Chat with us, powered by LiveChat

Análise do Beelink SEi 11 PRO – Um excelente mini PC para casa e escritório!

Beelink SEi 11 PRO Review
  • Design
    (4.5)
  • Build Quality
    (4.5)
  • Performance
    (4.5)
  • Features
    (4.5)

Resumo

O Beelink SEi 11 Pro é uma atualização digna do anterior modelo Beelink SEi 10. É excelente para o trabalho diário e até pode ser utilizado para jogos ligeiros e emulação!

Overall
4.5
Sending
User Review
0 (0 votes)

Pros

  • Processador rápido Intel i5-11320H de 11ª geração
  • Muito boas pontuações de desempenho de referência
  • WiFi 6 rápido e Bluetooth 5.2
  • Mais barato do que o modelo equivalente da AMD
  • Espaço interior para um HDD/SSD de 2,5

Cons

  • Seria bom ter um SSD maior do que os 500 GB normais.

O mais recente mini PC da Beelink está aqui! Na nossa análise do Beelink SEi 11 PRO, iremos executar alguns benchmarks de sistema e de jogos e, em seguida, experimentar alguns jogos e emuladores para ver se funcionam bem.

Começamos com o unboxing. Ao abrir a caixa, é apresentado o manual do utilizador, que se encontra em várias línguas, incluindo inglês, alemão, espanhol e italiano. Por baixo está o mini PC Beelink SEi 11 PRO que mostraremos em mais pormenor em breve.

Beelink SEi 11 PRO mini PC Unboxed
Beelink SEi 11 PRO mini PC Unboxed

No interior da embalagem encontra-se a fonte de alimentação. Incluiremos o adaptador correto para o seu país. Existem dois cabos HDMI. Um é curto e é útil quando montado atrás do televisor ou do monitor. Em seguida, temos um suporte de montagem para montar atrás do seu ecrã.

Inclui um conjunto de parafusos para o suporte e para fixar uma unidade interna de 2,5″ no interior do mini PC.

Beelink SEi 11 PRO mini PC Unboxing
Beelink SEi 11 PRO mini PC Unboxing

Por último, mas não menos importante, existe uma fita SATA que é utilizada para instalar a unidade.

O mini PC Beelink SEi 11 PRO mede 4,9 x 4,4 x 1,5 polegadas (12,6 x 11,3 x 4,0 cm) e pesa cerca de 439 gramas. Na parte frontal, existem duas portas USB 3.0 e uma porta USB Type-C para ligar periféricos. Existe uma porta para auscultadores de 3,5 mm e o botão de alimentação.

Frente do mini PC Beelink SEi 11 PRO
Frente do mini PC Beelink SEi 11 PRO

Na parte de trás do minicomputador existe uma porta ethernet gigabit, duas portas USB 2.0 e duas portas HDMI para um ecrã de monitor duplo.

Parte traseira do mini PC Beelink SEi 11 PRO
Parte traseira do mini PC Beelink SEi 11 PRO

A parte inferior do mini PC pode ser aberta para atualizar a RAM e o SSD, bem como para instalar o disco rígido interno de 2,5″ ou o SSD.

CPUProcessador Intel Core i5-11320H com 4 núcleos e 8 threads, até 4,5 Ghz a 35 W TDP
GPUGráficos Intel Iris Xe, até 1,35 Ghz
RAM16 GB de RAM DDR4 de canal duplo (máximo de 64 GB)
ARMAZENAMENTO500GB M.2 SSD NVMe 2280 SSD (Máximo 2TB).
Espaço interior para um HDD/SSD de 2,5
COMUNICAÇÕESGigabit Ethernet
802.11ax WiFi 6
Bluetooth 5.2
JANELAS11
RUÍDO DA VENTOINHA*Máximo: 55dB
TEMPERATURA*Máximo 50°C
Especificações técnicas do Beelink SEi 11

* Nos nossos testes, executámos o benchmark Cinebench durante 10 minutos e medimos o ruído e a temperatura da ventoinha. Registámos uma temperatura máxima de 60 graus e um ruído da ventoinha de 55 dB. Isto foi testado no nosso ambiente de escritório, com cerca de 23 graus e 40 dB.

Referências de sistema

Começamos os testes de referência do sistema com o PassMark.

PassMark

O PassMark leva a CPU, a GPU, a RAM e o armazenamento ao máximo numa série de testes. No final do teste de referência, obtivemos uma pontuação de 4118. Iremos comparar os resultados com outros mini PCs após os testes de referência.

