Qual é a função de “raspagem” do modelo RG351 que adquiriu recentemente? Aprenda o quê, porquê e como fazer scraping na sua nova consola de jogos retro com este pequeno guia prático.
O que é a raspagem de jogos (metadados)?
Uma caraterística presente em todos os modelos RG351 da base – RG351P, RG351M, RG351V e RG351MP – é a capacidade de realizar uma ação conhecida como “raspagem”.
Os ficheiros de jogos, quer sejam ROMs, BINs, ISOs ou outros, não vêm com qualquer caixa ou informação extra. Trata-se apenas dos jogos e de todo o seu conteúdo.
Quando copiado/colado diretamente para o dispositivo, desde que o tenha colocado na pasta correcta, o jogo aparecerá “tal como está” com o nome de ficheiro dado. Podes carregar uma ROM do Sonic The Hedgehog e chamar-lhe “Grand_Theft_Auto_27”, ficando perpetuamente confuso sempre que abrires o jogo no teu dispositivo de 100 libras e não fores recebido com um título AAA Blockbuster de 80 anos no futuro.
Para contornar esta situação, a maioria dos sistemas operativos utiliza algo conhecido como“metadados“. Os metadados são dados utilizados para descrever o que é outro dado. No caso dos jogos, isto inclui normalmente informações como o título real (que, por várias razões, nem sempre é a melhor coisa a utilizar como nome de ficheiro), a data de lançamento e até meios visuais como a arte da caixa.
No entanto, nem todos nós somos coleccionadores e somos todos pessoas ocupadas. Por isso, é pouco provável que tenhamos tempo para introduzir manualmente todos estes metadados para as nossas vastas colecções de jogos. É aqui que entram as sociedades de conservação de caça e a raspagem.
A recolha de dados é um processo automatizado que permite reunir metadados de centenas e milhares de jogos com muito pouco esforço.
Como funciona o raspagem de jogos?
Por defeito, todos os metadados de um determinado sistema são armazenados num ficheiro chamado “gamelist.xml”. Pode encontrar um para cada pasta do sistema.
Este ficheiro contém linhas e mais linhas de dados que descrevem vários aspectos do ficheiro do jogo para o qual apontam (denotado pela etiqueta
O sistema funciona da seguinte forma: quando o dispositivo arranca, consulta estes ficheiros .xml e utiliza-os para preencher as listas de jogos apresentadas pelo sistema. Em seguida, preencherá automaticamente a interface do utilizador, tal como definido pelo tema, com os metadados das etiquetas definidas.
A forma como estes metadados são mostrados depende inteiramente do seu tema e das opções que seleccionou para ele (que também podem ser ajustadas livremente).
A recolha de dados é o processo de preenchimento automático destes ficheiros de metadados com centenas e milhares de entradas, normalmente com base no nome do ficheiro do título.
Como é que procuro (meta)dados de jogos?
Atualmente, a maior base de dados em linha publicamente disponível é a ScreenScraper. Neste sítio, há centenas e milhares de jogos que tiveram informações, arte da caixa e até pequenos vídeos de pré-visualização do jogo carregados manualmente e seleccionados por centenas de voluntários generosos.
Existem também sítios alternativos, como o TheGamesDB, que efectuam serviços semelhantes.
Por padrão, o RG351s consultará o ScreenScraper para downloads de metadados.
O ScreenScraper desactivará automaticamente a recolha de dados de clientes não registados quando a carga do servidor for demasiado elevada, uma vez que, quando são feitos demasiados pedidos, o servidor pode potencialmente falhar.
Se, no momento da publicação, a recolha de dados estiver atualmente desactivada para clientes não registados, pode contornar esta situação inscrevendo-se no site ScreenScraper e introduzindo as suas credenciais na interface de recolha de dados do RG351. Há um limite máximo para a quantidade de dados que se pode recolher por dia, mas esse limite pode ser aumentado para quem fizer um donativo para o sítio.
Para aceder à função de raspagem, prima o botão Iniciar no menu principal e seleccione a opção “Raspar”.
