Parabéns pela compra da ONEXPLAYER ONEXGPU eGPU! Esta poderosa estação de ancoragem GPU externa foi concebida para melhorar significativamente a tua experiência de jogo e computação no Windows. Ao utilizares todas as funcionalidades, podes transformar o teu ONEXPLAYER ou qualquer dispositivo portátil compatível numa potência de jogo completa através da pergunta direta utilizando a porta USB 4.0 ou Oculink.
Este Guia de Iniciação está aqui para te ajudar a configurar, usar e resolver problemas do teu ONEXGPU de forma eficaz. Se te deparares com problemas não abrangidos por este guia ou necessitares de assistência adicional, não hesites em contactar-nos. Estamos aqui para garantir que a tua experiência seja tranquila e agradável!
Visão geral do dispositivo
Configuração da ONEXPLAYER ONEXGPU eGPU
Liga a fonte de alimentação
A estação de ancoragem ONEXGPU demora pouco ou nenhum tempo a configurar – basta ligar a fonte de alimentação à eGPU e garantir que existe uma ligação entre a tua ONEXGPU e o dispositivo através de USB-C 4.0 ou Oculink.
Liga o USB 4.0
Em seguida, liga o cabo USB-C 4.0 ao ONEXGPU e ao teu dispositivo. Certifica-te de que ligas o cabo USB à porta USB 4.0 do ONEXGPU e do teu dispositivo. Se não tiveres a certeza de qual é a porta USB 4.0, uma vez que podem existir várias portas de aspeto semelhante, algumas das quais podem não ser compatíveis, verifica novamente o manual ou as especificações do teu dispositivo para identificares com precisão a porta USB 4.0 correcta. Este passo é essencial para garantir o melhor desempenho e compatibilidade da tua configuração.
(Opcional) Liga o OCuLink
A ONEXPLAYER ONEXGPU também suporta OCuLink. Se estiveres a utilizar uma ligação OCuLink, terás de ligar os cabos OCuLink e USB 4.0 se quiseres utilizar as portas da estação de ancoragem, uma vez que a ligação USB é necessária para que os periféricos USB funcionem. Certifica-te de que a tua ONEXPLAYER ONEXGPU e o dispositivo estão desligados. Em seguida, liga os cabos OCuLink e/ou USB 4.0 ao teu dispositivo.
Liga os periféricos
Depois, podes ligar quaisquer periféricos, como monitores portáteis ou quaisquer outros dispositivos USB, a qualquer uma das 2 portas DisplayPort, 2 HDMI ou 2 USB-A. Quando ligares ecrãs externos, recomendamos que utilizes o DisplayPort se tiveres um ecrã de alta resolução, caso contrário, as portas HDMI funcionarão bem.
Quando estiveres pronto, liga a estação de ancoragem ONEXPLAYER ONEXGPU, espera alguns segundos e depois liga o teu dispositivo. Após alguns instantes, o Windows arranca.
Atualização e instalação de controladores gráficos AMD
Se tiveres os últimos drivers gráficos AMD, o teu ONEXGPU pode configurar e instalar automaticamente os drivers necessários. Podes verificar isso no Gestor de Dispositivos do Windows. Se vires “AMD Radeon RX 7600M XT” listado em “Adaptadores de ecrã”, então os controladores foram instalados com sucesso.
Quando utilizar apenas uma ligação USB 4, receberá uma notificação de que a tecnologia AMD XConnect foi activada.
Se o ONEXGPU não for detectado ou aparecer como um nome genérico, simplesmente desejas atualizar para os drivers mais recentes. Pode seguir o nosso guia aqui e este também está incorporado abaixo.
Resolução de problemas da tua ONEXPLAYER ONEXGPU
Os jogos estão a correr mais devagar do que o esperado?
Existem algumas razões possíveis para os jogos estarem a correr mais devagar do que o esperado. Eis alguns aspectos a ter em conta na resolução de problemas:
Verifique se o jogo está a utilizar a AMD Radeon RX 7600M XT eGPU em vez dos gráficos internos, por exemplo, uma AMD Radeon 780M. Verifique as definições de vídeo ou de ecrã do jogo e veja se existe uma opção para selecionar a placa gráfica. Pode ter diferentes nomes, como GPU, Monitor, etc.
Verifique se as definições de vídeo do jogo não são demasiado elevadas. Muitos jogos têm definições gráficas recomendadas que podem ser seleccionadas e que definem automaticamente os gráficos com base no hardware. Se continuar a ter problemas, experimente utilizar uma resolução de ecrã inferior, como 1440P, 1080P ou 720P. Em alternativa, mude para as definições gráficas inferiores predefinidas e aumente-as até sentir que o jogo está a ficar lento, depois volte às definições anteriores.
A utilização do ecrã interno do computador de mão reduz a eficiência da eGPU. Ao usar um visor interno, os dados são enviados do computador de mão para a ONEXGPU e, em seguida, voltam para o computador de mão para serem exibidos na tela interna.
AMD Radeon RX 7600M XT não detectado
Em primeiro lugar, certifique-se de que o seu dispositivo é compatível com OCuLink ou USB 4. Verifique se os cabos estão completamente inseridos nas portas em ambas as extremidades. Se não tiver uma porta OCuLink, certifique-se de que está a ligar a uma porta USB 4. Consulte o manual do utilizador do dispositivo se existirem várias portas Type-C para confirmar qual é a porta USB 4.0 correcta.
Poderás ter de desligar a estação de ancoragem ONEXGPU, aguardar alguns instantes e voltar a ligá-la para que o Windows reconheça o dispositivo. Poderá ouvir o ruído de dispositivo USB ligado, predefinido pelo Windows, após a ligação. Quando utilizar apenas USB 4, receberá também uma notificação de que a tecnologia AMD XConnect foi activada.
Tente reinstalar os controladores. Ocasionalmente, podem existir alguns conflitos entre as actualizações de controladores mais recentes e os controladores mais antigos que se encontram no seu dispositivo. Consulte o guia acima para saber como desinstalar totalmente os controladores actuais e depois instalá-los de novo.
Resolvendo problemas de conetividade do Dock ONEXGPU
O cabo USB tem de estar ligado para utilizares qualquer uma das portas adicionais do ONEXGPU. O cabo OCuLink apenas transfere dados de/para a GPU. Inclui um cabo USB 4.0 na caixa da ONEXGPU. Recomendamos a utilização deste cabo, uma vez que os outros cabos podem ser USB 3.0 ou cabos de carregamento, por exemplo.