Resultado do teste de benchmark PassMark para o Beelink SEi 11 PRO
Resultado do teste de referência PassMark

PCMark

Resultado da referência PCMark
Resultado da referência PCMark

O PCMark é uma série de testes mais naturais que abrangem tarefas quotidianas, desde a navegação na Web ao processamento de imagens. Obtivemos uma pontuação final de 4925, com bons resultados em todas as categorias de teste individuais. Pode vê-los em mais pormenor abaixo.

PCMark - Beelink SEi 11
PCMark – Beelink SEi 11

Cinebench

O Cinebench testa a CPU para ver o seu desempenho com testes de um ou vários núcleos. No teste multi-core obtivemos uma pontuação de 4906, aproximadamente equivalente ao Intel i7-1165G7 utilizado em alguns PCs de jogos portáteis.

Resultado do benchmark Cinebench
Resultado do benchmark Cinebench

3DMark

O 3DMark testa a CPU e a GPU para ver se funcionam bem em conjunto em tarefas de processamento de vídeo. Obtivemos uma pontuação de 1402, o que é aproximadamente a média para este processador.

Resultado do teste de referência 3DMark
Resultado do teste de referência 3DMark

CrystalDiskMark

O CrystalDiskMark executa uma série de testes no armazenamento para ver o seu desempenho em diferentes padrões de leitura/escrita. Obtivemos uma velocidade de leitura máxima de 2490 e uma velocidade de escrita máxima de 1933 MB/s. Ambas as pontuações são muito boas, entre as mais elevadas desta gama de preços.

Resultado do teste de benchmark CrystalDiskMark para o Beelink SEi 11 PRO
Resultado do CrystalDiskMark Benchmark

Resumo da referência

Em comparação com o anterior modelo Beelink SEi 10 i5, podemos ver uma clara diferença nos resultados dos benchmarks do sistema. A diferença é de 57%, 30% e 66% nos três primeiros testes. Podemos ver que a velocidade do SSD é praticamente a mesma para a leitura e o SEi 10 é um pouco inferior para as velocidades de escrita. De um modo geral, há um grande aumento do desempenho se tivermos o modelo da 10ª geração.

BEELINK SEI 11 PROBEELINK SEI 10 I5BEELINK SER4
PASSARINHO411822894484
PCMARK492536355224
3DMARK14027001209
CINEBENCH4906N/A6653
CRYSTALDISKMARK2490 / 1933 MB/s2490 / 1711 MB/s2559 / 1835 MB/s
PREÇO£499.95£499.95£509.00
Resumo dos parâmetros de referência e comparação de outros modelos

Em comparação com o equivalente AMD de preço mais elevado, o BEELINK SER 4, podemos ver que o SER4 tem uma diferença de 5 a 30% nas pontuações em relação ao SEI 11. É a Intel contra a AMD, pelo que haverá processos em que cada uma é especificamente mais rápida. Um bom exemplo é o Cinebench, no qual os processadores AMD são normalmente mais rápidos do que os Intel. Se quiser poupar algum dinheiro, o SEI 11 PRO é uma boa opção. E pode poupar ainda mais com o nosso código de desconto de 5% 11PRO5OFF quando utilizado no checkout.

Referências de jogos

O Beelink SEI 11 PRO é capaz de jogar, por isso vamos continuar a nossa análise do Beelink SEi 11 PRO com alguns benchmarks de jogos para ver o seu desempenho.

Forza Horizon 5

Começamos com o Forza Horizon 5 e estamos a executar o teste de referência a 720P nas definições gráficas Muito baixas. No final do teste de referência, obtemos uma pontuação média de 59 fotogramas por segundo em todo o teste de referência, o que é bom para um processador Intel.

Resultado do teste de referência do Forza Horizon 5
Resultado do teste de referência do Forza Horizon 5

Street Fighter V

Em seguida, estamos a executar o Street Fighter V a 720P nas definições gráficas máximas. Estamos a obter uns sólidos 60 fotogramas por segundo, o que é ótimo de se ver. Experimentámos a 1080P e vimos uma média de cerca de 34 fotogramas no final do primeiro jogo. Podes baixar os gráficos ou mantê-los em 720P com os gráficos no máximo.

Resultado da análise de Street Fighter V
Resultado da análise de Street Fighter V

Final Fantasy XIV

Estamos a executar o benchmark Final Fantasy XIV a 720P nas definições gráficas máximas. Obtivemos uma pontuação final de 4923, o que é muito bom. Este é aproximadamente o mesmo nível de desempenho que o AYANEO 2021 com 25W TDP para comparação.

Resultado da análise de Final Fantasy XIV
Resultado da análise de Final Fantasy XIV

Shadow of the Tomb Raider

Em seguida, estamos a executar Shadow of the Tomb Raider a 720P nas definições gráficas baixas. No final do teste de referência, obtemos uma média de 44 fotogramas por segundo. Ao limitar a velocidade de fotogramas a 30 FPS, a maior parte dos jogos terá uma velocidade de fotogramas muito agradável.

