Linux | + Preço mais baixo |
+ Ecrã tátil | + Comece a trabalhar imediatamente no Linux. |
+ 2 GB DE RAM | ~ Apenas Linux |
– Preço mais elevado | ~ 1 GB DE RAM |
– O sistema operativo Android parece meio acabado | – Sem ecrã tátil |
Se considerarmos os prós e os contras, aconselha-me a comprar o RG353V, uma vez que pode alternar entre Android e Linux para obter o melhor dos dois mundos. Mas depois temos o excelente ArkOS, que é o sistema operativo que ambos os modelos devem ter instalado por defeito. Com isso, não precisa de todos os extras que o modelo V oferece.
Se quiser poupar alguns dólares ou libras, a consola de jogos retro RG353VS faz todo o sentido. Não está a perder muito, e ficaria igualmente satisfeito com este modelo a correr o sistema operativo Linux da Anbernic ou o ArkOS. Ou pague um pouco mais e obtenha as funcionalidades extra, bem como a possibilidade de escolher entre os três sistemas operativos.
Pessoalmente, prefiro gastar meu tempo configurando brevemente o ArkOS e executando-o apenas no RG353VS. Ambos são portáteis decentes, mas o modelo RG353V é prejudicado por um sistema operativo Android incompleto. Diga-nos o que pensa e qual o sistema operativo que utilizaria nos comentários.
Onde comprar o RG353V e o RG353VS?
Pode encomendar o seu RG353V e RG353VS aqui. Não se esqueça de utilizar o código de desconto RG3535OFF no ato da compra! Se este modelo não lhe interessar, consulte a nossa gama de consolas de jogos portáteis aqui.
Esta é a conclusão da análise do RG353V e do RG353VS, esperamos que tenha sido útil. Deixe-nos saber nos comentários qual o modelo que compraria e se utilizaria o firmware personalizado ArkOS.