Antes de procurar metadados, é possível definir exatamente o que se pretende descarregar.
Definição de metadados
Algumas etiquetas/campos notáveis que pode definir são as seguintes
- Fonte da imagem
- Esta é a imagem principal que será utilizada para representar o jogo na maioria dos temas.
- Pode escolher entre as seguintes imagens para utilizar:
- Captura de ecrã – Uma captura de ecrã aleatória do jogo.
- Captura de ecrã do título – Uma captura de ecrã do ecrã de título do jogo.
- Caixa 2D – Uma digitalização plana da arte da caixa do jogo
- Caixa 3D – A arte da caixa do jogo vista de uma perspetiva 3D em ângulo
- Arte de fã – auto-explicativa
- Mix V1 – Uma combinação de Box 3D e Screenshot, juntamente com um logótipo.
- Mix V2 – Uma combinação de Box 3D e Screenshot, juntamente com um logótipo e um modelo de suporte físico (CD, cartucho, etc.)
- Caixa Fonte
- Este é apenas um campo para o box-art, caso esteja a utilizar uma das fontes de imagem mistas.
- Fonte do logótipo
- Semelhante ao Box Source, mas para o próprio logótipo.
- Se optar por “Wheel”, descarregará um logótipo autónomo do jogo.
- Ao optar por “Marquee”, o logótipo será transferido num formato normalizado, tornando as coisas visualmente mais consistentes.
- Semelhante ao Box Source, mas para o próprio logótipo.
- Classificações
- Uma classificação arbitrária para o jogo, definida pela comunidade ScreenScraper. Útil para ajudar a decidir o que tocar num relance.
- Vídeos
- Pode descarregar um pequeno vídeo de jogo que será reproduzido na maioria dos temas após um pequeno atraso. Funciona como uma espécie de antevisão.
- No caso de colecções grandes, esta opção pode consumir muito do espaço de armazenamento disponível, pelo que deve ter cuidado.
Existem também outras opções para descarregar fanart, manuais de jogos e muito mais. Mas, dependendo do firmware e do tema, pode nem sequer ser possível visualizá-los. Por isso, são muitas vezes um desperdício de espaço.
Medias em falta?
Antes de avançar com a recolha de dados, ser-lhe-á dada uma última opção para selecionar as plataformas específicas para as quais pretende fazer a recolha de dados e se pretende apenas fazer a recolha de dados para “meios em falta”.
Se optar por fazer o scraping apenas dos media em falta, qualquer jogo que já tenha uma entrada para uma etiqueta não será objeto de scraping. Isto poupa-lhe muito tempo se só estiver a adicionar alguns títulos a uma coleção de jogos que já tem muitos metadados.
Depois de definir estas opções, só precisa de carregar no botão “Scrape Now”. O processo de raspagem será efectuado automaticamente em segundo plano. Dependendo do número de jogos e dos tipos de metadados que está a extrair, este processo pode demorar alguns segundos ou várias horas.
Aconselhamos a não utilizar o aparelho durante este período.
Posso procurar metadados de jogos no PC?
Pode! Embora existam muitas ferramentas para o fazer, uma das mais populares é o Skraper. Com estas ferramentas, pode preparar o seu cartão SD antes de o colocar no sistema. Isto poupa-lhe tempo e aumenta a granularidade da personalização disponível.
Como usar o Skraper em particular está fora do âmbito deste artigo. Mas podes ver um guia prático em vídeo do popular youtuber Retro Game Corps.
Conclusão
Com o scraping, é possível “embelezar” a sua coleção de jogos. Tornando-os mais agradáveis à vista e mais fáceis de navegar, tanto para si como para qualquer pessoa que possa estar a utilizar o dispositivo.
Recomendamos vivamente a utilização de scraping para melhorar realmente a sua experiência. Mas não se preocupe com os servidores do ScreenScraper.
Se estiver interessado em adquirir um dispositivo RG351, recomendamos que consulte a nossa gama de dispositivos portáteis ANBERNIC em droix.co.uk. Ou talvez ver algumas das nossas melhores consolas de jogos retro aqui no blogue DroiX.