Resultado de referência SOTTR
Resultado de referência SOTTR

Cyberpunk 2077

E para dar mais força a este mini PC, estamos a executar o teste de referência Cyberpunk 2077 a 720P nas definições gráficas baixas. Este é um jogo altamente exigente e isso nota-se com uma taxa de fotogramas média de 25 fotogramas por segundo, o que é muito respeitável.

Resultado da análise de Cyberpunk 2077
Resultado da análise de Cyberpunk 2077

Testes de jogabilidade

Vemos nos testes de referência que o Beelink SEi 11 PRO, embora não seja um mini PC para jogos, é capaz de jogar alguns jogos com taxas de fotogramas decentes. Iremos analisar alguns jogos com definições gráficas jogáveis para obter uma experiência de utilização mais realista.

A Vingança do Triturador das Tartarugas Ninja – Teenage Mutant Ninja Turtles

Estamos a executar o TMNT Shredder’s Revenge com uma resolução de 4K e com os níveis gráficos padrão. Não é um jogo muito exigente e, mesmo a 4K, não está a utilizar muito poder de processamento e funciona a 60 fotogramas por segundo.

TMNT Shredders Revenge
TMNT Shredders Revenge

Células mortas

De seguida, vamos ver o Dead Cells que, mais uma vez, está a correr a 4K, embora internamente tenha uma resolução inferior. Mais uma vez, vemos uns sólidos 60 fotogramas por segundo e não há quaisquer problemas

Não sabe estacionar

O jogo You suck at parking acabou de chegar ao Xbox Game Pass, por isso pensei em experimentar algo novo para ver se corre bem. Estamos a correr a 1080P com gráficos padrão e estamos a obter uns sólidos 60 fotogramas por segundo. Com uma resolução de 4K, estávamos a obter cerca de 30.

Metal Hellsinger

Metal Hellsinger
Metal Hellsinger

E outro jogo novo é o Metal Hellsinger. Este é um jogo mais exigente, pelo que tivemos de baixar a resolução para 720P e colocar os gráficos no modo Baixo para obter 30 fotogramas por segundo mais estáveis, mas é possível utilizar uma mistura de Baixo e Médio para melhorar um pouco o aspeto visual.

Testes do emulador

Um breve olhar sobre algumas emulações. Todas as consolas até à era da PS1 e da Dreamcast funcionarão perfeitamente, por isso vamos dar uma vista de olhos a alguns sistemas mais recentes. Todos os emuladores estão a funcionar com uma resolução de 720P.

PS2

Não tivemos problemas em jogar jogos PS2 no PCSX2. Tudo o que experimentámos funcionou a FPS máximos, quase sem qualquer abrandamento. Pode aumentar a resolução de renderização e outros ajustes gráficos para melhorar a qualidade gráfica.

Beelink SEi 11 PRO
PCSX2 OutRun em execução no Beelink SEi 11 PRO

Citra

Para o Citra, alguns jogos funcionam melhor do que outros. O Sonic Generations, por exemplo, começará lentamente porque a cache de sombreamento está a ser gerada em tempo real e, quando estiver concluída, a taxa de fotogramas será bastante estável.

Golfinho

A emulação no Dolphin parece estar no ponto. Experimentámos alguns jogos diferentes e não tivemos problemas de maior. É possível encontrar um ou dois jogos problemáticos, mas nada de maior…

PSP

Estamos a experimentar God of War no emulador de PSP PPSSPP. Na maior parte dos casos, obtemos uns sólidos 60 fotogramas por segundo. Registaram-se algumas pequenas quedas nas taxas de fotogramas, mas nada que afectasse o jogo

PSP God of War
PSP God of War

PS3

E para a PlayStation 3, dependerá definitivamente da compatibilidade do jogo e do seu desempenho. Estamos a executar o Wipeout HD com um limite de 30 FPS e continuamos a ter quedas ocasionais de fotogramas, especialmente se houver muita geração de cache de sombreamento. Outros jogos poderão ser mais eficazes, mas, de um modo geral, os jogos serão lentos.

Pode poupar 5% na compra do Beelink SEi 11 PRO utilizando o código de desconto 11PRO5OFF. Dispomos de uma vasta gama de mini PCs, desde os mais económicos aos mais sofisticados para jogos.

Isso encerra nossa análise do Beelink SEI 11 PRO, esperamos que tenha sido útil. Deixe-nos saber nos comentários o que pensa deste mini PC!

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.