Chat with us, powered by LiveChat

Quando o suficiente não é suficiente…

Por vezes, recebemos pedidos de informação do público sobre a diferença de preço que se pode encontrar online entre diferentes retalhistas e fabricantes de descodificadores de televisão baseados no Android.

A consulta é bastante natural, afinal de contas, seria de esperar que artigos semelhantes tivessem preços e desempenho semelhantes.
A chave aqui é semelhante. Quando se vê um dispositivo oferecido a um preço muito inferior ao de outros retalhistas de renome, tem de haver uma diferença algures ao longo da linha, caso contrário o retalhista mais barato não estaria a ganhar dinheiro!

SiliconWafer

Quando você compra um aparelho da DroiX®, as peças internas são todas novas. Quando se compra um aparelho barato, é frequente encontrar chips que foram recuperados e reutilizados.

Se os nossos testes revelarem que um dispositivo está defeituoso, este é devolvido à fábrica para ser analisado (caso seja necessário alterar algo no processo de fabrico para reduzir a probabilidade de surgirem mais dispositivos problemáticos). Outros retalhistas terão sistemas semelhantes.
Algumas fábricas testam o dispositivo defeituoso e depois recolhem peças do dispositivo. Se tiver sido comunicada uma falha de regulação da tensão, a CPU, a GPU, a RAM, os chips de armazenamento NAND, os módulos WiFi, etc., serão retirados da placa-mãe. Estes componentes são depois recombinados em novos dispositivos do tipo Frankenstein.

Falha_IC

Para sermos justos, as fábricas com que lidámos não tentam fazer passar estes dispositivos reciclados como idênticos aos que têm peças novas no seu interior. Além disso, as imagens aqui utilizadas são meramente ilustrativas.
A fábrica oferece estes aparelhos com peças em segunda mão ao retalhista com um desconto. Os benefícios a curto prazo são claros – estes retalhistas podem oferecer o produto a um preço reduzido ou simplesmente ter uma margem de lucro maior. Nós da DroiX® decidimos desde o início que a nossa reputação era mais importante do que um ganho financeiro a curto prazo – nós estamos nisso a longo prazo!

É por isso que as nossas peças são adquiridas nas melhores fábricas que podemos encontrar, utilizando apenas componentes novos. Ver o nosso post em https://droix.net/blogs/wordpress/good-enough-mccoy-or-con/ para saber o que pode acontecer quando são utilizadas peças de qualidade inferior. Felizmente, este tipo de incidente dramático é menos provável de acontecer simplesmente porque os chips de memória ou controlador (em oposição aos relacionados com a regulação da tensão) são em segunda ou terceira mão, no entanto, as falhas podem ser difíceis de detetar sem uma pista visual tão óbvia. Se tiver comprado anteriormente um dispositivo barato e verificar que os documentos armazenados estão corrompidos, que o espaço de armazenamento total (e não livre) está a diminuir, que aparecem artefactos áudio/visuais ou que a velocidade de transferência na sua rede doméstica diminui, recomendo vivamente que, da próxima vez, compre algo com padrões de qualidade mais elevados.

Preferíamos que nos escolhesse a nós para comprar, mas seja qual for a origem do seu próximo aparelho, se confia na honestidade do retalhista, pergunte ao seu pessoal se os aparelhos provêm de um lote da fábrica que utilizou componentes reciclados em vez de novos. Se eles não compreenderem (ou pior, afirmarem que isto não acontece em lado nenhum), recomendo que mude rapidamente de empresa.

Tal como acontece com muitas coisas na vida, recebemos o que pagamos. É possível comprar algo feito a baixo preço e ter sorte. Ou pode acontecer que o aparelho avarie muito rapidamente e acabe por perder tempo a tentar arranjar um substituto junto do revendedor ou, pior ainda, a ter de comprar outro do seu próprio bolso.

a) Muito barato
b) Poderoso
c) Bem feito

Escolha duas delas em exclusividade, se tiver de o fazer, mas compreenda as consequências prováveis. A reciclagem é um ótimo conceito, a eliminação responsável de todos os resíduos é uma obrigação, mas a reutilização de componentes de um dispositivo que já deixou de funcionar o hardware não conduzirá a baixas taxas de avarias no dispositivo montado.